【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

AndreBatistaJoao
Sim, são.
Abç

Eliseu_Augusto
Veterano
# out/11
· votar

minha guitarra tem 1 single no braço, 1 single no meio e 1 humbucker na ponte. Se eu quiser trocar esse single do braço por um humbucker..tem como ? nesse caso eu teria que abrir um "buraco" na guitarra né? ou simplesmente eu não posso. se eu quiser trocar eu tenho que trocar por um do mesmo tamanho, tipo um Blade Pickups ou um Single melhor né?
Abração e obrigado desde já (:

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

Eliseu_Augusto
Instale um captdador tipo "stack" (vertical Hb).
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# out/11
· votar

Dizem nas lojas online que essa Stringberg é de nato...
na play tech nao fala mas no ML e em outras lojas sim dizem que é...
Não é pra mim é pra um amigo..
Posso confiar e comrpar o produto?

Chibatocaster
Veterano
# out/11
· votar

Bertola, splitar, ligar em paralelo, ligar fora de fase, quais os efeitos sonoros resultantes destas modificações? Pode-se fazer num mesmo cap split e ligação em série sem gambiarras? Obrigado Bertola!

Skydiver
Veterano
# out/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Fiquei com mais uma dúvida, pois andei pesquisando sobre esses HB PRO e nos Samples que eu ouvi eles soaram um tanto quanto vintage.
O problema é que eu não curto vintage, gosto de um som mais moderno mesmo xD
Ai vai a dúvida: com esses Caps o som irá ficar vintage?
Eu não me incomodo de ficar com um cap totalmente diferente do outro já que atualmente uso o do braço (que já vem na nashville) pra distorção e solo e deixo o outro cap pros cleans.
Nesse caso, continua a mesma sugestão?
Grato!

Chinaycustom
Veterano
# out/11
· votar

Pessoal, estou lendo bastante aqui, pesquisei e pesquisei muito sobre isso, mas não achei o que eu queria.

Há um tempo atrás tinha postado sobre qual guitarra ia comprar, agora juntei mais uma graninha e pretendo comprar na próxima semana.

Cort CR200 ou Cort CR250 ou Condor CLP II

Agradeço desde já! Um Aceno de longe o/'

Tensoohvisky
Veterano
# out/11
· votar

Chinaycustom
A Cort CR 250 é muito mais bonita em uqestao de acbamento que as duas... eu tenho uma clp2, não me arrependo de ter comprado , se aqui na minha cidade tivesse a cort eu ia de cort

tiago_hz
Veterano
# out/11
· votar

Quais captadores eu boto em uma guitarra modelo mustang, preciso de 2 em formato de single. Adoro tocar Nirvana e alguns sons pesados, e as vezes toco com som limpo. Qual são os melhores para min, que não fique muito caro?

Obg

emachado
Veterano
# out/11
· votar

Bertola

Em uma das respostas que você me deu sobre a garapa/amarelinho e sua utilização em luthieria você disse que ela deve ter muita sílica. De fato, após conseguir um trabalho bem detalhado sobre a análise de madeiras para instrumentos, me deparei com a informação de que ela contém "sílica e cristais".

Lá está indicado:
velocidade propagação 4163m/s
frequência natural 166,1 Hz
decaimento logaritmico 0,020

Minha dúvida é se por conter sílica e cristais isto é prejudicial para instrumentos sólidos e acústicos?

Vale a pena testá-la ou de antemão é perda de tempo?

Laranjeira
Veterano
# out/11
· votar

Olá Bertola.

Não sei se existe um nome certo para isso, não achei no Google. Quero raspar o corpo de minha guitarra, fazer tipo uma tatuagem nela. Então vou cavar um pouco, coisa de 1 milimetro, e depois passar verniz.

Já vi isso em uma guitarra e gostei do resultado. Mas como farei na minha, prefiro antes saber se existe recomendações e contraindicações.

Ajuda?

AndreBatistaJoao
Veterano
# out/11
· votar

Bertola

Qual tipo de upgrade você indicaria para uma Cort M600 ?

markoantoni-o
Veterano
# out/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

e aí Bertola, tudo bom cara?

então, preciso de uma ajuda sua, para polir uma guitarra, qual massa polidora de baixa abrasividade você pode me indicar? e da cera?

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

Tensoohvisky
Cara, eu não conheço essa guitarra...
Chibatocaster
"splitar" é eliminar uma bobina; o capt (HB) passa a funcionar como "single".
Ligar em paralelo um Hb de 4 fios é ligar as duas bobinas em paralelo, o som fica mais agudo, mais próximo do som de um "single-coil", mas sem o "hummer" de 60 Hz.
Ligar "fora-de-fase" um capt com outro é isso mesmo. Ao se acionar os dois o som fica "fino".
Skydiver
Cara, essa de som "vintage", eu não entendo.... Se vc ligar essa guitarra num pedal Boss Xtortion e num amp "high gain", o som vai ficar "vintage"?
Qualquer dúvida instale um Intruder na ponte... É porrada!
tiago_hz
Stellfners Neodymiuns.
emachado
Minha dúvida é se por conter sílica e cristais isto é prejudicial para instrumentos sólidos e acústicos?
Sim. A presença dessas substâncias absorve o som...
Laranjeira
O nome é "entalhe". Pode ser feito numa boa...
AndreBatistaJoao
Em princípio não tem necessidade. Concentre-se em extrair o máxximo das possibilidades de sua guitarra e equipamento.
markoantoni-o
Qualquer uma com essas carcterísticas....
Abçs

Skydiver
Veterano
# out/11
· votar

Cara, essa de som "vintage", eu não entendo.... Se vc ligar essa guitarra num pedal Boss Xtortion e num amp "high gain", o som vai ficar "vintage"?
Qualquer dúvida instale um Intruder na ponte... É porrada!

Verdade,por via das duvidas coloca um intruder na ponte e o hb no braço
Obrigado! Quando eu fizer as trocas crio um tópico xD

Eliseu_Augusto
Veterano
# out/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
flw brother. me ajudou muito ! hehe :)
Abç

Jean_Strato
Veterano
# out/11
· votar

Alguns parafusos do escudo da minha strato da Strinberg modelo EGS- 267 não apertam eu simplesmente fazendo força pra cima consigo erguer algumas partes do escudo. O que faço? tive esse problema com os parafusos das roldanas eles eram mai magros que o buraco então passei veda rosca e deu certo ficou firme mas com os parafusos do escudo não da mesmo passando o veda rosca o parafuso não se prende no buraco o que posso fazer ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

Jean_Strato
Corte um pequeno pedaço de palito de dentes, coloque cola de madeira no buraco e o palito e deixe secar. Reaparafuse.
Abç

sinaldo
Veterano
# out/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, porque os cubos para baixos são indicados para giutarra??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

sinaldo
Por serem mais resistentes, por possuírem uma resposta sonora mais "encorpada", por possuírem falantes maiores, etc...
Abç

sinaldo
Veterano
# out/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

indica um pedal equalizador para ser usado com o bx-100 (o qual pretendo comprar ) ou não há necessidade? caso sim, qual a marca do pedal?

bertola, na prática as pedaleiras alteram muito o timbre da guitarra e causam menos chiados que os pedais??

obrigado

Slash_1989
Veterano
# out/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
estou tendo uma certa dificuldade para executar uma pestana com todas as notas nitidas no meu violao... ja fiz o ajuste no tensor, as cordas estao relativamente baixas, mas ainda assim ou alguma nota sai abafada ou simplesmente nao sai.
nao consigo encontrar uma posição com o dedo indicador onde todas as cordas soem fluentemente, nem mesmo fazendo separado só a pestana, e nao creio que seja problema de pegada, ja que nao tenho problema com pestana em outros instrumentos.
haveria alguma regulagem para isso? abaixar mais as cordas, trocar os trastes ou ajustar o tensor?

martello01
Veterano
# out/11
· votar

Bertola , estou querendo comprar uma Cort x1 , só que surgiu uma duvida, eu vi tambem a Cort x6 , porém a diferença de preço é mais ou menos 250 reais. Por enquanto tenho condições apenas de comprar a x1, seria melhor comprar ela mesmo ou esperar um tempo e comprar a x6? ( tenho uma memphis mg-32 e toco mais ou menos a um ano e pouquinho). Se voce puder me dizer as principais diferenças entre as duas ( x1 e x6 ) eu agradeço. Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

sinaldo
Qualquer um...
Um bom e barato é o da Groovin.
Nem uma coisa nem outra. O inconveniente das pedaleiras é a programação, a equalização dos volumes dos "patches" e o fato delas soarem de um jeito num amp e de outro jeito em outro amp. Pedais não tem esses inconvenientes.
Slash_1989
Só verificando mesmo, mas, em princípio é questão de regulagem mesmo.
martello01
A diferença é que a X6 tem ponte tipo FR.
Abçs

sinaldo
Veterano
# out/11 · Editado por: sinaldo
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Me indica algum multiefeitos? simulador ? ou pela sua experiência vou de pedais mesmo?

acha que um amp de 40w da p ensair legal?

valeu bertola

Diego Amorim
Veterano
# out/11 · Editado por: Diego Amorim
· votar

Olá bertola, tenho umas dúvidas, e gostaria que você me esclarecesse.
Andei pesquisando bastantes modelos de Les Paul nesta última semana, pois estava querendo comprar. Encontrei a Shelter Les Paul Nashville, pelo que vi, é uma guitarra boa, e o preço para mim é ótimo, que sou estudante, e não posso desembolsar muito.Queria saber se realmente é uma boa guitarra, se pelo preço dela vale a pena, ou se na mesma faixa de preço haveriam outras melhores?. A longo prazo teria que mudar algo nela? Ou agora de cara mesmo? O link do anúncio é esse, pode facilitar: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204434367-guitarra-shelter-les- paul-nashville-300-nfgarantia-correia-_JM.
Queria saber que encordoamento também cairia bem pra essa guita.
Sei que ao comprar uma guitarra, tenho de levá-la a um bom luthier para fazer a regulagem, porém não conheço nenhum de confiança aqui na Barra, e queria que você me recomendasse um.
Também vi ums amplificadores, e pelo preço, avaliações e tal, acho que esse vai me ajudar: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207612492-amplificador-cubo-p-g uitarra-peavey-rage-158-15w-palhetas-_JM. Ou este aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203870021-amplificador-p-guitar ra-onerr-block-20fx-plus-_JM. São bons amplificadores? Eu toco em casa mesmo só pra praticar, gosto de tocar rock, metal, heavy metal... Qual deles se encaixaria melhor? Ou tem outro nessa faixa de preço melhor?
Última coisa, é este pedal de delay, vi uns reviews e me interessou. [url=nullhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207714132-pedal-digita l-reverb-stereo-delay-dr-400-behringer-dr400-_JM]nullhttp://produto.me rcadolivre.com.br/MLB-207714132-pedal-digital-rev erb-stereo-delay-dr-400-behringer-dr400-_JM[/url]. Bom pedal também? Teria outro nessa faixa de preço melhor?
Escrevi um textão mesmo, mas vai me ajudar muito!
Agradeço antecipadamente!

Tensoohvisky
Veterano
# out/11 · Editado por: Tensoohvisky
· votar

Bertola, comecei montar meu set de pedal e até agora táh assim:

Um delay behringher dd-400
Um GDI 21

Ainda não chegaram para mim mas lendo uns topicos aqui, eu vi que os behringhers da vida queiman do nada ( pelo menos é o que dizem ) é verdade?
Curto todo tipo de estilo ( menos rock muito satanico ) por isso um delay digital e um gdi que dá pra tirar muitos timbres... Eu ia comprar outro peedal, no caso um equalizador behringher , mas acho que vou comprar um groovin, apesar de mais caro.

Qual outro pedal vc me idicaria?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

sinaldo
Cara, para tocar vc apenas precisa de uma boa guitarra, um bom amp, 2 ou 3 pedais e... vc mesmo...
Um amp de 30WRMS e falante de 12pol. já dá muito bem para ensaiar...
Diego Amorim
Essa guitarra é mais que suficiente para vc nesse momento e adiante, bem como o amp Peavey que vc citou para tocar em casa. O pedal é apenas razoável, mas "dá pro gasto".
Tensoohvisky
Cara, eu tenho um BDI-21 e nunca me deu problemas. Já esse delay aí um amigo meu tem e não gostei muito não...
Abçs

Jean_Strato
Veterano
# out/11
· votar

Qual a diferença entre um mesmo captador laminado e um normal ? como por exemplo o intruder da malagoli ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar

Jean_Strato
Na prática, nenhuma....
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji