【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


John Urban
Valeu!

_axl_
Veterano
# out/11
· votar


Bom dia amigos, tenho uma Tagima E-2 e nesse final de ano vou dar um upgrade nela, vou trocar a ponte e as tarraxas e colocar umas Gotoh, e também quero trocar os captadores, mais estou em duvida, preciso tocar musicas no estilo hard rock e heavy metal.. Metallica, Guns n' Roses, etc... e estou em duvida sobre quais captadores colocar.. estava pensando em EMG's 81 e 60, ou 81 e 85 , mais alguns me disseram para colocar Seymour duncan mais não especificaram qual.. o que vocês acham? Help Please ;D

felipebarile
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola


ALÉM DO AFINADOR BOSS TU 12 EX, TEM UM AFINADOR BOM COM UM CUSTO MAIS BAIXO!

OBRIGADO BERTOLA

jeffangel
Veterano
# out/11
· votar


amigos, por favor me ajudem.. no aspecto visual, qual as diferenças entre uma jem7v e uma Rg qualquer da ibanez com escudo por exemplo a DX350.... em medidas e expessuras tambem quero saber qual a diferença entre uma boa ponte japonesa que vem nas fuji mil novecentos e bolinha e nas gotoh de hoje?

jeffangel
Veterano
# out/11
· votar


_axl_ amigo o lance de indicar seymor eh que assim tem muita coisa la saca?? entao vc tem que ir la no site e especificar seu som nas caracteristicas dos caps mas o lance legal eh vc saber que os emg sao otimos ativos e que os seymour e dimarsios sao os caras no passivo e vai do gosto de cada cara saca??

pra vc que vai de um hard ao heavy eh legal uma saida media alta.. as frequencias fica a seu criterio mas entra la e sirva-se he he he

http://www.seymourduncan.com/ avontade

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


_axl_
Eu instalaria os SD's SH-2 e SH-4.
felipebarile
O da Giannini Axxcess.
Abçs

Memphis Sunburst
Veterano
# out/11
· votar


Caro Felipe Barile, eu tb sou novato e costumo dizer que sou apenas aspirante a iniciante em guitarra... mas comprei um afinador super barato da groovin... além de afinador é metrônomo e captador... vale a pena +- R$ 40,00.

Memphis Sunburst
Veterano
# out/11
· votar


felipebarile
ALÉM DO AFINADOR BOSS TU 12 EX, TEM UM AFINADOR BOM COM UM CUSTO MAIS BAIXO!
Caro Felipe Barile, eu tb sou novato e costumo dizer que sou apenas aspirante a iniciante em guitarra... mas comprei um afinador super barato da groovin... além de afinador é metrônomo e captador... vale a pena +- R$ 40,00.

felipebarile
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

obrigado mais uma vez!

Memphis Sunburst

Valeu amigão pela dica!

EddieVanHalen
Veterano
# out/11
· votar


Caro Bertola

Antes de tudo queria mandar um grande abraço a voce por estar sempre aqui tirando a duvida da galera.

Tenho 2 perguntas.

Existe alguma diferença entre a guitarra CORT(alem do floy rose)?

Guitarra Cort X6 - C/ floyd rose e a
Guitarra Cort X2 Lh

A outra pergunta é sobre um baixo que meu amigo esta afim de comprar, gostaria de saber se voce recomendaria.

Baixo Eagle Jazz Bass 006 Lh

Mais uma vez agradeço por tirar minhas duvidas

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


EddieVanHalen
A X6 tem um capt single no meio, além da ponte tipo FR.
Esse Eagle não é ruim não, mas eu preferiria o Tagima JB-4 ou TP-4.
Abç

Memphis Sunburst
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Primeiro, me desculpe pelo tamanho do post.

Eu estava com uma Memphis mg 22 da Tagima, mas, mesmo sendo aspirante a iniciante, estava insatisfeito com os ruídos dela por ter captação muito fraca. Testei a MG32T (com afinador embutido). Gostei. Não apresenta interferências com o pedal over drive.
andei ela para um Luthier. Ele me disse que eu poderia melhorar a captação colocando um HSS, e para não perder a qualidade do som strato (curto muito tb), colocaria um botão que esqueci o nome para destivar o H transformando em S novamente.
Gostaria de saber se isto me faria perder a qualidade de som que encontrei na MG32T ou se irá apenas agregar valores. Ele disse que tenho madeiramento que compensa investir nela para ir tirando sons melhores até aumentar o meu nível. O que vc acha?

EddieVanHalen
Veterano
# out/11
· votar


Caro Bertola

Valeu por esclarecer minhas duvidas. Claro que voce ja deve ter percebido que todas minhas duvidas sao sobre marcas de guitarra. Depois que descobri que minha guitarra era de compensando nunca mais confiei em nenhuma guitarra.

Entao aqui vai novamente.

As guitarras Golden Modelo Les Paul sao de boa qualidade? A maceira é boa?

Mais uma vez agradeço pela paciencia pra responder todas minhas perguntas. Abraço

Diecx
Veterano
# out/11
· votar


Opa, são três dúvidas, obrigado desde já.

Minha primeira dúvida não é exatamente sobre guitarra em si, e sim sobre baixo, mas envolve totalmente a parte de luthier, por isso achei que vocês possam saber a resposta.

Eu curti bastante esse baixo, mais o desenho dele em si: http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-13311-contra_bai xo_fender_squier_0328800_vintage_modified_jaguar_bass_spl_short_scale_ 4_cordas_passivo__si

A minha dúvida é referente a modificações que eu posso fazer nele, eu gostaria de saber se o que eu quero fazer é possível sem que seja preciso muita mão de obra do luthier (tipo cortar partes de coisas, etc).

1º - Tirar esse escudo e colocar um estilo do Jazz Bass normal da fender, esse baixo é muito bonito, mas esse escudo quebra ele (escudo = pickguard, não lembro o nome).
2º - Trocar esses dois captadores padrão nele por um seymors duncan SJB-2B e SJB-1N
3º - Colocar uma ponte gotoh, trastes prateados e outras tarraxas.

Também queria saber se levando em consideração que eu iria gastar quase 900 nele sem as alterações, seria mais barato eu simplesmente pedir a um luthier pra fazer um com o design já do jazz bass da fender e as mesmas caracteristicas de pintura dele?

A segunda dúvida já é referente a guitarra.
Eu tava de olho numa guitarra da cort, com design de les paul sunburst que eu adorei, A Cort CR 100, ela tá +- 700 na BarraMusic, agora eu que alguém aqui no fórum tinha escrito uma vez que era melhor pegar ou o modelo CR 280 ou o CR 250 por causa do braço colado (no CR 280 tem algumas qualidades a mais, mas no CR 250 a única diferença é o braço colado e algumas coisas mais), queria saber se só o braço ser colado na guitarra faz essa diferença toda, se realmente melhora muito o som ou o que melhora.

A terceira dúvida é referente a outra guitarra estilo Les Paul, essa: http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-9235-guitarra_ep iphone_les_paul_special_ii__branca
Por ela ser branca meu maior medo é que ela fique amarelada, e eu realmente não sou fã de estilo de pintura vintage (ao contrário do som), e eu li que algumas empresas passam algum tipo de tinta especial pra que não amarele e tal, e se tratando de uma epiphone, gostaria de saber se vocês têm alguma informação sobre essa parte das epiphones.

Hammer
Veterano
# out/11
· votar


Bertola Saberia me informar os valores utilizados nos potenciometros de uma fender stratocaster vintage 57 ( todos os três potenciometros são de 250k ?) e todos os três são lineares ou tem algum logaritimico? Outra o capacitor de 1 uf utilizado é cerâmico ou de poliester? Grato + uma vez.

lennon_foda
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola,Tenho um blog,e estou fazendo uma aula de como montar uma fuzz face,e gostaria de usar como exemplo o Mini fuzz do bertola e o Super fuzz do bertola...o senhor me autoriza? colocarei os creditos do projeto.Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Memphis Sunburst
Acho uma boa idéia, desde que vc troque os captadores originais para os Sound Malagoli Traditional.
EddieVanHalen
As guitarras Golden Modelo Les Paul sao de boa qualidade? A maceira é boa?
Se forem as atuais, sim; são boas guitarras. Eu já trabalhei em várias delas.
Diecx
1º - Tirar esse escudo e colocar um estilo do Jazz Bass normal da fender
Não.
2º - Trocar esses dois captadores padrão nele por um seymors duncan SJB-2B e SJB-1N
Sim, mas não há necessidade.
3º - Colocar uma ponte gotoh, trastes prateados e outras tarraxas.
Pra que? Também não tem necessidade.
Também queria saber se levando em consideração que eu iria gastar quase 900 nele sem as alterações, seria mais barato eu simplesmente pedir a um luthier pra fazer um com o design já do jazz bass da fender e as mesmas caracteristicas de pintura dele?
Não.
se só o braço ser colado na guitarra faz essa diferença toda, se realmente melhora muito o som ou o que melhora.
Faz diferença sim.
A terceira dúvida é referente a outra guitarra estilo Les Paul, essa:
Fuja dessa guitarra. é péssima, cara, e de compensado.
Hammer
Todos são de 250K, e vc pode instalar todos logarítmicos (250A). O capacitor é cerâmico, de 0.047 ou 0.022uF.
lennon_foda
Autorizo com prazer.
Não esqueça de colocar CLARAMENTE que meus projetos são para uso exclusivamente pessoal e educativo, JAMAIS para fins comerciais.
Abçs

lennon_foda
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado Mestre!...Não esquecerei...

tiago_hz
Veterano
# out/11
· votar


Se eu fizer corpo jag-stang em basswood, braço em maple , escala em maple, captadores cabrera =P, tuners gotoh, quanto sairia + ou -?

Obrigado

tiago_hz
Veterano
# out/11
· votar


Se eu fizer corpo jag-stang em basswood, braço em maple , escala em maple, captadores malagoli, tuners gotoh, quanto sairia + ou -?

tiago_hz
Veterano
# out/11
· votar


ops, mas malz por apertar duas vezes, aki tava não tava aparecendo =/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


tiago_hz
Não sei.
Abç

Diecx
Veterano
# out/11
· votar


Massa, vlw.

Outra pergunta que eu tinha esquecido. Eu tenho uma mg32 aqui memphis tagima, que foi minha primeira guitarra e tal. Eu não quero jogar fora e acho que ela tem um som brilhante muito bom mesmo com os captadores que vinheram nela, por isso tô querendo dar um "extreme makeover" nela. Trocar captadores (pelos fender 57/62), ponte por um decente e basicamente o resto todo. Vale a pena? Digo, como eu vou comprar as coisas fora vai sair bem barato, não vai sair mais que 300 reais, minha dúvida é mais pra vale a pena eu dar esse up numa guitarra que foi feita pra iniciantes? A madeira dela é boa e tals?

tiago_hz
Veterano
# out/11 · Editado por: tiago_hz
· votar


Sairía por menos de 2000 reais?

Edit: Você poderia me indicar algum luthier que eu possa conversar por email?

Obg

Prof_Guita
Veterano
# out/11
· votar


gostaria de saber qual tipo de verniz é usado no braço das fenders vintages, como se chega naquela coloração mais escura? abç

EddieVanHalen
Veterano
# out/11
· votar


Valeu Bertola, voce é o cara, agradeço por tirar minha duvida mais uma vez.

Abraço, Julio

sinaldo
Veterano
# out/11 · Editado por: sinaldo
· votar


obrigado

nextopan
Veterano
# out/11 · Editado por: nextopan
· votar


Queria uma boa guitarra, pra ir melhorando quando o dinheiro der e usar pro resto da vida mesmo. Toco desde Red Hot até Metallica e tenho 1500 pra gastar, nada mais. Já existem guitarras Telecaster ou Stratos que venham com 22 trastes E captadores stack de boa qualidade? De preferência de saída média pra cima. Caso não tenha uma dessas com material decente, aceito outras sugestões, não tenho preferência por modelos, só não curto muito SG. Uma les paul ou uma super strato, se possível. Nada de floyd. Muito obrigado =).

PS: ah, se tiverem guitarras só com 2 humbuckers que podem ser splitados, aceito também, 3 captadores atrapalham minha palhetada...

victorleon
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então Bertola, eu vou comprar minha primeira guitarra, e queria um kit com Guita (de preferencia LP)+ amp + acessórios por no máximo R$900, e aí achei dois mto interessantes, um com uma Memphis MLP100 e outro com uma Shelter Nashville...

Eu vi aqui no fórum que a Shelter é melhor, porém as duas estão mais ou menos no mesmo preço, e o kit da Memphis é mais completo, e o amp que vem é bem melhor que o do kit da Shelter...

O que vc acha? A superioridade da Shelter é maior a ponto de compensar comprar o kit dela?Tem alguma outra guitarra na faixa de uns R$500 q vc acha q é melhor q essas?

Se precisar, ponho o link das duas ofertas

Desde já agradeço

mr.floyd
Veterano
# out/11
· votar


bertola
seguindo a saga de montar o seu pedal...




dessa VEZ deu certo, troquei o jack p4 e deu certo...

Masssss não ficou bem um fuzz, ficou mais um BOOST , que quando ativo ele aumenta o volume, e da tipo uma limpada nos chiados, ficou bem legal e vai me servir muito bem...ele é assim mesmo?

ai conferindo os componentes descobri que os resistores são de 1/2w ao invez de 1/4w sera isso que está influenciando muito?

outra duvida, se eu desligar a fonte dele parece não mudar nada... com a fonte ligada ou desliga parece ser a mesma coisa, porque será isso? é assim mesmo?

Quero agradecer bertola pelo ótimo projeto do pedal, com eles estou aprendendo muito..

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji