【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
El_Cabong
Veterano
# ago/13
· votar

Eu tenho uma guitarra strato SX, modelo SST62 que está com um som estranho !!
Eu plugo ela direto na entrada INST da minha interface Focusrite Scarlett 2i2 e o som dela saí como se estivesse com uma leve distorção, plugo ela num amplificador e acontece a mesma coisa, já troquei de cabo e acontece a mesma coisa, ...

O som dela deveria nestas condições estar TOTALMENTE CLEAN, mas não está !! Está como se estivesse ligada num pedal distorsion com uma "pitada" de drive.

Será que é as molas da ponte ??
Será que é o afastamento dos captadores em relação as cordas ??
Por que será que isto está acontecendo ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar

Alessca
Use 0.10.
Ernie Ball, D'Addario, GHS, etc
El_Cabong
uma leve distorção,
Isso é regulagem de seu amp.
Abaixe também um pouco os capts.
Abç

Alessca
Membro Novato
# ago/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigada!!!

Ramsay
Veterano
# ago/13
· votar

Alessca

Eu acho que para as suas mãozinhas delicadas o ideal seriam cordas 0.9.
Com 0.10 é bem mais difícil de se fazer bends.

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar

Ramsay
Não acho. As 0.10 são ideais, na verdade.

Ethan Hofman
Membro Novato
# ago/13
· votar

fconde77

Qual guitarra você recomenda?

fconde77
Veterano
# ago/13 · Editado por: fconde77
· votar

Ethan Hofman

Olha isso é difícil dizer, teria que ter uma ideia de quanto estaria disposto a gastar, seu nível na guitarra e o que você pretende(tocar em casa, tocar com banda e amigos ou se apresentar) sem falar do timbre e músicas que mais gosta e ainda saber o restante do seu setup( amplificador, pedais e/ou pedaleira)...
Isso tudo pq posso te indicar uma guitarra com captadores single e vc vai tocar músicas com muita distorção que o ideal seria se tivesse Humbucker, ou investir toda a grana apenas na guitarra e ficar com um setup de qualidade inferior ao da guitarra nova...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar

Ramsay
Com 0.10 é bem mais difícil de se fazer bends.
Discordo, e acho que a moça aí acima tem mãos firmes por ser jovem.
Abç

Ethan Hofman
Membro Novato
# ago/13
· votar

Realmente, eu uso cordas 0.11 e não é difícil fazer bends.

Tito28
Veterano
# ago/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá! Estou afim de montar uma telecaster legal com peças de qualidade. Encontrei no ebay estes braço e corpo que me despertaram interesse. Quero corpo em alder e humbucker no braço, pois pretendo instalar push pull para defasar. Levando em conta o acabamento do corpo (já pronto) acha que por esses preços conseguiria coisa melhor em outro lugar?

corpo
null

braço
null

Obrigado!

fconde77
Veterano
# ago/13
· votar

Tito28
Sem querer desvirtuar o assunto da sua pergunta posso dizer por experiência própria que essa Tele pode sair mais cara que comprar uma na loja do mesmo nível.

Alessca
Membro Novato
# ago/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ramsay

Eu tenho mãos delicadas mesmo, e dedos finos e longos. Nao diria que tenho mãos firmes, sao mãos de mulher, nao tenho aquela força na mão... Acho que nao precisa ter mãos firmes pra tocar, precisa? Pq nao vejo ninguém tocando com tanta firmeza, vejo agilidade, destreza...
Experimentei essa semana guitas com 0.9, 0.10 e 0.11. A 0.11 achei bem dura pra tocar, mas gostei da 0.9 e da 0.10. Acho que vou de 0.10, me pareceu mais resistente.

gab556
Membro
# ago/13
· votar

Tenho uma guitarra Memphis MG 230 e a situação está braba. Comprei nova e ela tem 1,5 ano de uso. Os trastes estão amassados, as cordas estão trastejando; quando fui tocar em uma apresentação na minha escola de música os captadores apitaram pra caramba; a ponte está cortando as cordas, enfim, falar que ela está apenas desregulada é elogio.

Irei comprar uma nova, ainda estou esperando uma oportunidade melhor. Mesmo se eu comprar uma nova, não vou me desfazer da memphis. Portanto, tô querendo dar uma tunada nela pra ficar pelo menos tocável em uma simples apresentação.

Pretendo trocar todos os trastes... é viável fazer isso? Quanto fica?

Ela tem 2 captadores singles e 1 humbucker na ponte. Tô pensando em comprar 1 mini-humbucker pro braço e 1 humbucker ponte na captadores.com.br
Penso em gastar 250 reais no máximo em captadores. É possível colocá-los na minha guitarra? Provavelmente iriei mandá-la em um luthier aqui na minha cidade... a parte elétrica tem que comprar separada ou o luthier tem tudo?
Recomendam algum captador da captadores.com.br ou outra site que também seja barato pra tocar rock?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar

Tito28
Esses preços estão altos. É possivel conseguir preços mais baixos.
E como o fconde77 bem observou, vc vai gastar mais do que comprando em uma loja...
Alessca
Eu tenho mãos delicadas mesmo, e dedos finos e longos
Isso e tocar guitarra não são impedimentos.
Acho que nao precisa ter mãos firmes pra tocar, precisa?
Sim, precisa, e esse é um dos componentes essesciais de uma sonoridade marcante.
nao vejo ninguém tocando com tanta firmeza, vejo agilidade, destreza..
Equívoco...
gab556
Pretendo trocar todos os trastes
É o que deverás fazer... Quanto ao preço, pergunte a seu luthier, pois não se comentam aqui.
Vc terá que alterar a parte elétrica se os pots forem de 250K, para 500K.
Consulte o site www.captadores.com.br
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar

Alessca
Para vc se inspirar:
http://www.youtube.com/watch?v=3IgabzOEmDw
http://www.youtube.com/watch?v=oE03xUh5IAo
http://www.youtube.com/watch?v=Dfppt_oLFtE

Fugitivo
Veterano
# ago/13
· votar

bertola, uma duvida sobre escalas. O que é valido pra limpeza de escalas em rosewood tambem é valido para escalas em ébano (oleo peroba e limao) ? Grato.

SkyHawk
Membro
# ago/13 · Editado por: SkyHawk
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Caro Bertola, que bela seleção de videos ! Não é inspiração só para as garotas não, música boa é música boa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar

Fugitivo
Sim.
SkyHawk
Valeu!
Abçs

Alessca
Membro Novato
# ago/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Adorei os videos, são inspiradores mesmo, alias deviam abrir um topico com videos inspiradores assim. Gostei muito!!! Obrigada!

Gabriel_mac
Veterano
# ago/13
· votar

Em relação as cordas, acho melhor a 0.9, pois há como fazer (gritos) mais interessantes, coisa que as 0.10 não fazem tão bem, mas por outro lado conseguem ter um som bem mais incorpado, o que seria bom se vc fosse usar para Metal e etc;, vai do gosto de cada, eu msm uso nas 3 de cima 0.10 nas de baixo 0.9, assim consigo bons Power Acords e solos mais agudos..

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
A EGS-216 da Strinberg é mesmo de compensado ou mdf?

Gabriel_mac
Veterano
# ago/13
· votar

Metal_Owns

As Strinberg EGS são feitas de "pau da rua"..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar

Gabriel_mac
acho melhor a 0.9, pois há como fazer (gritos) mais interessantes, coisa que as 0.10 não fazem tão bem,
Mais um equívoco...
Metal_Owns
Não, não é de compensado, mas de tília (basswood). Agora essa guitarra é bem fraquinha mesmo...
Abçs

edgardleite
Veterano
# ago/13
· votar

To olhando um corpo de guitarra Condor JC 501, a especificação diz q ela é corpo de laminado de mogno... o q significa? é boa?
alguém conhece bem guitas semi-acusticas p mim orientar?
abraços

Raul Valeiro
Veterano
# ago/13
· votar

Bertola, comprei um captador HH777 (Hellbucker) da Sound/Malagoli para a ponte da minha Strato Tagima T635, estou esperando chegar.
Eu fiz uma boa escolha, considerando que busco um timbre pra Hard Rock/Glam Metal. (Poison, Europe, Kiss).
Ou o timbre ainda vai ser muito agudo(ardido), visto que dizem que é esta a característica da combinação Marupá + Marfim.

OBS: Vou colocar 59 Rails no braço. Não quero me desfazer da Tagima pela qualidade da mesma.

Gabriel_mac
Veterano
# ago/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
acho melhor a 0.9, pois há como fazer (gritos) mais interessantes, coisa que as 0.10 não fazem tão bem,
Mais um equívoco...

Equivoco pq? as 0.9 não tem um timbre mais agudo em relação as 0.10?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar

edgardleite
Essa JC501 é uma boa guitarra pelo que se paga por ela.
Raul Valeiro
Sim, é.
Gabriel_mac
0.9 não tem "timbre mais agudo", mas sim menos encorpado, com menor sustentação e menor durabilidade. Os "gritos" a que vc se refere são apenas uma técnica de execução, nada mais, não importa a espessura do encordoamento. Aliás, importa sim: Quanto mais espesso, maior a sustentação, melhor o timbre.....
Abçs

Gabriel_mac
Veterano
# ago/13
· votar

Mauricio

Cara tem certeza? ja comparou o som da Mizinha e da Sí? não acha que a mizinha é mais aguda? vc ta falando serio? é claro que uma mizinha da 0.10 comparada ocm a 0.9 não tem a msm diferença da primeira comparação que fiz, mas é evidente que o encordoamento 0.9 é mais agudo..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar

Gabriel_mac
Sim, tenho.
Sou luthier a 20 anos e tenho banda a mais ou menos o mesmo tempo.

Ethan Hofman
Membro Novato
# ago/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Você tem um estabelecimento?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji