Guitarra sintetizada se tornando uma alternativa mais interessante? Vídeos com gk-3 e VSTis!

Autor Mensagem
sobrevivente
Veterano
# nov/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


Curly
Ah tá, pensei que somente com o captador eu poderia fazer algo, valeu os esclarecimentos cara!

MMI
Pois é, eu estou pendendo mais para o kit completão da ghost system mesmo. Eu sei que ao instalar o Hexpander, eu teria que adquirir uma interface guitar-to-midi (um Axon, por exemplo). Mas assim como o Roland GK-3, eu teria que obrigatoriamente ter uma interface guitar-to-midi para mexer com VST's?

nichendrix
Pouco sei sobre esses RMC's, valeu por ter citado! Vou dar uma pesquisada e ver uns vídeos para ver como ele funciona e ver qual que vale mais a pena para o que eu quero.

sobrevivente
Veterano
# nov/10
· votar


Olha que belezura o kit Ghost System da Graphtech em uma Jackson:



MMI
Veterano
# nov/10
· votar


sobrevivente

Mas assim como o Roland GK-3, eu teria que obrigatoriamente ter uma interface guitar-to-midi para mexer com VST's?

sim.

Veja aqui

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


sobrevivente
MMI

Cara, na boa, eu não curti muito esse Ghost System. Eu não acompanhei a discussão sobre ele toda, se for monofonico não vale a pena, se for poly, ainda acho que o GK2, GK2A e GK3 são mais interessantes pela simplicidade, já que fazem a mesma coisa de uma maneira bem mais simples.

Agora ainda estou pra ver sistema melhor que os da RMC, além de fazer tudo isso, a qualidade nem se compara, o mesmo vale para o atraso do sinal sintetizado que é bem menor que os outros. Além da qualidade do som acústico ser um dos motivos de ser o preferido para uso em violões.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Pois é, amigo. Aí é que está o pulo do gato. Ele não é mono, é um baita de um piezo, feito especificamente para guitarra, ativo. Tanto que é o mais top atualmente nessa área, o que tem maior ganho. No fundo são detalhes que passam quase batido quando comparado com o RMC, que também é bom. Os GKs tem a questão de serem "trambolhudos" na guitarra, são hexafônicos, com ganho bem menor e não tem o som do piezo.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Mas aí é que tá, o RMC é um piezo também. Um dos problemas da instalação dele (e que deve ser desse Ghost), é justamente porque tem que instalar todo o preamp do piezo junto. E no caso você pode ligar as 3 saidas juntas ou separadas e mudar com um toque de botão.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

exato. Mas o sistema do Ghost é uma mini-placa minúscula. Mas tem essa questão.

Spartan
Veterano
# nov/10
· votar


Acho uma besteira isso, jamais trocaria um valvulado por um programa desses, se eu quizesse usar som sintetizado eu seria tecladista e não guitarrista.

guitartube
Veterano
# nov/10 · Editado por: guitartube
· votar


papillon
Rlx galera, jaja sai um vst que transforme o som da guitarra cru em midi em tempo real, eh so questão de tempo pro fim do sofrimento!!

Esta tecnologia já existe. Eu não tenho o link aqui comigo, mas já vi um trabalho publicado (inclusive com vídeo), que separa todas as notas de um acorde e gera midi, trabalha como mono ou polifônico. Tudo isso sem uso de captador especial ou hardware complexo de conversão.

flw!!!!!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Teoricamente o RMC tem uma placa pequena tb, se for usar só o MIDI o sistema todo não ocupa nem 4cm dentro da guitarra, pouca coisa maior que uma bateria de 9V.

O que faz ficar grande é que via de regra o pessoal o sistema completo, com o hexa e o preamp (mono/stereo) pra o piezo e ter acesso a todos os sons. Pra quem quer fazer peripercias ainda mais doidas, pode usar o Fanout box, uma interface para execução polifoni multi-pista e multi-canal.

Basicamente é uma interface que leva o conceito de polifonia em synth pra outro nível, porque antes tu podia ter vários instrumentos tocados ao mesmo tempo, mas tudo tinha que ser processado junto, tipo armar um preset com tdos os sons a serem controlados pelo synth e usar. Com o Fanout box, tu literalmente grava ou direciona as 6 cordas separadamente, pode processas elas separadamente e pode pós processar as cordas separadamente antes de juntar tudo novamente.

Nunca vi em ação, mas tem tudo pra fazer uma grande bagaceira pra quem gosta de brincar com isso.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

A Dark Fire é assim. E o mais maluco é que tudo isso ela faz pelo cabo P-10 dela (estéreo). Não me pergunte como...

guitartube
Veterano
# nov/10 · Editado por: guitartube
· votar


ohm777
Eu acredito que essa tecnologia não sai tão cedo!

Se vc procurar um video onde eu uso um Piezo para gerar notas de um elemento de bateria, pode concluir que eu poderia inserir um piezo para cada corda na ponte da guitarra, e como a variação de pressão em cada corda muda de acordo com o comprimento (gerado pela digitação), essa pressão gerada no sensor piezo definiria um valor elétrico e assim eu poderei distinguir a nota digitada (inclusive com um bom range de dinâmica). O Curly tinha observado isso e esperto pra cacete, me fez esta Pergunta . Uma vez identificada a nota, basta associar a correspondente mensagem midi note on <valor> e enviar para o computador.
É um método diferente do que já foi proposto, mas acho que daria certo.

flw!!!!!!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

A tecnologia da Darkfire não é como a do VG-8 ou dos pedais da linha COSM da boss ou Modeler da Line 6???

ohm777
Veterano
# nov/10
· votar


guitartube
Passa o link desse VST então!

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Putz, aquilo ali é um nó!

Imagine que inicialmente, botaram um piezo que servia para afinação "robótica" apenas (as Gibson Robot). Daí para a Dark Fire, acharam que o piezo podia trabalhar um pouco mais, botaram um cabo estéreo no plug e no seletor de captadores, um controle giratório para volume do piezo. Então, o único conector dela é o cabo estéreo P-10, mas serve um cabo de guitarra normal. Só que o estéreo serve para separar o sinal dos captadores e do piezo para amps separados, serve para carregar a bateria enquanto se toca (daí a saída independente do piezo fica desligada) e serve para plugar na mágica do "RIP".

Ela vem com duas interfaces, uma mais simples que serve para carregar a bateria e tocar com os magnéticos e peizo juntos ou separar o sinal dos magnéticos e piezo sem carregar a bateria. A outra interface, feita em parceria com a M-Audio, é a tal da RIP. É uma interface para se ligar no computador, firewire, Com ela, dá para se gravar num programa 6 tracks da guitarra simultaneamente, corda a corda. Assim, depois, pode-se adicionar efeito ou correções corda a corda, tipo uma esbarrada errada numa corda ou uma equalização diferente para cada corda. A sacada é que nessa RIP tem uma saída MIDI. Então, ao se conectar o RIP com um Axon (como eu tenho) ou um GI-20, por exemplo, vira uma guitarra MIDI, simples assim. Mas se você me perguntar como, através do cabo estéreo, ela manda o sinal das cordas em separado ou o sinal MIDI, minha resposta é bem direta: não sei...

maspn
Veterano
# nov/10
· votar


bom pra quem gosta, eu acho que isso ta acabando com as guitarras, daqui a pouco guitarras vao ficar que nem teclado, cheio de simulação.

guitartube
Veterano
# nov/10
· votar


ohm777
Passa o link desse VST então!

Eu não falei que existe um VST para fazer isto.
Eu disse e repito: a tecnologia existe. Não sei qual a estratégia comercial de quem desenvolveu ou de uma possível empresa que comprou.
Se eu achar o link do projeto, eu posto aqui.

flw!!!!!

Blizzy
Veterano
# nov/10
· votar


Alguém sabe outras boas alternativas de interface ja que ta dificil achar um GI-20 ou um Axon 500 ?

MMI
Veterano
# nov/10 · Editado por: MMI
· votar


Blizzy

Os mais fáceis são os da Roland mesmo, como GR-20, GI-20 e VG-88. A Axon tem uma linha legal, mas não vem para o Brasil, tem que comprar de fora.

Mostra para o pessoal daqui o sistema e a instalação da sua guitarra, põe sons se der também. :-)

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Eu sei hehehehehe

O segredo é na prática bem parecido com o da RMC e da própria Roland também.

O Piezo funciona como um receptor magnético de sinal individual das cordas (o mesmo pro captador do GK), daí um cabo trançado leva pra interface que faz todo o processo que o guitartube descreveu. Identifica a nota que está sendo tocada e procura o "valor" MIDI equivalente, de certa forma não é muito diferente do que um afinador faz, a diferença que no final ao invés de "mostrar a nota", eles atribuem um valor MIDI à ela.

Esse é o motivo de se precisar de um receptor pra cada corda, porque como as notas das cordas após a quinta casa se sobrepõe, então se essa identificação não fosse corda à corda, não teria como saber se um A é o da corda solta ou da corda E na quinta casa.

Um detalhe interessante é que ao menos até um tempo atrás synth dava muito problema de se tocar com afinações diferentes da padrão, acredito que pelo mesmo motivo de precisar de um receptor pra cada corda.

No caso da Dark Fire, o que eu vejo acontecer é bem simples, o cabo stereo, funciona como o cabo que leva a informação do piezo ou captador para o modulo synth (GK, RMC, whatever), e o aparelhinho lá da M-Audio, faz as vezes do modulo, convertendo a informação do piezo (que envia as cordas separadamente), em MIDI.

No caso o processamento é similar ao da linha VG da Roland, que usa processamento polifônico de sinal para fazer as emulações, com isso ele vai pegar re-equalizar, aplicar efeitos a cada corda e afins de forma a mudar o som da guitarra para os demais modelos. No caso isso não é feito em MIDI, mas no sinal mesmo (equivalente ao wave no Windows)

O sistema Fanout Box da RMC é que você pode fazer isso tudo e ele oferece a opção de pós-processamento de duas formas, na hora em que é gravado, como permite por exemplo, gravar essa informação diretamente em midi e usar ela como controladora de synths depois. Digamos que na hora você gravou sons de cordas e não gostou, pode mudar lá, como pode aplicar processamentos e synths diferentes depois que o sinal foi gravado, porque ele não armazena só o "som", armazena toda a informação MIDI junto.

Não sei se a Dark Fire oferece esse tipo de solução, mas eu particularmente acho bem interessante pra quem usa Synth, porque as vezes bate aquela mudança de idéia no mix final, então, nada de tocar de novo, tá tudo registrado lá, só mudar.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
Blizzy

No caso eu acredito que pra quem já tem a captação qualquer modulo MIDI serve, tem desses modulos USB de 15 reais pra vender, agora eu acho que nesse caso não se aproveitaria a informação polifônica, enfim não tenho certeza de como seria, sei que já vi gente usando um violão MIDI Godin (que usa RMC) junto com o Finale e o Encore para escrever partitura, ligando num desses módulos genéricos.

Blizzy
Veterano
# nov/10 · Editado por: Blizzy
· votar


MMI

Problema é que a Axon foi a falencia e não produz mais, é raridade achar um por menos de $1k no ebay

Gi 20 ta dificil achar, só achei o Gi 10, e o GR 20 não achei por menos de $800 ainda

Todos que dou lance no ebay acabam entre 900~1000 :\


nichendrix

Godin usa graph tech, não ?
Pelo menos no site da graph diz que as Godin usam o sistema deles

E esses modulos que você falou, tem um link de um preu dar uma olhada ? :p

sobrevivente
Veterano
# nov/10
· votar


Blizzy
Cara, falando em link, me passa o do kit da Graphtech que você comprou!

Blizzy
Veterano
# nov/10
· votar


sobrevivente

Quando comprei o cara tinha anunciado com desconto, agora voltou preo preço cheio que ainda sim é bem mais barato que direto da graphtech

Kit completo que ta por $420 na graphtech, $285 no ebay

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220654464430#ht_819 7wt_1302

Os saddles ai tem que ver qual é o tipo certo da sua guita, e depois joga no ebay

Mas ta na faixa dos $100 (coisa de $20 a menos que no site da graphtech)

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Eu sei, ela faz tudo isso sim. Mas que eu acho interessante fazer tudo isso por cabo estéreo, acho.

Blizzy

Cara, a Axon sempre foi raridade mesmo na Guitar Center era uma "mosca branca" que os caras não conheciam. Nos EUA demorava 2 meses para encomendar, quando comprei o meu. Por isso te pergunto, tem certeza que foi à falência e não produz mais? Mesmo porque o site está normal e indicando os representantes, inclusive um no Brasil, vendendo um monte de coisas da mesma empresa (Terratec). Mas é um aparelho bem caro, pelo preço do novo, suponho que mil dólares pelo usado está razoável.

overlappingcircles
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
MMI
ver se eu entendi certo. se eu comprar o kit da graphtech como o que blizzy postou, preciso ainda de uma interface (tipo a Axon) ou poderia ligar direto numa interface tipo fast track pro?

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Blizzy
Godin usa graph tech, não ?
Pelo menos no site da graph diz que as Godin usam o sistema deles


Bom, eu só conheço os Godin com os RMC, inclusive eles tem até kit de atualização para as guitarras e violões Godin mais antigos.

E na página da Godin, todos os modelos com Hexafonico de fábrica tem isso bem aqui na descrição: RMC transducer saddles with custom Pre-Amp EQ for: Acoustic Volume, Treble, Mid-Range and Bass controls.

overlappingcircles
ver se eu entendi certo. se eu comprar o kit da graphtech como o que blizzy postou, preciso ainda de uma interface (tipo a Axon)

Isso, você vai ter que ter uma interface que faça a ponte entre a guitarra e o computador.

overlappingcircles
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
obrigado :) vai sair um pouquinho mais caro que eu pensava, mas...

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


overlappingcircles

Invariavelmente tem que usar uma interface tipo Roland ou Axon antes de qualquer módulo MIDI ou interface de gravação.

overlappingcircles
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
digamos que terei de gastar umas 600 libras, tava pensando em metade do preco, mas os resultados me impressionaram!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra sintetizada se tornando uma alternativa mais interessante? Vídeos com gk-3 e VSTis!