【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Dimi_Bima
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ola, na paz?
Comprei uma Strato SX e fiz algumas regulagens que julguei necessárias (tensor, nivelamento dos trastes, altura das cordas...). Porém ela esta com um leve trastejamento nas 3 ultimas cordas D, A e E, começando na primeira casa e vai por quase todos os trastes da escala . Apesar de não ser muito, interfere no sustain. Mais o que esta me 'encabulando' é que as 3 primeiras cordas estão em uma altura bem baixa (2mm) e sem sombra de trastejamento e poderia até abaixar mais se quisesse, mas não acho legal porque muda o timbre da guita (pelo menos eu percebo :P). Enquanto as 3 ultimas estão em uma altura bem superior e mesmo assim com esse trastejamento. O que pode estar acontecendo?
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Ethan Hofman
No momento, não.
Dimi_Bima
Pode estar acontecendo que sua guitarra está precisando de um "rebatimento" de trastes. Coisa para seu luthier.
Abçs

Dimi_Bima
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok. Obrigado!

abraço

Dimi_Bima
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Altura dos trastes.
Ex: depois de alguns anos foram feitas algumas retificas e eles ja estão bem baixos.
Qual é a altura minima (milímetros) que os trastes podem chegar sem atrapalhar a tocabilidade, som da guitarra, etc...?
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Dimi_Bima
Se já foram feitas várias retíficas, há que se trocar os trastes...
Abç

CidC
Veterano
# ago/13 · Editado por: CidC
· votar


Boa tarde mestre, gostaria de pedir ajuda sobre como consertar meu violão. Ele levou uma queda, e ficou desse jeito que tá nas fotos. Falei com dois luthiers daqui do Recife, um deles disse que fixava só com cola, podendo ser necessário fazer outro headstock; o outro falou que colaria, e colocaria um parafuso pra assegurar que ficaria bem colado. O senhor pode dar uma opinião para dizer como é a melhor forma de fazer?
P.S.: O que disse que colocaria o parafuso cobra bem mais barato.

Desde já, muito obrigado

http://imageshack.com/a/img802/8766/8h7q.jpg

http://imageshack.com/a/img826/1442/b9in.jpg

http://imageshack.com/a/img197/8650/mjhm.jpg

http://imageshack.com/a/img707/3401/goo7.jpg

http://imageshack.com/a/img20/3517/q1rs.jpg

http://imageshack.com/a/img692/9286/cp9w.jpg

fconde77
Veterano
# ago/13
· votar


CidC

antes de mais nada .algumas perguntas:
O seu violão não tem tensor?
Os custos desse reparo representam quantos % do valor do violão?

No meu entender pelo angulo da quebra somente cola ficaria frágil e um reforço seria necessário, mas não faria com parafusos e sim com reforços de blocos madeira como nesse caso:
http://www.jairorochaguitars.com.br/reparo-em-headstock-lespaul/

CidC
Veterano
# ago/13
· votar


O violão custa uns mil na loja, o reparo com parafuso ficaria 60, e o outro, 150

CidC
Veterano
# ago/13
· votar


O violão tem tensor sim

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


CidC
Não seria um parafuso, mas um pino de madeira maciça como reforço.
Creio que a colagem com o reforço funcionaria bem.
Abç

hcunha
Veterano
# ago/13
· votar


Olá Pessoal!

Eu estou com um problema muito chato em meu violão, é que recentemente troquei as cordas dele e a 6a corda (mizona) passou a trastejar e ta com a oitava desregulada (Fiz o teste de dar um harmonico na casa 12 e apertar a casa 12) a diferença está quase de 1/2 tom. no entanto as outras cordas estão super afinadas, dai acredito que não seja o braço. E ele tava filé com as cordas antigas!

Alguém sabe o que pode estar errado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


hcunha
Regular 8ª de violão é impossível (ou quase).
Tente ajustar o tensor.
Abç

EddieVanHalen
Veterano
# ago/13
· votar


Bertola

Essas fender stratocaster que são feitas no Japão/México, seria aquela serie Fender Standard Stratocaster? Queria sua opinião sobre a principal diferença entre um Standard e um American Standard, Em termos sonoros é muito grande a diferença de um pra outra?

Agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


EddieVanHalen
A série Standard é mexicana.
Não há muita diferença não. Porém, ultimamente os modelos MIA melhoraram sensivelmente, principalmente em detalhes de acabamento.
Abç

EduBluesMan
Veterano
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Meu oráculo (kkkkk) . outra dúvida.
Recentemente, instalei caps da GFS 59 vintage (AlNiCo V) numa SG e aproveitei e coloquei neles o cover de níquel da guitarra antiga. Não parafinei, mas também não tive problemas com ruídos de apitos.
Porém, percebi que o captador da ponte ficou menos agudo do que o do braço. Pode ser o cover? Pois ouvi dizer que como ele cobre uma das bobinas, pode sim ocorrer perda de agudos na captação

ppeeddrroo99
Membro Novato
# ago/13
· votar


Olá eu comprei a minha guitarra squier classic vibe 60's stratocaster há cerca de 3 semanas e agora reparei que a ponte tem a para onde se encaixam as cordas de alturas diferentes. A corda onde se nota mais a diferença é a 1ª (mizinha). Eu fui à loja perguntar se era normal e o homem que lá estava disse que as marcas faziam isso para que a afinação se mantesse durante mais tempo. Eu só toco há 1 ano e pouco e por isso não percebo muito... Gostava que me dissessem se é normal ou não. Obrigado desde já.

octavio_guns
Veterano
# ago/13
· votar


Olá pessoal. Tudo bem?

Gostaria de saber uma coisa.

Estou curioso em relação as cordas originais das guitarras strinberg mais especificamente. Elas vem de fábrica 0.010 ou 0.009? E a maioria das guitarras? Isso tem algum padrão ou regra ou nao?


Quem puder responder.

Muito obrigado =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


EduBluesMan
Não, é apenas impressão. A capinha não altera timbre
ppeeddrroo99
Sim, é normal. Afinal escala de guitarra tem "radiano" curvo.
Aliás, vc já levou sua guitarra a um luthier habilitado? Se não, faça isso já...
octavio_guns
Geralmente 0.9
Abçs

MetalJames
Membro
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá mestre Bertola, estou alimentando minha GAS com pensamentos afins das minhas futuras compras no fim do ano, quando irei a Teodoro Sampaio (apesar de eu morar no nordeste).

Então, eu vou precisar de uma guitarra nova, pois eu investi em tudo menos na guitarra, ainda é a minha primeira, tá bem surradinha, digamos que ela ta "vintage" kkk... Tou afim de uma Telecaster, sim, eu quero uma Tele mesmo sabendo que ela é uma guitarra muito fechada quanto a versatilidade... Quero tocar desde de blues a metal com ela kk, penso em uma Cort X11, mas não... Penso numa Vintage SG, mas não... Essa historia da guitarra não ser Versátil depende de quem toca, na minha opinião, com o tempo a gente aprende mais sobre nosso instrumento. Pois bem, você acha que uma Tele Tagima dá pro gasto? Eu colocarei caps Fender e talvez tarrachas e ferragens novas, mas isso depois de um tempo, claro.... Tou entre uma Tagima, Seizi, Squier e Vintage... No máximo 1.100... Penso em pegar uma com humbuckers, mas não, quero uma Telecaster de verdade, uma Tele com humb não é Tele pra mim, se é que me entende! Desculpa pelo texto e desculpa incomodar, se quiser, não responda, não quero incomodar mesmo, abraço!

torreao
Membro
# ago/13
· votar


Acredito que essa deva ser uma pergunta um tanto quanto batida aqui nesse tópico mas gostaria de tirar uma dúvida. Estou interessado em um corpo de telecaster em Freijó, o que vocês acham? Outra coisa, caso seja essa mesmo a madeira, qual madeira soaria melhor para o braço?
Obriga do pessoal.

ppeeddrroo99
Membro Novato
# ago/13
· votar


Muito obrigado. Vou fazer isso :)

Thejapamuri
Veterano
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola. Minha história é o seguinte. Já é a terceira vez seguida que ocorre. Eu estou afrouxando a tarraxa, e na segunda corda, eu vou afrouxar, ela simplesmente arrebenta, nas três vezes, no mesmo lugar, logo na tarraxa (no buraco por onde o encordoamento passa pelo meio). Isso poderia ser uma falha da tarraxa? Ou poderia ser uma falha onde eu estou colocando o encordoamento de forma errada? Poderia estar a tarraxa "cortando" o encordoamento?

Ah, nem mesmo a mizinha faz isso, e estou usando tensão 0.010.

E nas três vezes, não eram marcas iguais, mas sim diferentes. (NIG, SG e Giannini).

abraços.

jhowbr
Veterano
# ago/13
· votar


veja isto cara Cristian Carvalho é o nome dele:
https://www.youtube.com/watch?v=ZnbA0lsvq1A

jhowbr
Veterano
# ago/13
· votar


veja isto cara Cristian Carvalho é o nome dele:
https://www.youtube.com/watch?v=ZnbA0lsvq1A

fconde77
Veterano
# ago/13
· votar


Thejapamuri

Sua tarraxa deve estar com alguma rebarba ou canto vivo que esta cortando a corda. Mas adianto não que é até normal uma corda usada arrebentar se vc fica afrouxando e reapertando... e devido a um desgaste natural.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


MetalJames
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500121955-squier-special-butter scotch-blonde-telecaster-guitarra--_JM
torreao
Freijó é bem legal, embora um tanto pesado. Braço: Pau-marfim.
Thejapamuri
Tanto pode haver "rebarba", quanto vc estar colocando a corda erradamente, quanto a corda estar desgastada pelo uso.
Abçs

Thejapamuri
Veterano
# ago/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77

Irei considerar a hipótese de que há uma rebarba na tarraxa, e se for o caso, uma lixa d'agua resolveria? Bem, também irei ver novamente o jeito de passar o encordoamento nas tarraxas. A ultima hipótese, eu descartaria, porque a mais longa durou 2 semanas.

E de toda forma, obrigado. abraçs.

guizap
Membro
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu compre um captador humbucker da marca G&B pra minha eagle strato... esses captadores sao bons pra toca um rock?? alguem sabe o codigo de cores dos fios dele, pq eu que vo instala, e nao encontrei o site da marca...

chenriquea
Veterano
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Precisava de ajuda
Dei uma lida nas especificações dos captadores mas não me encontrei

Tenho uma Epiphone LP Standart e queria deixa-la com um som mais parecido com David Gilmour, Andrew Latimer...
Li em algum lugar que o SD SH-4 JB é bem "eclético"
Queria algo com um bom sustain, um som mais parecido com Gilmour e compania

Metal_Owns
Membro Novato
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

o que acha da epiphone sg g310? vo pega uma, queria saber se segura afinação, se a madeira é boa, os caps..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji