O mito de que o encordoamento 0.009 perde timbre mais rápido que 0.011

Autor Mensagem
Danza Macabra
Veterano
# abr/10 · Editado por: Danza Macabra


As medidas são das cordas D'addario:

E - 0.009 - 0.011
B - 0.011 - 0.014
G - 0.016 - 0.018
D - 0.024 - 0.028
A - 0.032 - 0.038
E - 0.042 - 0.049


No jogo 0.011 só há 2 cordas mais grossas do que do jogo 0.009, que é o Mizão (0.049 contra 0.042) e o mizinho (que é igual à Bzinha do jogo 0.009)

Em todos os outros casos, as cordas 0.009 são mais grossas que as da 0.011 (comparando, claro, sempre com uma corda acima).


Partindo do princípio que quanto maior a espessura da corda, menos afetada ela é pela oxidação e também que a tensão das cordas não influencia neste caso, podemos perceber que tirando a Mizinha e a Mizona, o encordoamente 0.0011 deve perder o timbre mais rápido do que um encordoamento 0.009.


Pra facilitar a comparação:

E - 0.009 - -
B - 0.011 -E 0.011
G - 0.016 -B 0.014
D - 0.024 -G 0.018
A - 0.032 -D 0.028
E - 0.042 -A 0.038


Como pediram alguém se referindo à espessura como fator de envelhecimento das cordas, citarei um que encontrei no fórum:

Na verdade, cordas mais finas duram menos.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/222461/#6451334

E:

o fato de a "ferrugem" "tomar" mais depressa um material menor e com menos massa.


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/222461/#6452146

Notem então que se compararmos uma guitarra com encordoamento 0.009 e outra com encordoamento 0.011, da corda B para cima, a que tiver encordoamento 0.009 terá suas cordas envelhecidas numa velocidade menor ou igual à da guitarra com 0.011.

skiva_thrash
Veterano
# abr/10
· votar


é?

Stan Mallone
Veterano
# abr/10
· votar


num sei kra, sou guitarrista e não físico!!

falando sério, meu, mesmo se enferruje mais rápido isso seria uq?? 1 semana? levando em consideração q uma corda daddario tem uma vida útil d uns 3 meses... pow, eu num deixo d usar 0.11 só por isso...

Danza Macabra
Veterano
# abr/10
· votar


Stan Mallone
pow, eu num deixo d usar 0.11 só por isso...

A questão não é convencer ninguéma deixar de usar 0.011, apenas esclarecer algumas coisas lógicas que vão contra o senso comum.

Penta_Blues
Moderador
# abr/10
· votar


Boa noite!!!

Danza Macabra
Partindo do princípio que quanto maior a espessua da corda, menos suscetível ela é à oxidação
Eu só gostaria de saber de onde vem este princípio, pois eu nunca tinha ouvido falar nisso...
Valeu!!!

Danza Macabra
Veterano
# abr/10 · Editado por: Danza Macabra
· votar


Penta_Blues
Eu só gostaria de saber de onde vem este princípio, pois eu nunca tinha ouvido falar nisso...

Adicionei no primeir post.

Stalingrado
Veterano
# abr/10 · Editado por: Stalingrado
· votar


Danza Macabra
O material utilizado nas cordas 0.09 e 0.11 é o mesmo, assim eles tem a mesma suscetibilidade à corrosão.
O que é eu acredito ser melhor é em relação ao timbre: por ser mais espessa, a 0.11 demora mais pra chegar naquele ponto em que a corrosão começa a afeta-lo.

Minha opinião.

Danza Macabra
Veterano
# abr/10 · Editado por: Danza Macabra
· votar


Stalingrado
O que é eu acredito ser melhor é em relação ao timbre: por ser mais espessa, a 0.11 demora mais pra chegar naquele ponto em que a corrosão começa a afeta-lo.

Você leu o texto do tópico?

Só tem 2 cordas no encordoamente 0.011 que são mais espessas do que as do encordoamento 0.009.

FlavioPhenonx
Veterano
# abr/10
· votar


No jogo 0.011 só há 2 cordas mais grossas do que do jogo 0.009


Quê que ce tá falando mêo???? O.o'

Márcio André
Veterano
# abr/10
· votar


Danza Macabra
disso eu ñ sabia...ate pq só uso 0.0009...rsrs...
tive L.E.R uma vez e porisso prefiro ñ ficar arriscando usando esses encordoamentos pesados!!!

Danza Macabra
Veterano
# abr/10
· votar


FlavioPhenonx
Quê que ce tá falando mêo???? O.o'

Melhorou agora?

é que tenho o costume de me referir a encordoamento como "jogo de cordas", vocẽ sabe que o termo "jogo" também é usado pra se referir a um conjunto de coisas, não é?

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10
· votar


Danza Macabra

Esse tópico merecia o prêmio inútil do ano.

A corda oxida por causa de outros fatores, nunca pela espessura - independente ser 0.9 ou 0.13

Stalingrado
Veterano
# abr/10
· votar


Danza Macabra
Cara, é muito simples o que eu quis dizer.
Acredito que você concorde com o grande problema em relação à ferrugem são as primas. Estou certo?
Das primas, qual é a corda que segura melhor em relação ao tempo? É a G, não é?
Coloque no lugar da B uma corda com a mesma espessura da G. A B não vai durar mais tempo?
Coloque também no lugar da Ezinha, uma corda com a mesma espessura da B. Ela não vai durar mais tempo?

nettoroses
Veterano
# abr/10
· votar


Bem, pra mim não é mito, visto que já fiz o teste. A diferença é grande.

Quando eu usava 0.010 as cordas enferrujavam em 1 mês, enquanto que com 0.011 demora o dobro e até mesmo o triplo, claro que o timbre não é o mesmo, mas demora muito mais pra enferrujar de fato.

E nunca vi esse princípio tb rsrs

Stan Mallone
Veterano
# abr/10
· votar


Danza Macabra

*boiando*

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10
· votar


Nem eu, mas é o princípio que as pessoas se baseiam pra afirmar que 0.009 enferruja mais rápido que 0.011.

Minha nossa, de onde saiu isso? Quem são essas pessoas?

Danza Macabra
Veterano
# abr/10
· votar


Kyuss_Age
A corda oxida por causa de outros fatores

Quais seriam então?

O único fator ai que deferencia as cordas 0.0011 das 0.009 é a tensão a qual elas estão submetidas, seria então a tensão o fator responsável pela oxidação?

Creio que não.

Pra quaisquer outros fatores, as cordas estão exatamente nas mesmas condições.

nunca pela espessura

A espessura eu tenho certeza que influencia na oxidaçao, de uma maneira ou de outra.

Márcio André
Veterano
# abr/10
· votar


Kyuss_Age
kkkkkkk...figura kkkkk...

Danza Macabra
Veterano
# abr/10
· votar


Stalingrado
Das primas, qual é a corda que segura melhor em relação ao tempo? É a G, não é?
Coloque no lugar da B uma corda com a mesma espessura da G. A B não vai durar mais tempo?
Coloque também no lugar da Ezinha, uma corda com a mesma espessura da B. Ela não vai durar mais tempo?


Só que a B da 0.009 dura mais que a E da 0.011
A G da 0.009 dura mais que a B da 0.0011
A D da 0.009 dura mais que a G da 0.0011

Seguindo este raciocínio, você verá que a 0.011 só leva vantagem em 2 cordas.

E eu não concordo que isto afeta apenas as primas.

skiva_thrash
Veterano
# abr/10
· votar


A oxidação das cordas acho que se deve a umidade e outros fatores de corrosão e não de espessura das cordas.

Danza Macabra
Veterano
# abr/10
· votar


nettoroses
Quando eu usava 0.010 as cordas enferrujavam em 1 mês, enquanto que com 0.011 demora o dobro e até mesmo o triplo, claro que o timbre não é o mesmo, mas demora muito mais pra enferrujar de fato.


Todas as cordas?

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10
· votar


Danza Macabra

Tensão??? Huahuahuahuahuahuahua... ah não, essa foi ótima, gostei da piada.

A corda oxida por causa de outros fatores

Quais seriam então?


Suor, pode ser? Huahuahuahuahua

Cuidado que alavanca suja oxida corda tb... huahuahuahua

Danza Macabra
Veterano
# abr/10
· votar


Se a espessura das cordas não afeta em nada na sua corrosão, então faz menos sentido ainda afirmar que 0.009 enferruja mais rápido que 0.011.

Stalingrado
Veterano
# abr/10
· votar


Danza Macabra
Eu não disse que oxidação afeta só as primas.
Eu disse que o problema maior em relação à oxidação é das primas, porque elas não tem aquela "capa" que os bordões tem.

Na MINHA OPINIÃO, os bordões eu não trocaria com tanta frequencia. COMIGO, eles duram.
Ou seja, PRA MIM, as cordas 0.11, no quesito TIMBRE, seguram melhor do que as 0.09.

GuitarHome
Veterano
# abr/10
· votar


Use Elixir e pronto.

Danza Macabra
Veterano
# abr/10
· votar


Kyuss_Age
Suor, pode ser?

Ok, se a causa é o suor, então me explique por que as cordas 0.009 enferrujam mais rápido do que as 0.011?

Por acaso elas são mais suscetíveis ao efeito oxidante do suor?

Você não entendeu que estamos comparando as duas espessuras?

Por acaso um cara que toque com um encordoamente 0.009 vai soar mais do que se este mesmo cara tocar com um encordoamento 0.011, e por isso as cordas 0.009 vão receber mais suor e então enferrujar mais rápido?

CADÊ O SENTIDO NISSO?

GuitarHome
Veterano
# abr/10
· votar



Por acaso um cara que toque com um encordoamente 0.009 vai soar mais do que se este mesmo cara tocar com um encordoamento 0.011


Sim, porque 0.009 é tão ruim que deixa a gente nervoso, sendo assim suamos mais.

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10
· votar


Danza Macabra

Isso depende de indivíduo para indivíduo. Ou vc achou alguma pesquisa na internet sobre isso?

Cara, não adianta, não tem fundamento o que você postou.

Danza Macabra
Veterano
# abr/10
· votar


Kyuss_Age
Isso depende de indivíduo para indivíduo.

Eu estou falando DO MESMO indivíduo, mudando apenas o calibre das cordas.

Parece que você não entendeu o que eu disse, é purta questão de raciocínio.

não tem fundamento o que você postou.

Este seu post teve fundamento por acaso? Você nem entendeu o que eu estou dizendo, fez um questionamento típico de quem não entendeu.

MauricioBahia
Moderador
# abr/10
· votar


Coitadinha da mizinha. É tudo culpa do oxigênio...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mito de que o encordoamento 0.009 perde timbre mais rápido que 0.011