Porquê é tão caro um instrumento no Brasil?

Autor Mensagem
Marc Snow
Veterano
# abr/11
· votar


pulgadopc

qual a moeda em portugal ?

Vacalhau

JJJ
Veterano
# ago/12 · Editado por: JJJ
· votar


Ressuscitando o tópico para mais um exemplo de como pagamos caro por aqui (e também porque eu acho que essa discussão não pode acabar nunca, afinal de contas, os instrumentos musicais e acessórios são ABSURDAMENTE caros no Brasil).

Nessas férias, fiz uma viagem a Paris. Como muita gente diz, a Europa não é exatamente "barata". Compras é nos EUA e no Paraguai, não é mesmo?

Pois bem... pesquisei por lojas de instrumentos por lá e achei uma tal Musikia, perto da Catedral de Notre Dame. Quando ia visitar a igreja (belíssima, por sinal), aproveitei pra dar uma olhada na loja e, só pra me deixar doido, encontrei coisas como uma Gibson Les Paul Studio por uns 650 Euros (cerca de 1700 reais - por aqui é quase o dobro, ou mais). Vi uma pedaleira Korg AX3000G (eu sei... já tá um tanto ultrapassada, mas é uma boa pedaleira) por 169 Euros (uns 440 reais - por aqui tem uma loja dizendo que custa 2000 (!), mas ela vende em promoção por 1300...). Não resisti e peguei a bichinha... Comprei mais um pedalzinho de vocal (TC Helicon Voice Tone H1) por 149 Euros (uns 380 reais - por aqui cerca do dobro em algumas lojas).

E não é exatamente uma loja barata! Não é Paraguai, nem Miami, nem NY... Além do mais, o Euro está caro pra caramba (fiz a conta a R$ 2,60). E, mesmo assim, dá banho nos nossos preços...

É pra dar raiva ou não?

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


É pra dar raiva ou não?
felizes foram os que compraram em meados dos 90's qdo o dollar estava emparelhado com o real !

Aki os impostos são nervosos e a ganância de lucros dos revendedores falam MUITO alto !

Drinho
Veterano
# ago/12
· votar


Impostos + superfaturamento da importadora mais lojas + povo burro que continua comprando e incentiva a alta do preço

Johnpdv
Veterano
# ago/12
· votar


O que mais irrita é que não se tem saida... mesmo você comprando de fora, chegando aqui tem que pagar imposto... pagar imposto do que? O produto nem é brasileiro porra! Qual foi o gasto do governo com aquele instrumento? Qual foi o comprometimento do governo com o fabricante da guitarra? Nenhum! Ou seja, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come... não temos como fugir. Infelizmente eu moro em cidade pequena, e acreditem, somos mais explorados ainda. Na minha cidade por exemplo só existe uma loja de musica. Não tem concorrência, vejo strinberg trash custando quase R$ 1000,00, absurdo. Moro relativamente perto do paraguai, aqui no paraná, e a única saída é comprar por lá. Mas se engana quem acha que lá é o paraíso. A realidade dos instrumentos musicais tem mudado bastante, os preços lá hoje em dia, principalmente pela alta do dolar estão salgadinhos. Lógicamente é bem mais barato que no Brasil, mas a viagem e o imposto que tem que ser pago pro governo brasileiro não estão compensando. O que falta é o brasileiro parar de pensar em futebol e carnaval, e ir pra rua não pra comemorar títulos, não pra protestar pelo time que não vence, não pra sambar, mas sim pra lutar pelos nossos direitos, que são violados por esse governo sanguessuga. Temos muitos sonhadores no Brasil, muita gente boa e talentosa, mas o governo frustra nossos sonhos e nosso futuro, ao mesmo tempo que enche seus bolsos com nosso esmero. Não sou patriota, odeio meu país, sinto repulsa pela "nobreza", que ainda nos trata como vassalos no sistema feudal brasileiro. Sinto pena por todos nós. EU TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

natGilmour
Veterano
# ago/12
· votar


é triste saber que aqui tudo é caro....
eu to querendo comprar um amp.da fender, o Mustang I.
estou pensando em comprar na gang music, acho que é a maneira mais barata...

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


Drinho
Impostos + superfaturamento da importadora mais lojas + povo burro que continua comprando e incentiva a alta do preço

Exato...

edumartins
Veterano
# ago/12 · Editado por: edumartins
· votar


Quando estive em Paris e Portugal, aproveitei pra comprar o que queria, um Epiphone Thunderbird. Custou 230 euros. Na época, com a conversão, era algo em torno de 600 reais. Trouxe dois. Um deles eu vendi e recuperei a grana do outro.

JJJ
Veterano
# ago/12
· votar


Nós músicos brasileiros perdemos uma grande chance de estarmos mais bem equipados, aparelhados com o que há de melhor e mais atual no mundo pelo mesmo preço (ou menos) do que pagamos por coisas obsoletas ou de pior qualidade aqui.

Claro que isso acontece com quase todos os produtos industrializados, mas a conta fica particularmente cruel quando o assunto é instrumento musical. Andei comparando preços de outros tipos de produtos e, embora sempre haja diferença (pra menos lá fora), em instrumentos musicais é sempre pior!

Drinho
Veterano
# ago/12
· votar


se eu vendo um pedaço de presunto por 100 reais e tem um idiota que compra porque eu deveria abaixar o preço?

Arimoxinga
Veterano
# ago/12 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Uma coisa!! não sei se já tocaram no assunto nesse tópico mas lá vai:

Por que os instrumentos Construidos aqui tem o mesmo preço de um importado de mesma qualidade? ....... ou estou enganado?...

Drinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Drinho
· votar


Arimoxinga

pra instrumentos de baixo custo isso é verdade, inclusive tem coisa importada que é até mais barato que nacional, se voce parar pra ver a tagima que é nacional fabrica seus intrumentos mais simples na china e vende aqui por 200 reais....

mas instrumentos caros não.. uma guitarra ferradona nacional como uma zaganin vai custar em torno de 4500 enquanto uma fender top vai custar 7, 8 mil, 8300,00 na american deluxe pra ser mais exato na loja reference...

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


olha , vou avisar uma coisa que é muito importante pra quem planeja comprar instrumento fora e mandar pelo correio (ou mesmo pedir pra algum conhecido mandar)

quando eu estava morando nos eua eu comprei um baixo squier classic vibe , fiquei super feliz com ele por varios meses inclusive tinha valor emocional pra min pois quem me deu o dinheiro pra comprar foi meu pai de aniversario , quando chegou a hora de voltar , eu comprei no guitar center , um hard case bem resistente da fender (daqueles quadradões ) , o que deixou o baixo em uma embalagem muito grande.

como eu ja ia levar um vox ac15 pra la (joguei meu terno feito sob medida fora pro vox caber na mala) e a fender q eu comprei eu acabei por achar melhor mandar o baixo pelo serviço postal pra minha casa no brasil , achei melhor declarar o valor como 100 dolares (por ser produto usado eu posso declarar o valor que eu quiser) para evitar a abusiva receita federal que temos no brasil .

dai ja no brasil resolvi acompanhar o pedido por algums meses na internet , eis que exatamente no rj meu pedido foi extraviado! , vamos ser criticos ! ninguem perde um case de baixo do tamanho de uma porta , me parece obvio que eles roubaram meu baixo (tinha que ser nessa b*** de pais) talves alguem que entenda la dentro tenha se dado conta de que o valor declarado tava baixo e resolveu roubar pra si sabendo que a consequencia ia ser pequena . minha mãe que entre outras coisas é formada em direito ,me falou que era melhor esquecer , pois se eu fosse processar eles eu ia gastar mais com advogado que o preço do baixo.

a lição que eu quero dar com essa historia é

1 não confie nas instituições brasileiras ,não confie no brasil ( ja tou até correndo atraz dos paises que eu tenho direito a cidadania)

2 e mais importante , JAMAIS declare o valor do instrumento como menor que o valor real .

Bigtransa
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai
não confie nas instituições brasileiras ,não confie no brasil ( ja tou até correndo atraz dos paises que eu tenho direito a cidadania)
Roubos acontecem, mas neste caso específico você está reclamando sem razão. As "instituições" te davam toda a cobertura, o correio tinha seguro e a justiça você nem procurou. Você arriscou ao dar o "migué" no valor do baixo e pagou por isso.

Guitar_Rock
Veterano
# ago/12
· votar


Esse é um problema que acontece com tudo que é produto importado que chega no Brasil. Com carros, a história é a mesma. Outros países consomem carros de ponta (com todos acessórios) a preços baixos, que equivalem aos preços dos nossos carros populares aqui.
Excesso de protecionismo, acontece exatamente isso...altos impostos para produtos importados e produtos nacionais medíocres com preços de mercadoria top.

Vergonha total, e ainda dizem que querem investir na cultura...vai entender!

JJJ
Veterano
# ago/12
· votar


Drinho
se eu vendo um pedaço de presunto por 100 reais e tem um idiota que compra porque eu deveria abaixar o preço?

Taí outra coisa que custa caro pra dedéu aqui! hehe

Comprei um saquinho com 10 tiras grandes de presunto crú em Paris por 2 euros. O mesmo saco aqui seria uns 20 reais!!! kkkkkkk

E não é por falta de porco!

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Bigtransa
mas eu tenho direito de ter declarado o valor que eu quiser uma vez que era algo de uso pessoal,usado e ferramenta de estudo.

que seguro cara? passar por toda a paranernalia burocratica por 100 dolares ?a justiça é fora de mão ,n confio em defensoria , e advogado eu sairia no prejuízo.

não sou eu que não tinha que ter declarado valor menor , eles que tinham que cumprir a obrigação deles de entregar assim como o correio americano fez .

não é o consumidor que tem obrigação de corres atraz pro serviço sair direito , o serviço tem que ser de qualidade independente da atitude do consumidor. se eu trato mal um caixa o caixa tem que continuar me tratando da mesma forma que ele trataria alguem que ta tratando ele bem. isso se chama profissionalismo.


de qualquer forma o assunto do topico não é meu caso eu postei minha experiencia mais para avisar o pessoal sobre o valor declarado.então bola pra frente.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


JJJ

E não é por falta de porco! mereceu joinha uehuehue
por falar em porco, esta passando o julgamento do mensalão ao vivo.

JJJ
Veterano
# ago/12
· votar


Podia ter um candidato a deputado federal aqui do FCC, hein... Alguém que corra atrás dos nossos interesses, exponha a nossa verdade aos parlamentares, apresente e apoie projetos de lei que cortem impostos de instrumentos nacionais e importados e tal, enfim, seja o porta-voz dos músicos.

Eu sei que muitos de nós desacreditam na política e nas instituições (eu mesmo geralmente cravo meu voto no 99! hehe), mas, sei lá, de repente aparece alguém realmente do nosso meio e com vontade de melhorar as coisas pro nosso lado. Não custa tentar...

E se for safado e não fizer o trabalho direito, será devidamente linchado moralmente aqui mesmo e nunca mais reeleito!!!

Alguém se habilita?

Bigtransa
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai
que seguro cara? passar por toda a paranernalia burocratica por 100 dolares ?
Tem direito de declarar quanto quiser, mas não faz sentido querer receber mais do que declarou, concorda?
O seguro pelo valor declarado é pago quase sem burocracia... o pagamento é feito por depósito eletrônico em conta corrente no nome do remetente. Em qualquer lugar do mundo a dificuldade seria a mesma ou maior.

Guitar_Rock
Veterano
# ago/12
· votar


JJJ

Existe um ranço ideológico muito grande no país quanto a flexibilização da entrada de produtos importados. Infelizmente, isso é algo que ainda vai demorar e, por em prática um projeto de lei que tenha como meta a baixa desses impostos, é bem difícil de acontecer aqui, no momento.

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


Bigtransa
mas não faz sentido querer receber mais do que declarou, concorda?
é justamente ai que eu discordo , em um pais em que voce é assaltado para levar um importado de uso pessoal que a industria nacional não oferece, faz sentido sim. mas ta ficando muito offtopic isso ,daqui a pouco os modera vem encher o saco.

Ric_Rock_78
Veterano
# ago/12
· votar


Pessoal, vocês estão viajando no lance das importações.

Tem que pagar o imposto de importação sim. Pois senão ocorre o seguinte: eu aqui no Brasil compro um Uno mille em trocentas prestações e pago o imposto do carro (ICMS, etc, etc..). Aí o bacana, que tem grana saindo pelo ladrão, importa uma ferrari e não paga imposto. Ou seja, só o pobre se ferra?

O imposto de importação é exatamente para isso: se o produto nacional paga imposto, o que importa também term que pagar para que a concorrência não seja desleal. Do contrário, extrapolando para os demais produtos, quebraria o parque industrial do país.

A questão é muito mais profunda. Como vocês podem exigir políticos melhores sendo que todos aqui querem dar um jeito de comprar um produto e sonegar o imposto? Aliás, porque o brasileiro não gosta de pagar imposto? Sonegar imposto é crime.

Se você é pego no EUA tentando sonegar imposto toma uma traulitada da justiça que dá dó...


Abraço
Ricardo

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Ric_Rock_78
exemplo fail , a ferrari não concorre com o uno , uma coisa não tem haver com a outra , quando falamos de instrumentos musicais estamos falando de impostos injustos ,pois a industria nacional não oferece o que a industria internacional oferece logo esses impostos não estão protegendo ninguém, não tem nada de antiético em procurar maneiras de sonegar esses impostos em especifico , afinal os fins para que esses impostos estão sendo cobrados que realmente são antieticos.

Guitar_Rock
Veterano
# ago/12
· votar


Ric_Rock_78
Lembrando que no EUA e em outros países com impostos baixos, nao é preciso sonegar (não estou dizendo que é certo), tendo em vista que os mesmos, são bem mais baixos.
Acho extremamente leviano e conformista esse pensamento de que os importados quebrariam a indústria nacional. Esse tipo de raciocínio alimenta a mediocridade atual da indústria brasileira, quando esta mesma, pede ajuda ao "papai" Estado, por não conseguir acompanhar a qualidade dos produtos importados.
Produtos importados de qualidade no país, com preços baixos, forçam as indústrias nacionais a investirem também nesse quesito. Pois cobrar por produtos de baixa qualidade o que é cobrado em mercadorias de alta qualidade, não é muito justo, não?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


Ric_Rock_78

É nossa herança de colonia para plantation de cana. O governo impões tributação absurda, nós tentamos esquivar, e assim segue o sistema. Claro que tem uma elite sendo privilegiada com tudo isso pois se não fosse assim já teriam feito uma reforma tributaria, como já se cogitou muito.
E ver seu $ desviado, agora mesmo esta acontecendo o julgamento do mensalão.

Drinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Drinho
· votar


Ric_Rock_78

amigo a questão vai muito além do imposto....

eu sou a favor de pagar imposto (se morasse em um país civilizado o que não é o caso)

a questão é o imposto exagerado pra quem é brasileiro, o abuso de certas empresas superfaturando, o povo analfabeto colocando no poder governo que não presta, funcionários públicos vagabundos e corruptos (não estou generalizando) e se eu ficar falando aqui vou terminar de escrever ano que vem.....

tem que pagar imposto sim mas isso vale pro cidadão do japão, dos estados unidos, da inglaterra e por aí vai... no nosso caso burlar não faz mal não, o dinheiro vai ser roubado mesmo... o jagunço compra um uno mile em 60 parcelas porque quer, se ninguem fizesse isso o uno mille estaria custando 6 mil reais e não 25, mas como eu falei se o crediario libera o idiota vai comprar e se o idiota compra por mais que se sufoque até as guelas pra pagar a prestação porque abaixar o preço?

rhoadsvsvai

faz bem meu velho... procura vazar daqui que esse buraco ninguém merece...

Drinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Drinho
· votar


Se você é pego no EUA tentando sonegar imposto toma uma traulitada da justiça que dá dó...

já fui pra lá 4 vezes, conheço várias cidades, conheci vários americanos e brasileiros residentes lá e te digo de coração, não há o menor motivo de eles pensarem em burlar imposto lá... o carro da faxineira é um mustang V8....

o cara que burla imposto lá reclama de barriga cheia e não faz a menor idéia do que é ser brasileiro sofredor hehehehe

Johnpdv
Veterano
# ago/12
· votar


Sonegar imposto é crime? Sim,é o que diz a lei. E desvio de verba pública é o que? Descaso com o povo é o que? Corrupção é o que? Eu cansei de viver na merda... e se preciso for, comprarei fora, e tentarei burlar o sitema sim. As vezes eu penso... sou condenado simplesmente por ter nascido nesse país de merda... onde fica a liberdade prevista na constituição? Onde fica os direitos humanos? Direitos humanos é o escambal, aqui se tem é direito a ficar calado e aceitar. Já basta dessa merda...

ariancarvalho
Veterano
# ago/12
· votar


Comprei um H&K Tubemeister 18 em portugal, 499 euros, gastei cerca de 1300 reais. No Brasil mais de 3mil paus.
É pra chorar, né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porquê é tão caro um instrumento no Brasil?