【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar

giant_steps
Os capts sim, as tarrachas, não.
fconde77
Pódiscrê!
Abçs

brunolegionario
Veterano
# jul/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

fala amigo, beleza? sobre o STANER BX 200 que voce me recomendou...

adquiri um desses mes passado pois na minha banda to no contra baixo.

Só que estamos sem guitarras e iremos precisar. Minha natureza é de guitarra e no baixo entrei pra "quebrar" um galho.

Minhas perguntas:

1- Esse amplificador se usado com guitarra sai um som bacana?

2- Sai um som melhor que muitos amplis de guitarra "medianos" existentes no mercado, na faixa ai de 1000 reais a 1500 reais?

3- Posso ligar o baixo e a guitarra juntos no ampli nas duas saidas disponiveis?

4- Posso ligar pedaleira de guitarra no cubo?

5- Se puder ligar os dois de alguma forma quando estiver usando por exemplo o baixo a guitarra estando plugada vai interferir no som?

6- Se não puder usar a guitarra ou o som nao ficar bacana, fica legal então plugar a guitarra na pedaleira >> mesa >> PA ? Ou preciso adquirir um cubo especifico pra guitarra?

obrigadão se puder me ajudar!!

fconde77
Veterano
# jul/13 · Editado por: fconde77
· votar

brunolegionario

As suas 2 primeiras perguntas não tenho como responder pq não conheço o amplificador, então é melhor esperar a resposta do Bertola, mas enquanto isso posso dizer que:

3- Posso ligar o baixo e a guitarra juntos no ampli nas duas saídas disponiveis?
Não é recomendado, as duas entradas são para baixo, uma para usar baixo passivo e outro para baixo ativo

4- Posso ligar pedaleira de guitarra no cubo?
Pode

5- Se puder ligar os dois de alguma forma quando estiver usando por exemplo o baixo a guitarra estando plugada vai interferir no som?
Vai

6- Se não puder usar a guitarra ou o som não ficar bacana, fica legal então plugar a guitarra na pedaleira >> mesa >> PA ? Ou preciso adquirir um cubo especifico pra guitarra?
Pode fazer essa ligação sem problemas, ficaria melhor se vc usar um simulador de amp da própria pedaleira(se tiver), mas uma caixa própria para guitarra seria a melhor solução

Gabriel_mac
Veterano
# jul/13
· votar

Pessoal, há uma diferença grande em relação a qualidade do mogno brasilero e o mogno asiatico? tenho uma SX Lespaul, coloquei captadores Seymour Duncan, queria saber se eu somar um jogo de tarrachas Gotoh ela ficaria uma guitar do top de uma Gibson, pois basicamente a unica parte inferior seria a diferença dos Mognos não é isso?

fconde77
Veterano
# jul/13
· votar

Gabriel_mac
Não se engane, se existem diferenças de tonalidade entre guitarras Gibson que tem um alto controle de qualidade imagina numa SX feita numa linha de produção chinesa sem um bom controle de qualidade ... O mogno brasileiro e considerado um dos melhores, senão o melhor para a construção de guitarras, mas hj até a Gibson usa mogno de outras regiões pq o nosso teve a exploração proibida.
O mogno asiático é o Nato, uma madeira de características tonais semelhante ao nosso mogno mas de aparência bem clara(não posso passar uma comparação mais detalhada pq nunca toquei num exemplar de mogno brasileiro para comprar)

Tenho uma SX GG1 como a sua, o que troquei nela foram os captadores e instalei um par Malagoli(Custom Alnico HB - BRAÇO e um HellBucker HH777 - Ponte) que deu uma melhora significativa no som...

Quanto as tarraxas só troque se notar a necessidade, mas antes aperte os parafusos e analise a real necessidade de troca, se mesmo assim não estiver segurando a afinação opte pelos Wilkinson que cumprem muito bem a função (PS.: Não considero necessário pagar mais caro por tarraxas com trava em guitarras de ponte fixa)

Gabriel_mac
Veterano
# jul/13
· votar

fconde[i][/i]

Entende..

E em relação aos captadores, após colocar o Seymour Duncan vi grande diferença tbm, mt mais limpo o som e o ganho la em cima, acredito que com isso ela se torna uma boa guitarra por varios anos.. mas ainda terei minha Gibson >< hehe

fconde77
Veterano
# jul/13
· votar

Gabriel_mac

Minha sugestão foi pensando no Custo X Benefício, acho que o ganho no timbre não é proporcional ao valor investido nos captadores.

rokstarguitare
Veterano
# jul/13
· votar

eae

fiz os testes q me disseram, e deu certo, vlw , quando a guitarra fica mais longe do ampli n tem apito nenhum vlw pela ajuda

Dodo Pinheiro
Veterano
# jul/13
· votar

Seguinte, tenho uma tagima memphis mg22 a uns 2 meses, peguei já usada mas parecia impecavel, hoje meu tio (que ja toca a muito tempo) pegou ela e disse q tava um pouco empenada, e realmente estava, ele pegou uma chave e tentou regular o tensor do braço, mas depois percebeu que o braço estava um pouco torcido. Nesse tempo que estava com ela não tinha percebido, mas acho deveria estar um pouco empenado já, e como fez muito frio nos ultimos dias acredito que possa ter piorado, e ao mexer no tensor acho q piorou mais. Agora o braço está convexo e levemente torcido, tem jeito de arrumar, e compensa levando em conta que uma nova dessa está cerca de 300 reais?????

brunolegionario
Veterano
# jul/13
· votar

fconde77

Obrigado.

emachado
Veterano
# jul/13
· votar

Bertola

Olá. Obrigado pelas dicas com o SuperFuzz. Na verdade o problema era a pinagem invertida dos BC108. Aliás, gostei mais deles do que os 2n3904.
O Minifuzz, quando com 1 diodo 1n4148 apenas, possui clipagem assimétrica?
Foi esta configuração que mais me agradou.

Saudações

Kleber Blacklock
Veterano
# jul/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Boa noite, mestre.

Tenho algumas dúvidas a respeito de uma guitarra que adquiri recentemente:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/307063/

Como pode notar, é uma cópia de uma Gibson. Externamente é bem parecida, porém, internamente a coisa é um pouco diferente. A original é semi-hollow. A minha, aparentemente é full-hollow. Digo aparentemente porque nunca vi uma semi-hollow pessoalmente. Concluo que a minha seja full-hollow devido a aparente ausência do bloco de madeira que deveria haver na parte interna do corpo da guitarra.

A primeira dúvida é em relação à ponte dessa guitarra. Devido a não haver o bloco de madeira na parte interna da guitarra, o tampo aguenta a pressão exercida na ponte ou consequentemente ela irá se soltar ou até mesmo avariar o tampo da guitarra? Caso o dano seja inevitável, o que eu poderia fazer para me precaver?

Haveria possibilidade de adicionar o bloco de madeira transformando a guitarra numa semi-hollow ou o trabalho não valeria a pena?

Agradeço desde já.

Kleber Blacklock

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar

brunolegionario
1) Sim, basta um equalizador.
2) Os amps da Staner são os únicos que são confiáveis do mercado nacional
3) Posso ligar o baixo e a guitarra juntos no ampli: JAMAIS. Regra de ouro: 1 instrumento, 1 amp.
4) sim.
5) Regra de ouro no item 3
6) Compre um combo de guitarra. Gambiarras não funcionam e estragam o seu som...
Dodo Pinheiro
o braço estava um pouco torcido.
Cara, consulte um luthier, mas, se o braço estiver torcido mesmo... Esse braço já era.... (e por conseguinte a guitarra também...).
emachado
Aliás, gostei mais deles do que os 2n3904.
Bem que eu te falei.... Na verdade acho ainda melhor os BC109
O Minifuzz, quando com 1 diodo 1n4148 apenas, possui clipagem assimétrica?

Boa pergunta!!! Não sei.... Mas, se vc gostou, é o que vale...
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar

Kleber Blacklock
Cara, eu já tinha visto seu tópico, e, na minha opinião vc não fez uma boa compra...
Aquele bloquinho de madeira está ali exatamente para sustentar a ponte tune-o-matic, num trabalho bem "porco"
Haveria possibilidade de adicionar o bloco de madeira transformando a guitarra numa semi-hollow
Não tem como...
Abç

Kleber Blacklock
Veterano
# jul/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Na verdade foi troca, na pior das hipóteses eram itens que não tinham uso para mim, a guitarra eu estou usando, hehe.

Enfim, o trabalho de fixação da ponte, apesar de porco, deve dar conta do recado? Se porventura eu colocasse uma Bigsby nela, por exemplo, a preocupação da ponte se soltar deixaria de existir, já que a Bigsby é fixada na lateral da guitarra? Estou desconsiderando o valor do investimento nesse processo, já que é a única solução que vejo. Não passarei essa guitarra para ninguém, já que não quero que ninguém venha a ter dor de cabeça com ela. Gasto um pouco porém consigo deixar a guitarra possível de usar sem correr riscos.

Agradeço o retorno dado até agora!

Kleber Blacklock

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar

Kleber Blacklock
Cara, eu não recomendo que vc gaste muito dinheiro nessa guitarra. Deixe-a como está. A ponte Bigsby pode ser fixada na lateral, mas a força que se exerce sobre ela é sobre o tampo. Nessa guitarra, eu não arriscaría...
A ponte não vai soltar, apenas ela não vai responder como uma semi-sólida, e o "feedback" dela deve ser alto.
Até "dar um tempo" (forçado) nos trabalhos de luthiería por aqui, eu já havia mexido com essas cópias chinesas e quase todas elas me impressionaram por sua baixa qualidade e erros de fabricação (peguei uma cópia de JEM aqui que devolví ao dono sem cobrar nada pois nada pude fazer...).
No mais, boa sorte!
Abç

Kleber Blacklock
Veterano
# jul/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mestre,

Muito obrigado por seus conselhos e esclarecimentos!

Kleber Blacklock

Kleber Blacklock
Veterano
# jul/13
· votar

Mestre Mauricio Luiz Bertola,

Peço a gentileza de que verifique o seguinte tópico e, se possível, deixe suas impressões sobre o desfecho do rolo "Gibson Clone":

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/307200/

Abração!

Kleber Blacklock

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar

Kleber Blacklock
Feito....
Abç

Hobbit_headbanger
Membro Novato
# jul/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Será q membro novato tem moral pra ser respondido pelo Mestre? =D
rs
Bertola é o seguinte:

Tenho 2 anos de guitarra e um bom conhecimento teórico por conta da minha curiosidade e leitura constante sobre o assunto.

Faço minhas regulagens, alguns amigos q tocam mais q eu trazem suas guitas pra q eu regule o braço e ação das cordas e fazer trocas de captadores.

Pois bem, tenho uma Memphis MG32 (é, aquela q td mundo mete o pau) e de tds as Memphis q toquei a minha é de longe a minha preferida, talvez pq os donos das outras n sejam tão cuidadosos e preocupados em melhorar como eu. Fiz algumas modificações, como roller nut, retentor de cordas com roller e captador, nd de mais, tenho excelentes resultados com ela.

A questão aqui é que eu sempre usei a ponte junto ao corpo como ponte fixa, e recentemente achei q já tinha uma boa noção de regulagens pra tentar usar a alavanca de leve com ela e ver no q dá.

Regulei a ponte, deixei a 2,5mm do corpo da guita, usei só as 3 molas originais, encordoamento 0.10, pó de grafite nos pontes de atrito com a corda e mandei bala! O resultado foi satisfatório, isso pq são as tarraxas originais, q n devem custar mais q 30 reais no custo de produção da guitarra...

Brinquei um pouco com a alavanca por 2 semanas, após os primeiros dias ficou uma beleza, a afinação n estava mais fugindo desesperada quando eu olhava pra alavanca hehehe... Acontece q agora me deu aquela impressão de q 'tá faltando alguma coisa'...

Enfim, resolvi voltar a minha configuração de 'modo ponte fixa' e é aí q entra minha pergunta pra vc:

Qual seria a forma correta/eficaz (e caseira) de transformar a guita em ponte fixa em prol de se obter uma melhora no timbre e sustento das notas? Aumentar a tensão das molas é suficiente? Colocar um 'tarugo' de madeira atrás do bloco da ponte? Devo apertar os 6 parafusos para aumentar o contato com o corpo?

Caso vc n ache nenhuma dessas soluções eficazes, acha q seria válido trocar a ponte de minha guitarra por uma hard tail q tenho aqui dada por um amigo?

E o mais importante e o real motivo de eu estar postando aqui, seja qual for a sua recomendação pra esse fim, isso vai realmente me dar algum benefício no timbre da guitarra? As notas vão se sustentar por mais tempo? Os acordes soaram mais encorpados com relação a ponte como está, flutuando(lembrando q a ponte é daquelas com bloco fino de zinco)?

Aprecio muito a ajuda de qq outra pessoa q se ache entendedor pra opinar, e parabéns ao Mauricio Luiz Bertola pela humildade e boa vontade em partilhar os seus vastos conhecimentos com td o Brasil!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar

Hobbit_headbanger
Cara, apenas "esculpa" um pedaço de madeira maciça e coloque-o sob pressão (pode usar um martelo sim, kkkkk!!!) na parte de trás do bloco da ponte (entre o bloco e a madeira do corpo). Isso vai dar à guitarra estabilidade e o timbre vai ficar mais "firme" e com mais sustentação.
Não espere uma mudança muito significativa, mas sim sutil.
e parabéns ao Mauricio Luiz Bertola pela humildade e boa vontade em partilhar os seus vastos conhecimentos com td o Brasil!
Cara, obrigado, mas não tenho "vastos conhecimentos"; apenas sei um pouco e busco compartilhar aqui, pois, quando eu era garoto (tenho 50 anos!), coisas como essas não existiam (ainda mais nesse país de 3º mundo aqui...). Espero aqui apenas honrar meus mestres, esses sim, grandes luthiers, como Simões (R.I.P), Sérgio Buccini, Eliézer Lara, Jacimário, Samuel Martins, Germano, etc.
Abç

Hobbit_headbanger
Membro Novato
# jul/13
· votar

Desculpem os erros, eu quis perguntar: "acordes soaRÃO mais encorpados(...)"

tCAMPELO
Veterano
# jul/13
· votar

Bertola, é possível eu colocar esses frisos numa guitarra com alguns "desníveis" no corpo? Seria essa a guitarra : costas frente
valeu!

JP3DR0o
Membro Novato
# jul/13
· votar

Em uma guitarra com Oitava desregulada(mesmo no limite), trocando a ponte resolve ? Ou o problema das oitavas eh da própria construção da guitarra e não importa que ponte eu colocar vai continuar no limite e ainda assim desregulada ?
A guitarra eh uma Groovin California Series, e se com uma ponte melhor as oitavas ficassem reguladas eu ia colocar uma Floyd Rose Special.
Eu to cheio de problemas com a Guitarra mais resolvi manter ela, só que com oitava desregulada nem pensar manter ela.
O topico que eu listei os Problemas dela eh esse

Resumindo, dos problemas listados nesse topico, como eu resolvo as oitavas no limite (trocando a ponte ?), como resolvo isso do som quase não sair noa casa 21, eh o que foi isso do braço invadir a proteção do Captador.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar

tCAMPELO
Em princípio, não.
JP3DR0o
Cara, essa marca, Groovin, não é boa, por conseguinte, nada do que vc fizer vai resolver.... Aparentemente ela tem um erro de construção, e não dá pra ser resolvido numa guitarra como essa....
Abçs

JP3DR0o
Membro Novato
# jul/13
· votar

Então, mesmo que troque a ponte por uma Gotoh e Regule qualquer problema que tenha causado o braço de invadir o captador, a Regulagem vai ficar do mesmo jeito, não vai melhorar nada ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar

JP3DR0o
não vai melhorar nada ?
Não, não vai.
Livre-se dessa guitarra e compre algo melhor. Não gaste grana nela.
Abç

tCAMPELO
Veterano
# jul/13
· votar

Outra dúvida, Bertola: Seizi Television ou Condor ct10 e porque? (não vale dizer que é por questão de afinidade....rsrsrs). Valeu!

matheusandradesantos
Veterano
# jul/13
· votar

olá, gostaria de saber se cordas 0.12 são suficientes para afinar 2 tons abaixo (C,F,A#,D#,G,C) ou os bordões vão ficar frouxos....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar

matheusandradesantos
2 tons abaixo!?
Cara, não é melhor comprar logo uma guitarra-barítono?
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji