Porquê é tão caro um instrumento no Brasil?

Autor Mensagem
Fisherman
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
Em uma das lojas, eu conheço um vendedor. Ele me disse que é a mesma guitarra. Tem mais, ele me disse que a principal fonte de lucro das lojas do Rio advém da venda de acessórios como pedais, cabos e coisas mais baratas. E instrumentos mais baratos(SX, Condor, Tagima e etc.)
Abç.

Del-Rei
Veterano
# ago/12
· votar


Fisherman
Em uma das lojas, eu conheço um vendedor. Ele me disse que é a mesma guitarra.

Então, mas a guitarra da vitrine é a mesma sim, que fica pegando poeira e sendo testada por todos.
Mas quem compra leva a do estoque. Eu mesmo sempre que compro algo, levo do estoque. Peça de mostruário só compro se tiver um bom desconto e se estiver num bom estado.

Pois é, acessórios são bem mais fáceis de vender mesmo, apesar de também serem overpriced na maioria das lojas.
De qualquer forma, eu não compro mais nada aqui. Nem corda.
:/

Valeu, cara!!

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
eu não compro mais nada aqui. Nem corda.

É a única saída (além do Galeão e demais aeroportos internacionais!).

Fisherman
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
Acho que não me fiz entender. O vendedor me disse que aquela guitarra é a única a venda. Ou vc acha que a da vitrine não é vendida mais barato depois que vende todo o estoque?
Abç.

Del-Rei
Veterano
# ago/12
· votar


Fisherman
É, entendi.
Esse cara é louco mesmo.

Um aceno de Longe!!!

Guitar_Rock
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
"Mas é a velha história: "Se compram meu produto por 10, por que vou abaixar pra 5? E se continuarem a comprar, aumento pra 15!"

Isso é lei de oferta e demanda amigo.

derek_70
O foco tem que continuar, já que os impostos de importação incidem em outros produtos que já foram citados aqui e são extremamente abusivos.
O debate sobre o sistema tributário tem que haver sim, continuar pagando tudo isso de impostos para um governo inoperante, é inadimissível.

derek_70
Veterano
# ago/12
· votar


meu caro, o que eu disse é que não são os impostos o único vilão, e aliás nem é o maior vilão.

Impostos existem em todos os países do mundo. Eu não acho abusivo um I.I. de 35% para um importador.

Em resumo, o mais óbvio é criticar o governo e os impostos, mas este discurso só mascara os verdadeiros vilões dos preços no Brasil: margens de lucro astronômicas e monopólios de mercado.

Jogue no google "lucro brasil"

Del-Rei
Veterano
# ago/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


Guitar_Rock
Isso é lei de oferta e demanda amigo.

Apenas no Brasil é assim. Outros países não abusam dos preços só porque vendem bem os produtos.
Mas tem gente comprando, né....?

derek_70
Guitar_Rock
Juntem a imensa carga tributária com o lucro exorbitante dos lojistas e teremos os produtos mais caros do mundo. Tanto um quanto outro contribuem.
Mas uma vez: O problema é que mesmo assim ainda tem muita gente comprando e sustentando esse sistema.

Não me incomodo em pagar tributos, até porque são necessários.
O problema é que não temos retorno do Governo. Pagamos várias vezes pelas mesmas coisas:

Pagamos para sustentar a saúde pública, mas somos obrigados a pagar plano particular de saúde.

Pagamos os salários da segurança pública (policiais de todas as esferas) e somos obrigados a fazer seguro de carro.

Um aceno de longe!!!

iThiago
Veterano
# ago/12 · Editado por: iThiago
· votar


Li na Veja que as lojas do Brasil se preocupam com o preço alto, mesmo vendendo para poucos... Oposto de lojas do exterior, que preocupam em atingir o maior público, mesmo precisando reduzir o preço.


O colega em cima citou o monopólio, aqui no meu bairro (Barreiro - BH, MG)

Tem uma loja de instrumentos e acessórios que cobra 49.99 (Isso mesmo) Por um encordoamento Ernie Ball de violão (tensão 0.10) que você compra no Mercado Livre por cerca de 15 reais... Absurdo isso.

Guitar_Rock
Veterano
# ago/12
· votar


derek_70
Concordo que o lucro é alto, mas o governo ajuda a manter esses monopólios que citastes através de concessões, licitações, patentes etc.
Uma desregulamentação nesse setor, obrigaria o empresariado a baixar os preços dos produtos, já que a concorrência seria alta.

Del-Rei
Ocorre em qualquer lugar do mundo, sempre que um produto está escasso, o mesmo vai subir de preço e vice-versa. No mais concordo com você. E assim como você, não contribuo com esse sistema perverso.

Abraço

Del-Rei
Veterano
# ago/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


Guitar_Rock
Ocorre em qualquer lugar do mundo, sempre que um produto está escasso, o mesmo vai subir de preço e vice-versa.

Mas a questão acho que nem é a escassez... O problema é que o alto preço dos produtos aqui (Fender, Marshall, Gibson, etc, etc) não está ligado à falta de produtos. Se fosse isso, eu nem reclamaria.

Em todas as lojas aqui do RJ encontro vários modelos disponíveis. E acredito que em outros Estados (SP, MG, RS, etc) também haja modelos disponíveis.

O problema é querer vender a preços absurdos. O lojista coloca a culpa na carga tributária, e o governo nos lojistas.
Mas tem gente comprando....

Um aceno de longe!!!

Guitar_Rock
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
O jeito é comprar no exterior ou usado em boas condições. Hehe
Pois eu também não pago um preço absurdo desses.

TatoPetry
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
Engraçado um outro fenômeno que ocorre no brasil,(hj em dia, pq ja tivemos realmente com falta de opção) é o crescimento das marcas nacionais de qualidade.
Hj temos fabricas nacionais procurando fazer produtos de qualidade com peças de procedência, madeira de qualidade, acabamento de qualidade com preços acessíveis.
Como por exemplo: Walczak, zaganini, ledur, alien amps, pedrone amps, pedais fire custom, malagoli, cabrera, sergio rosar, acedo...
E mesmo com essa imensa gama de produtos nacionais de qualidade ainda se endeusa os importados.
Tem gente que paga 1.200,00 numa squier california e tem receio de dar 899,00 em uma walczak GT- 500.
Paga 2.800,00 em um Orange dual terror, podendo pagar o mesmo preço num acedo audio(eu me incluo nesses, apenas por condições de pagamento).
Hj nossos fabricantes tem que ter uma produção contida, pq mercado pra eles é reduzido, as fabricas muitas fazem por encomenda com prazos pra entrega pra não ficar sem capital de giro.
E a galera continua pagando os preços absurdos monopolizados pelos importadores, depois não sabe pq os produtos são caros??
É esse imposto que protege HOJE nossos pequenos fabricantes para que eles possam se tornar grandes um dia, ja que nos não conseguimos valorizar nosso proprio trabalho.

Del-Rei
Veterano
# ago/12
· votar


TatoPetry
Tem razão. Isso é um ponto a se considerar.

Recentemente comprei um pedal da GF Pedals, handmaker nacional. Pedalzão, excelente construção, componentes de primeira, ótimo acabamento e um som que atendeu o que eu buscava. E o preço bem abaixo dos pedais similares de marcas internacionais.

Já tive 2 pedais da EFX.

Tive um amp do Pedrone, mas acabei vendendo. Não soava exatamente como o que eu esperaval, apesar de ser um put@ amp. Acabei vendendo.

Acho sim que existem bons fabricantes nacionais. A Condor tem boas guitarras, mas achei que ela exagerou ao pedir 2K numa Lemon Drop. Os fabricantes nacionais também não são tão pobres coitados como se pensa.

Até a marca nova ter uma boa visibilidade e credibilidade, leva tempo. E nesse início não tem como ser diferente, vai ter que vender a preços bem abaixo do mercado. É um período de investimento.

Mas o Brasil tá engatinhando na fabricação de instrumentos, se você comparar com marcas consagradas internacionais. E mesmo assim, acho que está indo bem. Isso leva tempo.

Obvio que existe o status da marca. Duvido muito que alguém escolheria uma CLP-2 ao invés de uma Gibson se fossem o mesmo preço. Gibson é Gibson em qualquer canto do mundo que você for. Todo mundo conhece.
Status faz muita diferença, às vezes até mais do que a qualidade em si.

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# ago/12 · Editado por: JJJ
· votar


Del-Rei
A Condor tem boas guitarras, mas achei que ela exagerou ao pedir 2K numa Lemon Drop.

Mas ela é feita aqui? Não, né... Então deve rolar alguma coisa de imposto por ela vir de fora. Some-se a isso o efeito "encarecedor" dos elogios, sobre o que já discutimos bastante aqui no FCC e mais os lucros abusivos de algumas lojas e mais os impostos a posteriori aplicados na venda e chegamos aos - exagerados - 2K.

O ponto é que...

1 - se os instrumentos nacionais fossem de excelente qualidade (e, sim, podem ser);
2 - houvesse uma real desoneração de impostos para estes produtos;
3 - as empresas cobrassem preços justos;
4 - as revendas (lojas) cobrassem preços justos...

...não haveria motivo de se preferir uma Gibson ou Fender ou PRS do que uma brazuca. Só pelo nome mesmo. E aí quem quisesse só pelo nome que pagasse imposto alto mesmo, dane-se. O governo poderia cobrar até mais do que o que cobra hoje e eu não me importaria.

Mas não é exatamente assim que funciona... Daí quando uma fábrica nacional faz um instrumento de qualidade acaba cobrando preços equiparados aos dos importados.

Del-Rei
Veterano
# ago/12
· votar


JJJ
O ponto é que...

1 - se os instrumentos nacionais fossem de excelente qualidade (e, sim, podem ser);
2 - houvesse uma real desoneração de impostos para estes produtos;
3 - as empresas cobrassem preços justos;
4 - as revendas (lojas) cobrassem preços justos...


Apesar de isso ser o certo, infelizmente é utópico.
:/

Um aceno de longe!!!

Guitar_Rock
Veterano
# ago/12
· votar


TatoPetry
Com a desregulamentação, sem tanta interferência do Estado, os preços cairiam, pois forçaria a concorrência.
E esse pensamento protecionista em relação aos fabricantes brasileiros, é que torna medíocre a atual situação. Se os importados viessem livre de impostos, com preços baixos, a indústria nacional poderia, talvez, ter marcas no nível de Fender, Gibson etc já que as mesmas se obrigariam a investir pesado para manter-se competitivo no mercado.

TatoPetry
Veterano
# ago/12
· votar


Guitar_Rock
E nesse caso quem estaria em crise seria o Brasil e não os EUA, afinal quem estaria desempregado seriam os funcionarios das fabricas daqui e não as de la.
Ai eu me pergunto que concorrência seria forçada se os grandes fabricantes são monopolizados por aqui?? Te digo o que iria acontecer.
A fender, gibson, prs teriam seus representantes fodasticos monopolizando o mercado, quando começasse a surgir uma fabrica nacional do nivel(isso se alguem se arriscasse a tentar) eles igualariam os preços, quando a fabrica nacional quebrasse eles voltariam os preços absurdos... é assim que funciona a lei de mercado quando não tem regulamentação, na teoria é linda mas na pratica ta mais pra lei das selvas.

Guitar_Rock
Veterano
# ago/12
· votar


TatoPetry
A crise acontece nos EUA justamente por causa do Estado, como por exemplo a crise imobiliária que aconteceu por lá. Da uma olhada nesses artigos e verás que não foi a desregulamentação que causou a crise por lá:

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=23
http://rodrigoconstantino.blogspot.com.br/2009/03/crise-vista-por-um-p risma-liberal.html

No momento que tivessem várias marcas nacionais de qualidade, com o tempo, prevaleceriam as mais fortes, já que estas marcas grandes não conseguiriam ter preços tão elevados perante a uma concorrência alta com preços baixos e qualidade próxima. Mas o protecionismo vai na contramão do que mencionei. Pois deixa o produto importado caro (através de alta tributação, mais lucro), fazendo com que as fábricas nacionais cobrem preços, muitas vezes, próximo ao dos importados, que na maioria das vezes, além de serem marcas consolidadas no mercado mundial, possuem qualidade maior que as nacionais.
Ocorre parecido com os automóveis.

TatoPetry
Veterano
# ago/12
· votar


Guitar_Rock
Certo vamos lah... da uma lida aqui.
http://webmais.com/para-leigos-em-economia-entenda-a-crise-financeira- americana/
Atente a essa parte, " os Johns pararam de consumir porque não tinham crédito.".
As empresas tem um numero X de produção, mas não conseguem mais vender, qual a primeira atitude?? Buscar outros mercados!! Pq será que chegaram tantas marcas novas de carros(importados), instrumentos mesmo com a crise começou a chover instrumentos pro lado de ca. Alias alguem lembra quanto era uma gibson studio antes da crise e quando é uma gibson studio hj?? Detalhe para o preço do dolar que hj navega acima dos 2,00 e antes era abaixo!! Isso claro sem regulamentação nenhuma diferente do governo em relação a instrumentos. Com os carros teve o aumento do IPI pros importados.
Se o governo não toma determinadas atitudes, como o aumento de IPI pra veiculos importados quantos funcionarios não seriam demitidos das fabricas daqui pra compensar a demanda menor?? E ai os Josés vão parar de consumir pq estão desempregados, e os americanos que fizeram a merda se seguram jogando o exedente deles pra ca.

Enfim, economia é algo muito complexo e se desse pra prever algo não existiria crise... o que discuto aqui não é bem isso. É a desvalorização do nosso trabalho, temos produtos de boa qualidade mas preferimos o nome GIBSON no headstock.
Quem ja tocou em uma gibson CUSTOM SHOP sabe pq a GIBSON é a gibson, mas ja testei algumas gibson studio por exemplo e ja vi muita guitarra nacional a preços bem menores muito mais caprichada. Porém essas marcas nacionais tem que se desdobrar, toda pra conseguir vender seus produtos.
O ponto aonde quero chegar é o seguinte, pq os intrumentos são tão caros no brasil?? Simples, primeiro pq agente paga... Se agente não pagasse não seria. Pra quem importa e traz direto das fabricas de la chega a preço de banana, mas as margens de lucro beiram o 100% isso quando não são maiores. O imposto é sim um vilão, mas é o menor deles. E alias me parece que ja foi aprovada uma lei pra isentar instrumentos musicais e partes de intrumentos de imposto.

Grande Abraço.

Guitar_Rock
Veterano
# ago/12
· votar


TatoPetry
Nos artigos que lhe indiquei, explica o porquê de estourar essa crise e quem ajudou a financiar essa bolha que obviamente ia estourar. Acontece no brasil algo parecido hoje em dia (não lembra "minha casa, minha vida"?). Mas não vou entrar mais nessa questão aqui, para não desvirtuar o assunto.

É claro que tem um certo "status" da marca na hora da compra, eu não dou importância para isso, mas muitos dão, esse é o fato. Mas isso ocorre porque a consolidação das marcas é algo que leva tempo, como qualquer marca (de qualquer produto). A Gibson, Fender etc...investiram em valor para marca ao longo dos anos e o restultado é esse. E o que tentei explicar, no post acima, é que o protecionismo anda na contramão disso, talvez se essas marcas competissem de igual pra igual com os importados, teriam uma qualidade maior e portanto maior competitividade, com o tempo. E quem sabe não agregariam um maior valor pra marca a ponto de chegar perto de uma Gibson e similares?

Eu concordo que nao é só o imposto o vilão disso tudo, mas discordo em dizer que é o menor deles. No caso dos carros, se colocares o lucro da montadora e mais o o lucro da concessionária, verás que o governo abocanha, ainda, a maior parte disso. Quando há concorrência alta, não tem como o preço ser muito alto.

TatoPetry
Veterano
# ago/12
· votar


Guitar_Rock
Quando o mercado não é regulado concorrência desleal pode gerar monopolio e impedir o crescimento de novas empresas. Um exemplo é a coca cola, que da um jeito de comprar ou falir todos os concorrentes menores pra manter o monopólio.
Enfim, deixemos esse debate pra mesas de bar. São ideologias diferentes.
Mas chegou ao ponto que eu queria, que existem muitos outros vilões nisso tudo além do imposto e o responsável pelos outros fatores somos nós mesmos quando nos designamos a pagar caro por um nome no headstock. Sem contar a desvalorização de fabricantes menores que tentam lançar um produto de qualidade.

Guitar_Rock
Veterano
# ago/12
· votar


TatoPetry

Tem um artigo muito bom que fala sobre o mito dos "monopólios naturais". Mas realmente são ideologias diferentes, e ficaríamos bastante tempo aqui debatendo.

Abraço

JJJ
Veterano
# ago/12
· votar


TatoPetry
concorrência desleal pode gerar monopolio e impedir o crescimento de novas empresas. Um exemplo é a coca cola, que da um jeito de comprar ou falir todos os concorrentes menores pra manter o monopólio.

Isso existe mesmo e tem até um nome (que esqueci...), mas acho que não dá pra comparar uma indústria como a de bebidas à de instrumentos musicais (que são muito mais caros e vendidos em número absurdamente menor). Acho que se uma fábrica nacional fizer produtos realmente bons a preços justos (nem digo barato, mas justo mesmo) não vejo como a Fender ou a Gibson poderiam se utilizar dessa prática desleal que você citou.

TatoPetry
Veterano
# ago/12
· votar


JJJ
Isso a gente so vai saber o dia que agente tiver uma fabrica que seja boa e grande o suficiente pra interferir no mercado deles.
O que não temos hj, as fabricas realmente boas funcionam praticamente com um processo artesanal.
Mas ja vi acontecer, representante comercial de uma marca x fazer um acordo com um lojista, acordo de que se ele vendesse marca y ele pararia de fornecer a marca x. A marca x sendo uma marca mais conceituada o lojista teve que abrir mão de vender a outra.

Del-Rei
Veterano
# ago/12
· votar


JJJ
Acho que se uma fábrica nacional fizer produtos realmente bons a preços justos (nem digo barato, mas justo mesmo) não vejo como a Fender ou a Gibson poderiam se utilizar dessa prática desleal que você citou.

Hum... Mas não é a Fender ou Gibson que usam esta prática aqui. É o próprio Brasil que faz os produtos importados serem caros, tanto pela carga tributária quanto pelos lucros.

TatoPetry
Isso a gente so vai saber o dia que agente tiver uma fabrica que seja boa e grande o suficiente pra interferir no mercado deles.

Uma fábrica nacional que interfira no mercado da Fender e Gibson....???
Sei não, mas eu apostaria minhas fichas na possibilidade de isso NUNCA acontecer, hehe.

Um aceno de longe!!!

TatoPetry
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
Realmente interferir no mercado deles é dificil, até pq o mercado deles é mundial.
O brasileiro não acredita nem no proprio potencial porque os gringos vão acreditar??

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


TatoPetry
Cara, mas os fabricantes brasileiros também não ajudam, né...Olha a Meteoro...Pisa na bola direto...Pedrone e Acedo? Cobram preço de importado. Entre pagar 3 num Pedrone pago 3500 num Marshall JTM usado. Peuzzo? Caro também. Com mais um dindim se leva uma Gibson, mesmo que mais simples. Prefiro.Zaganin? Mais caro que Fender...Gianinni ? China barata. Furmann? Legal mas o som dos Joyo é melhor e é mais barato. Fica difícil...

Del-Rei
Veterano
# ago/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


TatoPetry
O brasileiro não acredita nem no proprio potencial porque os gringos vão acreditar??

Pro Brasil entrar com força no mercado internacional, estaríamos falando de pelo menos umas 2 décadas de intensa dedicação a isso. Começando pelo incentivo do governo às empresas nacionais.
Incentivo tanto no sentido de alguns benefícios fiscais quanto no desenvolvimento de tecnologias.

No dia que isso acontecer, podemos sim começar a pensar em acreditar no potencial do Brasil. Mas enquanto isso não acontece................

Um aceno de longe!!!

Mensonstratosx
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
As vezes fico pensando se meus netos correrão pela varanda da minha casa e dirão: vovô, meu amiguinho da aula de guitarra comprou uma guitarra gibson kkkk, não tem dinheiro pra comprar as guitarras da condor kkkkk. Ai pensarei: quem diria...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porquê é tão caro um instrumento no Brasil?