【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
BJAofficial
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

estava lembrando agora de algo que você me perguntou... se eu tinha levado a minha guitarra em um luthier realmente competente...
então me veio essa dúvida.. como posso saber se um luthier é realmente competente?

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


como posso saber se um luthier é realmente competente?

Também queria saber. Sou apaixonado por violão e guitarra, vai que eu me torne um rsrs

Inoob
Veterano
# dez/11 · Editado por: Inoob
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola.. e aí cara?
deixa eu te falar.. eu to pensando em criar uma adaptação para o mini fuzz, pra ele ficar um pouco mais simples porque estou com uma falta de componentes aqui, te mandei um e-mail com a foto do circuito, poderia me dizer se ele funcionaria? se sim, irei testá-lo sábado

PS: qual seria a consequencia de uma placa invertida? se a mesma estiver com as polarizações certas?

felipaul
Veterano
# dez/11
· votar


bertola eu comprei uma guitarra Memphis MLP 100 azul mas ela veio com um azul meio verde e tbm o headstock dela é azul ao inves de ser preto
oque pode ter acontecido?????

Inoob
Veterano
# dez/11
· votar


felipaul
Cara, foi de fabrica mesmo, na hora de pintar.. eu até gositaria se isso acontecesse na minha, ia dar um destaque... mas se não gostou ligue para a empresa de onde comprou e manda trocar..

felipaul
Veterano
# dez/11
· votar


Inoob
vlw kra
mas agora ate que eu to gostando de ter uma guitarra diferente de todas e da cor tbm
vlw
mas acho que vou ficar com ela

Inoob
Veterano
# dez/11
· votar


felipaul
Hehehe, se o som, e o visual estão te agradando... não vejo porque não ficar com ela..
Pode postar umas fotos dela?
-agora leve ela até um luthier para verificar se é apenas a pintura que veio "alterada", conte para ele a historia e peça para verificar a madeira e a captação.. e mande dar aquela regulagem inicial e seja feliz =]

felipaul
Veterano
# dez/11
· votar


Inoob
mas agora n da pra botar fotos pq minha camera ta ruim
mas ta blz
vou procurar um luthier
mas
agora, outra coisa, sou novo aqui e n sei se o topico ainda estara em movimento amanha pois queria perguntar a outras pessoas se ja tiveram o mesmo problema
mas era so isso mesmo
vlw mesmo kra

maxdsp
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

e aí bertola tudo bem?
Tenho outra duvida.
A guitarra washburn wr154 é muito inferior à cort x6 em construção e hardware?Qual é mais indicada para dar um up em captadores e ponte?

Wellington BFMV
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola eu tenho uma washburn wr-154 com um dimebucker na ponte e na verdade eu gosto mais ñ gosto dessa guitarra, gosto pq com o dimebucker eu tenho o timbre q sempre quis ter mas não gosto por causa do floyd q é MUITO RUIM queria saber se vale a pena eu tunar TOTALMENTE essa guitarra ou compro outra melhor ??? se eu fosse começar a tunar iria comprar de cara um floyd Gotoh e umas Tarrachas Gotoh tambem seria o certo começar por aqui ou devo comprar outra peças primeiro (lembrando q ja tenho um ótimo captador)

MUITO OBRIGADO !!!!

fconde77
Veterano
# dez/11 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola

2 perguntas em um post...

1º - Qual a diferença em instalar um captador em diagonal como nessa guitarra por exemplo?

2º - Você conhece a Cort S2900 ou outra da série "S", poderia falar sobre a qualidade e construção dessa guitarra, é um bom instrumento?
Madeira, captação e hardware eu consegui encontrar as especificações em um site Tailândes apenas.

* Corpo : Alder e top de Maple
* Braço: Hard Maple
* Escala : 25 1/2"
* Radius : 9 1/2"
* Captadores : Seymour Duncan USA SSL1 & TB4
* Ponte : Wilkinson VS50 II (Dourada)
* Tarraxas : Sperzel Trim-Lok (Dourada)

Fiquei meio grilado dela ter o som muito agudo ou "estridente" levando em conta a madeira e os captador usados, já que no site da SD cita que o TB4 e mais indicado para guitarras de mogno.

Inoob
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tem como checar, quando você estiver desocupado, o teu e-mail aí depois?
estou com uma duvida no mini fuzz e queira que me falasse se o sistema do e-mail funcionaria..
Obrigado aí de novo cara '-'

landoo
Veterano
# dez/11
· votar


olá... gostaria de saber se a tensão da corda interferi no som da guitarra ou violão ou só fica mais macio de tocar? por exemplo heay, medium, light, extra light e ultra light.

Buja
Veterano
# dez/11 · Editado por: Buja
· votar


landoo
tensão da corda
nao diz tensao, mas sim diametro ou alguns dizem calibre

interferi no som da guitarra ou violão
sim, interfere, o diametro interfere no timbre

fica mais macio de tocar
sim, tambem interfere na tocabilidade para alguns

O negocio é que quando maior o diametro da corda, mas cheio e encorpado tende a ser o som. No caso, cordas com mais massa tende a ser mais graves.
Porem, com cordas mais heavy, fica mais dificil "pra alguns" executar bends com facilidade e frases mais rapidas. Mas vai de custume de cada um. Deixa que o Bertola explica com mais tecnica.

marcosbah
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
aqui cara, comprei um violao novo ha uns 3 meses, um Yamaha APX 500, e estou com um problema de afinaçao, eu afino as cordas normal com o afinador do proprio violao aí fica certinho mas quando aperto na 5ª casa,por exemplo, para igualar com a corda abaixo, ou na oitava, nao fica certo, passa da afinaçao nos dois casos (isso acontece principalmente na mizona). E eu ainda nao troquei as cordas nenhuma vez eu estou com as originais ainda, e eu toco muito, fico o dia todo com o violao na mao...vc acha que pode ser as cordas ou tem que levar direto para um luthier?
Valeu!!
Abraço!

Luigi_xp
Veterano
# dez/11 · Editado por: Luigi_xp
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma guitarra memphis MG32, ai o idiota aqui conseguiu qubrar a alavanca. eu poderia comprar outra alavanca, mas ficou um pedaço da rosca que prende a alavanca dentro do buraco e não consigo tirar. vai ter que trocar a ponte?

aproveitando, queria tirar uma curiosidade: como a SG tem um bom sustain mesmo tendo menos de 45mm?

abç

emachado
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola

Você conhece estes trastes Jandirana? Valem a pena? São aqueles amarelados, parecidos com latão?

traste jandirana mercado livre

Saudações

Junior AJNB
Veterano
# dez/11 · Editado por: Junior AJNB
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola tudo bem?

Eu tava vendo umas guitarras e acabei chegando na Ibanez ART 100 por 1349,00 reais

Entao eu queria saber o que voce sabe sobre ela, se é uma boa guitarra e se vale a pena pagar tudo isso por ela

Obrigado desde já

EDIT: A propósito foi nesse site que eu vi ela:
http://www.milsons.com.br/guitarraibanezart100,product,ART100%20WH,167 .aspx#

Crisprn
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola qual é a diferença entre a jackson jdr e a jdr 94?
As duas são japonesas?
Vlw.

lipe_2104
Veterano
# dez/11
· votar


Fala Bertola,
estava vendo um violão pra um amigo que está começando agora.
Com 400 reais, a melhor compra seria o Yamaha F310 ?
Pelo que li o corpo dele é todo de madeira laminada, segundo o fabricante é Meranti.
O que achas? Tem algum melhor com esse preço?
Valeu, Abraço.

MiguelSalomão
Veterano
# dez/11 · Editado por: MiguelSalomão
· votar


EDIT: caraca, postei em tópico errado denovo... é impulso!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


BJAofficial
Guilherme Nau
Tem vários realmente competentes. Caras como o Sérgio Buccini (SP), Jacimário (BA), Samuel (N. Friburgo/RJ), Tigueiz (SP), Eliézer Lara (RJ), etc, etc...
maxdsp
Eu prefiro a Cort, mas a diferença não é muito grande não...
Wellington BFMV
A ponte é o principal. Tarracha, não precisa, pois ela tem trava...
fconde77
Maior resposta de agudos...
Guitarrinha feia essa, hein!
landoo
Claro que interfere... Quanto mais fino o encordoamento, menos som, timbre mais agudo, etc...
marcosbah
Mesmo que vc leve a um luthier, haverá pouco o que fazer, pois violão não tem ajuste de entonação como guitarra...
Luigi_xp
Cara, para tirar isso daí, dependendo de como quebrou, vai ser difícil.... Acho mais prático comprar outra ponte.
Por conta da forma de construção.
emachado
Nunca usei esses trastes...
Junior AJNB
Cara, eu não conheço esse instrumento, não posso opinar...
Crisprn
São a mesma guitarra, não?
lipe_2104
Cara, Tem um amigo que tem um Yamaha dessa série, e eu achei fraquinho....
Abçs

BJAofficial
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sou do RS, e na sua lista não há nenhum daqui..
Conhece algum do RS ou então de Florianópolis, Curitiba ou Foz do Iguaçú? (cidades que passarei durante as férias)

Abç

fconde77
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não entendi a sua resposta.
Maior resposta de agudos...
Guitarrinha feia essa, hein!


- Os captadores em diagonal tem maior resposta de agudos?
- O Cort S2900 vc não conhece e achou feia?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


BJAofficial
Eu nunca fui ao Rio Grande do Sul, infelizmente...
fconde77
Os captadores em diagonal tem maior resposta de agudos?
Exatamente. Por isso Leo Fender dispôs os capts de sua guitarra dessa forma: A resposta de frequencias é ligeiramente ampliada (o grave fica mais grave, e o agudo, mais agudo).
Achei feia aquela guitarra que tu postou a foto...
A S2900 eu já regulei uma. Achei uma guitarra de muito boa fabricação, e tampo era de "quilted maple" e a ponte, Wilkinson.
Abçs

Andre Viegas
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola, as guitarras hand made de grandes luthierias (como a N.Zaganin) têm realmente uma qualidade muito superior às industrializadas (e aqui me refiro às guitarras de grandes fabricantes como a PRS) ?

Agradeço a atenção.

Andre Viegas
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola, as guitarras hand made de grandes luthierias (como a N.Zaganin) têm realmente uma qualidade muito superior às industrializadas (e aqui me refiro às guitarras de grandes fabricantes como a PRS) ?

Agradeço a atenção.

kyo_ryo
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, percebi hoje que o jack do meu violão afundou, a madeira ao redor dele está danificada e cheia de rachaduras. Tem conserto? Se for possível você acha que vale a pena? O violão é um Tagima Dallas de 2005.

Foto do estrago:
http://img440.imageshack.us/img440/4240/foto0085n.jpg

fconde77
Veterano
# dez/11 · Editado por: fconde77
· votar


kyo_ryo
aconteceu algo parecido com um violão antigo que eu tive, a solução que arranjei foi colocar aquele acabamento comum em LP( veja aqui) no lugar, tive que aumentar um pouco o furo original que já estava rachado por causa do rebaixo da placa e usar parafusos com porca e arruela por dentro.
( A arruela no caso é para caso vc aperte o parafuso demais a porca não entre na madeira.)

Tensoohvisky
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola, tem como trocar a chave do GD21 por uma Dptd de Ferro?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji