Cordas grossas envelhecem mais rápido?

    Autor Mensagem
    StratoBlues
    Veterano
    # dez/09


    Então gente, tô com essa dúvida. Tô com aquela minha guita nova com um jogo de ElectroHarmonix (primeira vez que uso), e a corda G já tá bem preta com apenas 2 semanas de uso, sendo que uns 4 dias que consegui tocar nela apenas.

    Agora vem a pergunta: A corda envelheceu assim por ter um maior diâmetro, por má qualidade das cordas ou por que na região onde moro, tem bastante poeira?

    Eu passo FastFret antes e depois de tocar e ainda uso um pano todo dia (mesmo quando não toco).

    Ah, mas tem um porém. Ela fica naquelas estantes p/ guitarra (fora de capa ou case).
    Alguém poderia me responder?

    buddy guy
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    StratoBlues


    Agora vem a pergunta: A corda envelheceu assim por ter um maior diâmetro, por má qualidade das cordas ou por que na região onde moro, tem bastante poeira?

    Eu passo FastFret antes e depois de tocar e ainda uso um pano todo dia (mesmo quando não toco).



    Fala aí strato,blz? Então man,creio que,não por serem de maior espessura mas sim pela série de fatores que vc listou. Inclusive em relação a qualidade,que creio eu,influencia bastante. Abração !!!!!!!!!!!!

    mateus8
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    eu acho que a espessura da corda não influência no tempo em que a corda dura, agora deixar a guitarra fora da capa ou case as cordas pegam mais umidade e assim podem enferrujar mais rápido.
    abç!

    StratoBlues
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: StratoBlues
    · votar


    buddy guy

    Tranquilo Buddy? Ah, que estranho...

    O cara tinha me falado que eram cordas boas e tal. Parece que é hora de testar elixir mesmo né?

    Ah, uma outra dúvida, mesmo com todo esse cuidado do fast fret, mais o pano seco todo dia, ainda seria bom mante-lá na capa?

    Aqui em SP, especialmente eu que moro perto da Av. do Estado (pancada de caminhão que passa por aqui...) tem muita poeira.

    A capa seria uma possível solução?

    Abs

    JowR
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    StratoBlues
    Ah, mas tem um porém. Ela fica naquelas estantes p/ guitarra (fora de capa ou case).

    O problema ta aí. Experiencia propria.

    StratoBlues
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: StratoBlues
    · votar


    mateus8
    JowR

    Então realmente não tem jeito né? Terei de deixar na capa então.

    É tão mais simples pegar a guita da estante...mas os jogos de corda não compensam a preguiça de tirar da capa e afinar. No mais, um treino pros ouvidos né?

    Não tem algum outro jeito? (rs...preguiça)

    Abs

    Konrad
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    StratoBlues

    Tenho usado as Elixir e estou bastante surpreso com as cordas. E minhas guitarras ficam ao léu. Hehehehhe

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    StratoBlues
    Não, o que influencia é a qualidade do metal, a falta de limpeza das mesmas e ficar "no tempo". Na verdade, cordas mais finas duram menos.
    Abç

    StratoBlues
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: StratoBlues
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Então só pode ser a qualidade do metal (não posso atestar ainda), e muito provavelmente o tempo, pq com essa nova aqui, tenho passado pano todo dia, usado fast fret quando toco...

    É, CAPA WINS.

    Valeu Bertola.

    Abs

    brunoliam

    Na próxima troca de cordas, vou testar um joguinho da Elixir. Veremos se os 25 reais a mais compensam (20 ~> D'dario vagabunda x 45 ~> Elixir)

    Abs

    maniac123
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    StratoBlues

    Agora vem a pergunta: A corda envelheceu assim por ter um maior diâmetro, por má qualidade das cordas ou por que na região onde moro, tem bastante poeira?


