Guitarra sintetizada se tornando uma alternativa mais interessante? Vídeos com gk-3 e VSTis!

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


Bigtransa
se vejo uma tela de computador cheia de janelinha aberta como essa aí do vídeo já fico nervoso.....

UHUAHUHAUHAUA
Mto bobo =]

Pô, começa ae se acostumar com estas paradas, cara, é divertido brincar com isso.

overlappingcircles
Veterano
# nov/10
· votar


graphtek (GAS!!!!!)


The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


overlappingcircles

Porra, cês tão de sacanagem.

Eu não tenho dinheiro não... e vocês ficam mostrando estas porras ae pra acabar com a minha vida.

Vídeo foda, pena que o cara ficou só mostrando coisas Jazzy e bluesy, queria que ele explorasse mais as possíbilidades sinfônicas e/ou trilhas sonoras.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


Uma coisa que eu acho louca também é Piezo + Sustainer

overlappingcircles
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil
seriamente pensando em juntar uma graninha pra montar o sistema na minha squier!!! ta meio caro mas com um esforco a gente chega la, kkk. O problema maior e a montagem do sistema que requer muito trabalho de luthier.

o estilo do guitarrista e mais pro lado funk, jazz, mas as opcoes sao ilimitadas!!

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil: É "só" tocar igual violão clássico.

Acho que o approach é mais além, pensando mais ou menos como aqueles caras que tocam fingerstyle.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


erico.ascencao
fingerstyle

Isso ae é o nome de violão popular pra tocar igual violão clássico =P

overlappingcircles

Po, monta ae!
Vai ficar irado.Depois poste vídeos.

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


overlappingcircles
Que porra é aquela de tocar diferentes sons dependendo do lugar onde você palheta?!!!! MEL DELS!!

overlappingcircles
Veterano
# nov/10
· votar


erico.ascencao
muuuuito louco mesmo, kkkk

nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


ohm777

Cara, eu brinquei muitos anos com synth de guitarra, acho a dinâmica deles muito melhor que os de teclado na hora de "tocar" instrumentos de cordas, vozes e de sopro (como eu também toco saxofone, eu acho que são melhores inclusive que os sintetizadores de sopro). Hoje está tudo muito ótimo e muito fácil, e acho que vale realmente a pena ter um porque abre muito as possibilidades de timbre.

O grande problema é que para sair muito bom mesmo, eles exigem uma revisão da forma de tocar. Por exemplo, esse carinha do solo de sax, talvez pra quem conheça pouco o instrumento nem perceba muita diferença, mas a execução está bem além da de um sax, não por culpa do sintetizador, mas porque o cara usou a lógica da guitarra, que é bem diferente da do saxofone, deixando a execução bem pobre e menos "realista".

Agora se ele tivesse pensado um pouco nas diferenças entre os dois instrumentos, dava pra fazer uma execução que até mesmo saxofonista teria dificuldade de perceber que era sintetizador.

ohm777
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil
Vou gravar sim cara, inclusive eu já estou com uma música inteira de fusion com os teclados no Omnisphere, falta só gravar as guitarras solo. Em breve estarei lançando.

raf.pp
Cara achei bem bacana... só acho que o foco disso não devia por exemplo substituir um instrumento, como sax, violino ou piano... e sim dar um diferenciada no timbre para fazer coisas novas

Mas a graça e intenção não é essa ao meu ver. O interessante é que você pode tirar um som de um sax sem ter que aprender aquele instrumento, basta ter uma técnica legal na guitarra.

Bigtransa
Legal o vídeo cara!

overlappingcircles
Nossa que GAS hein esse vídeo, a guitarra muito linda também.

ohm777
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
Sim, era exatamente o que eu ia falar cara! O cara além de ter o equipamento precisa adaptar a sua técnica ao timbre que for emulado.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


ohm777

É, como eu tava explicando pro MMI outro dia, de maneira bem grosseira, pode-se dizer que cada saxofone é um par de cordas na guitarra. No caso a grosso modo E e A = Sax Baritono, A e D = Sax Tenor, D e G = Sax Alto, B e E = Sax Soprano e a segunda oitava desse ultimo par poderia ser um sax sopranino.

Aí é só se organizar no braço pra usar essas tecituras, se não fode a realidade da coisa. Não estou dizendo que as notas são as mesmas, a relação entre as notas mais graves e agudas é mais ou menos similar, inclusive com as superposições. (de certa antigamente era mais fácil perceber isso, porque os synths como o GR8 e GR9 funcionavam com ar cordas organizadas em pares.

Enfim, eu tinha feito pra ele um textinho falando de como algumas adaptações ajudam a deixar synths de sax mais parecidos... hehehe

sobrevivente
Veterano
# nov/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


Bigtransa
Tinha me esquecido do Sonuus G2m! Estou doido para instalar pelo menos o pre-amp da Graphtech para som acustico. Mais um Sonuus desse aí seria o esquema para completar a brincadeira.

Vídeo da belezinha:



EDIT: Parece que esse Sonuus permite somente executar uma nota por vez, ou seja, não permite fazer harmonias. Aí quebra as pernas...

ohm777
Veterano
# nov/10
· votar


sobrevivente
É o carinha que apoia o Vai nos shows né?

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


OBS.: O título do tópico está meio esquisito. Parece que a discussão é sobre usar o GK para sintetizar sons de guitarra, à la Variax e VG. Entretanto, a discussão está pendendo mais pra sons de sintetizador e outros instrumentos tocados através da guitarra. Seria melhor o tópico se chamar "Sintetizador 'guitarreado' se tornando uma alternativa..."

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


ohm777
sobrevivente

Cara, uma opiniões minhas... Esse monofônicos não valem a pena não, apesar de serem mais em conta. Junta um pouco mais e compra um melhor logo. É só uma nota por vez e ainda alguns se perdem com essa única nota.

Depois disso, tem o captador hexafônico da Roland e tem uns de piezo, como o Ghost. Os dois fazem o papel numa boa, o piezo dá mais ganho com o piezo, além de obviamente ter a opção de tocar com piezo, que eu acho fantástico.

Outro capítulo é a interface guitar-to-Midi. Novamente, tem as da Roland, GR-20, GI-20 e VG-88. Também são interessantes. Eu tenho um Axon AX100 MKII.

A questão do ganho e da interface vem pelo fato de usar essa parafernália. Como o nichendrix já adiantou aqui, cada instrumento requer uma forma de tocar, uma técnica diferente, vide esse vídeo que postei acima, o cara erra na execução demonstrando, na minha opinião. Acrescente nisso um fator dificultador, que todo esse processamento sonoro acaba por gerar um atraso quando se toca.

Vou deixar um vídeo aqui para o The Root Of All Evil. heheheh






nichendrix

Cara, eu apanho para convencer nesses instrumentos de sopro. Penso que talvez seja necessário algo mais "respiratório" para funcionar, como esse bem antigo que o cara usou no show do Clapton... (4:04)

sobrevivente
Veterano
# nov/10
· votar


ohm777
Parece que é ele mesmo.

MMI
Realmente, depois que saquei qual é a desses monofônicos, deu uma desanimada. Agora é optar pelo Ghost System da Graphtech ou o captador hexafonico da Roland. A princípio eu queria usar ao vivo somente o sistema acústico da Graphtech, e trabalhar com outros sons (synth, piano, etc) trabalhando com VST-i's no micro, para depois, quem sabe, comprar uma interface Guitar-to-Midi (no caso da Graphtech, eu teria que comprar e instalar também o Hexpander).

Então para o que eu queria, eu teria essas opções:
> Graphtech Ghost Piezo + Roland GK-3
> Graphtech Ghost Piezo + Graphtech Hexpander MIDI Interface

Me bateu umas dúvidas:
- Qual seria o melhor custo x benefício entre essas opções?
- Eu teria como trabalhar com VST-i's com o GK-3 ou com o Hexpander?
- Será que seria uma boa efetuar essa customização na minha Cort X6?

Giuseppe Miglionico
Veterano
# nov/10
· votar




Esse aqui tb é maneirinho!

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


a opção mais em conta é conseguir um roland gr30 usado já com o gk2, no ML dá para comprar por volta de uns R$ 800. a diferença entre o gk2 e o gk3 é apenas design, o tracking é o mesmo.

o gr30 difere dos gr33 e gr20 nos timbres, diria que é menos "espetacular" porém mais "natural"

como o gr tem entrada/saída midi, dispensa as interfaces tipo GI, então tanto dá para controlar os VST's no computador ou levar para o palco, ligar e tocar. apenas com a interface, vc tem que levar tb um notebook para tocar ao vivo

um gr33 usado também pode compensar

sobrevivente
Veterano
# nov/10
· votar


Curly
Legal, então teria como, por exemplo, eu comprar somente o captador GK-2/GK-3 para brincar com os VST's no micro então, certo? Mas aí eu teria que trocar minha interface de áudio, já que a minha não possui entrada midi.

O cabo é o de 13 pinos, certo? Eu teria que possuir uma interface de áudio que tenha essa conexão?

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


sobrevivente

não. vc precisa do gk + módulo gr ou então gk + interface gi (ou semelhante).

a saída do gk é um padrão proprietário da roland de 13 pinos, inclusive o cabo é caro e difícil de achar, se for negociar algum gk pergunte se o cabo vem junto.

a sua interface de aúdio permanece. a conexão do equipamento (gr ou gi) com o micro é feita apenas via midi (pode ser que a gi tenha saída usb, não sei, mas os GR's não têm)

MMI
Veterano
# nov/10 · Editado por: MMI
· votar


sobrevivente

Então para o que eu queria, eu teria essas opções:
> Graphtech Ghost Piezo + Roland GK-3
> Graphtech Ghost Piezo + Graphtech Hexpander MIDI Interface

Minha impressão é que se você vai colocar piezo, já põe logo o kit Ghost. Mesmo porque o sistema baseado em piezo vai dar uma leve melhora no seu sistema MIDI. Um bem parecido com o da Roland são os Yamaha, como G50 ou G1-D. Ah, tem uns da RMC.

O sinal do captador sozinho não vai te servir para nada, ele precisa ser processado.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Curly

O GI-20 permite conexão via USB, acho que o VG-88 também.

nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Cara, esse controladorzinho que o Sancious usa ainda existe, é uma alternativa pra teclados, já que a dinâmica é realmente muito diferente, pra synth de guitarra é até possível usar, especialmente com synths para usar no PC/Mac, mas eu acho desnecessário porque a curva de aprendizado é ainda maior do que adaptar a técnica de mãos direita e esquerda, porque além de ter que adaptar um pouco a técnica, ainda ia ter que aprender a fazer isso tudo tocando.

Curly
a diferença entre o gk2 e o gk3 é apenas design, o tracking é o mesmo.

Cara, não é só essa não. Os 3 caps hexafonicos da Roland tem diferenças de saída, seja o GK2, GK2A ou GK3, a voltagem de saída é levemente diferente e isso influi no timbre também, tanto que a Roland recomenda testar os 3 antes de escolher qual hexafonico comprar para usar com os GR ou GI.

sobrevivente

Cara, eu acho mais fácil tu procurar logo um RMC, que é o mesmo usado nas guitarras Brian Moore e nas Godin, eu acho que vale mais a pena se tu for usar o piezo para sons acústicos (embora dê pra sintetizar isso tb).

Pois digo isso porque esse sistema é baseado em captação piezo, e serve tanto pra sons acústicos quanto sintetizados e tem a vantagem de ser interno (obvio que você vai ter que furar a guitarra pra por ele). Eu digo isso porque o GK é um pé no saco pra quem usa alavanca, porque quase sempre está no caminho dela.

No caso existe o sistema RMC pra Floyd Rose, você trocaria apenas a ponte e instalaria o sistema. Se não olhar a traseira, não daria nem pra perceber que a guitarra foi modificada.

Outra grande vantagem do RMC é que ele é universal, não tem comprometimento com nenhum fabricante de interfaces, logo pode ser usado com todas se problema nenhum. Pois embora o Roland tenha virado padrão, vez por outra tem umas interfaces que dão conflito com o GK.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Eu sei, isso é das antigas. E serve bem para teclados, mas não tenho dúvidas que como synth, fica mais próximo. Para tocar com guitarra, aí é obra demais para um peão só...

O RMC parece que está difícil, acaba ficando o Ghost mesmo como opção (até mais moderna).

papillon
Veterano
# nov/10
· votar


Rlx galera, jaja sai um vst que transforme o som da guitarra cru em midi em tempo real, eh so questão de tempo pro fim do sofrimento!!

;~}

mas enquanto isso, fico aqui na boa e velha GAS urubuservando os videos do youtube ;~/

abraçoo!!

ohm777
Veterano
# nov/10
· votar


papillon
Eu acredito que essa tecnologia não sai tão cedo!

nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


ohm777

Eu ouço falar nisso tem pra uns 15 anos e ainda não vi ela acontecendo hehehehe

MMI

Cara, eu não sei se é tão difícil não, pra violão a la Godin é num zás trás, agora pra FR, talvez seja mais difícil mesmo.

Só pra completar, na página da RMC lista 4 revendas/instaladores oficiais no Brasil.

http://www.rmcpickup.com/authorized_installers.htm

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Se conseguir, ótimo, né? hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra sintetizada se tornando uma alternativa mais interessante? Vídeos com gk-3 e VSTis!