【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


tCAMPELO
Bem parecidas, mas, por uma questão de respeito ao design original, prefiro a CT-10.
Abç

JP3DR0o
Membro Novato
# jul/13
· votar


matheusandradesantos

O guitarrista do SOAD usa a mesma afinação e usa corda .12-.60, pra C# usa .10-.52

tCAMPELO
Veterano
# jul/13
· votar


E qual a diferença de passar as cordas pela ponte e pelo corpo? Apenas o sustain? Pois a condor não passa as cordas pelo corpo, tendo em vista que pretendo tirar sons no estilo red hot (distorções leves) nao sei o que me atenderia melhor, entao seria interessante entender a diferença. Valeu!

matheusandradesantos
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
2 tons abaixo!?
Cara, não é melhor comprar logo uma guitarra-barítono?
Abç


JP3DR0o
O guitarrista do SOAD usa a mesma afinação e usa corda .12-.60, pra C# usa .10-.52

Então, acho que não vale a pena pois teria que me acostumar com outra pegada de instrumento, no caso eu toco um som entre metalcore, death metal, deathcore já uso uma afinação baixa com cordas 0.10~0.60 (uso afinação drop C [C,G,C,F,A,D] ) mas ultimamente to achando mais interessante desses 2 tons por completo pra ficar mais tranquilo a composição e ter mais liberdade pra criar. porém to na duvida na questão dos bordões acho que apesar das 3 primas segurarem bem 0.12, to com medo dos bordões ficarem muito "frouxos"

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


tCAMPELO
Não tem muita diferença não... Alguns dizer que, com as cordas passando pelo corpo, o que se tem é mais "ataque".
Abç

Slexodus
Membro Novato
# jul/13
· votar


Olá, a guitarra Washburn x24 é feita de compensado? Vi gente falando que é, e vi gente falando que não é. Ela está com um preço tentador...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Slexodus
Não, não é de compensado.
Abç

Skapunk
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Para um modesto "up" na minha Michael Les Paul de estimação, um par de captadores Humbucker Standard HB4 da Malagoli tá de bom tamanho?

Abraço

Slexodus
Membro Novato
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vale a pena pegar ela então?

Vlw

bezerrabru
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tudo bom?
Comprei uma guitarra hoje (Epiphone G400), e a mesma veio sem os Nickel Coverl, além do que o antigo dono deixava os captadores muito baixo (não sei por qual motivo). Minha duvida é o seguinte, queria colocar Nickel Cover nestes captadores, teria algum problema com a captação ou algo do tipo? Eu mesmo poderia instalar em casa ou é arriscado?

PS: se você pudesse me recomendar um local que eu pudesse comprar, eu agradeceria.

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Skapunk
Sim, está.
Slexodus
Acho que sim...
bezerrabru
Cara, em 1º lugar o problema é achar um que caiba no captador, pois existem variações.
Em 2º lugar, essa instalação não é tão simples quanto parece, pois pode arrebentar o fio do enrrolamento (e aí...babau capt...).
Em 3º lugar, partindo do pressuposto que vc ache um que caiba, vc só poderá comprá-los lá fora.....
Abçs

Slexodus
Membro Novato
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ela ou a Wr 154?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Slexodus
Não sei...
Abç

emachado
Veterano
# jul/13
· votar


Bertola

Quero fazer o pedal Dr Boogie do Gaussmarkov, mas não estou encontrando uma série de capacitores.
É viável trocar 30nf por 33nf por exemplo?

Com os resistores sei que dá para fazer combinações para chegar ao valor desejado.

No caso de capacitores, posso colocar o mais próximo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


emachado
No caso de capacitores, posso colocar o mais próximo?
Sim.
Abç

bezerrabru
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pelas respostas.

Optei por não colocar o Nickel COver, e sim comprar captadores novos.

Veio com um defeito nos captadores, e o rapaz que eu efetuei a troca optou por comprar novos para mim (já que os que veio não são originais).

Poderia me responder só mais uma dúvida?
Escute este take... https://soundcloud.com/bezerrabru/teste-captadores-sg
no 1 usei só o do braço
no 2 usei splitado
no 3 só ponte...

Porque este som fraco e tremido? (já mexi na altura dos captadores).

Abs,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


bezerrabru
Cara, não tenho como ouvir a gravação.
Mas, acho que há um problema de ligação ou fase nesses capts.
Abç

musicrock
Veterano
# jul/13
· votar


Boa noite Bertola.
Qual sua opiniao sobre a gibson les paul future 2013? quanto a qualidade de madeira, ferragens e timbre, é melhor que a gibson studio?
Desde ja agradeço a atenção.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


musicrock
Não conheço essa guitarra, portanto, não posso opinar.
Agora, é uma Gibson.....
Abç

Thejapamuri
Veterano
# ago/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, pelo que vi nos tópicos, as escalas em Maple tem uma tendencia de timbre mais aberto com agudos e a escala em Rosewood teria um timbre aveludado.

No caso de uma Strato (Pode ser Fender), a diferença seria pequena, que pode-se dizer que seria mais "visual" do que em relação a som, ou, conseguiria perceber a diferença, porém, ela seria pequena? E técnicamente, em uma Stratocaster com 3 single coil, tendo uma escala em rosewood em seu braço, faria um "equilibrio" entre os captadores e a escala?

abraços

bezerrabru
Veterano
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, não tenho como ouvir a gravação.
Mas, acho que há um problema de ligação ou fase nesses capts.
Abç

E isto tem como arrumar?
Por via das dúvidas, eu e o rapaz que trocamos de guitarra entramos em acordo que ele compraria captador novo e original da guitarra.

caiog3zinho
Veterano
# ago/13
· votar


alguem conhece a condo gx20?? alguem tem ou tocou ela?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Thejapamuri
Cara, essas diferenças são bem sutís mesmo. A maioria das pessoas nem sequer percebe.
bezerrabru
Sim, tem. Tem que refazer as ligações dos capts em seu luthier.
Abçs

Thejapamuri
Veterano
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hm... Então considerando uma guitarra que tenha versões em Maple e Rosewood, pode-se dizer que a escolha é feita por estética.

Obrigado pela ajuda Bertola, abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Thejapamuri
Não é por estética... Até porque, as velocidades de propagação do som nessas madeiras é distinta.
Abç

AndrewDriw
Veterano
# ago/13
· votar


Olá.

Sou novo na área de instrumentos, e eu tocava um violão dai resolvi aprender guitarra, tenho uma GGX 1H. cabei de trazer ela de um "Luthier" ela tem 2 trastes mais baixo e quando aperto a 4ª e a 6ª Casa ela trasteja, e com distorção ela some, mais quando o som ta limpo é impossivel tocar.

Ele me deu 3 opções para meu problema.

1ª Trocar o braço.

2ª Comprar outra guitarra e deixa aquela com ele e ele me daria um desconto na outra.

3ª Tentar colocar algo na escala abaixo dos trastes para que ele levante um pouco e que isso sairia muito caro e não valia apena.

mas ele disse q a melhor mesmo é tentar trocar o braço.

atualmente eu to usando Corda 0.10 Híbrida e com 0.10 normal ela estava trastejando do mesmo jeito.

então eu fiquei me perguntando será mesmo que vou ter q trocar o braço da minha guitarra... vou ter que gastar muito ao ponto de faltar pouco para comprar outra guitarra. então resolvi procurar mais informações sobre meu problema. então fica a pergunta.

com 2 trastes baixo, por conta da má fabricação da escala, o que vocês me aconselham a fazer ?

Agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


AndrewDriw
Retífica e polimento de trastes em um luthier profissional.
Abç

Slexodus
Membro Novato
# ago/13
· votar


Caro Bertola,

Estou cada vez mais confuso. O que é melhor eu fazer?
Atualmente tenho: "Shelter California Standard 25 + Landscape Predator 20 triefx + Zoom g1"
Com 800 reais, é melhor eu trocar o que ai nesse "setup"? Amp, pedaleira, ou guitarra?

Grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Slexodus
Cara, depende...
Se vc só toca em casa, esse equipo tá legal. Não troque nada, apenas faça um "up-grade" de capts em sua guitarra. Compre dois desses aqui (braço e ponte respectivamente): http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1103-captador_traditio nal_vintage__diversas_cores http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1108-captador_traditio nal_texas_diversas_cores
Caso vc vá tocar em uma banda, compre outro amp e outra guitarra (mantenha a sua atual como "reserva") - Recomendo uma SX SST 57 ou 62.
Abç

Slexodus
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Recomenda algum amp especifico?

MUITO obrigado pelas dicas, vlw mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji