【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


mr.floyd
Reveja as ligações da DPDT e do diodo.
Abç

mr.floyd
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vou tentar aqui...tomara que dê certo hehehe


VALEU Bertola!

OsmarRubens
Veterano
# out/11
· votar


Bertola,

Ja trablhou com aluga guitarra que estivesse equipada com as pontes StepMax??
Se não, seegue o site: StepMax

O que acha dessas pontes??Aconselha ou reprova??

Att. Osmar

guizimm
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
usar suporte de parece sem apoiar q guitarra em baixo pode acarretar algum problema no braço ou em alguma outra coisa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


OsmarRubens
Não conheço...
guizimm
Não.
Abçs

emachado
Veterano
# out/11
· votar


Bertola

Em termos de timbre e propriedades diversas (dureza, propagação sonora, durabilidade...) qual a madeira que mais se aproxima do jacarandá da Bahia?

É o roxinho?

MR__Bruno
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ola Bertola, Mais uma vez aqui agora pra tirar uma duvida sobre violao.
Qual violao de aço, voce me recomendaria com ateh 400R$ ? lembrando que eu preciso de um violao que de pra tocar com amplificador, mas que tenha um Bom som desplugado tbm, para que eu possa ter um bom volume com ele, quando eu for tocar em escola, cons amigos etc. Obrigado.

Abc

Jose_Sarney666
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Oi, minha guitarra epiphone g-400 começou a ter chiados, eu sei que é dela porque outras guitarras não tem esse problema quando ligadas no meu amp com meu cabo.

O chiado é constante, não tão alto que sobressaia o som mas também não tão baixo que possa ser ignorado, e mesmo quando estou segurando as cordas ele continua.

O que pode ser ? Blindagem, parte elétrica, jack ? O grande problema agora, quando deve custar pra resolver isso, pelo menos na pior das hipóteses ?

Obrigado

pacificguitar
Veterano
# out/11
· votar


Olá Maurício,

tem muitos tópicos sobre madeiras, muitas certezas ilusórias, e eu gostaria de confirmar, o cedro, é mais grave que o maple, e o ébano é uma madeira dura de característica aguda, contrariando o que se espera pela sua tonalidade escura, não é?

Klismar
Veterano
# out/11
· votar


Bom dia, Mauricio

Gostaria de tirar uma dúvida contigo.
Tenho uma Washburn Lyon (é rs...) que não irei me disfazer dela porque é um presente de um amigo que já não está mais entre nós, logo é um equipamento com uma história da qual não pretendo me desfazer. Tenho uma SX Les Paul que é minha guitarra principal e há algum tempo atrás tinha uma Shelter Strato que vendi para comprar a SX. A minha pergunta é: Qual ponte e tarraxas são indicadas colocar na Lyon, visto que a manterei como uma guitarra "reserva". E sobre a captação, ouvi dizer que o ferrugem nos polos não devem ser limpos pois melhora o timbre da guitarra. Gostaria de saber se isso é verdade. Valeu.

Angus Young 666
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ola Mauricio, Eu tenho uma Epiphone SG G-400, e o captador da ponte não está funcionando, sempre que eu troco para ele nao sai nenhum som, mas o captador do braço funciona normalmente.Você pode me dizer se o problema é o captador ou a chave seletora?

jesuscristohumano
Veterano
# out/11 · Editado por: jesuscristohumano
· votar


Obrigado pelas informações Bertola.
Agora nova dúvida:

Minha Guita é HSH, com chave seletora de 5 posições, como só vou trocar os hambucking queria deixar o velho single isolado na última posição da chave e defasar um dos outros pra compensar.
Então é possível fazer ligações desse tipo:

1 - cap hambucking da ponte
2 - cap hambucking do braço
3 - cap hambucking ponte + cap hambucking do braço
4 - cap hambucking defasado ou ligado em paralelo
5 - single coil

E nesse caso o wue seria mais indicado:
Ligar um dos H em paralelo ou defasar?
E qual dos dois hambuckings seria o mais indicado para ser defasado ou ligado em paralelo? Na Ponte é um Traditional HB PRO e no braço é Traditional HB.


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


emachado
Braúna.
Roxinho é mais densa e dura, assim como o ipê e o pau-ferro.
MR__Bruno
Essa é uma pergunta difícil de responder, e não há outra maneira a não ser testando nas lojas. Violões tem ainda mais ddiferenças do que guitarras.
Jose_Sarney666
O que pode ser ? Blindagem, parte elétrica, jack ?
Pode ser tudo isso e mais um monte de coisas, como a rêde elétrica de sua casa, interferências, cabo estragado, etc, etc.
Leve-a a seu luthier.
pacificguitar
Cara, bôrdo (maple) pé uma madeira de alta densidade e dureza e de alta velocidade de propagação, e isso proporciona uma tonalidade aguda, assim como qualquer madeira tonal com características semelhantes, não importa a côr dela.
Klismar
No caso da ponte, não adianta trocar tudo pois como o corpo é de compensado a resposta será pífia; troque apenas os rastilhos e as molas. No caso das tarrachas, troque-as por esse modelo aqui:
http://store.guitarfetish.com/Nickel-Vintage-Fender-Style-MachinesPres s-fit-Bushings_p_818.html
ouvi dizer que o ferrugem nos polos não devem ser limpos
Mito.
Angus Young 666
Só verificando mesmo. Mas, se o captador não sofreu nenhum dano ou foi manipulado erroneamente, certamente é a chave. Compre outra e leve para seu luthier instalar.
jesuscristohumano
Não no caso da opção 4.
Qualquer capt com 4 fios pode ser "splitado" ("defasado" é outra coisa), e o ideal para isso é usar chavinhas.
Abçs

Velvete
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

As entradas CD in de amplificadores servem para ligar o notebook com o som proveniente de uma VST (amplitube, guitar rig...etc)?

E pedais de guitarra?

PS: Quando ligo CD ou DVD nessa entrada no meu amp o volume, agudo, medio e grave "para" de funcionar.

Abraços

mr.floyd
Veterano
# out/11 · Editado por: mr.floyd
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola me da um força aqui hehehe

montei o seu pedal mini fuzz e deu errado achei que era apenas um capacitor ao contrario, troquei e não era...

fiz outra plaquinha, peguei os componentes novos, jacks, dpdt tudo novo para não correr riscos...
a plaquinha dessa vez ficou muito melhor, as soldas brilhando e redondinhas no tamanho certo, com os componentes do lado certo tbm, tbm refiz a ligação só que dessa vez usando esse tutorial http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=dpdtnoled

dessa vez testei tudo com multímetro

mais ainda não deu certo ¬¬"

acontece o seguinte, o pedal com a DPDT "desacionada" sai o som limpo NORMAL, quando aciono a DPDT, fica uma distorçãozinha bem leve mais MUITO baixa só da pra ouvir se eu colocar o amp quase no máximo, e mesmo assim não pega todas notas só as mais fortes mesmo..

vc tem uma ideia do que poderia ser?
to muito afim de montar o pedal mais não to conseguindo...

Obrigado!

Tensoohvisky
Veterano
# out/11 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


bertola, comprar um braço no mercado livre sai em media 400 R$, vc não acha melhor comprar uma guitarra barata pra tirar o braço? é claro que ele tera tensor...

EDIT

Vc tambem sabe me dizer se o tampo da clp2 é flamed maple? pq a minah eh uma golden e um tio meu trabalha com pintura de moveis caros e tem os esquemas de pintar, dae se for eu peço a ele o favor... '-'

Klismar
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado Bertola. Já irei encomendar os carrinhos e as tarraxas achei uma bem parecida com a que indicou. Como está há algum tempo parada vou ver como fica o som.Você acha que captadores da Kent Armstrong Hot Single 112 fazem bem o papel ? Abraços

Bruno HBR
Veterano
# out/11
· votar


Olá Bertola e todos do FCC, essa semana na falta do que fazer resolvi fazer uma Deforma na minha antiga guitarra crafter Junior, que seria tirar a tinta (preta) e deixar na madeira, rezando para que fosse uma madeira de boa aparência, tive algumas surpresas , a 1º que embaixo da tinta preta , tinha uma outra pintura no estilo sunburst, a 2º que gostei da aparência da madeira e a 3º que depois da trabalheira fui comprar os materias para dar o acabamento , achei quase tudo exceto as devidas lixas, resultado final um acabamento bem porco, mas de longe da para passar. hehe

Em fim depois da historia contada a minha pergunta: que madeira é essa???

http://img684.imageshack.us/img684/852/sam0195np.jpg

Jecht
Veterano
# out/11
· votar


Bertola, meu headstock tem as tarraxas dispostas na forma 4x2 e tô querendo trocá-las para gotoh com trava, essas serviriam?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Velvete
Cara, serve para ligar MP3, que tem equalização e volumes próprios. Nada mais.
mr.floyd
Cara, pode ser um monte de coisas... Porque vc não pede uma ajudinha básica de um técnico de eletrônica?
Tensoohvisky
Já ví por bem menos.....
Não, não é... "flamed maple" é apenas um tipo de bôrdo (maple), nada mais. E pintar não vai dar certo, pois o que se usa é um "decalque" ou "filme" que se aplica por cima da madeira para imitar os padrões de veios de certas madeiras...
Klismar
Sim.
Bruno HBR
Tá parecendo amieiro (alder), mas não há como afirmar nada peremptóriamente.
Jecht
Possivelmente não, pois essas tarrachas tem haste fina.
Abçs

Klismar
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado Bertola! Abraços

mr.floyd
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu!

John Urban
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia, Mauricio.
Vou pegar uma Condor LP DLX (já testou?), similar a Black Beauty.
Seguindo a linha do Custom Alnico HB para o braço e Custom Alnico HB HOT para a ponte, o que você indica para o captador do meio?

Ps.: O Marcelo, um rapaz de óculos, que tinha uma loja de instrumentos aí em Niterói e agora está em Cabo Frio, te mandou um abraço! Falei pra ele que ia levar a guitarra pra você mexer.

be5
Veterano
# out/11
· votar


Bertola, Seiji, Qualquer outro disposto a ajudar, como vão?!

Recentemente consegui uma ponte wilkinson que não sei o modelo, mais ela tem algumas partes com ferrugem, digamos que foi bem maltratada.

A ponte é realmente muito bom, e gostaria de reaproveitá-la, o que me aconselham para desenferrujar a coitadinha?! E se há mesmo esperança para a citada.

Desde já agradeço, um abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


John Urban
Outro Custom HB...
Manda um abração pro Marcelo!
be5
Cara, se for nos carrinhos, vc pode trocá-los...
Abçs

Tensoohvisky
Veterano
# out/11 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


Bertola, voce acha que se eu comprasse uma peça de compensado pra tentar fazer um corpo seria uma boa para aprender?
pensei em tentar fazer braços tambem, porque compensado é mto barato dae da pra comprar mutios e quando eu conseguir fazer direitinho... eu compro a madeira msm

edit

olha bertola, esses caps de alnico na arcano
Captadores
tem uma saida média, e o preço bom alem de ser em alnico...
o que acha?

felipebarile
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde bertola, sabes me dizer se tem muita diferença entre a Condor CLP1 e a CLP2?

muito obrigado!

John Urban
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-206407806-parte-eletrica-gibson -les-paul-original-com-shield-plate-_JM

O que seria esse shield plate? Vale a pena essa parte elétrica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Tensoohvisky
Acho melhor não...
Não conheço esses captadores aí não.
felipebarile
A diferença é pouca. A CLP1 é mais leve.
John Urban
Por esse preço absurdo? Não.
Abçs

John Urban
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado aí!
Vou falar com Marcelo que você deu um alô. ;-)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji