【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
YuriBorghi
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estou montando o seu Mini Fuzz. No projeto tem 2 resistores, um de 10k e um de 1M.
1ª Dúvida: Gostaria de saber de quantos watts é cada resistor.
2 Dúvida: O diodo de silício pode ser substituído por um LED de quantos Volts?
3ª Dúvida: Se eu substituir por um LED, ele vai ficar sempre aceso ou vai acender só quanto eu ativar a distorção?
Aguardo a resposta.

El_DoradoUK
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, agradeço o conselho que você deu sobre as cordas e to fazendo exatamente como você disse. Eu tenho mais uma dúvida. Estou para dar uns upgrades na minha SG Epiphone G400, mas não tenho certeza se vale a pena. Colocar um par JB e 59 nela. Ou comprar uma nova, estou para fazer essa troca em uma semana, mas ainda posso mudar de ideia, então, resolvi perguntar antes de fazer.

Velvete
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola!

Veja essa anúncio, por favor:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213294428-ampli-de-guitar-antig o-giannine-anos-70-perfeito25000-_JM

Pela fotinha, dá pra saber que amp é esse?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


miguel_mgw
Cara, qualquer instrumento simples e com madeira boa serve muito bem.
Amplificadores com efeito são realmente um risco...
YuriBorghi
1) O menor valor possivel.
2) Tanto faz
3) O LED não é para acender cara...
El_DoradoUK
Cara, se essa é a sua guitarra principal, recomendo esses capts mesmo...
Velvete
Isso aí é um Giannini U65G, o indefectível "baguinho". Essa versão tem 17WRMS e falante de 12 pol. Tem outra versão, U75G, de 34WRMS. O som é "márrômeno", mas o trêmolo é legal....
Abçs

Andre Viegas
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola, que diferença faz um amplificador ser 'transitorizado'?

EddieVanHalen
Veterano
# dez/11
· votar


Boa noite Bertola

Finalmente ganhei minha guitarra nova, uma Epiphone Les Paul Standard. E agora estou preocupado em relaçao ao cuidado que preciso ter. Antes de tudo queria te falar que moro vizinho a praia e como voce sabe a maresia não perdoa. Entao, eu gostaria que você me falasse se os procedimentos abaixo sao úteis para manter a durabilidade da guitarra. E se por acaso você podia me passar alguma outra dica para consevar ainda mais a guitarra e as cordas.

1) Passar white lub (lubrificante antiferrugem) nas cordas 1 vez por semana

2) Limpar corda por corda com papel higienico.

3) Na hora de colocar a guitarra na bag enrolar ela com uma flanela.

Bertola, agradeço bastante pela sua ajuda. Obrigado mais uma vez

fconde77
Veterano
# dez/11
· votar


EddieVanHalen

me intrometendo no tópico, mas dando opinião de experiencia própia...

1) Passar white lub (lubrificante antiferrugem) nas cordas 1 vez por semana
Existem produtos específicos limpeza das cordas, eu uso mas não sou tão religioso na frequência.

2) Limpar corda por corda com papel higiênico.
Uma flanela sem fiapos toda vez que vc acabar de tocar já é suficiente.

3) Na hora de colocar a guitarra na bag enrolar ela com uma flanela.Não vejo vantagem se tiver um bag de boa qualidade, eu uso aqueles saquinhos de sílica no dentro do Bag.

Eu quando vou tocar sempre lavo e seco bem as mão pra não engordurar as cordas e 1 vez por ano pelo menos dou uma geral com WD-40 nas ferragens, aplicando um pouco na flanela e passo na ponte, tarraxas e nos potenciômetros spray limpador de contatos.
Pra mim essa rotina e mais que suficiente pq toco quase sempre em casa .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Andre Viegas
Existem amps valvulados (que utilizam válvulas termiônicas), e transistorizados (que utilizam transístores). Cara um tem sua característica, e, com ambos vc consegue bom som.
EddieVanHalen
1) Não.
2) O melhor é usar pano de algodão verdadeiro, branco, limpo e sêco.
3) O que adianta é, antes de tocar lavar as mãos; depois, limpar bem a guitarra com o pano acima descrito.
Abç

rsronei
Veterano
# dez/11
· votar


Bom dia a todos, é minha primeira vez que posto aqui, me perdoe se estou fazendo algo errado, mas devagar eu chego la.rsrs... o fcc ja me ajudou muito, e vem ajudando, parabéns a todos vcs que querem que a musica cresça sem ser mais que ninguem... Bom procurei pela busca como ja to acostumado, mas não consegui encontrar, é o seguinte, tenho uma guitarra Ibanez RG370DX, e agora percebi que ela ta meio dura, não sei se ja era assim e eu nao percebia, mas sinto que antes ela era bem confortavel. Ja estou com ela a 3 anos e nunca me deu problema do tipo, o que quero saber é se com uma regulagem por um luthier, ela é capaz de ficar macia, ou não? só trocando mesmo? Me perdoe se escrevi d+.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


rsronei
Cara, não existe isso de guitarra "macia". O que existe é guitarra REGULADA.
Portanto, leve-a a um bom luthier.
Abç

metallicasnake
Veterano
# dez/11
· votar


Boa tarde Bertola
Estou sempre acompanhando o forum (quase todo dia, diga-se de passagem), o que me ajuda a tirar várias dúvidas e aprender algumas coisas.
Porém, tem algumas dúvidas que ainda persistem.
Já ouvi você falar várias vezes sobre amps com efeito serem ruins.
1) Gostaria de saber qual é o problema realmente com esses amps. O fato de não serem uma boa idéia é pq tem mais facilidade em dar defeitos ou é algo relacionado a sonoridade??
2) Outra dúvida boba: Eu uso pra limpeza akelas flanelas laranjas vendidas no mercado (flanela pra carro). Existe algum problema no uso dessas flanelas além prender fiapos nas cordas??

abç

rsronei
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado, então vou ver se consigo fazer isso essa semana ainda, valew mesmo. Me tirou um peso ..rssr.. abraço!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


metallicasnake
Sim, amplificadores com efeitos "on board" são mais dados a defeitos. além dos mesmos não serem lá essas coisas.
Alguns dizem que a flanela produz eletricidade estática (o que é verdade). O pano de algodão verdadeiro é mais adequado para limpeza.
Abç

YuriBorghi
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual seria a diferença se eu trocasse os capacitores de 16V por capacitores de 100V no Mini Fuzz?

Tsgk
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é o seguinte: a tarraxa da minha guitarra até que segura bem a afinação, mas ela é meio dura, ruim de mexer, logo pensei em passar graxa ou grafite dentro das tarraxas pra ver se melhora alguma coisa. é recomendado fazer isso ?

kurt hendrix
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara eu estou querendo colar o braço da minha gm740(ja até saiu de linha kk)
será que isso vai ficar muito caro?E os beneficios vão ser muitos?
vou mudar a tensão das cordas será que só isso já basta para aumentar o sustein ?

vitorrock
Veterano
# dez/11 · Editado por: vitorrock
· votar


Mauricio Luiz Bertola
http://www.guitarcenter.com/Randall-RX120RH-and-RX412-Half-Stack-48173 5-i1385489.gc
Um stack desse é bom?

@edit
O que são simuladores de amps?
Pois numa pedaleira tem vários simuladores de marshall,fenders,mesa boogie.
Isso dai presta?
vlw,abç

metallicasnake
Veterano
# dez/11
· votar


além dos mesmos não serem lá essas coisas
entendo...tenho um roland 15x de 8" e ta "roncanco" quando tem muito grave...antes ele não fazia isto.

...vc me indicaria algum amp de 15-20w, pra estudo mesmo, que vc conheça e seja de qualidade??

Andei lendo sobre o Fender Front man de 15w, mas li que ele tinha o som um pouco agudo demais.
Eu tenho preferência por rock, no geral, mas toco algumas músicas de mpb tbm, tipo Djavan, e outras músicas usando om "clean".
Minha guita é uma cort x-5, e tem um grave acentuado, porém com os caps "splitados" e tone no máximo, fica com um som estralado e agudo.

Obrigado, mais uma vez pela ajuda e dicas.

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


YuriBorghi
Pode dar "by-pass". Pode usar 25v.
Tsgk
Não. Se é dura é porque está bom...
kurt hendrix
Não adianta nada nem aumenta nada.
vitorrock
Cara, desconheço esse amp....
metallicasnake
Falam bem dos Orange. Os Fenders e Peaveys são bons.
Abçs

Inoob
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala bertola, tudo bem?
aqui, me interessei sobre montagem de pedais e gostaria do esquema do Bertola's mini fuzz, porem a handmades está fora do ar e não acho em lugar algum... tem como me disponibilizar o esquema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Inoob
Se vc me mandar um e-mail, sim.
Abç

vitorrock
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E quanto aos simuladores de amps?
Pois numa pedaleira tem vários simuladores de marshall,fenders,mesa boogie.
Isso dai presta?

Inoob
Veterano
# dez/11 · Editado por: Inoob
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, não sei o teu email =/
então made para o meu por favor?
entre o seu mini fuzz, e esse booster:
http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=68

qual é masi facil? ( é meu primeiro pedal)

Btardelli
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, poderia me explicar a diferença entre caps de alninco 2 e 5...?

Vou comprar na GFS os caps para o meu "laboratório", só que estou meio na duvida... O "hot" quer dizer que tem mais saída, certo?

Abç

filipi_metal
Veterano
# dez/11
· votar


Boa Noite.
Fiz vários testes, e constatei que o problema era no pedal, ele apita qndo regulado com distorção de 80 a 100% e desligado, quando ligado a dist meio que cobre o apito. O que pode ser?

XANDOCAGUITAR
Veterano
# dez/11
· votar


instalei dois texas (braço e meio) e um hotrail (ponte) kent aymstrong na minha strato. O s texas tão funcionando direitinho mas o hotrail ta distorcendo demais mesmo sem distorção. A ligação ta assim fio verm e verde juntos. O branco e o terra no ground e o preto na chave, Na posição 4 o som fica agudo demais anasalado e muito mais baixo que na posição 5 que fica muito distorcido. Será que o captador estragou? Me ajude, please,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


vitorrock
Cara, eu não entendo muito de pedaleiras não, mas já ouví algumas muito boas.
Inoob
Ambos tem o mesmo grau de dificuldade.
Btardelli
Sim, é isso aí...
filipi_metal
Parece ser cabo ou fonte ruim.
XANDOCAGUITAR
Abaixe o capt da ponte, pois ele é muito mais potente que os outros dois.
Abçs

Btardelli
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E a diferença entre o alninco 2 e o 5, existe?

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Btardelli
Sim, é de "saída" também, uma liga mais apurada.
O AlNiCo 5 contem aproximadamente 15%Ni, 25%Co, 9%Al, 3%Cu e 48%Fe
Abç

emachado
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola

Olá. Você conhece esses trastes da condor? Valem a pena ou são feitos com material muito frágil?

link do traste:
traste condor

Nas férias de janeiro vou começar meu baixo inspirado no Rick. Quero fazer umas incrustações/entalhes na madeira do corpo; eles prejudicam a propagação sonora de alguma forma?

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji