Aquisição: Gibson ES137 Custom Gold - só que não

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Kleber Blacklock


    Buenas, pessoal.

    Há algumas semanas postei sobre a aquisição de minha semi-acústica Waldman, conforme tópico abaixo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/306263/

    Acontece que, apesar de ter adorado a guitarra e de estar sendo muito feliz com ela, senti que comprei gato por lebre. Pensei se tratar de uma semi-hollow, já que não conhecia muito de semi-acústicas, porém, na verdade ela é uma full-hollow, característica essa que praticamente me impossibilita de usá-la com drives, mesmo que leves.

    Levando em consideração essa situação, resolvi adquirir uma segunda semi-acústica, dessa vez semi-hollow. Isso me levou até Sorocaba em busca da minha Gibson ES137 Custom Gold... clonada. Sim, exatamente, um clone chinês da original. E por que optei por essa guitarra e não por outra. Primeiramente porque, não sendo um músico profissional, não tenho a menor intenção de algum dia possuir uma Gibson original, ainda mais sendo pai de dois filhos e trabalhando como assalariado em uma empresa. Segundo porque peguei essa guitarra no rolo, passei alguns itens que tinha em casa e que não estava usando, ou seja, não gastei nem um centavo nela, apenas o dinheiro da gasolina e dos pedágios. Terceiro porque achei ela linda, muito mais pessoalmente. Não tenho a menor intenção de levantar aqui um debate se é certo ou não adquirir clones chineses descarados, pelo contrário, apenas quero compartilhar minha nova aquisição com todos e contar com as opiniões diversas.

    Bom, a primeira coisa que me chamou a atenção (positivamente) nessa guitarra é o modelo dela. Ela é meio que puxada para uma LP, isso fez com que me agradesse muito.

    Outra coisa interessante que me chamou a atenção (não sei dizer se positivamente ou negativamente) é um botão ao estilo "chiken head" pouco acima dos botões de tone / volume. Esse botão possui cinco posições (pelo que pesquisei o modelo original possui a mesma chave, porém, com seis posições). Na estrema direita, o tone é todo aberto. Na extrema esquerda, todo fechado... aliás, mais do que todo fechado... acredito que na última posição da esquerda é aberto um vórtice temporal que suga tudo o que é agudo no metro quadrado em que a guitarra se encontra, e o som emitido por ela passa a ser um grave mais grave do que o grave mais grave existente no universo... algo aproximado ao rugido do Godzila. Ouso dizer que da posição central para a esquerda é impossível usar esse botão, apenas nas duas primeiras posições da direita esse botão tem utilidade. Ainda não gravei nada com a guitarra, porém, assim que possível postarei algo para que todos tenham uma idéia do que estou falando. Aliás, se alguém do fórum conhecer o modelo original, gostaria que me explicasse melhor como funciona esse pot na guitarra original. Defasagem? Split? Ou só uma coloração no tone igual ao modelo que adquiri?

    Uma coisa que me chamou (negativamente) a atenção é o tamanho da guitarra. Será que existe um bag ou case para ela? O corpo dela é enorme.

    Mais uma coisa que me chamou a atenção: pelo que entendi, as semi-hollow possuem um bloco central de madeira. Olhando a minha por dentro encontrei apenas um cavalete de madeira pequeno (tentei mostrar isso na última foto). Ela é semi-hollow ou full-hollow? Será que novamente comprei gato por lebre? O corpo dessa guitarra é muito mais fino que o da Waldman que adquiri e que é full-hollow.

    As tarrachas são Grover (com um "o" só, e não Groover), ferragens todas douradas, acabamento bem feitinho, marcação da escala são algo do tipo triângulos "bunda-com-bunda", praticamente iguais às originais.

    A primeira coisa que fiz foi trocar as cordas por 0.10, coloquei Ernie Ball.

    Ela veio com um leve trastejamento da 14° casa em diante nas cordas mais graves, acredito que um bom luthier consiga resolver esse detalhe.

    Segue abaixo uma pequena relação de fotos:

    Visão dianteira:
    http://dc694.4shared.com/img/1Qhk4cl2/s7/14018bbe9d8/20130725_223827.j pg?async&rand=0.16209406037003576

    Headstock:
    http://dc603.4shared.com/img/JUffzYzU/s7/14018bbe9d8/20130725_223933.j pg?async&rand=0.5499965883567981

    Corpo:
    http://dc611.4shared.com/img/pkV-Wiiu/s7/14018bbedc0/20130725_223940.j pg?async&rand=0.029959151961506447

    Visão traseira:
    http://dc256.4shared.com/img/p6378Eh3/s7/14018bbedc0/20130725_224241.j pg?async&rand=0.0835558780809586

    Corpo:
    http://dc690.4shared.com/img/X6fbCYiV/s7/14018bbedc0/20130725_224246.j pg?async&rand=0.7653532906116811

    Headstock:
    http://dc596.4shared.com/img/HawBEwVV/s7/14018bbedc0/20130725_224251.j pg?async&rand=0.16209938301177262

    Junção braço / corpo:
    http://dc699.4shared.com/img/21XSBTZE/s7/14018bbf1a8/20130725_224300.j pg?async&rand=0.8668449215922827

    Potenciômetro estranho:
    http://dc610.4shared.com/img/jotUXfuK/s7/14018bbf590/20130725_224339.j pg?async&rand=0.06148304067432259

    Ferragens douradas:
    http://dc690.4shared.com/img/fYHNAzIE/s7/14018bbf590/20130725_224347.j pg?async&rand=0.2503348141275007

    Tentativa de visão interna mostrando apenas um "cavalete" no meio do corpo:
    http://dc699.4shared.com/img/5Jn_wqOn/s7/14018bbf978/20130725_224412.j pg?async&rand=0.49361962511702456

    Aguardo o comentário de vocês e prometo que assim que tiver gravado algo eu atualizo o tópico.

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    edalko
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Sei nao cara... Walden... CHibson...
    Porque não investiu logo numa Ibanez Artcore?
    Eu tive uma AF-95 e ela ia muito bem com drives.

    ogner
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Não tenho a menor intenção de levantar aqui um debate se é certo ou não adquirir clones chineses descarados,
    Inevitável...
    Vc me deixou triste...

    :(

    Led Zé
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Nossa, velho...que paia. Porque não foi numa Epi ES-335? Ou numa Ibanez? Viagem errada...Algumas semi originais costumam ser de madeira laminada. Imagina uma Chibson...Caixa de uva.

    EduJazz
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    Cara, eu não faria o negócio que você fez. Mas avaliar se você comprou gato por lebre, eu não posso.

    Se você curtiu a guitarra, se valeu a pena a troca que você fez, ta valendo!

    Eu tenho uma Ibanez Artcore, é uma ótima guitarra, por um bom preço! Mas o que importa é você estar feliz!

    Buja
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Primeiramente porque, não sendo um músico profissional, não tenho a menor intenção de algum dia possuir uma Gibson original, ainda mais sendo pai de dois filhos e trabalhando como assalariado em uma empresa.

    Muito inteligente, ainda mais ja tendo comprado um waldman recentemente. Nao venho criticar o fato de voce ter comprado um clone, porque eu comprei uma strinberg que seria "clone" da jackson randy rhoads, uma benson que é clone da jem 7v, uma giannini que é clone da fender stratocaster. Essas guitarras nao sao clones, mas tem headstock original da fabrica. Por favor, numa futura venda, ressalte que a guitarra é clone hein.


    Mas voltando ao que interessa. A guitarra!
    Sinceramente, velho, achei a waldman mais guitarra. Pelo menos ela tem a impressão de ser mais semi acustica. A gibson clone está mais pra uma les paul oca.

    Eu tive uma condor semi hollow, isso é, uma que so era oca nos F-holes. No centro da guitarra, na onde estava os captadores e a ponte, ali era solido. Tanto que a guitarra era beeeem pesada, muito mais que uma les paul ou até minha 7 cordas. Mas o que a guitarra tinha de graves nao ta escrito. E eu tocava com ela metallica, com ganho cara, ganho mesmo.
    Nao era o feedback dos infernos nao.

    Imagino que o feedback incontrolavel aconteça com uma acustica mesmo. Ou com violao mesmo. Eu uma vez botei drive nele, e ele pareceu que ia descolar o tampo na minha mao. Ai sim, é uma microfonia insano, descontrolavel. Mas acredito sim, que a waldman sendo "semi-hollow", um overdrive com ela seria no minimo agradavel e bem controlavel no volume.

    Agora a les paul gibson oca que voce pegou agora, deve ser mais dificil hein. Acho que se daria melhor num set acustico.


    Teste ai, poste sons e nos dê seus impressoes.



    ps: Por ultimo e nao menos importante. Parabens! Guitarra nova é sempre muito bom, nao importa qual. Afinal, a gente trabalha, rala, da duro, mantem a casa, mulher, filhos, e nosso prazer é matar a GAS e tocar guitarra !!!!!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Pessoal,

    Editei o tópico para alterar a marca da guitarra que coloquei como "Walden" e na verdade o correto é "Waldman".

    edalko

    Então, como não tenho dinheiro para adquirir nada e esse instrumento apareceu na troca, mandei ver. Falando da Waldman, é uma guitarra muito interessante. Peço até mesmo a gentileza de que verifique o link que postei no tópico, tem um áudio que gravei com ela. É claro, não é uma guitarra top de linha, porém, não é uma guitarra ruim. Já essa "Gibson" sinceramente não sei o que dizer, jâ que não faço idéia nem das madeiras usadas.

    ogner

    Fica triste não, parceiro. Penso que um erro seria comprar um clone sem saber que é clone, faser a cagada consciente não é motivo de tristeza, é motivo de desgosto, hehe.

    Led Zé

    Opa!

    Então, concordo, porém, discordo. Veja só: muitas guitarras clones descaradas chegam a ser melhores do que algumas originais de marcas que não sejam tops de linha. Exemplo: já tive uma clone da Wolfgang que deixava muitas Eagles no chinelo. Por que não dar uma chance para minha clonezinha?

    EduJazz

    É isso aí, amigo, valeu por sua opinião! Estou feliz com ela sim, ao menos momentâneamente, vamos ver se com o tempo essa alegria não vira insatisfação.

    Buja

    Parceiro, valeu por ter entendido minha situação e por seu histórico com as clones. Percebi que entendeu bem minha postura em relação a isso.

    Também concordo com você, a Waldman parece ser melhor sim. Só uma correção: ela também é full hollow. A idéia quando adquiri essa clone da Gibson seria ter uma opção barata de uma semi hollow. Consultei as especificações encontradas na net do modelo original e mandei ver. Acontece que essa clone parece não ser semi hollow, e sim full hollow também.

    De qualquer forma, só tocando ao vivo com amplificador para ter certeza.

    Agora deixe-me fazer uma pergunta: será que algum luthier conseguiria fazer uma gambiarra e transformá-la numa semi hollow, inserindo um bloco interno de madeira no lugar certo? Pode ser uma idéia de girico, ainda assim seria uma opção que me ajudaria a chegar no que eu estava esperando dessa guitarra.

    Pessoal,

    Novamente agradeço aos comentârios e opiniões. Entendi todos e não sou "orelha seca" ao ponto de ir contra a todos os que tem oponião divergente da minha, acredito que a pessoa que cria um tópico esperando apenas opiniões favoráveis não quer sinceridade, quer ter seu saco puxado.

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Buja

    Opa, me esqueci de um comentário seu: fique tranquilo, da mesma forma que comprei a guitarra consciente, também me desfarei dela consciente quando chegar a hora. Como já coloquei anteriormente, sou pai de dois filhos, estou no momento de ensiná-los a fazer o que é certo, e nada melhor do que dando o exemplo. E tem mais: vivo de meu salário suado, não de venda de guitarras, jamais colocaria meu caráter em dúvida por causa de uma guitarrs Ching Ling.

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    Buja
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Agora deixe-me fazer uma pergunta: será que algum luthier conseguiria fazer uma gambiarra e transformá-la numa semi hollow, inserindo um bloco interno de madeira no lugar certo? Pode ser uma idéia de girico, ainda assim seria uma opção que me ajudaria a chegar no que eu estava esperando dessa guitarra.


    rsrs, na boa velhao, vai ter que ser um bom luthier, e vai cobrar caro. Eu no seu lugar, faria o negocio numa condor jc502 ou numa ibaneza que seja semi-hollow, estilo blues guitar. Elas sao mais controlaveis no drive.

    Eu deixaria a waldman pra ser uma guitarra acustica mesmo. Investiria aou poucos num set acustico, tipo pre-amp acustico, acoustic simulator, amp acustico. Deixaria elas pra aqueles cleans maravilhosos.

    Pegaria sua gibson, e mandaria logo numa epipoca, ibaneza ou condor semi acustica. Ai sim voce ficaria melhor servido do que mandar o luthier abrir a barriga dela, confeccionar uma bloco de, talvez, cedro (porque mogno é caro), e enfiar nela, pra depois colar o tampo e refazer o acabamento tudo de novo. Fica caro, tenho certeza.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Parabéns man, achei bem legal a guitarra!
    Mas... pro som que você procura eu teria procurado uma telecaster semi-acústica. Eu tenho uma sx thinline e pra vibe de trilha "western" que você tinha comentado uma vez ela é perfeita.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    PS: essa história de não poder usar drive com hollow-body é pura merda (me desculpem o palavreado, mas essa é mais uma daquelas lendas urbanas de guitarra que todo mundo acredita piamente):


    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    d.u.n.h.a.

    Cacetada, e o cara ainda manda solos from hell com ela...


    Kleber Blacklock

    Buja
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Eu tive semi acustica e mandei distorcao nela. Eu provei pra mim mesmo que nao tem essa de "nao da pra ligar com drive".



    Masss.......tambem nao é 100%.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Buja

    Dúvida: a sua era full hollow ou semi hollow? Apenas como comparativo com as minhas.

    Outra dúvida: case ou bag? A outra que possuo (Waldman) está num bag bem resistente, preciso comprar uma proteção para essa do tópico, recomenda o que?

    Valeu!


    Kleber Blacklock

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Vou me intrometer um pouco aqui... haha
    Eu tenho uma dessa aqui , full hollow e toco tranquilamente um Ted Nugent com ela... Até um AC/DC rola. Só tem que ficar esperto com o dedo no knob de volume o tempo todo.
    Mas agora to mais na vibe surf rock com ela hahaha Então é só no clean+reverb...

    Quanto ao case, eu uso um hardcase pra violão jumbo que eu tenho aqui, veste certinho. Acho que o melhor é pegar a guitarra e ir numa loja experimentar os bags e cases e ver qual fica melhor.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Pois é, eu uso uma Gretsch e também dá pra tocar com drive, mas obviamente exige muito mais controle do que se eu estivesse usando uma tele, por exemplo. Em outro tópico quase similar a este (o Kleber Blacklock comentou nele tbm) eu citei o Ted Nugent como exemplo e o Bertola disse que o drive dele é só do amp e que a Gibson Byrdland dele dá menos feedback que as hollowbody normais. Não sei. Sei que toco com drive na minha Gretsch e dá pra se virar. O que eu acho problemático é que muitos guitarristas iniciantes compram hollowbody por causa da estética, sem se tocar com o som, e aí sofrem pra fazer ela soar como maciça. Pô, eu comprei a Gretsch porque eu QUERIA o feedback e os overtones dela. Claro que é menos versátil. Parabéns ao Kleber que tá aceitando as opiniões da galera, mesmo que não sejam o que ele queria ouvir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aquisição: Gibson ES137 Custom Gold - só que não