【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


Shinigami_
Essa Cort é muito boa. Já regulei uma e posso atestar.
Thiagoham
Cara, quem disse que ponte tem que ser molinha?
A questão é que vc terá que fazer uma intervenção grande nessa guitarra para colocar esse tipo de ponte, que é fixada por pivôs, portanto, pense bem.
A instalação de uma ponte de melhor qualidade (como uma Wilkinson "vintage" de bloco grande e 5 molas) melhorará a estabilidade. Ademais, vc tem que colocar as cordas corretamente e fazendo os procedimentos de estabilização (afinar e puxar e reafinar, etc) e lubrificar a pestana com grafite em pó e o "abaixa-cordas" com vaselina sólida.
Abçs

Thiagoham
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ninguém disse, é que eu prefiro assim pq ja sou acostumado, faço as frases com mais fluencia. Entao realmente vale a pena colocar uma wilkinson dessas né? No caso, terei que comprar umas tarraxas com trava também, estou certo?

fconde77
Veterano
# nov/12
· votar


Thiagoham

Cara eu tenho duas guitarras com essas pontes citadas Wilkinson "vintage" modelo WVP6 SB e Wilkinson semi flutuantes modelo WVS-50 e posso falar que a diferença não é grande... e as 2 estão com 3 molas... só a Wilkinson Vintage que esta com sistema Tremsetter Hipshot.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


Thiagoham
No meu entender vale, tanto instalar a ponte, com 5 molas, ou 4 com o tremsetter, e as tarrachas de trava.
Abç

deboraiommi
Veterano
# nov/12
· votar


Bertola
O que voce acha dos baixo com captadores de guitarra ?
Tenho um estilo precision e estava pensando em colocar mais um cap no meio , o que voce acha ? mudaria muito o som ?
obrigada

Strateiro Pedreiro
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, um Luthier aqui cagou na minha Guitarra. E não sabe o que é, o pior.

-Cordas altas trastejando
-Cordas E e B não seguram afinação (tarraxas Fender)
-Cordas estourando na região da ponte

Abri mão, cada vez que mando pro cara arrumar ela volta pior. Tem algum diagnóstico pelo pouco escrito ?

Obrigado!

fconde77
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
No meu entender vale, tanto instalar a ponte, com 5 molas, ou 4 com o tremsetter, e as tarrachas de trava.
No meu caso ficou com 3 molas mesmo pq quando instalei a nova ponte Wilkinson Vintage com tremsetter não tinha molas adicionais e acabou ficando assim mesmo, mas como raramente uso alavanca não e uma urgência para o momento.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


deboraiommi
Não muda muita coisa não, mas o ideal é instalar um capt liso (sem polos), ou com barras.
Strateiro Pedreiro
Sim: Descuido do cara...
fconde77
Mas para quem usa com certa frequencia, o uso de 5 molas é mais garantido. Com o tremsetter fica melhor ainda.
Abçs

guitarluiz
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tem como travar uma floyd rose com alguma coisa , pra usar afinações mais baixas ?

Guitarra , Cort x6 ponte original dela

sk8_Guitar_god
Veterano
# nov/12
· votar


e aí Mauricio Luiz Bertola, tudo bem? estou com um projeto audacioso, minha guitarra é uma strato com configuração h/s/s, e há um tempo, eu queria deixar só o hb e um knob de volume. vim aqui no fórum, criei um tópico, tirei minhas dúvidas, e consegui, ficou muito bom. bem, já faz um tempo, desde quando descobri o que era, que tenho vontade de por uma ponte floyd rose na minha guitarra, que é de ponte fixa. sei que é necessário fazer uma escavação, o back box, tapar os buraquinhos da ponte e fazer uns novos para a floyd. sei um pouco (considerável) sobre marcenaria, sei usar o formão, a tupia, furadeira e outras ferramentas de modo exemplar, as minhas dúvidas são com a medida da profundidade, o quanto devo escavar, de onde, e como fazer isso sem danificar o instrumento em questões de entonação, afinação e até mesmo ficar torto. visto que desejo faze-lo pessoalmente, não pretendo levar a um luthier, quero ter a satisfação de ver um serviço feito por mim. sua ajuda valeria muito, seus comentários e sugestões são muito úteis, e aprendi bastante com elas. agradeço desde já, um abraço.

Bonnerfl
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
qual seria a diferença se eu usasse um pot de 470k em vez de uma de 500k no volume da minha guitarra (ela tem humbuckers) ?
vlwss

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


guitarluiz
Sim, tem.
sk8_Guitar_god
Cara, naõ faça o tal "back-box". Ademais, a instalação do "lock-nut" requer cuidado e experiência.
Bonnerfl
Nenhuma.
Abçs

sk8_Guitar_god
Veterano
# nov/12
· votar


valeu, me ajudou muito.

guitarluiz
Veterano
# nov/12
· votar


guitarluiz
Sim, tem.


Tem com me explicar?

fconde77
Veterano
# nov/12 · Editado por: fconde77
· votar


guitarluiz
É o mesmo procedimento para travar tremolo comum... blocos de madeira na frente e atras do bloco da ponte

eunaofaloingreis
Veterano
# nov/12
· votar


Oi, eu tenho uma dúvida que acredito que seja bem simples, até porque sou novato em todos os quesitos. Ok, eu comprei minha guitarra faz um tempo, mas nunca mandei ela para um luthier, e depois de ler alguns tópicos percebi que precisava regular ela de alguma forma. Mas que tipo de regulação eu peço para o luthier fazer, sei lá. Eu vou ligar para ele e dizer que eu quero que ele regule ela, e daí? Tipo, como isso funciona, a parte elétrica, não sei... Quais os tipos de regulação existe ;s
E eu acho que as cordas da minha guitarra estão muito afastadas do braço, ele poderia dar um jeito nelas, e isso não danificaria o braço de alguma forma?
É isso, eu acho que eu tinha mais outras dúvidas, mas acabei me esquecendo, depois eu posto elas.
Obrigado.

vinieilers97
Veterano
# nov/12
· votar


Bertola

Toca-se facil musicas de Hard Rock como Guns e Alter Bridge com uma Les Paul com P90's originais da Gibson? São fracos ou bons? Vou no meio do ano comprar uma Gibson 60's Tribute e tenho medo de me arrepender, já que toco principalmente esse estilo.

MR__Bruno
Veterano
# nov/12 · Editado por: MR__Bruno
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola!
Eu gostaria de saber se essa técnica que é ensinada nesse video pode estragar a guitarra de alguma maneira, ou se o unico problema é de quebrar o braço do instrumento.. (Se existir essa possibilidade). No caso a guitarra seria de braço colado, abraço !

Video http://www.youtube.com/watch?v=YWFYLfEp0KQ

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


eunaofaloingreis
Se o seu luthier for um profissional sério e gabaritado, ele mesmo identificará os problemas de seu instrumento e procederá os ajustes e intervenções necessários, e depois lhe explicará detalhadamente o que foi feito, bem como os procedimentos que vc deve fazer para mantê-la.
vinieilers97
E porque não se tocaría?
MR__Bruno
Numa guitarra de qualidade e bem construída esse tipo de coisa pode ser feita sem muitos problemas, desde que não se exagere... Já em guitarras de baixa qualidade, evite...
Abçs

vinieilers97
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Perguntei sobre os P90 porque sei que tem uma saida menor, e logo daria chiado e/ou nao ficaria adequado.

vinieilers97
E porque não se tocaría?


Quer dizer que ta tranquilo?? As com mini humbucker seriam mais ideias, nao?? Qual as caracteristicas de timbre dos P90's??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


vinieilers97
http://www.youtube.com/watch?v=yTD7xyQ76vk
Veja...
Abç

condor guitar
Veterano
# nov/12 · Editado por: condor guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá ,tudo bem??

Cara minha duvida é simples se eu fizer um nivelamento de trastes o arredondamento é obrigatorio?? se sim qual a ferramenta mais acessível e barata para o acabamento ?

Obrigado.

MR__Bruno
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
No meu caso é uma LP shelter nashville, ela se "encaixaria" em uma guitarra bem construida, para a realização dessa técnica.. ?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


condor guitar
Pode não ser se o traste for fino.
Usa-se isso, ou ferramente assemelhada.
http://www.ebay.com/itm/New-Diamond-fret-crowning-file-110-220-Guitar- Luthier-tool-for-Lg-Jumbo-/260941067200?pt=Guitar_Accessories&hash=ite m3cc14cb3c0
MR__Bruno
Sim, mas não exagere nisso...
Abçs

emachado
Veterano
# nov/12 · Editado por: emachado
· votar


Olá Bertola. Consegui uma peça de cedro rosa muito antiga, bastante seco.
Tem 7cm de espessura, ou seja, mais do que o suficiente para uma tele que vou fazer.
Contudo, numa das peças tem algo semelhante à um brancal: mais claro.
Ficaria muito bonita, pois está com desenhos semelhantes ao spalted maple.
É cilada usar uma peça com brancal para o corpo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


emachado
Desde que não hajam nós muito acentuados, não tem problema.
Abç

Shinigami_
Veterano
# nov/12
· votar


Olá Bertola


Uma última dúvida sobre a Cort Aero 11.

Ela tem um corpo fino e assimétrico, visando maior conforto para o músico. Contudo, o que me intriga, é se por haver pouca madeira no corpo isso não traria algum problema, isso nao afeta o som da guitarra? ou interfere em alguma outra coisa?

Abaixo, coloquei uma foto do corpo da guitarra, caso não se lembre exatamente como ele é. Abraço.

http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_2742291766_052012.jpg

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entre nut de osso, e aquele nut Graphtec TUSQ, qual tu acha melhor? Qual mantém melhor a afinação? Existe diferença sonora entre eles? Caso exista, é significante?

Abraço!

Msess
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eae tude bem? oq voce acha da Epiphone SG Especial?


vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


Shinigami_
Essas guitarras tendem a ter um som mais agudo, e, dizem alguns, a ter uma menor sustentação em comparação com uma guitarra de corpo mais denso ou "maior".
GuitarristaDoNickEstranho
Não é significante. O de grafite é um pouquinho melhor para uso com alavanca, nada mais.
Msess
Special? Guitarra de compensado.....
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji