【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Shinigami_
Veterano
# nov/12
· votar


Obrigado pelas respostas Bertola.

Decidi por comprar outra guitarra que não a Cort aero 11, pois meu amplificador possui uma distorção que já considero muito aguda, o problema só ia se agravar se comprasse essa guita.

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12 · Editado por: Jeff.gomes
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que os trastes podem influenciar no som?
Ou é somente na tocabilidade?

E outra, uma coisa que venho tendo a tempo, parte elétrica de uma guitarra, qual a melhor? Seria realmente gotoh? (isso para Les Paul) (2 tons/ 2 vol) (caps baixa saida)
Eu vou mandar colocar 2 split na minha guitarra, 20reais cada, e mais a regulagem da guitarra... o preço que o luthier vai cobrar, ja vale apena talvez mudar a parte eletrica toda. E nunca mais se preocupar...

O que uma ponte (caso fixa) pode influenciar no som? (além da estabilidade da afinação)

valts
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tudo joia?
Tenho uma guitarra strato que foi feita por um luthier que não se quem é. Comprei de um amigo

Tenho uma dúvida no esquema elétrico dela. Ele tem 3 singles 1 pot de volume e 2 pot de ton. Um dos pot de ton é daqueles que vc puxa pra cima, acho que se chama push pull neh? Pois bem, quando o potenciometro está puchado pra cima, a guitarra tem um som de strato normal porém ao girar os potenciometros, não acontece nada. Quando aperto o pot. push pull, o volume da guitarra aumenta, os chiados aumentam muito, o som fica parecido com o de um simulador de violão e não dá pra utilizar assim.

Abri o escudo e o que percebi de diferente é que tem uma placa eletrônica e uma bateria 9v. O que seria essa placa e a bateria?

Notei também que mesmo com o pot push pull puxado, a guitarra está com um chiado a mais do que o normal. Será que pode ser essa placa?

Abraço

krixzy
Veterano
# nov/12 · Editado por: krixzy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
1 - Como descobrir se a guitarra é de compensado, no caso dela está pintada com cor solida e não se ver a madeira?

2 - Em comparação de amps de guitarra, a diferença entre um amp SS com falante 1x12 e, e um amp valvulado com 4x12, a diferença na qualidade é tão grande a ponto do SS fazer uma guitarra top soar com timbre magro e feio como guitarra barata e um Valvulado fazer guitarra barata soar como uma muito boa?

Pergunto isso porque um dia testei uma cort (não lembro o modelo) com caps EMG HZ, em um head meteoro valvulado grande com 4x12 e parecia que eu estava ouvindo um CD de tão bom que estava o som e fiquei no GAS pra comprar a guitarra, ai num outro dia fui em um show e o cara tava com uma guitarra igual tocando em um meteroro pequeno SS, e soava como uma guitarra barata, meu GAS pela guitarra foi embora...

123nove
Veterano
# nov/12
· votar


Bertola. Ferrei os pivos da ponte floyd da minha peavey, por acaso existe lugares onde vendem somente os pivos?

Symptom
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde, Bertola. Venho mais uma vez contar com a sua boa vontade. Na ligação de uma telecaster, vi que há duas formas de se conectar o pot de tone.

Em uma delas o sinal liga na perninha de fora do pot de tone. Daí temos um capacitor saindo da perninha do meio e ligando na perninha que é aterrada no pot de volume.

Em outra, o sinal liga na perninha do meio do pot de tone. Daí o capacitor liga na perninha de fora e aterra na próprira carcaça do pot de tone (que está ligada ao restante do terra também)

Tem alguma diferença entre essas duas ligações em termos de som ou de comportamento dos controles?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


Jeff.gomes
Influenciam mais no timbre. Trastes maiores, como o jumbo "produzem" um timbre mais "metálico", trastes mais finos maior "interação" com a madeira e entonação mais precisa.
Guitarras com ponte fixa são mais estáveis e tendem a ter maior sustentação.
Quanto a trocar parte elétrica... Não muda muita coisa, a não ser a durabilidade (no caso das chaves). No caso dos pots, só se vc instalar pots CTS "No load".
valts
Essa guitarra tem uma espécie de circuito ativo. Pode ser um monte de coisas. Só um profissional examinando poderá saber.
krixzy
Só abrindo e vendo se o material do corpo é desse (lembra um "biscoito waffle", com linhas horizontais).
Sim, é. Valvulado é "outro mundo"... Sim o amp faz MUITA diferença. Agora, 4X12 é para estádio de futebol...
123nove
Ferrou como? Sim, tem. Em lojas de luthiería e/ou de instrumentos e peças.
Abçs

123nove
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Digamos que a "cabeça" dos pivos racharam e consequentemente, quebraram.

Tenho duas pontes floyd aqui em casa (uma groovin e uma Fender). Tentei usar os pivos delas para susbstituiros da minha peavey, porem, a espessura é totalmente diferente. Como descubro qual é a espessura correta? E voc~e sabe dizer, quanto é a média de preço?

123nove
Veterano
# nov/12
· votar


Agradeço a atenção Bertola, saliento que preciso muito de sua ajuda, pois essa guitarra é muito especial pra mim, além de ser muito boa.

valts
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta

Esqueci de comentar que a guitarra tem uma chavinha on/off que faz um blend entre o cap do braço e da ponte.

Gostaria de refazer a parte eletrica e retirar essa placa eletronica mas manter este blend. Vc tem algum esquema eletrico SSS com blend utilizando esta chave on/off? Dei uma pesquisa na net mas so achei aqueles esquemas onde se faz o blend no pot de tone.

Abraço

123nove
Veterano
# nov/12 · Editado por: 123nove
· votar


Se eu comprar esse, como funciona para por na ponte? Tenho que mandar pra um torneiro deixar identico ao original da Peavey?

http://www.copettiguitarparts.com.br/ponte-floyd-rose/pivo-para-floy-r ose-black-par.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


123nove
Vc terá que medir os pivôs com uma regua de precisão (em mm e pol) e buscar a mesma medida.
valts
Procure na internet pelo esquema 7 sounds stratocaster schematic.
Abçs

L.K.R
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Voce conhece o amp roland cube 20xl? Se sim, saberia me dizer se compensa para um amp para praticar em um apartamento?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


L.K.R
Sim, é um bom amp, embora só sirva pra estudar mesmo...
Abç

jpguitar
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

você recomenda a ponte floyd rose special ...estou querendo colocar em uma ibanez jem 55 jr,

vi alguns videos achei até que boa, pelo custo beneficio

você usou alguma?

obrigado

abç.

L.K.R
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu!
Ah, uma última pergunta...
Eu tô acabando de fazer um killswitch na minha guitarra e fiquei com umas dúvidas.
Já que eu vou substituir pelo knob do tone, é melhor eu deixar ele aberto mas ali ou simplesmente tirá-lo da guitarra? E quando ao botao, ele tem que ser algum específico? Comprei um parecido com os que vi em vídeos mas nao tenho certeza se é o certo

silasamilcar
Veterano
# nov/12
· votar


Bom... O lance é o seguinte: Comprei uma ponte vintage da Fender Full Block, um set Fender Tex Mex, Potenciometros e chave originais. Minha dúvida cruel é:

Tenho uma guitarra que eu mesmo fiz, com corpo de Jequitibá e o braço de Marfim e escala de Pau-rosa de uma Giannini 1990 com três captadores humbucker (Malagoli Tradicional Meio e Braço e Cabrera Overbucker Ponte)
Uma Fender Soutern Cross (Mini-Humbicker Cabrera Rock Pro JR na ponte, Malagoli Texas Special Meio e Cabrera Scream Blues no braço).
Uma Squier Bullet original
Uma que estou terminando de fazer com corpo de Cedro e braço e escala de Marfim.

Então... Em qual guitarra eu coloco os novos itens adquiridos?
E mais... Se alguém tiver alguma sugestão de modificação nas outras podem postar...

Msess
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o.0 de compensado? eita nois!

vlw!

Thiagoham
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu grande Bertola, sempre ajudando de boa fé!

fconde77
Nunca ouvi falar desse sistema, oq seria?

fconde77
Veterano
# nov/12
· votar


Thiagoham

é um sistema simples que serve pra estabilizar a afinação.
http://www.trueguitar.com/tremsetter2.jpg


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


jpguitar
Não é como a original, mas é legal.
L.K.R
Coloque a chavinha no buraco do pot que vc vai tirar...
silasamilcar
Não sei cara, essa é uma decisão que vc tem que tomar...
Abçs

Symptom
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Oi, Bertola. Chegou a ver minha dúvida? Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


Symptom
Que eu tenha percebido, não. Eu uso o esquema telecaster 66, que é o mais simples.
Abç

123nove
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu mesmo Bertola, to no desepero pra conserta-la.

Abçs, +1

metallicasnake
Veterano
# nov/12 · Editado por: metallicasnake
· votar


Ola Bertola
Recentemente adquiri o Digitech 3012. Tinha me queixado de um "ronco" no meu roland 15x quando tocava com mais força os bordões e em volume alto. Na época você tinha me dito que seria por conta do falante de 8".
Pois bem...esse Digitech tem falante de 12" e 30W e percebi o mesmo ronco com o volume alto, "principalmente" quando uso o captador do braço.
Isso poderia ser algum problema com os captadores da minha Cort x-5 ou na parte elétrica (potenciômetros)??
Poderia ser problema com o cabo que eu uso (Santo Ângelo)??

*Uma observação: Atrás do falante do Digitech tem uma etiqueta com a inscrição: 12W 15P.
Eu presumi que seria na verdade 12P 15W, talvez indicando o tamanho e potencia do falante.
Se for isso, o falante não deveria ser 30W ja que é a potencia do amp??

abç e boa semana.

V.J.EighTeeN
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola.
Bem estou com um problema aqui na minha Guitarra, descrição do meu tópico abaixo:

Bem, ao usar a alavanca da minha guitarra tremolo,( Shelter California Standart )
ela faz um barulho muito estranho, sei lá, incomoda muito.
Parece até estar "enferrujado", mas não está enferrujado pois não derramei aguá e nada líquido, e já dei uma olhada pra ver.
Com essas explicações podem não entender, mas gravei o som da alavanca fazendo esse barulho.
Ah, e também a alavanca era muito dura, e já que gosto de fazer "dive bombs", eu soltei um pouco ela pra ficar mais confortável.

Barulho estranho: http://soundcloud.com/veighteen/floods-alavanca-tremolo-ru-do

É isso, se puder responder fico muito grato, Abraço'z

João Pedro Strabelli
Veterano
# nov/12
· votar


Uma dúvida: no caso de humbuckers, os potenciômetros de 500k deixam o som menos agudo. É isso?

fconde77
Veterano
# nov/12
· votar


V.J.EighTeeN
não parece ser nada demais, apenas o atrito da ponte com os parafusos ou a garra das molas ... Acredito que um pouco de grafite em pó ou vaselina sólida resolvam o problema.
Mas espere a opinião do Bertola antes que posso estar falando besteira.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


metallicasnake
Isso é apenas a designação do falante.
Provavelmente é regulagem de equalização.
V.J.EighTeeN
Cara,lubrifique os pivôs e verifique as presilhas das molas. Se isso não resolver,consulte seu luthier.
João Pedro Strabelli
Cara, se vc instalar de 1M é que vai ficar mais agudo. Se instalar 250K vai ficar abafado.
Abçs

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
um colega vendendo uma tagima tg505 por 450 reais, vale a pena?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji