【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Thejapamuri
Cara, se o tensor não está fazendo efeito, cabe uma visita a um luthier, pois o mesmo pode estar quebrado....
Abç

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Um valvulado de 10w consegue cobrir ensaio com baterista em lugar fechado?
Já teve alguma experiência com o Vira Lata da gato preto classics?

WilliamJunior
Membro
# jul/13
· votar


Olá gostaria de tirar duas dúvidas.
A primeira é que caiu um pouco de superbonder na minha guitarra como remover ele do corpo?
E a outra é que antes eu usava cordas NIG e o som era normal, agora quando coloquei elixir ele está meio estalado, tipo com um "zim" de trastejado.

OBS: Sempre usei 0.10 e está regulada por luthier.

KaiiQue-BASS
Veterano
# jul/13 · Editado por: KaiiQue-BASS
· votar


Alguem que entende de pintura pode me ajudar aqui ? eu estou pintando uma guitarra,com spray mesmo, passei o fundo no compressor e tals, lixei até a lixa 600 ficou bem lisa, quando a pliquei a segunda de mao de tinta teve uma pequena parte que escorreu,como devo prosseguir ? esperar secar e lixar com uma lixa dagua 1200 e passar outra de mao ?

Thejapamuri
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim, estou pensando em levar, o problema é o dinheiro, que tenho que esperar minha mãe receber e o tempo para ir, pois fica muito longe. E talvez quem sabe não precise renivelar os trastes também, certo? Bem, obrigado pela ajuda. Se até semana que vem eu não conseguir retirar este incomodo, eu irei levar no luthier mesmo.

fconde77
Veterano
# jul/13
· votar


KaiiQue-BASS

Espere secar e lixe onde escorreu com um calço, o "grão" da lixa pode ser até um pouco menor (800 ou 1000), na região e depois pinte novamente.

kinguitar
Veterano
# jul/13
· votar


Bom dia Bertola e Seiji,

Estou com uma duvida muito grande,
Tenho uma memphis mg32 que não é lá a melhor guitarra do mundo e está com os trastes meio tortos.
Estou em uma de faça você mesmo e gostaria de fazer este serviço eu mesmo mais não sei quais ferramentas que eu preciso.
Sei que preciso de lima, mais quais tipos de lima?
onde eu compro estas limas?
Tem uma maneira adequada de fazer isto?

Muito obrigado!!!!

fconde77
Veterano
# jul/13 · Editado por: fconde77
· votar


kinguitar

Cara esse é um trabalho que requer as habilidades de um luithier, se tentar vc mesmo corre sério risco de estragar o braço, sem contar que os custos das ferramentas acaba sendo maior que o serviço de um profissional.

Sei que preciso de lima, mais quais tipos de lima?
Pra começar de cara vai precisar de um taco de retífica e uma lima de trastes.

onde eu compro estas limas?
http://luthierexpress.blogspot.com.br/
http://www.stewmac.com/

Tem uma maneira adequada de fazer isto?
Tem, mas pra explicar aqui ficaria um texto muito longo e mesmo assim acabaria ficando incompleto e/ou impreciso.

P.S.: Cuidado com vídeos tutorias na internet, já vi alguns procedimentos de alguns que se apresentam como "luthiers" que dá medo.
Uma brincadeira do Rafael Gomes sobre esse assunto pra relaxar


Ian Anderson
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tava procurando umas laminas de radica pra fazer um tampo

liguei para uma madeireira para ver, e a atendente falou que era uma madeira industrializada não encontrada naturalmente... e etc

no site ta assim

"As Lâminas Alpi são fabricadas a partir de blocos formados por folhas muito finas de madeiras de diversas espécies, tingidas separadamente e coladas entre si sob pressão com as fibras paralelas. As madeiras utilizadas para a produção das Lâminas Alpi são o Pioppo e o Ayous, que por serem madeiras claras e de reflorestamento, em sete anos estão prontas para o corte"

é isso mesmo? ou existe uma lamina que não seja tingida ou feita de outras madeiras?

clguitar
Membro
# jul/13
· votar


fconde77
Kkkkk, esse vídeo é inacreditável!!! O cara usou até a marreta do Chapolin!

fconde77
Veterano
# jul/13
· votar


Ian Anderson

Não é bem isso, existem laminais naturais de rádicas sim.... vc pode ver alguns exemplos de uma loja on-line aqui do Rio de Janeiro e lá vc encontra tanto as rádicas naturais quanto essas pré-compostas.

http://www.caliman-rj.com.br/laminados/radicas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


lukas.moreira
Cara, eu não conheço esse amp, mas te digo uma coisa, o Xará Bahia, guitarrista d'Os Biltres, tem um Fender Blues Jr (15WRMS, 1X12), com o qual tocamos em praça pública!
WilliamJunior
Tente água quente...
Cara, Não entendi a 2ª pergunta... Na verdade pode ser um monte de coisas.
kinguitar
trastes meio tortos.
Como assim cara!
Se os trastes estão tortos sua guitarra jamais afinará e vc deve trocá-la.
Se o que vc está querendo fazer é nivelar trastes e rebatê-los... Bem, como o fconde77 muito bem disse, isso não é ser viço para quem não foi treinado para fazê-lo.
Ian Anderson
Siga a dica do fconde77
Abçs

diego_guitar06
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu estou com uma duvida aqui!
Eu possuo uma guitarra HSH com chave de 5 posicoes standard e 1 pot push-pull e queria saber se ha como fazer esse esquema, uma vez que eu amo o som do meu single combinado com os humbuckes, mas quando uso so o single do meio o som nao me agrada muito por ser um pouco agudo demais:

Posição 1: Ponte
Posição 2: Ponte + Meio
Posição 3: Ponte + Braço
Posiçao 4: Braço + Meio
Posição 5: Braço

Queria saber se combinando a chave de 5 posicoes com o push-pull eu poderia fazer essa ligacao ou se daria pra fazer somente com a super chave de 5 posicoes!
Grande abraço!

diego_guitar06
Veterano
# jul/13 · Editado por: diego_guitar06
· votar


post duplo

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


fconde77
Só um detalhe cara... Esse vídeo do Rafael é zuando os tutoriais do youtube... O Rafael é meu luthier e o mais requisitado de Fortaleza. O trabalho dele é impecável.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


diego_guitar06
Cara, o ideal nesse caso seria a instalação de um sistema de 3 chavinhas: 1 para cada captador, pois então vc podería ter essas combinações que deseja facilmente.
Abç

diego_guitar06
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, com certeza! Mas eu so perguntei msm pq no momento nao tenho como fazer essas modificaçoes na guitarra!
Obg!
Abraços!

fconde77
Veterano
# jul/13 · Editado por: fconde77
· votar


lukas.moreira
Só um detalhe cara... Esse vídeo do Rafael é zuando os tutoriais do youtube... O Rafael é meu luthier e o mais requisitado de Fortaleza. O trabalho dele é impecável.

Rs.. Cara não entendi bem o que vc quis dizer, sé era uma pergunta se o vídeo e "zueira" ou um alerta sobre um vídeo com um procedimento não recomendado... Bom ná dúvida respondo os dois:

- O vídeo é uma "fuleragem" só, postei esse e não outros que já assisti pq não quero polemizar questionando o trabalho de ninguém, até pq não sou luthier e também pra não correr o risco de alguém pegar o "bonde andando" assistir o vídeo e achar que é o passo-a-passo correto.
Nada melhor que um vídeo do Rafael Gomes, que me parece (quando digo parece e pq nunca vi pessoalmente um trabalho dele) ser um luthier ultra competente, que inclusive acompanho o blog e fico babando nos trabalhos que faz e nas guitarras que passam por ele, pra exemplificar de uma maneira divertida os muitos tutoriais que vemos no youtube com informações erradas de "como fazer".


roodrigopf
Membro Novato
# jul/13
· votar


Bertola, tenho um AF65C strinberg e ele veio com um pouco de trastejamento, levei no luthier pra fazer as regulagens porém não ficou como eu gostaria. Esses dias fui trocar as cordas e notei um pequeno jogo (folga) entre rastilho e o cavalete, uma folga suficiente pra trastejar abaixando a ação das cordas, ai fui nessa de colocar um pedaço de papel (improviso uahueuh) pra tirar essa folga, enfim, funcionou, parou de trastejar, porém a captação que é piezo diminuiu o volume em algumas cordas, acho que o papel impediu a vibração, ou sei lá. Ai to na dúvida.

Não quero levar num luthier de novo pra trocar o rastilho, porque a grana ta curtíssima e meu violão ta bonzinho até, fora isso. Eu quero por rastilho e pestana de osso, e tô numa de fazer eu mesmo em casa, comprando os dois em osso e moldar aqui mesmo nas medidas do meu, porque meu pai manja dessas coisas manuais e etc, lixadeira e afins, e é mais caprichoso que eu. Vocês me recomendariam ?

Ou então alguma dica sobre algo pra eu colocar ali pra tirar essa folga do rastilho e tirar o trastejamento sem atrapalhar a captação, ou se isso é normal no violão e deve haver outro ajuste para resolver o problema do trastejamento.

PS: Uso 0.10 (antes 0.09 e trastejava mais) e o trastejamento é efetivo um pouco na segunda casa na mizinha, e na corda G na casa 12.

Obrigado desde já.

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


fconde77
Qdo eu vi eu pensei que vc estivesse usando ele como exemplo de "luthier" de youtube. Por isso fiquei assustado e comentei ^^
E eu estava afirmando que o vídeo era uma brincadeira feita pelo Rafael.
Ambos não nos entendemos direito. Desculpe o mal entendido.
Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


roodrigopf
Cara, como assim folga no rastilho? Vc está se referindo à ponte ou à pestana. Se for a ponte, a colocação de um papel atrapalha sim a captação. Retire esse papel e substitua o rastilho inteiro por um mais adequado (de osso), bem como o rastilho da pestana; aparentemente também o seu violão precisa de uma regulagem de tensor, posto que houve uma mudança na espessura das cordas.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


roodrigopf
Cara, como assim folga no rastilho? Vc está se referindo à ponte ou à pestana. Se for a ponte, a colocação de um papel atrapalha sim a captação. Retire esse papel e substitua o rastilho inteiro por um mais adequado (de osso), bem como o rastilho da pestana; aparentemente também o seu violão precisa de uma regulagem de tensor, posto que houve uma mudança na espessura das cordas.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


roodrigopf
Cara, como assim folga no rastilho? Vc está se referindo à ponte ou à pestana. Se for a ponte, a colocação de um papel atrapalha sim a captação. Retire esse papel e substitua o rastilho inteiro por um mais adequado (de osso), bem como o rastilho da pestana; aparentemente também o seu violão precisa de uma regulagem de tensor, posto que houve uma mudança na espessura das cordas.
Abç

roodrigopf
Membro Novato
# jul/13 · Editado por: roodrigopf
· votar


undefinedroodrigopf
Cara, como assim folga no rastilho? Vc está se referindo à ponte ou à pestana. Se for a ponte, a colocação de um papel atrapalha sim a captação. Retire esse papel e substitua o rastilho inteiro por um mais adequado (de osso), bem como o rastilho da pestana; aparentemente também o seu violão precisa de uma regulagem de tensor, posto que houve uma mudança na espessura das cordas.
Abç


Então, ta com uma folga mesmo. Vou providenciar outro rastilho.
Tirei as cordas agora mesmo e tirei o papel. O que vcs me recomendariam pra tirar essa folga provisoriamente entre o rastilho e a ponte.

Abç

EDIT: instalei com a folga mesmo, parece que continuou mesma coisa, a folga é na vertical e na horizontal, ai subi um pouco o rastilho na ponte e aliviou o trastejamento.
Uma pergunta que ficou na minha cabeça. Trasteja na 2 casa da mizinha só apertando normalmente a nota, e na 12 só quando subo um bend até a posição da corda G. Pode ser trastes desalinhados de fabrica mesmo, ou o braço está convexo pra cima e é necessário um ajuste no tensor ? claro que levarei num luthier pra isso porque sou ótimo pra destruir coisas, hehe.

Obrigado pela atenção.

emachado
Veterano
# jul/13
· votar


Bertola

Comprei alguns transistores BC108 para colocar no lugar do 2n3904 que usei no SuperFuzz e a diferença de Hfe entre eles é grande:
os maiores chagam a 450, 370
os menores não passam de 56.

É normal esta diferença ou podem estar danificados?
No caso, quais seriam melhores para este projeto, os maiores ou menores?

WilliamJunior
Membro
# jul/13
· votar


Olá bertola, tentarei isso, mas posso lixar com uma lixa 1200 ou é arriscado arranhar a pintura?
se bem que ela é natural.

A segunda pergunta foi que a corda começou a ficar com um som estranho, mas fui ouvir e não escutei no ampli.
então desconsidere ela :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


roodrigopf
Aparte o rastilho, há a necessidade de "rebatimento" dos trastes (o trastejamento no "bend" é característico disso).
Para tirar a folga, corte um pequeno pedaço de plástico (pode ser de um cartão de telefone ou de banco) e insira no espaço.
emachado
Os que estão muito baixos estão danificados ou desgastados.
WilliamJunior
Isole a área a ser lixada e use a 1200, depois faça um polimento.
Não sai no amp ou não "come" a nota, não é trastejamento.... Simples assim.
Abçs

emachado
Veterano
# jul/13
· votar


Bertola

Eu fiz a troca aqui, coloquei os BC108 de maior Hfe, mas o volume abaixa muito quando aciono o pedal.
Somente quando ligo o compressor ou o equalizer antes (estes numa regulagem que não aumenta o volume no som limpo ou nas distorções) é que o volume e a distorção deste pedal ficam mais perceptíveis. Só assim o pot de intensidade funciona/atua.

Bem, ficou um crunch legal para blues, vou manter assim, mas, só por curiosidade: pode ser que um dos BC108 não esteja atuando (quando coloco o pot de BIAS todo fechado o som limpa por completo)?

Ou este pedal tem um ganho e distorção mais baixos?
Estou usando dois humbuckers com e sem split.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


emachado
Estranho isso...
Revise o circuito, inclusive trocando os Trsts.
Abç

WilliamJunior
Membro
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como faço para polir depois?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji