【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Hobbit_headbanger
Membro Novato
# ago/13
· votar


Bertola, obrigado pela dica de esculpir um pedaço de madeira pra travar a ponte de minha strato! Como vc disse a diferença é sutil, mas eu pude notar bem, pra quem tem bons ouvidos nem é tão sutil assim, ficou claro pra mim o timbro mais encorpado e com maior sustento!

A guitarra está ótima, oitavas perfeitamente reguladas, excelente ação das cordas, braço n está totalmente reto pois estava resultando em trastejamento q eu só consegui resolver com ação muito alta das cordas ou depois de soltar um pouco o tensor cerca de meia volta... o braço ficou ligeiramente curvado (quase nada, penso até q poderia soltar mais caso precisasse), mas os trastejamentos sumiram msm com uma ação baixa nas cordas.

Só me restou agora um detalhe pra eu poder ficar 100% satisfeito com minhas aventuras de regulagem... heheh

Existe uma região do braço de uma única corda q está sofrendo um problema da nota sumir rapidamente, tipo, n está sustentando, e eu n tenho certeza mas acredito q a causa seja algum traste nessa área q está alto d+, n sei, por isso vim pedir sua opinião.. o que pode ser? A região em questão corresponde às casas 11 e 12 da corda SOL, principalmente a casa 12.

Um caso assim geralmente implica em que Bertola, algum traste mesmo? Nesse caso, só retifica?

Só falta esse detalhe pra eu poder provar q a Memphis MG32 é sim uma boa guitarra depois de trocada a parte elétrica!

Mais uma vez muitíssimo obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Hobbit_headbanger
Não, é "rebatimento" do traste.
Abç

Slexodus
Membro Novato
# ago/13 · Editado por: Slexodus
· votar


Ultima pergunta:

Existe alguma combinação de captadores da Malagoli que não perca o som caracteristico da Strato, mas que dê pra tocar Heavy Metal?

Mais uma vez, obrigado.

Fábio Santiago
Veterano
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual sua opinião sobre o Qx200 da Meteoro os de tela de metal prata, em relação ao RX100? trocar o falante, por um selenium melhora quanto no timbre?

Plínio Pirovani
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou confeccionando um NUT de osso pro meu violão (cordas de aço) e queria saber a distância entre as cordas no nut. Pode me informar, por favor? Ele possui 4,3 cm.

Prevejo que você me mandaria usar outro como guia, porém eu perdi o antigo.

Tonho Cruz
Veterano
# ago/13 · Editado por: Tonho Cruz
· votar


Amigos, minha strato de escala curva trasteja muito levemente as 2a, 3a e 4a cordas. O trastejamento da 5a corda enche o saco da terceira a sexta casa. A 6a corda não trasteja apesar de estar mais baixa que a quinta corda. As cordas 3a e 4a são as mais altas. Alguém poderia dizer o que pode estar causando isso?

Obs.: luthier mais próximo a 250km.

PauloSSR
Membro
# ago/13
· votar


Minha guitarra voltou do luthier perfeita, porém a corda sol quando é tocada solta trasteja, o que eu faço ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Slexodus
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1761-captador_hot_stac k_preto_ou_branco
Não vai ficar igual a um single comum, mas chega perto.
Fábio Santiago
Cara, evite esses amps... Não são bons. Agora instalar um Selenium PW3/5 melhora um pouco...
Plínio Pirovani
Cara, apenas use o bom-senso... Faça a marcação da mizona e da mizinha e depois das outras cordas....
Tonho Cruz
minha strato de escala curva
A que vc se refere com essa expressão? Ao radiano da escala? Se for, quanto mais curva, menos baixa fica a ação.
A questão aqui pode ser muita coisa, inclusive a necessidade de se fazer um "rebatimento" e até mesmo retífica dos trastes, coisa que, óbviamente, terá que ser feita por um luthier...
PauloSSR
Se aparece no amp, apenas levante a corda. Se não aparece não faça nada...
Abçs

Geeneh
Veterano
# ago/13
· votar


Bertola, tenho uma Tagima E2 e uma enorme dor de cabeça com a floyd rose dela, e estou pensando em trocar de ponte. Qual você me indica (que não seja muuuuuito cara)? E como saber se vai servir na minha guita (medidas e etc)?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Geeneh
Eu não investiría numa ponte de qualidade (FR Original, Schaler ou Gotoh) pois o custo será alto... E... Eu não sei se compensa para essa guitarra...
Abç

Slexodus
Membro Novato
# ago/13
· votar


O "Custom alnico blues" embola muito com a distorcao? Sou apaixonado por Blue e Metal e achar algo que case com ambos os estilos está complicado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Slexodus
Cara, ou uma coisa, ou outra....
Agora, nada impede que vc toque QUALQUER estilo com os capts que te indiquei. O segredo NÃO está nos capts (mas neles também - minioritariamente).
Abç

Slexodus
Membro Novato
# ago/13
· votar


Resumo: Sx sst 57 + 3 capts Hot Stack = o resultado que eu queria?

Vlw por tudo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Slexodus
Sim.
Abç

Alessca
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Surgiu a chance de pegar uma fender e eu me interessei nesse modelo aqui:

http://www.fender.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&produto=10170 742&linha=C1409&categoria=E022

Ela tem dois humbucker hot vintage alnico, com ela da pra tocar estilos variados como cowntry, rock clássico, blues? Ou é muito pesada no som pra esses estilos e é melhor ir de strato? Com ela da pra splitar o humbucker.

E se depois eu quiser tunnar ela, que captadores vc me indica pra por? Tipo um pearly gates rola de por na ponte, e no braço eu poderia por qual?

Alessca
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Surgiu a chance de pegar uma fender e eu me interessei nesse modelo aqui:

http://www.fender.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&produto=10170 742&linha=C1409&categoria=E022

Ela tem dois humbucker hot vintage alnico, com ela da pra tocar estilos variados como cowntry, rock clássico, blues? Ou é muito pesada no som pra esses estilos e é melhor ir de strato? Com ela da pra splitar o humbucker.

E se depois eu quiser tunnar ela, que captadores vc me indica pra por? Tipo um pearly gates rola de por na ponte, e no braço eu poderia por qual?

Alessca
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Surgiu a chance de pegar uma fender e eu me interessei nesse modelo aqui:

http://www.fender.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&produto=10170 742&linha=C1409&categoria=E022

Ela tem dois humbucker hot vintage alnico, com ela da pra tocar estilos variados como cowntry, rock clássico, blues? Ou é muito pesada no som pra esses estilos e é melhor ir de strato? Com ela da pra splitar o humbucker.

E se depois eu quiser tunnar ela, que captadores vc me indica pra por? Tipo um pearly gates rola de por na ponte, e no braço eu poderia por qual?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Alessca
com ela da pra tocar estilos variados como cowntry, rock clássico, blues?
Quem toca é vc, não a guitarra... Vc é quem faz o som e não existe guitarra específica para esse ou aquele estilo, isso é bobagem...
E se depois eu quiser tunnar ela, que captadores vc me indica pra por?
Pra quê? Ela já é boa do jeito que está...
Preocupe-se mais com o resto do equipo (principalmente o amp) e em tocar bem, estudando e tocando bastante. Isso é o que importa, a guitarra (dentro de um padrão mínimo de qualidade) é o menos importante.
Abç

Slexodus
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu sei que estou te enchendo o saco, mas agora prometo que é a ultima vez:

O que me diz desses "Little hh777" [http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1847-captador_little_ hh777] ?? Será que ele chega perto de seu irmao maior (humbucker) ?
Porque se chegar, meu lado metaleiro pesa e eu pego 3 desses.

Abraço, e me desculpa ficar te atazanando

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Slexodus
Então compre esses...
Abç

Alessca
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Preocupe-se mais com o resto do equipo (principalmente o amp) e em tocar bem, estudando e tocando bastante. Isso é o que importa, a guitarra (dentro de um padrão mínimo de qualidade)

Ok, entendi. Eu tenho um cubo onner fx com alguns efeitos, ele é bem básico, ainda nao pensei num amplificador, li em algum lugar da internet que o som que a gente tira da guitarra depende 70% do amplificador. Também tenho os cabos, palhetas, Correia, e um pedal vintage distorsion da Nig, mas me falta a guitarra..., enfim vou no forum dos amplificadores ver sobre esse assunto.

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Alessca
Como eu respondi acima, esse amp que vc tem é o suficiente para estudar em casa (que eu acho que deva ser a sua prioridade atual).
Caso vc vá tocar em uma banda e se apresentar, aí sim precisarás de um amp mais adequado, como esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-491134040-cubo-fender-frontman- 25r-frete-gratis-ptodo-brasil-_JM
Abç

Rafael_machado1993
Membro
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia cara... Recentemente dei vida a minha memphis MG 22 denovo (minha primeira guitarra, toco há quase 6 anos) e queria fazer um upgrade nela, sei que é uma guita barata, mais gosto muito do som que faço com ela e pelo carinho que tenho por ser meu primeiro instrumento (momento nostálgico kkk). Portanto gostaria de fazer upgrades nela.. Mais a prioridade estaria em fazer a troca dos caps, me aconselha a fazer isso nela e por quais? Toco todo tipo de música, desde jazz, blues até heavy metal

Valeu mais uma vez!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Rafael_machado1993
Cara, instale dois Sound/Malagoli Traditional (braço e meio) e um Hot Stack na ponte.
Abç

Rafael_machado1993
Membro
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Demoro cara! Valeeeeu :D

Sou seu fã kkk

wilken
Veterano
# ago/13
· votar


Estou pensando em trocar os captadores da Cort Viva Gold II porque estou achando o captador da ponte muito agudo. por mais que eu corte agudos quando equalizo na pedaleira ainda fica bem agudo na posição da ponte, e o captador do braço, não tem definição em algumas notas, principalmente em acordes com um pouco de distorção. Você teria algum captador pra indicar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


wilken
Creio que os H777 da Sound/Malagoli.
Abç

Plínio Pirovani
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei 1,5 m de traste Jescar de aço inox que colocarei no meu violão. Ele veio enrolado com uns 15 cm de raio +/-. Minha dúvida é sobre assentar ele no slot pois obviamente ele não veio curvado na medida da minha escala. Penso em usar um macete de borracha só que não sei se na "pancada" ele vai pegar a forma da escala, pois é aço inox, mais duro. Pensei também em prensar o traste no slot com alguma ferramenta aqui.

E ae? Dê-me uma luz, por favor.

MatheusRich
Membro
# ago/13
· votar


Opa Mauricio Luiz Bertola Blz?

Então, é o seguinte, eu toco violão há 2 anos e enjoado de fazer ele de guitarra eu to decidindo "entrar pro mundo das guitarras".
To querendo começar com um modelo de um nível médio. Algo q eu não precise trocar nem fazer upgrades. Não toco nda muito pesado, acho q o aquela" coisa adolescente" ainda sabe( nirvana, silverchair, red hot, ). Mas eu sei q eu vou descobrir meu som ainda e quem sabe até compor minhas próprias músicas. Acha q a Cort m600 se encaixa bem nesse perfil? Já trabalhou com ela? Ela realmente vale os 1700 q custa? Quais outras alternativas eu tenho ? Condor clp2?

Desculpa aí as muitas perguntas, é pq eu não quero fazer feio. Desculpe se postei no tópico errado.
Abç

Will_KaLeD
Membro Novato
# ago/13
· votar


Bertola pelo que vi vc éum luther de bastante respeito então lá vai minha duvida estou muito perto de adquirir uma:

Guitarra Shelter Sx Modelo Les Paul Pirate Séries Solid Ash

queria saber se vc conhece e se é uma boa compra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji