Porquê é tão caro um instrumento no Brasil?

Autor Mensagem
AloiS
Veterano
# mar/11
· votar


sem contar as peças que são um absurdo tbm

pulgadopc
Veterano
# mar/11
· votar


qual a moeda em portugal ?

Gibson Studio ( Portuga ) - 649
Gibson Studio ( Brasil ) - 6.335 reais .

pscb
Veterano
# mar/11
· votar


pulgadopc

Euro

rocknroll1234
Veterano
# mar/11 · Editado por: rocknroll1234
· votar


1 euros =+ou- 3 reais

pscb
Veterano
# mar/11
· votar


rocknroll1234
1 euros =+ou- 3 reais

O euro está em torno de R$2,30.

lehnox
Veterano
# mar/11
· votar


Não é absurdo a galera achar que é por causa dos impostos de importação. No fim das contas é. Só que isso vai muito mais fundo.
A importação é cara pq o custo de se produzir no Brasil é alto.
E pq o custo de se produzir no Brasil é alto?
Existem diversos motivos, como os próprios impostos internos, as contribuições sociais que cabe às empresas por cada funcionário contratado e até mesmo a proteção às indústrias nacionais, que as induzem a serem ineficientes.
Mas antes que alguém pense que defendo o estado mínimo, achando que devemos então diminuir os impostos, acabar com as contribuições sociais, enfim....
Pense que em países como os EUA algumas coisas que existem aqui não existem.... 13o salário, fundo de garantia, saúde pública, etc... Isso tudo influi no custo de se produzir no Brasil.
Eu, igualmente a vcs, gostaria mto de comprar uma gibson por 2000 reais, gostaria mesmo, mas prefiro ter um estado que exista para realmente me fornecer serviços, ou seja existe para o cidadão (falo do modelo, não da aplicação dele. se esses serviços funcionam é uma outra história diferente e acho que todo mundo tem razão de achar que pagamos impostos de mais para o que recebemos. Não nós que temos condição de pagar impostos, mas para aqueles que não têm) do que viver num país onde o governo existe para as empresas.

Bom de qualquer forma o debate sobre isso está longe de ser simples. Só quis mostrar pra a galera aqui como as coisas estão ligadas ao que agente (ou nossos pais) recebe(m) no final das contas.

Palavra de economista (sei que não vale mta coisa....:P)

Abs

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


O pior não é sermos roubados pelos impostos, mas não recebermos em nosso benefício em troca..

rocknroll1234
Veterano
# mar/11
· votar


pscb

O euro está em torno de R$2,30.

o que torna o preço mais roubo ainda!

edurodox
Veterano
# mar/11
· votar


Na minha opinião é humilhante vc trabalhar e não poder se quer sonhar com um perdaço de madeira com 6 fios de aço...parece algo simples...quando se fala dessa forma mais sabemos que não é...deve haver união entre os musicos só assim, talvez, possamos
triblar parte da situação...

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# mar/11
· votar


Pq brasileiro é conformado em pagar caro, ou seja, burro.

Só ver os carros do Brasil. Só tem lixo.

rocknroll1234
Veterano
# mar/11 · Editado por: rocknroll1234
· votar


Rodrigo Torresmo Takahara
Pq brasileiro é conformado em pagar caro, ou seja, burro.

Só ver os carros do Brasil. Só tem lixo.



nisso eu concordo,tanto que a porcaria do governo até reduziu o IPI dessas porcarias na epoca da crise.

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


fonte: Super Interessante - Dez/2010

Por que tudo custa mais caro no Brasil

Nossos preços estão entre os mais altos do mundo. Pagamos 3, 4 vezes mais por qualquer coisa. Mas o maior problema é outro: muita gente adora isso

É tanta muamba que o português dos vendedores de shopping da Flórida está mais afiado do que nunca. Os brasileiros são os turistas que mais compram nos EUA: US$ 4,8 mil por pessoa, à frente dos japoneses.

Nossos gastos no exterior em 2010 tinham passado de US$ 11 bilhões até setembro, um recorde. Agências de turismo já oferecem pacotes sem parques de diversão no roteiro, só com traslados para grandes shoppings e outlets.

Estamos virando um país de contrabandistas. Natural. Veja o caso do iPad. Aqui, nos EUA ou na Europa, ele é importado. Vem da China. Em tese, deveria custar quase igual em todos os países, já que o frete sempre dá mais ou menos a mesma coisa. Mas não. A versão básica custa R$ 800 nos EUA. Aqui a previsão é que ele saia por R$ 1 800. No resto do mundo desenvolvido é raro o iPad passar de R$ 1 000. E isso vale para qualquer coisa. Numa viagem aos EUA dá para comprar um notebook que aqui custa R$ 5 500 por R$ 2 300. Ou um videogame de R$ 500 que bate em R$ 2 mil nos supermercados daqui. E os carros, então? Um Corolla zero custa R$ 28 mil. Reais. Aqui, sai por mais de R$ 60 mil. E ele é tão nacional nos EUA quanto no Brasil. A Toyota fabrica o carro nos dois países.

Por que tanta diferença? Primeiro, os impostos. Quase metade do valor de um carro (40%) vai para o governo na forma de tributos. Nos EUA são 20%. Na China também. Na Argentina, 24%. O padrão se repete com os outros produtos. E haja tributo. Enquanto o padrão global é ter um imposto específico para o consumo, aqui são 6 - IPI, ICMS, ISS, Cide, IOF, Cofins. Ufa. Essa confusão abre alas para uma sandice que outros países evitam: a cobrança de impostos em cascata. O ICMS, por exemplo, incide sobre o Cofins e o PIS. Ou seja: você paga imposto sobre imposto que já tinha sido pago lá atrás. Tudo fica mais caro. E quando você soma isso ao fato de que não, não somos um país rico, o vexame é maior ainda. Levando em conta o salário médio nas metrópoles e o preço das coisas, um sujeito de Nova York precisa trabalhar 9 horas para comprar um iPod Nano (R$ 256 lá). Nas maiores capitais do Brasil, um Nano vale 7 dias de trabalho do cidadão médio (R$ 549).

A bagunça tributária do Brasil não é novidade. A diferença é que os efeitos dela ficam mais claros agora, já que existem mais produtos globalizados (Corolla, iPad...) e o real valorizado aumenta o nosso poder de compra lá fora (quando a nossa moeda não valia nada, antes de 1994, era como se vivêssemos em outra galáxia - não dava para fazer comparações).

Mas sozinho o imposto não explica tudo. Outra razão importante para a disparidade de preços é a busca por status. Mercado de luxo existe desde o Egito antigo. Mas no nosso caso virou aberração. Tênis e roupas de marcas populares lá fora são artigos finos nos shoppings daqui, já que a mesma calça que custa R$ 150 lá fora sai por R$ 600 no Brasil. O Smart é um carrinho de molecada na Europa, um popular. Aqui virou um Rolex motorizado - um jeito de mostrar que você tem R$ 60 mil sobrando. O irônico é que o preço alto vira uma razão para consumir a coisa. Às vezes, a única razão. Como realmente estamos ficando mais ricos (a renda per capita cresceu 20% acima da inflação nos últimos 10 anos), a demanda por produtos de preços irreais continua forte. Os lucros que o comércio tem com eles também. E as compras lá fora idem.

O resultado mais sombrio disso é o que os economistas chamam de doença holandesa: o país enriquece vendendo matéria-prima e deixa de fabricar itens sofisticados - importa tudo (ou vai passar o feriado em Miami e volta carregado). Por isso mesmo o governo reclama da desvalorização excessiva do dólar e do euro, que deixa tudo ainda mais barato lá fora. Aí não há indústria que aguente.

Mas tem um outro lado aí. "É interessante ver que parte da indústria importa bens intermediários, que são usados para fazer outros produtos. E agora eles serão mais baratos. Então o câmbio apreciado pode ser bom", diz o economista Carlos Eduardo Gonçalves, da USP.

O governo também tem agido contra o mal do câmbio. Em agosto, cortou várias taxas de máquinas industriais e zerou os impostos para a fabricação de aviões. Outros 116 bens da indústria de autopeças que não têm similar nacional tiveram seu imposto de importação praticamente zerado. Já é um começo. Esperamos que, em breve, passar 9 horas no avião para comprar um laptop possa deixar de fazer sentido. Porque é bizonho.

____________________________


Quer pagar quanto?

Preços de alguns produtos no Brasil e nos EUA, em reais:

Hyundai Veracruz
EUA - R$ 48 mil
Brasil - R$ 150 mil

Playstation 3
EUA - R$ 500
Brasil - R$ 1 999

Perfume CK One 200 ml
EUA - R$ 50
Brasil - R$ 299

Carrinho de bebê Chicco
EUA - R$ 500
Brasil - R$ 1 849

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia

Falou tudo!


OU SEJA: de que vale aumentar o salário mínimo se no BR quem ganha tal valor não tem o menor poder aquisitivo???

Badico
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia

Ótima materia da Super Interessante

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# mar/11
· votar


Igual Whisky, vc paga R$35,00 num litro de Jack Daniels em qualquer FreeShop, em supermercado custa R$100,00, e ainda tem que ficar ouvindo que vc toma whisky falso.

Com brasileiro é burro.

GabrielRocha
Veterano
# mar/11 · Editado por: GabrielRocha
· votar


Agora nós temos que reclamar e exigir os nossos direitos pois pode ver nós pagamos impostos e todo esse dinheiro vai para a por... do bolsa familia e derivados que paga a conta de um monte de pessoa que não estuda e nen quer nada da vida...

Alem da gente se matar de estudar pra depois pagar imposto pro governo poder sustentar um monte de ameba que não quer nada da vida e ganha um monte de coisa e ainda ficam reclamando do que ganham...

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# mar/11
· votar


GabrielRocha
Garanto que o dinheiro que é aplicado na miséria do Brasil é menor que o dinheiro que vai desviado para o bolsos dos políticos atraves de obras, como Rodoanel, etc. E para mim politica não é trabalho. Vc pagar um idiota que nada irá fazer a favor de você, só querem te foder ainda mais para encher mais os bolsos.

Só ira melhorar quando jogarem uma bomba em Brasilia e matar todos. Só com renovação, sem medalhões, tipo Sarney, e nenhum idiota seguidor de principios mediocres como tal.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/11
· votar


É a velha política do 1/3.
A guitarra custa 1/3, a outra parte é imposto e a outra parte é o lucro da cadeia de revendedores.
+ ou - assim, vc compra uma guitarra, paga uma pro governo e outra de lucro. Tudo é assim no Brasil.

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11
· votar


Porque Meu Deeeeus?
Porque Eu fui nascer no Brasil????
Porqueeeeeeee??????

edurodox
Veterano
# mar/11 · Editado por: edurodox
· votar


Vixi ja percebeí que a moçada aí ta de olho aberto..morei nos EUA por 2 anos... sempre fui fã dos engenheiros por isso lá comprei uma steinberger...era um sonho. Vendi ela pois não conseguia encontrar cordas double ball no Brasil...e o kra me disse que se fosse importar sairia caro demais...é isso que ainda chateia nem aquilo que vc conquista fora pode usufruir direito...

MMJr
Veterano
# mar/11 · Editado por: MMJr
· votar


As "Importadoras" tambem tem culpa no cartorio....

Importadoras = Picaretas, Atravessadores e Mercenarios..
E o pior de tudo: Legais.

Os caras tabelam o preco da maneira que bem entenderem....

Valeu...

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# mar/11
· votar


edurodox
Se quisesse cordas double ball eu conseguiria. A Dadario fabrica.

edurodox
Veterano
# mar/11 · Editado por: edurodox
· votar


vlw torresmo....rsrsrrs mais aquilo era outro mundo..o tempo vôa..me disseram isso na época mais eles não tinham....
O importante é tocar..heheheh seja o que for...agora que ter um bom instrumento conta e muito isso ninguém discute...vamos pedir ao sr.ministro da cultura, que eu nem faço idéia quem seja, pra dar uma ajuda a uma geração espetacular de musicos brasileiros..aqui fora somos muito respeitados...tonante jamais. O bicho agora é Golden pra cima...

Valter Bergamo
Veterano
# mar/11
· votar


edurodox

Posso dizer alguns dos motivos, o maior deles o importo e taxas.
Sou luthier da Nesher Instrumentos, temos a linha NSH de instrumentos.

Todo mes tem contabilidade pra pagar, que nao é barato, impostos, ainda que nos pagamos pouco pois temos uma micro empresa, sao apenas 2,5% sobre venda de produto e 6% sobre serviço.

Qdo fabricamos um instrumento, temos que pegar com importadoras ou distribuidoras as peças que pagam todo o imposto de importação e tem que repassar aos lojistas isso, mais a margem, que gira entorno de 30% a 40%.

Dai somando os impostos de peças, taxas sobre cortes de madeiras, mais custos operacionais, etc. Tudo que se produz no Brasil é caro.

Sherlock
Veterano
# abr/11
· votar


Pense que em países como os EUA algumas coisas que existem aqui não existem.... 13o salário, fundo de garantia, saúde pública, etc.

Caro Lehnox, o 13 salario é uma enganação, vou t explicar pq, quantas semana tem 1 ano? Acho q muita gente diria 48, pois 1 mes tem 4 semanas x 12 da 48, mas está errado, 1 ano tem 52 semanas, entao vamos fazer o calculo, vc recebe R$ 1000,00 reais por mes, final do ano vc terá R$ 12.000,00, com 13 salario vc terá R$ 13.000, agora digamos q ao inves de vc receber por mês, vc receba R$ 250 reais por semana, q daria R$ 1000,00 a cada 4 semanas, seria R$ 250,00 x 52 semanas, vc no final do ano teria R$ 13.000,00 sem o 13 salario, entao o 13 salario é mais um engana trouxa.

Agora falando de guitarras, pessoas como eu q não temos condiçao de comprar uma Gibson, (R$10.000,00 eu dou entrada num carro do ano, ou compro um Palio ou Gol 99/00 ao inves de comprar uma guitarra q se paga mais da metade do preço pelo no head) temos q apelar aos luthiers para fazerem guitarras pra nos, ai temos outro problema, o luthier vai te cobrar R$ 6.500 a R$ 7.000 pra fazer uma guitarra pra vc, q se um dia for vende-la nao arruma nela R$ 1.500,00, acho q tb nao precisavam cobrar tanto.

LipeGuitarrero
Veterano
# abr/11
· votar


Sherlock

Caro Lehnox, o 13 salario é uma enganação, vou t explicar pq, quantas semana tem 1 ano? Acho q muita gente diria 48, pois 1 mes tem 4 semanas x 12 da 48, mas está errado, 1 ano tem 52 semanas, entao vamos fazer o calculo, vc recebe R$ 1000,00 reais por mes, final do ano vc terá R$ 12.000,00, com 13 salario vc terá R$ 13.000, agora digamos q ao inves de vc receber por mês, vc receba R$ 250 reais por semana, q daria R$ 1000,00 a cada 4 semanas, seria R$ 250,00 x 52 semanas, vc no final do ano teria R$ 13.000,00 sem o 13 salario, entao o 13 salario é mais um engana trouxa.

E tem gente que ainda acha que o 13º é um milagre divino kkkkk.
Ja tava ligado disso, ja falei pra varias pessoas, mais elas nunca concordam. O povo brasileiro é burro mesmo, salva-se 1% e olhe la.

Ivan C.
Veterano
# abr/11
· votar


"Agora falando de guitarras, pessoas como eu q não temos condiçao de comprar uma Gibson, (R$10.000,00 eu dou entrada num carro do ano, ou compro um Palio ou Gol 99/00 ao inves de comprar uma guitarra q se paga mais da metade do preço pelo no head) temos q apelar aos luthiers para fazerem guitarras pra nos, ai temos outro problema, o luthier vai te cobrar R$ 6.500 a R$ 7.000 pra fazer uma guitarra pra vc, q se um dia for vende-la nao arruma nela R$ 1.500,00, acho q tb nao precisavam cobrar tanto."

Mas aí cara, eu vejo assim, quando tu manda fazer uma guitarra em luthier, é porque é do jeito que você quer. Madeiras, caps, tudo. Ou seja, é uma guitarra pro resto da vida, não tem que ter preocupação em vender.


LucasBM
Veterano
# abr/11
· votar


Sherlock
Você upou um tópico de mais de um mês pra falar isso ? :S

Sherlock
Veterano
# abr/11
· votar


Sherlock
Você upou um tópico de mais de um mês pra falar isso ? :S

Pq? qual o problema? Eu vi o tópico agora. Pior vc perder seu tempo pra escrever isso q escreveu.

Sherlock
Veterano
# abr/11
· votar


Mas aí cara, eu vejo assim, quando tu manda fazer uma guitarra em luthier, é porque é do jeito que você quer. Madeiras, caps, tudo. Ou seja, é uma guitarra pro resto da vida, não tem que ter preocupação em vender.

Até entendo q é uma guitarra pra vida toda, mas tb não precisava cobrar isso td, eu consultei uns luthiers daqui e me cobraram esse preço já com as peças e tal, ai eu disse, vamos fazer o seguinte então, eu compro as peça e pago pra colocarem, ai vc tira o preço das peças do valor q vc me cobrou, a maioria disse, nao trabalho assim, entao minha conclusao, eles querem ganhar na madeira, mao de obra, colocaçao das peças e ainda no preço das peças.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porquê é tão caro um instrumento no Brasil?