    A minha também fica e as cordas não aprodrecem tão rápido, acho q não tem nda a ver. Cara, o negócio é tocar com as mãos limpas, passar um pano bem seco depois de tocar, e usar cordas de qualidade.
    Já vi discussões em que o pessoal aponta a própria composição do suor do peão como fator para o apodrecimento das cordas. Mas não tem nda a ver com o calibre, a cor ou coisa parecida. Corda é pra trocar de tempos em tempos (bem curtos, por sinal).

    StratoBlues
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: StratoBlues
    · votar


    maniac123

    Bom, como já repliquei a todos, falta de limpeza não é. Suor também não é (sempre uso aquele pó branco tipo o do Jeff Beck pq guita de escala clara mata a pegada [não, não é cocaína]).

    Tô achando que são as cordas, mas independente disso, melhor manter na capa a partir de agora.

    Abs

    xl30n4rd0x
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    StratoBlues
    Cara, eu uso Daddario desde o inicio da minha 'vida guitarrista' e nao tive problemas... mas concerteza falam melhor das elixir do que daddario

    LucaSlash
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Na verdade, cordas mais finas duram menos.

    Amanhã to colocando 0.13 na minha iuahaiu

    StratoBlues
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    xl30n4rd0x

    Ih velho, nem são Daddario estas aqui, é que nunca fui muito feliz com Daddario. Na verdade, tô achando que é mais a tempestade de areia que eu vivo do que propriamente as cordas, ou o cuidado com elas. Não quis ofender ninguém pelo comentário

    Abs

    xl30n4rd0x
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    StratoBlues
    Fica tranks que nao ofende^^ tem gente que fala mal da daddario...

    as vezes eu tenho azar tambem e pego uma buxa`que nao dura nada... mas vale mais pagar 20 e economizar 25 reais...(ainda mais agora que eu to economizando para um pedal )

    Mas uma dica...(podem me apedrejar) fica longe da NIG e Ernie Ball(achei as ernie muito macias)

    StratoBlues
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    xl30n4rd0x

    Como só gosto de cabo de aço, e não corda, bom saber.

    @tópico

    Bem, vou deixar o tópico aqui jogado, se algum dia alguém tiver a dúvida.

    Abs a todos e valeu pelo "feedback tão rápido"

    buddy guy
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    StratoBlues
    buddy guy

    Tranquilo Buddy? Ah, que estranho...

    O cara tinha me falado que eram cordas boas e tal. Parece que é hora de testar elixir mesmo né?

    Ah, uma outra dúvida, mesmo com todo esse cuidado do fast fret, mais o pano seco todo dia, ainda seria bom mante-lá na capa?

    Aqui em SP, especialmente eu que moro perto da Av. do Estado (pancada de caminhão que passa por aqui...) tem muita poeira.

    A capa seria uma possível solução?

    Abs


    Bom,o professor Bertola já disse uma coisa que me surpreendeu. Particularmente,não sabia que a espessura das cordas para mais finas,fazem com que as mesmas tenha um envelhecimento maior em relação as mais grossas. Mas se ele falou tá falado. Mas vc perguntou também à cerca da exposição da guitarra às intempéries,uma vez que vc mora aí em Sampa na av do estado,que conheço bem. Bom,São Paulo tem ocasiões de dias serem bem úmidos mesmo,aliado a alta poluição,sudorese e uma série de fatores dantes citados,realmente ajuda bastante no evelhecimento digamos que até prematuro das cordas. Creio que o Bag também ajudaria a preserva-las,sendo que pela lógica a guitarra não estaria tão exposta assim não é mesmo? Bom,vc citou as elixir,eu as conheço de nome,nunca às utilizei e sinceramente tenho curiosidade de utiliza-las para ver se realmente elas duram mais que as D'addario que uso por exemplo. Aqui onde moro o clima é bem seco com a umidade relativa do ar sempre na maioria das vezes muito baixa. E acho que isto ,somado aos cuidados que tenho de sempre passar flanela nas cordas depois de tocar,acredito que tem dado uma certa sobre vida as minhas cordas 011. Sem contar o fato de minha guitarra ficar sempre dentro do bag e dentro do armário e não exposta as intempéries,creio eu que também ajuda. Abraçs !!!

    Manubio
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Engraçado, quase nunca passo pano nas cordas, quase nunca seco as mãos e minhas cordas quase nunca ficam pretas, além de ficarem quase o tempo todo fora do case.


    Mas sei lá, vai saber né?

    ogner
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Manubio
    Engraçado, quase nunca passo pano nas cordas, quase nunca seco as mãos e minhas cordas quase nunca ficam pretas, além de ficarem quase o tempo todo fora do case.


    Mas sei lá, vai saber né?
    (2)

    IDEM.

    buddy guy
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Manubio
    ogner

    Bom,aos dois o que posso acrescentar ao que eu já disse anteriormente ao Strato,é que vcs devem ter uma certa proporção diminuta de ácido úrico nas mãos. O que também fora o clima de onde vcs moram,também contribui para uma possível sobre vida maior das cordas !!!!!

    Th Bentancour
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ah, eu sei que cordas grossas duram mais, porque as do baixo por exemplo chegam a durar 1 ano para mais.

    buddy guy
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Th Bentancour

    ah, eu sei que cordas grossas duram mais, porque as do baixo por exemplo chegam a durar 1 ano para mais.



    Vc esquece que as tanto as cordas do Baixo como as cordas E,A e D das guitarras e a corda G em algúns encordoamentos como o 013 por exemplo,tem concepções diferentes das cordas E,B e G. E realmente,são estas últimas que vão pro saco primeiro. Aliás,toda troca de cordas que faço já notei isso. Sempre as cordas"encapadas" duram mais ou até mesmo estão intactas em relação as tres debaixo E,B,G na hora da troca.

    Symptom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    buddy guy

    Você usa stratos né? Vou colocar 0.011 na minha tele também. Desde que coloquei na SG é só alegrias, mas isso é porque combinam com o meu jeito de tocar. Nem todo mundo vai achar melhor.

    buddy guy
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Symptom




    buddy guy

    Você usa stratos né? Vou colocar 0.011 na minha tele também. Desde que coloquei na SG é só alegrias, mas isso é porque combinam com o meu jeito de tocar. Nem todo mundo vai achar melhor.


    Sim,uso strato. Eu utilizo as 011 D'addario XL. pelo fato de darem mais peso ao som da strato. E também,por serem a única medida superior as inferiores que me aguentaram. Pois quando usei as 9,não existia estas que me aguentaram. Pois a maioria entourava em pouco tempo de uso .
    Sim,nem todos se adaptam as cordas mais grossas. Pois isto varia entre outros fatores,da força das mãos de cada um,estilo de guitarra,som que vc toca e por aí vai. Não é só questão de "macheza" como muitos dizem,que quem usa corda finas são o Emos. Valeu?

    GuitarHome
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Não sei porque diabos minhas cordas enferrujam mais rápidas se eu ficar sem tocar do que se eu tocar todo dia. Talvez pelo fato de que quando estou tocando estou sempre passando uma flanela, mas não sei não...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    buddy guy
    As cordas de menor espessura envelhecem mais rápido por dois motivos: a natureza da corda, lisa, apenas um fio de metal, o fato de a "ferrugem" "tomar" mais depressa um material menor e com menos massa.
    Abç

    buddy guy
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    buddy guy
    As cordas de menor espessura envelhecem mais rápido por dois motivos: a natureza da corda, lisa, apenas um fio de metal, o fato de a "ferrugem" "tomar" mais depressa um material menor e com menos massa.
    Abç




    Tá aí. Quem sabe,sabe. Grande Bertola,sempre salvando a pele da galéra aqui no Cifra,pode crêr. Abração !!!!!!!!

    Symptom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    buddy guy

    Concordo, cada um usa a corda que mais se adapta ao seu estilo de tocar e ao seu timbre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas grossas envelhecem mais rápido?