O certo é Humm e não chiado

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# jan/11


Notei que a maior parte dos membros do FCC se referem ao ruído gerado por uma guitarra ligada num amplificador, seja ele solid-state ou valvulado, como chiado.
Só que isso é totalmente errado.
Porque a palavra chiado vem de ch... tipo quando se coloca alguma coisa para fritar no óleo quente. Aquilo sim é chiado.

Enquanto que o ruído gerado por uma guitarra num amp, seja por ela usar captadores single ou mesmo humbuckers ligados num amp cuja tomada tem aterramento deficiente é chamado de "Humm" e não de "chiado".

Daí é que vem o nome de Humbucker que é Hum+bucker, ou seja, uma blindagem contra ruído.

O propósito desse tópico é meramente esclarecedor e tem como objetivo explicar aos colegas do fórum qual é a palavra certa a ser usada em se tratando deste tipo de ruído.

guitarclub
Veterano
# jan/11
· votar


realmente muitissimo interessante.

Carregando
Veterano
# jan/11
· votar


"humm" pramin é microfonia

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


disso eu naum sabia

GuitarHome
Veterano
# jan/11
· votar


Pra mim qualquer barulho fora do normal, indesejável é chiado, ruido, enfim!!!
Mas em todo caso, interessante, hummm...

Ramsay
Veterano
# jan/11
· votar


Carregando

Vc tá errado cara, microfonia é um apito agudo e não tem nada a ver com humm!!

Ramsay
Veterano
# jan/11
· votar


GuitarHome

Cara, sou seu admirador!!
Vc é um dos melhores guitarristas do país!!
Mas, como eu disse chiado é barulho de fritura.
Todos aqui no FCC tem que se reeducar e passar a chamar esse ruído como é chamado lá fora, ou seja, Humm e não chiado!!
Abraço.

JC_Junior
Veterano
# jan/11
· votar


"hum" é uma palavra de origem inglesa que significa zumbido.

De Ros
Veterano
# jan/11 · Editado por: De Ros
· votar


Ramsay

Em querer dar uma de chato, acho que é "hum" (com um eme) ou "humming".

Sem querer dar outra de chato, acho que o certo, uma vez que estamos no Brasil, é falar em português...

Logo, esse som de 80 ciclos que os captadores de bobina simples geram, pode ser chamado de ruído, acho eu...

Eu sempre chamei "barulhos" de baixa frequência de ruido, e de alta frequência, de chiado, mas isso é empírico, não sei se tem fundamento.

Abraço e espero que tu não me ache um chato, é só a minha opinião!

Feliphph
Veterano
# jan/11 · Editado por: Feliphph
· votar


Ao terminar de ler este tópico, uma onde de luz branca florescente iluminou-me e descobri a verdadeira escência para ser o guitarrista saber que denominação, de um barulho indesejado por todos, que sai de uma aplificador...(tambores, por favor).
Se chama HUM! (se exitice um negrito triplicado, essa seria "a" ocasião para ele ser usado).!

Feliphph
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/11

PUTA QUE PARIO!
Você não tem o que fazer não poha...É tudo barulho que abusa!
Vai pra merda com essse seu tópico!Como a pessoa gasta a sabedoria que poderia ser ultilizada de um tópico, que nós só temos a oportunidade e te-lô em mãos uma vez por dia, com tamanha besteira?
AAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHH!!!! (sesabafo_)

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# jan/11
· votar


e o correto é headstock, mão está errado! se headstock é mão as tarraxas são os dedos?

/nick_oliveri_guitar

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# jan/11
· votar


Feliphph
tu bebeu detergente? o.o

GuiMolusco
Veterano
# jan/11 · Editado por: GuiMolusco
· votar


Feliphph

ow calma aí também né!

eu tenho certeza q ele criou o tópico com boas intenções, c axou o tópico inútil, pelo menos seja educado, ou nem poste nada!

Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!

(naum to defendendo ngm, até msm pq pra mim CHIADO É CHIADO)

MarcosBorba
Veterano
# jan/11
· votar


chamar esse ruído como é chamado lá fora

Se a gente for chamar as coisas aqui como são chamadas lá fora, passaremos a falar inglês.

Abraço.

Feliphph
Veterano
# jan/11
· votar


Me desconsiderem sou um merbro novato, e me inspirei ao ler esse tópico.Minhas desculpar ao criador do tópico.

Ramsay
Veterano
# jan/11
· votar


De Ros

Os de baixa frequência sim são "Hum" ou como vc disse "Humming" que é como chamam lá fora.

Já os chiados são de média frequência e se assemelham, por exemplo a uma tv não sintonizada que faz ch...
Esses só acontecem numa guitarra se o amp for solid-state e estiver com o volume e os agudos no máximo, ou o amp tiver algum problema.

Já os ruídos de alta frequência são ssss, e não são típicos de um amp de guitarra, deu pra entender??
Grande abraço!!

Ramsay
Veterano
# jan/11
· votar


Feliphph

Desculpas aceitas, só por isso não te negativei.
Abs.

De Ros
Veterano
# jan/11 · Editado por: De Ros
· votar


Ramsay

"Já os ruídos de alta frequência são ssss, e não são típicos de um amp de guitarra, deu pra entender??"

Ué? Eu tinha feito uma pergunta?

Mas valeu a explicação!

Abraço!

Ramsay
Veterano
# jan/11
· votar


MarcosBorba

Não é só como é chamado lá fora e sim o verdadeiro som do ruído, que se vc verificar bem é Hummm e não chhhh de chiado.
É apenas uma questão de se reeducar, simples assim.
Porque se esse ruído fosse chiado, os captadores humbuckers seriam chamados de chibucker e não de humbucker, captou??

Conde_guitar
Veterano
# jan/11
· votar


Nossa, como o pessoal perde tempo criando tópico inútil.
Por isso que nós novatos temos fama de fanfarrões....pq sempre tem um que vem e caga....

Paul.Gilbert
Veterano
# jan/11
· votar


Ramsay

Acho interessante que tenha criado um tópico para esclarecer esta defasagem de termos, mas não vejo problemas em se referir ao "Hum" como ruído, chiado.

Uma vez no Brasil, vamos falar português...

Significado de Ruído

s.m. Qualquer som indistinto, sem harmonia.
Rumor causado pela queda de um corpo ou pelo choque entre dois ou mais; barulho, estrondo, estrépito.
Fig. Escândalo, repercussão: a demissão do ministro causou grande ruído.
Eletrôn. Designação genérica de todos os defeitos que perturbam ou impedem uma transmissão radiofônica ou telefônica.

Como pode ver, não é errado usar em eletrônica a palavra ruído. Significa exatamente interferências, como esta eletromagnética que os captadores sofrem.

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


Conde_guitar

eu naum axei esse tópico nada inútil, são coisas q eu naum conhecia, e estou apresndendo, e naum axo q apresnder seja inútil, naum importa c for sobre tocar ou ruídos

Ramsay
Veterano
# jan/11
· votar


Conde_guitar

Como eu disse antes esse tópico só serve para reeducar o pessoal do fórum, no sentido de dar o devido nome ao ruído de um amp.
Por exemplo, se um estrangeiro entra no fórum e vê o termo "humm" ou "humming" ele entende o que é.
Agora chiado, em se tratando de amps de guitarra ele não vai entender nada e achar que somos tapados, simples assim!!

Carregando
Veterano
# jan/11
· votar


Ramsay

entao tenho que falar assim " minha guitarra ta com um Humm desgraçado"

fica estranho

Tuii
Veterano
# jan/11
· votar


nice dude

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


naum seria humming como o de ros flou?

Ramsay
Veterano
# jan/11
· votar


Carregando

É apenas questão de vc se acostumar a falar o que é certo!!
Da minha parte quando falarem que o amp tá com chiado, eu nem vou responder mais!!

Conde_guitar
Veterano
# jan/11 · Editado por: Conde_guitar
· votar


Ramsay

Se um estrangeiro entra no fórum primeiro acho difícil ele entender não só "chiado" mas tbm resto que está escrito em português.

Não estou falando que a intenção foi ruim, ao contrário, só achei desnecessário criar um tópico pra isso.

Agora olha o que vc disse:

Da minha parte quando falarem que o amp tá com chiado, eu nem vou responder mais!!


Preciso falar algo mais?

GuiMolusco

Então cara, eu já achei desnecessário criar um tópico pra isso...dúvido que alguém aqui vai no meio de uma conversa com amigos ou quando for levar a guitarra para um luthier por exemplo se preocupar em falar: "minha guitarra tá com um humm estranho,num sei de onde veio!"
Você vai virar pro cara e falar: "Mano, tá com um chiado estranho!"

Mas é a minha opinião somente.

Ramsay
Veterano
# jan/11
· votar


Paul.Gilbert

A palavra "ruído" é muito genérica e pode significar milhares de tipos de ruídos diferentes.

Já se você falar que a sua guitarra está com "humm" significa que ou ela não usa "Hum"buckers, ou a instalação elétrica da sua casa está mal aterrada!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O certo é Humm e não chiado