【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Delson
Veterano
# nov/12
· votar


fconde77
Vc quer dar brilho numa guitarra que tem o acabamento acetinado ou que perdeu o brilho?

Não que eu queira, mas eu vi e achei muito interessante esse mod.

Se for isso vc pode usar "Pasta de Polir Branca" e mandar ver no polimento com estopa.

Será que a pasta branca não entraria nos poros da guitarra, dificultando a retirada?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


krixzy
Se a guitarra está com ótima tocabilidade e entonada, não há necessidade de levar a um luthier...
Delson
Será que a pasta branca não entraria nos poros da guitarra, dificultando a retirada?
Vc não vao polir a madeira, mas o acabamento (verniz ou pintura).
Abçs

fconde77
Veterano
# nov/12
· votar


Delson

Se ela esta pintada não tem porros abertos... a pasta branca tem uma abrasividade pequena e serve pra "puxar o brilho" em superfícies recém pintadas ao contrario da cera que não é abrasiva e só valoriza o brilho.

Pelo que me lembre existem 2 tipos de pasta de polir... a cinza, que é bem abrasiva e a branca que é bem menos por isso indiquei a branca.
Vale lembrar que se o acabamento é acetinado pode ser que o brilho obtido não seja igual de uma pintura "alto-brilho".

TheRover
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quando eu deixo o pot de volume da ponte no 1, o volume continua quase o mesmo em comparação a quando eu deixo no 10. Isso ocorre em função da qualidade do captador ou pode ser algum problema na parte elétrica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


TheRover
Potenciômetro "bixado". Troque-o.
Abç

Bruninho92
Veterano
# dez/12
· votar


Bom dia,

Gostaria de saber se é possível trocar a ponte Trêmolo de uma Stratocaster por uma Ponte Floyd Rose.

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Bruninho92
Sim, é. É um serviço complexo e caro, e que só pode ser feito por um luthier experiente, no mais das vezes não vale à pena, E, se for fazer, não faça o "back-box".
Abç

Bruninho92
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado.

Mais uma pergunta abusando um pouco.

Vi em outro tópico que você cita a Cerejeira como uma Madeira boa para corpo de stratocaster, mas ela poderia ser utilizada para Telecaster?
Tem uma loja de madeiras aqui perto de casa que vende peças inteiras na medida que a pessoa deseja, eu queria fazer uma guitarra com braço interisso, mas queria saber qual madeira utilizar, queria uma guitarra parecida com as super stratos, tenho um par de captadores ESP tirados de uma LTD que não lembro o modelo, queria colocar uma ponte floyd rose, tarraxas groover. Mas queria braço interiço.

As madeiras são: Cerejeira, Cedro, MAçaranduba, Cedrinho, Pinus, Marfim, , Ipê, Freijó.

Queria uma com braço interiço e floyd rose e estudar uma outra só que TELECASTER.

Abraços

Bruninho92
Veterano
# dez/12 · Editado por: Bruninho92
· votar


Ah e quais seriam as medidas.

Eu gostaria de a Tele ser normal igual de dimensões a Fender Telecaster Highway.

A super strato eu gostaria de ter Headstock Igual a esse:
http://i.ytimg.com/vi/RMpaKMzYasc/0.jpg

E com 24 trastes. As minhas só vão ate o 22.

Ah e a Floyd com 7 cordas. Mas aí não posso usar os Captadores ESP teria de comprar.

Abraço e obrigado

Bruninho92
Veterano
# dez/12
· votar


Outra pergunta Abusando...

Os Captadores Humbuckers possuem uma bobina "fixa" e outra com parafusos para regular correto?

Existe uma posição correta para instalação desses captadores como por exemplo os parafusos reguláveis do captador da ponte está mais próximo a ponte e o fixo para o centro do corpo e o do braço o regulável para o braço e o fixo para o centro do corpo. Isso é regra ou posso inverter esses captadores?

Foto do que eu disse: http://www.mundomax.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/08/captador-hu mbucker.jpg

tCAMPELO
Veterano
# dez/12
· votar


Bom dia, estou com um problema e queria ver se vocês podem me ajudar:

Ontem estava sem fazer nada em casa e fui tocar guitarra, liguei guitarra > jackhammer > amplificador, e percebi que depois de um tempo, o som com distorção(tanto do amp quanto do jackhammer) começava a apagar, até desaparecer por completo, e quando eu desligava a distorção o som ainda assim não saia, aí eu tinha que desligar e ligar o amp para voltar ao normal, mas aí acontecia a mesma coisa depois. Troquei um dos cabos e nada de ficar bom, depois o outro... mesma coisa, liguei a guitarra direto no amp deixando o jackhammer de lado, testei os 3 cabos com guitarra > amp, e nada disso deu certo, o som continuava a sumir.

Onde se encontra o defeito? cabos, amp ou guitarra?
Valeu!

fconde77
Veterano
# dez/12 · Editado por: fconde77
· votar


Bruninho92
Cerejeira como uma Madeira boa para corpo de stratocaster, mas ela poderia ser utilizada para Telecaster?
Sim pq não, só não terá o timbre característico de Strato ou tele pq a cerejeira é mais grave que o cedro, quase tanto quanto o mogno, porém com um ataque mais lento, e soa menos agressiva. Médios um pouco menos intensos, agudos equilibrados, um pouco puxada para os graves.
Se vc usar cerejeira no corpo, o som vai encorpar e ficar mais macio

Cerejeira, Cedro, , Marfim, Maçaranduba, Cedrinho, Pinus, Ipê, Freijó.
Dessa lista pode excluir a Maçaranduba e oCedrinho... as demais podem ser usadas em partes distintas da guitarra sendo o Cedro , Pinus e o Freijó para o corpo, Marfim para o Braço e Ipê pra escala.

Ah e quais seriam as medidas.
Procurando na Web vc deve encontrar plantas detalhadas pra confecção... eu tenho um post aqui que disponibilizei a planta de alguns modelos clássicos
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/261915/

Os Captadores Humbuckers possuem uma bobina "fixa" e outra com parafusos para regular correto?Existe uma posição correta para instalação desses captadores
Sim existe, a posição e a mesma que esta na foto que postou.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


Bruninho92
Sim, pode ser usada. Porém a cerejeira é uma madeira pesada e de trabalhabilidade um tanto dificultosa.
Quanto a "braço inteiriço", isso não é necessário, pois não significa tanta coisa assim, além de ser bem mais cara a manufatura.
Vc tería que comprar uma peça de pau-marfim inteira para fazer o braço todo e a extensão do corpo e adicionar as laterais e a escala.
As madeiras adequadas para corpo são: cedro, freijó, cerejeira e pinus (araucária); para o braço pau-marfim, e para escala, ipê.
As outras não prestam.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar


tCAMPELO
Cara, o problema é com seu amp. Leve-o à um técnico habilitado.
Abç

luckasgibson
Veterano
# dez/12 · Editado por: luckasgibson
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Li em alguns lugares q o Braço confeccionado em longarinas é mais resistente que o em peça inteiriça. Isso procede?

fconde77
Veterano
# dez/12 · Editado por: fconde77
· votar


luckasgibson
Depende da mistura de madeiras utilizada, pois um braço feito somente de Pau Marfim, por exemplo, é tão estável quanto um feito com longarinas...

azrhaell
Veterano
# dez/12
· votar


Bertola, vc conhece a guitarra Seizi Mosh? Ela é uma boa opção na faixa de R$850-R$1.000?

luckasgibson
Veterano
# dez/12
· votar


fconde77
entendi, obrigado.

metallicasnake
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite Bertola.
Levei minha guitarra a um conhecido pra ele dar uma olhada em algumas coisas. Pedi pra ele olhar a parte elétrica e blindagem também, porém quando peguei a guita de volta, o som estava meio "crunchado", como se estive com um drive leve. Ele fez a regulagem toda, altura de caps, troca de cordas, oitavas, etc.

Minha guita é uma Cort x-5, com caps bluebucker (17K e 12K).

O que pode estar havendo??
Antes o som saía limpo, agora está parecendo drive leve.

Abç

fconde77
Veterano
# dez/12 · Editado por: fconde77
· votar


metallicasnake

Pode ser que na regulagem os captadores ficaram muito próximo as cordas ou algum problema quando mexeu na elétrica.

metallicasnake
Veterano
# dez/12
· votar


Pode ser que na regulagem os captadores ficaram muito próximo as cordas ou algum problema quando mexeu na elétrica.

Pois é. Estou achando que pode ter sido problema na elétrica, pois o cap da ponte está na mesma altura de antes e crunchando levemente.
vlw

john Norum
Veterano
# dez/12
· votar


ola bertola.

Queria saber uma grande duvida de que as epiphones gold top descascam a pintura e isso e verdade.

john Norum
Veterano
# dez/12
· votar


ola bertola.

Queria saber uma grande duvida de que as epiphones gold top descascam a pintura e isso e verdade.

fconde77
Veterano
# dez/12
· votar


john Norum
Depende do cuidado que vc vai ter com a guitarra. Existe um grande nº de fotos de Gold Top descascados mas se vc olhar com mais atenção são instrumentos muito antigos.

MR__Bruno
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eae Bertola, tranquilo ?
Então, estou querendo adquirir um contrabaixo apenas para tocar em casa mesmo, e fazer algumas gravações.. sou guitarrista, mas gosto de tocar contrabaixo também, gostaria de saber se voce pode me indicar algum, com uma faixa de preço até R$400, eu gostei muito dos da michael, modelo BM675 ele é bom ? Obrigadooo.

Abç

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Conhece a guitarra Vintage V100 AFD Paradise? Pode me dar alguma opinião sobre as ferragens, construção, essas coisas?

Abraço!!

fconde77
Veterano
# dez/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Uma boa dica de pesquisa sobre esse modelo específico é esse post no blog abaixo, não esqueça de ler também os comentários pq lá tem informações muito pertinentes também.

http://guitarra99.blogspot.com.br/2012/10/uma-les-paul-boa-e-barata.ht ml

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# dez/12
· votar


fconde77
Valeu, cara!! Já tinha lido o post, mas não os comentários...

Vi muitos bons comentários a respeito dessa marca... Acho que vou nela sem medo!! hehehe

fconde77
Veterano
# dez/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Essa marca é relativamente nova no mercado brasileiro, e pelo menos para os modelos LP sempre ouvi bons comentário... eu só toquei no modelo V100 com P90 e achei muito legal.
Mas espere o comentário do Mauricio Luiz Bertola que é a pessoa que pode dar uma parecer mas embasado.

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Oi vim te incomodar mais uma vez rs...

Estive pesquisando sobre captadores, e fiquei com uma dúvida sobre o material que é feito, acho que vc deve ter um bom conhecimento a respeito de alnico x cerâmica, pelo que entendi é que os de cerâmica é mais agressivo com mais ganho, atack e estridente muito usado no rock e metal, mas é menos musical, e os de alnico são mais musicais, som mais quente e bonito, com menos ganho e atack muito usado no blues, como eu toco metal mais pesado sei que o indicado é de cerâmica. Mais eu sou muito teimoso e sempre procuro experimentar tudo pra saber qual me agrada mais mesmo não sendo indicado, então eu queria saber como é essa diferença de mais musical que os alnicos tem em relação aos de cerâmica, como é esse mais musical que falam, e a diferença entre eles é muito grande?
Os atuais da minha guitarra são de cerâmica, sinto que devia ser mais definido, e acho o "tom" dele meio morto, (o "timbre" é encorpado), queria uma tonalidade mais viva, não sei se vc me entende, mas é por isso estou querendo troca-los, apesar de eu tocar metal, dou prioridade a qualidade do som em relação a ganho.

E agradeço muito pela ajuda que vc vem me dando aqui no forum, vc esclareceu muito coisa, desejo tudo de bom pra vc amigo, abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji