Fender MIM vs Squier Deluxe

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


renatocaster

Mas entrando no mérito da comparação usando a metodologia que o Nefelibata sugeriu, aí já acho meio tenso. Porque comprar todas as Squiers com todas as MIM's, não dá.

Eu não propus comparar todas MIM com todas squier. Apenas disse q o certo é comparar todas x todas ou modelo x modelo.

Pq nos posts do pessoal a impressão q fica é Squier VM x Todas MiM, sendo que seria mais sensato indicar de qual modelo de MIM que se está comparando, caso contrário as MiMs melhores são jogadas na vala comum das standards. Só isso.

Abraço

SkyHawk
Membro
# mar/13
· votar


Existem Squiers sensacionais, no Brasil a squier entrou como instrumento muito barato para iniciantes mesmo e ficou com fama de guitarra de brinquedo, o que não faz jus a história da marca que tem séries high end com muita atitude e qualidade profissional.

Como exemplo o John 5, é guitarrista de metal e usa uma Telecaster Squier signature com 2 humbuckers, braço quase flat (sem curvatura / raio 14 se não me engano), que é um escandalo !!! Dois tabus quebrados ao mesmo tempo:

Telecaster para Metal e Squier como guitarra top !!!!

SkyHawk
Membro
# mar/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Quanto a Squier Deluxe.... Se foi sorte não sei, mas que a danada tá um show isso tá.

Fiz vários testes: controle de volume super progressivo do 3 ao 10, controle de tom perfeito ao contrário do que foi comentado aqui, EQ funcionando com refinamento em todas as variações de volume e ganho, variação total de timbre com as 5 posições da chave, ação das cordas baixíssima sem trastejamento, intonação correta para todas as cordas no 12 traste, braço confortável, captadores competentes e sustain muito bom com timbre muito claro e definido.

Vou querer mais o que ???? Para mim esses critérios definem um ótimo instrumento.

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


Fabio Rolim
Como exemplo o John 5, é guitarrista de metal e usa uma Telecaster Squier signature com 2 humbuckers, braço quase flat (sem curvatura / raio 14 se não me engano), que é um escandalo !!! Dois tabus quebrados ao mesmo tempo:

Telecaster para Metal e Squier como guitarra top !!!!

Na verdade cara, o John 5 usa uma fender custom shop.
A guita mais conhecida nas lojas sao as squiers, mas a custom shop dele vende por quase 4 mil dollares nova

...mal galera, hj nao posso arranjar encrenca com vcs! :(

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


Galera,

O tempo todo que me referi a Fender vs Squier foi visando a linha mais simples da Fender (MIM Std, sem contar aquelas coisas chinesas esquizóides) vs Squier tops (CV, talvez algumas VM). Senão é óbvio que não tem cabimento, né?

E, concordando com o rcorts, particularmente ainda prefiro a linha mais baixa da Fender à mais alta da Squier... Mas a diferença, nessa zona limítrofe, não é gritante, na minha opinião.

O mesmíssimo raciocínio vale para a dobradinha Gibson (tirando aquela coisa horrorosa de "melody maker") vs Epiphone.

E fico muito à vontade para a opinião sem paixão envolvida, porque na primeira "briga" tenho uma Fender Std MIM (ganho, na minha opinião) e, na segunda, uma Epiphone Les Paul Std (perco, na minha opinião).

SkyHawk
Membro
# mar/13
· votar


Sempre pensei que a Tele do John 5 fosse Squier .... Foi mal !!! Mas verifiquei e você tem razão.

SkyHawk
Membro
# mar/13
· votar


Eu gosto de guitarra. O Jack White falou em um documentário sobre s história da guitarra elétrica que grava até hoje com uma guitarra de corpo de plástico que ganhou como brinquedo e usou quando começou a estudar música.

Como disse tenho Gibson LP (das sem furo no corpo !!!!) e Fender Telecaster 52 com corpo e braço em peças únicas sem uma emenda no corpo, e gosto até de guitarra de brinquedo !!! Imagina da Deluxe novinha então.... Tô "quinem " pinto no lixo !!!! É nóis !!!!

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Hitman
Fabio Rolim
Como exemplo o John 5, é guitarrista de metal e usa uma Telecaster Squier signature com 2 humbuckers, braço quase flat (sem curvatura / raio 14 se não me engano), que é um escandalo !!! Dois tabus quebrados ao mesmo tempo:

Telecaster para Metal e Squier como guitarra top !!!!
Na verdade cara, o John 5 usa uma fender custom shop.
A guita mais conhecida nas lojas sao as squiers, mas a custom shop dele vende por quase 4 mil dollares nova

...mal galera, hj nao posso arranjar encrenca com vcs! :(


Pois é, não querendo desvirtuar o tópico, pois se for para discutir essa questão em específico melhor migrarmos pra outro tópico. Mas o problema dessas signatures é justamente que o cara assina um mesmo modelo de guitarra pra Squier e Fender, ou Epiphone e Gibson, mas na hora de usar mesmo ou é Fender ou Gibson.

Por exemplo o Zakk Wylde que tem as signatures da Epiphone e Gibson, mas pergunta se ele faz show ou grava com as Epi?

E também tem o outro caso semelhante das signature do Edu Ardanuy, que apesar de ambas serem da Tagima um dos modelos realmente é só com peças top e outro com peças só pra ocupar espaço.

Acho mais honesto a atitude de caras como Eric Clapton, Buddy Guy, Malmsteen e Richie Kotzen que por exemplo só assinam suas signature Fender. Se eu estiver enganado alguém me corrija por favor, mas não me lembro de ter visto nunca uma Squier desses caras.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Fabio Rolim
Quanto a Squier Deluxe.... Se foi sorte não sei, mas que a danada tá um show isso tá.

Pode ser que tenham melhorado o controle de qualidade da série, ou que sei lá, na linha de montagem um funcionário tenha se dedicado um pouco mais nesse modelo.

Por favor, entenda que não estou querendo com meus comentários em momento algum denegrir seu instrumento ou dizer que você fez uma péssima escolha.

As opiniões que postamos aqui no fórum sobre instrumentos são sobre experiências com instrumentos que tivemos (ou pelo menos deveria ser, he he!) e sem dúvida o controle de qualidade pode melhorar com o tempo.

No final das contas as opiniões aqui só servem mesmo pra dar um norte sobre instrumentos e até mesmo pra ter alguns parâmetros pra tecer comparações, mas como outro membro citou nesse tópico, o ideal mesmo é testar antes de comprar e se sentir que tá beleza pra ti, beleza, porque não comprar?

Um abraço e parabéns pela sua aquisição.

SkyHawk
Membro
# mar/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Caro rcors, de maneira alguma fico chateado amigo, fica tranquilo. Ao contrário do que parece eu achei a discussão deste tópico super bacana e de alto nível, havia tempo que os tópicos que andava lendo estavam meio sem graça e esse aqui ficou bem interessante.

Acho importante sabermos a real do que estamos comprando, e ficarmos satisfeitos com a proposta das nossa escolhas. Eu só não admito ser enganado pelos fabricantes e nesse sentido tem um blog maneiro sobre guitarras que não sei se posso divulgar aqui, que dá uma lixada em alguns corpos de "Alder".... rssssss !!! Tem coisas medonhas, cada lixo !!!!

Via de regra eu prefiro confiar na minha sensibilidade, na pegada e no ouvido, e não compro nada sem testar muito antes, sou chato, as vezes volto na loja 10 vezes para tocar no mesmo instrumento !!! Plugo várias guitarras em fila, sem deixar o cara da loja mexer no amp. Pego sempre uma ou duas high end e uma ou duas vagabas, só para limpar a comparação em relação ao amp, e vou plugando as que me interessam. Parece até degustação de vinho, café, chocolate, cerveja ou coisa que o valha !!!!

Dificilmente fico insatisfeito com uma compra. Se serve de dica, vale a pena o esforço e foco na relação custo/benefício, tem muita guitarra BBB: boa, bonita e barata na praça hoje em dia.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Fabio Rolim
tem um blog maneiro sobre guitarras que não sei se posso divulgar aqui, que dá uma lixada em alguns corpos de "Alder".... rssssss !!! Tem coisas medonhas, cada lixo !!!!

Realmente, essa possibilidade não está de maneira alguma afastada. Tem até uma discussão meio antiga sobre os corpos de Fender Mexico terem 7 partes de Alder.

Mas diferente de uma Gibson Les Paul que tem braço colado, é fácil, fácil alguém trocar um corpo de strato por um outro qualquer que se mande pintar numa funilaria e facilmente se faça passar por corpo de Fender.

Por exemplo, a minha Fender Mexico eu já andei fazendo várias experiências como troca de tarraxas, captadores, esplitagem de caps, troca de escudo e recentemente troquei o braço original dela por um da Mighty Mite (licensiado pela Fender para reposição). Não que o braço original não fosse excelente, mas porque eu queria mesmo experimentar e esse da Mighty Mite é em Bird's eye Maple, com escala de ébano e 22 trastes jumbo, que é uma configuração de braço que eu sempre sonhei.

E no headstock o luthier (Victor, do Ceará) colocou o logo Fender que engana fácil, fácil muita gente (exceto os que costumam pesquisar sobre isso), que nunca suspeitaria que não se trata de um braço Fender original.

Então, no fim das contas, comprar guitarra apenas por marca é pura bobeira, ainda mais se usadas. Mas, em se tratando de guitarras originais de fábrica e vendidas por distribuidores de confiança, aí sim dá pra ter alguns parâmetros de comparação.


Dificilmente fico insatisfeito com uma compra. Se serve de dica, vale a pena o esforço e foco na relação custo/benefício, tem muita guitarra BBB: boa, bonita e barata na praça hoje em dia.

Com certeza. Da mesma forma que o mercado atual de guitarras foi inundado com muita porcaria (que também é um conceito relativo, visto que um instrumento que é porcaria para nós talvez não seja uma porcaria tão grande assim para um iniciante) também foi inundado com muita coisa mais em conta e de qualidade, muito devido à grande concorrência e infinita quantidade de marcas na parada hoje em dia.

SkyHawk
Membro
# mar/13
· votar


Parabéns pelo braço da Mighty Mite, você descreveu o braço que estou namorando, sou fãn da escala de ébano !!! Podia abrir um outro tópico para falar dessa experiência.Vi infinitas configurações de necks no site deles e seria legal conversar sobre o assunto, sempre me perguntei se esses braços da Mighty Mite não seriam inclusive superiores aos da Fender, falando dos tops logicamente.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Fabio Rolim
Parabéns pelo braço da Mighty Mite, você descreveu o braço que estou namorando, sou fãn da escala de ébano !!!

Valeu, obrigado.

Podia abrir um outro tópico para falar dessa experiência.

Beleza, assim que tiver um tempo faço isso.

Vi infinitas configurações de necks no site deles e seria legal conversar sobre o assunto, sempre me perguntei se esses braços da Mighty Mite não seriam inclusive superiores aos da Fender, falando dos tops logicamente.

Cara, infelizmente, não tenho parâmetros pra comparar esse braço com os tops da Fender, pois nunca toquei em uma Custom Shop. Sem falar que os Custom shop, como o próprio nome diz são feitos muito de acordo com o perfil do usuário, então não se aplica uma comparação já que os Mighty Mite são produzidos em série.

Talvez uma comparação mais justa seria com o braço da Fender American Standard, que é uma guitarra que eu conheço de amigos. Entre as duas, acho que ficam em níveis bem similares, a não ser pelo acabamento do verniz, que da Fender American Standard é melhor.

O acabamento do verniz desse braço da Mighty Mite, segundo o luthier que regula minha guitarra parece ser PU, e segundo ele teria uma tendência a ir desgastando com o tempo (realidade que já estou percebendo). Mas em termos de pegada é excelente o shape e o acabamento dos trastes, bem como oferece uma regulagem perfeita de ação de cordas e de tensor.

Mas comparando com o braço original da Fender mexicana, ele é um pouco melhor (no meu ponto de vista), porque o braço da Fender Mexico original era um pouco mais fino, e mais "rápido" em contrapartida. E eu gosto de algo meio termo entre braço tradicional de Les Paul e braço fino de strato. No entanto o braço original da Fender Mexico também oferecia uma regulagem de ação de cordas bem baixa mesmo e o tensor funcionava perfeitamente. Então quando eu digo melhor, é um critério bem subjetivo e me refiro mesmo ao shape do braço.

Pra quem gosta de braço um pouco mais fino, é bem legal o da MIM (que é, ao mesmo tempo, ligeiramente mais "gordinho" do que o braço da Ibanez RG 350).

Abraços.

SkyHawk
Membro
# mar/13
· votar


Já deu uma olhada no site da bhefner ??? www.bhefner.com. Segue na opção strato necks ou tele necks.... abre um formulário com 18 parâmetros de configuração do braço, fora a caixa de texto para instruções especiais. Escolhendo os parametros o preço da peça vai sendo somado. O mesmo vale para os corpos de guitarra, as opções e o nível de acabamento vai do básico de ótima qualidade ao top dos tops, achei super bacana e quero montar um projeto com um corpo e um braço desses caras, dá para fazer coisa fina ali !!!! Olha lá e depois posta aqui, abs.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Fabio Rolim

É, eu já sabia da bhefner. Realmente chama a atenção mesmo. Ainda quero montar um projeto com essas partes vendidas lá. Mas ainda vai um tempo, primeiro quero comprar minha schecter hellraiser e só depois vou pensar em fazer isso.

O lançe legal é que dá pra montar a estrutura corpo/braço da guitarra exatamente com as especificações desejadas. E depois ainda dá pra brincar com as demais peças de hardware e circuito, ou seja, a guitarra dos sonhos.

Abraço.

SkyHawk
Membro
# jul/13
· votar


# Há 8 horas
citar · editar

Instalei os caps hoje... minha Squier Deluxe ficou literalmente um luxo !!!! kkkkkkkkkkkkk. Nunca tinha aberto o escudo dessa guitarra e foi uma grata supresa: todas as soldas muito bem feitas (bem brilhantes, com quantidade ótima de estanho e bonitas), os fios bem arrumados, uma blindagem com tinta condutiva (não é a melhor blindagem mas funciona) sem falhas e muito bem aplicada, os potenciometros são Alpha (honestos e nessa guitarra especificamente estão bem calibrados e com variação de tone e volume em todas as faixas da escala). Depois da instalação, regulagem, limpeza e cordas novas (Ernie Ball .010 Cobalt) que puta timbre !!!!

A instalação não foi tão simples quanto tinha imaginado, mas nada que um pouco de habilidade não resolvesse.

Finalizando: esses Fender Custom Shop Texas Special são sensacionais, mas uma certeza que se confirmou foi a qualidade dos caps originais (Duncan Design SC101), vou guardar com carinho e surgirão em alguma outra guitarra no futuro.

SkyHawk
Membro
# jul/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Como disse terminei o projeto Squier Deluxe Turbo Charged e levei a guitarra para um desafio na loja onde costumo testar alguns instrumentos.

Upgrades na Squier:
Captadores Fender Custom Shop Texas Special
Bloco grande de latão da KGC
Nut de osso Fender
Neck Plate de Pin Up
Instalação de 3 molas ao invés das duas originais
Cordas Ernie Ball .010 cobalt
Regulagens geral

Desafiantes:
1. Fender American Standard Sunburst
2. Fender MIM branca
3. Squier Stratocaster Classic Vibe

Amplificador: Roland cube guitar 80xl

Para iniciar a narrativa preciso reconhecer que essa Fender MIM que foi usada no teste sem dúvida alguma foi a melhor MIM que já testei na vida !!!! Isso acontece com qualquer marca e modelo, tem algumas guitarras que saem especiais e esse foi o caso dessa MIM.

Resultado o vencedor foi o Amplificador !!! Kkkkkkkkkkk !!!!!

Acreditem se quiser mas a Fender MIM em questão falou tão bem ou melhor que a American Standard, a Squier Deluxe Turbo Charged teve um tibre mais agressivo no canal sujo do amp mas não poderia dizer que melhor que as Fenders e a Classic Vibe perdeu com o menor sustain.

Resumo da ópera: teste, teste, teste e teste mais um pouco pois não existem dois instrumentos iguais !!!!!!!!!!!!!!

Estou muito satisfeito com o resultado da Squier Deluxe já esta entre as minhas favoritas.

Nefelibata
Veterano
# jul/13
· votar


SkyHawk

Legal cara, essa MIM q vc testou era qual modelo? standard, classic, deluxe ou outra?

abraço

SkyHawk
Membro
# jul/13
· votar


Era uma Standard !!!!!!! INACREDITÁVEL !!!!!!!

SkyHawk
Membro
# jul/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Estragou meu teste !!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!! Era para a Squier turbinada deixar a MIM para trás e ficar cabeça a cabeça com a American Standard ...........

Drinho
Veterano
# jul/13
· votar


SkyHawk

a fender standard bateu a american standard?

XIII

A COISA TÁ GRAVE ENTÃO.... kkkkkkkkk

SkyHawk
Membro
# jul/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Merecia ter gravado, é quase inacreditável mas é verdade. O meu amigo, dono da loja, é um profundo conhecedor de guitarras, separou essa MIM e já tinha me dito que essa ele ia ficar para ele que não ia colocar a venda.

O pessoal da loja é muito criterioso, todas as guitarras deles são escolhidas com carinho e são reguladas uma a uma antes de irem para o show room.

Essas coisas acontecem para quebramos paradigmas e deixarmos de ser besta com bobagem..... Agora eu quero uma MIM dessas para mim !!!!! Com trocadilho e tudo.... Rsssssss

SkyHawk
Membro
# jul/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Na minha humilde opinião o amp fez a diferença e igualou muito as guitarras, afinal ele é um amp de 80 watts, com falante de 12 polegadas. Usamos um reverb e um delay do proprio amp, ambos bem leves para dar uma molhada no timbre, o resultado é que tudo ficou muito bom.

Fluxx
Veterano
# jul/13
· votar


As MIM de 2012 (talvez uns 2 anos a menos tb) pra ca tem passado por um controle de qualidade sensacional.

Sem querer entrar na polêmica de comparar com uma squier, pois minha experiencia com essas sao minimas, nunca tive uma squier, posso dizer que as MIM atuais sao excelentes em relacao as antigas, tudo mudou muito e hoje sao muito mais interessantes.

Tenho uma boa experiencia com American Standard, mas ainda não testei as atuais, pós 2012, mas se evoluiram na mesma forma, devem estar animais. Cheguei a brincar com umas em loja mas não da pra ter a mesma experiencia de tocar com calma em casa.

Na minha MIM standard ainda coloquei os caps lace sensor gold, posso afirmar que fora o valor de revenda, não sinto falta de ter uma American pra substituir.

SkyHawk
Membro
# jul/13
· votar


Como faço para postar as fotos da Squier terminada ???? Não tenho a menor idéia de como fazer isso, alguém pode me ajudar ?

rcorts
Veterano
# jul/13
· votar


SkyHawk
Como faço para postar as fotos da Squier terminada ???? Não tenho a menor idéia de como fazer isso, alguém pode me ajudar ?

Brother, entra no site http://imageshack.us/Image Shack e faz upload das imagens lá. Depois posta aqui pra gente ver. Abraço.

elciosouza
Veterano
# jul/13
· votar


só pra retificar uma informação citada no tópico...existe sim uma Tele John 5 Squier...eu estou namorando essa guitarra....é a melhor configuração Squier disponível, na minha opinião...além de ser bonita.
https://www.fender.com/en-DK/squier/series/artist/squier-j5-tele-rosew ood-fingerboard-black/

SkyHawk
Membro
# ago/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Finalmente consegui, seguem as fotos da Squier Deluxe Super Charged:

http://imageshack.us/a/img33/3750/t76g.jpg
http://imageshack.us/a/img9/2888/oxc3.jpg
http://imageshack.us/a/img543/9494/q7zt.jpg
http://imageshack.us/a/img59/2775/dklq.jpg
http://imageshack.us/a/img812/3963/keeu.jpg
http://imageshack.us/a/img692/9716/gy5x.jpg
http://imageshack.us/a/img9/2741/5tev.jpg
http://imageshack.us/a/img16/2857/8xkf.jpg
http://imageshack.us/a/img854/1757/7u2i.jpg

E aqui a foto das guitas lá de casa
http://imageshack.us/a/img194/1448/tyq5.jpg

SkyHawk
Membro
# ago/13
· votar


rcorts
Obrigado pela dica, aí estão as fotos.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/13
· votar


SkyHawk
Essa strato azul calcinha eu acho muito loka, vou ter uma dessas um dia na coleção. é a cara do surf music.

...que instrumento é esse, na ultima foto ao lado da strato azul? ele parece que tem 4 cordas e o corpo é quadrado e marrom.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender MIM vs Squier Deluxe