Tocar na igreja

Autor Mensagem
Bigtransa
Veterano
# mar/10


Em primeiro lugar gostaria de dizer que não sou evangélico e não tenho a menor intenção de criar polêmica nem ofender ninguém com esse tópico. Só criei por curiosidade uma vez que volta e meia aparecem tópicos como estes:

Washburn n2 é boa pra tocar em igreja
Comprar teclado usado para tocar na igreja
Como diferenciar guitarra do violão na igreja
Tocando em igreja
Ajuda com set para tocar na igreja

Alguns tópicos são muito legais e falam sobre bons músicos evangélicos, mas outros pelo menos para mim não fazem sentido. Se eu fosse tocar em um laboratório de análises clínicas e criasse um tópico com o título "minha shelter é boa para tocar em laboratório de análises clínicas?" tenho certeza que ninguém ia entender. Tocar na igreja requer algum tipo de adequação? Por que?

Abraços a todos

_JCM_
Veterano
# mar/10 · Editado por: _JCM_
· votar


Bigtransa

Cara, entendi teu ponto de vista... não há necessidade nenhuma de dizer "tocar na igreja".

Mas teu tópico também ficou sem sentido...

Abraço.

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


_JCM_
Cara, entendi teu ponto de vista... não há necessidade nenhuma de dizer "tocar na igreja".

Mas teu tópico também ficou sem sentido...


É exatamente isso..... se não há necessidade por que dizer? Olhando de fora a impressão que tenho é que se trata de um mundo paralelo ou algo assim......

Manubio
Veterano
# mar/10
· votar


Bigtransa
Nem, é a mesma coisa que tocar em qualquer banda.

Num aparece um monte de nego perguntando, qual a melhor guitarra para metal? para metallica? para axé? para frevo?

Outros aparecem perguntando a melhor para igreja, que na minha opinião deveria ser a guitarra mais versátil possível, só me dei por satisfeito por um set para tocar na minha quando peguei uma LP e uma strato, e deixei uma super strato para reserva.

Além disto, tem guitarrista de tudo que é jeito na igreja, metaleiros, jazzistas, bluesistas e por ai vai.


Abraço

GuitarSlayer
Veterano
# mar/10
· votar


Bigtransa

Ah cara, eh que tipo, tocar na igreja tem que ser bem versátil, pois vai desde o disco, funk, até rock, e ritmos mais pesados..

não há necessidade de falar que é pra tocar na igreja.. mas é isso.. xD

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


Manubio
GuitarSlayer
Num aparece um monte de nego perguntando, qual a melhor guitarra para metal? para metallica? para axé? para frevo?

Então..... mas são estilos diferentes de música...... e música é música sendo religiosa ou não.....

SevenTool07
Veterano
# mar/10
· votar


Bigtransa

Cara sou evangélico e entendo o porque as pessoas colocam "... pra tocar na igreja". Para tocar na igreja é necessário versatilidade. Toca-se estilos como reggae, pop, rock além da própria sonoridade da música evangélica (ouça algo do Diante do Trono, por exemplo...) mas de forma diferenciada porque o público destino não quer a "exaltação" dos músicos mas sim do propósito ao qual os músicos estão tocando na igreja, ou seja, louvar a Deus. Pra exemplificar melhor: "Quero uma pedaleira pra tocar na igreja", então a pedaleira tem que ter uma gama considerável de timbres, bom chorus, delay e proporcionar uma distorção que não seja muito agressiva mas que tenha presença na hora de um solo.

Em resumo: O estilo de música tocado DENTRO das igrejas é bem diferente do estilo de música do Oficina G3, por exemplo, pois há muitas igrejas que são mais tradicionais e por isso tendem a ter um estilo de música evangélica mais "clássico" ou que tentam agradar a todos executando músicas de vários estilos. Espero ter sanado sua dúvida.

Flw.

gege_correa
Veterano
# mar/10
· votar


Bigtransa

Mas acho (não concordo, mas acho) que quando o cara fala "qual a melhor guitarra para tocar na igreja?", na verdade está querendo dizer "qual a melhor guitarra para tocar estilos musicais variados?", o que (diga-se de passagem) ficaria bem mais claro, uma vez que o fórum é composto de pessoas das mais diversas vertentes, e nem todos tem conhecimento disso (estilos variados na igreja).

GuitarSlayer
Veterano
# mar/10
· votar


Bigtransa

Então, o cara quando se refere que é pra tocar na igreja, ele refere-se a um instrumento que seja versátil, que dê pra tocar todos os estilos, pois na igreja, a todo momento temos que estar mudando de timbre e efeitos..

LeandroP
Moderador
# mar/10
· votar


Então por que não "uma guitarra versátil" ou "uma pedaleira versátil" ?

Tudo bem, não estou criticando, é uma dúvida que surgiu depois de ler as respostas.

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


Acho que faz toda diferença o lugar que se vai tocar, se você for tocar metal pra 2000 pessoas é totalmente diferente que tocar numa igreja pra 200 pessoas, exige um equipamento diferente, pegada diferente, tudo diferente.

GuitarSlayer
Veterano
# mar/10 · Editado por: GuitarSlayer
· votar


LeandroP

Não sei.. UAHSUHAUS

Talvez seja porque o pessoal que toca em igreja acaba associando tocar na igreja com versatilidade.. algo assim..

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


LeandroP

Então por que não "uma guitarra versátil" ou "uma pedaleira versátil" ?

Vai ver o gajo só quer respostas de frequentadores de igreja!! Pois quando cria um tópico desse já descarta que não vai à igrejas...

LeandroP
Moderador
# mar/10
· votar


ogner

Eu penso que seja isso também.

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


SevenTool07
Agora fez um pouco de sentido pra mim..... Então existe toda uma escola de música evangélica?
gege_correa
GuitarSlayer
Mas isso não é exclusividade da igreja..... e um equipamento versátil praticamente todo músico tem que ter...... Eu já toquei em banda de baile que o repertório ia de Bon Jovi a Gipsy Kings..... De qualquer forma entendi..... Abraços

Leblues
Veterano
# mar/10 · Editado por: Leblues
· votar


Questão de tocar em igreja, a galera coloca isso no tópico, porque quem toca em igreja sabe como "a banda toca" lá dentro, sabe o que pode e o que não pode, sabe o que usar e o que não usar, por isso a galera escreve igreja direto, não é só questão de equipo versátil, tem todo um cenário por trás disso.

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


Leblues
Também existem igrejas grandes e pequenas...... A sede da universal aqui da minha cidade é gigante..... tem até congestionamento no horário dos cultos

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


LeandroP
ogner
Concordo com vcs..... até por isso criei o tópico.....

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


Bigtransa
sim com certeza, mas a galera que toca em igreja sabe como funciona o esquema lá dentro sacou? por isso perguntam assim diretamente..

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


Bigtransa
LeandroP

Apenas deduzi....

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


Mas acho que a explicação do SevenTool07 quanto a necessidade de versatilidade somada a do Leblues, quanto a "cena sacra" deixam clara a intenção dos tópicos dessa estirpe.

André GuitarMan
Veterano
# mar/10
· votar


Bom,

Posso dizer que a Igreja foi a minha escola por um bom tempo. Porém, onde eu tocava era muito pequeno e não tinhamo sum grupo completo. Até um tempo atrás eu ainda estava tocando nas missas e, por conta da simplicidade do ministério de música, eu já havia dispensado a guitarra e tocava apenas com o violão... assim como tb tive oportunidade de tocar por 3 anos seguidos em um evento anual que havia na cidade pra mais de 20.000 pessoas, que era feito em um estádio de futebol... aí eu levava toda a minha tralha e botava o baguio pra esguelar.

Na época eu tinha uma Fender Mex Ritche Sambora, e me atendia muito bem em praticamente todos os estilos que eu precisava.

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Bigtransa

Cara ao meu ver as pessoas criam esse tópicos pelo fato de quem em igrejas existem sim estilos diferenciados dos seculares e também porque em igrejas (dependendo da igreja) tocam-se varios estilos musicais...

Toco na igreja a 3 anos, com essa certa eperiência posso afirmar umas coisas que aprendi. O set do músico vai depender muito do estilo da igreja, existem igrejas tradicionais onde se tocam músicas classicas onde em alguns casos se tem até orquestra. Existem igrejas como é o caso da que eu congrego, onde o estilo musical é muito diversificado.

O set que eu uso para tocar na igreja em que congrego é esse:
Guitarra Squier Strato Affinity -
Guitarra Shelter Les Paul Nashiville Custom
Cabos - Sparflex
Pedaleira Zoom G1x
Amplificadores Marshall, Staner, Warm music...

Ao meu ver tendo uma les paul e uma strato, é o suficiente.
Esse set tem me ajudado muito!

Abraço

crisão
Veterano
# mar/10 · Editado por: crisão
· votar


Galera, não sei quanto à igreja evangélica, mas na igreja católica deve-se prestar atenção à arquitetura.
Muitas igrejas foram projetadas para canto gregoriano, coral, portanto a acústica é bem complicada.

Além da versatilidade dita acima o equipamento não pode "embolar" porque as igrejas possuem eco, se a guitarra embolar vc ta na roça.

Portanto existe peculiaridade sim.

Abraço

gege_correa
Veterano
# mar/10
· votar


Bigtransa
Mas isso não é exclusividade da igreja.....

Foi o que eu disse, seria melhor o cara colocar "quero um equipamento versátil" do que "quero um equipamento para tocar na igreja". Abraço.

JJJ
Veterano
# mar/10
· votar


Dizem que a SG não é bem vista nas igrejas... rsrsrs

folha_nunes
Veterano
# mar/10
· votar


tem até uma piada "gospel" que é mais uo menos assim:

"guitarra de crente é strato sem distorção sem nada, so ligada na mesa, ai Deus recebe seu louvor"

que nada ver!!!!

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


JJJ

EHUhuEHuheueuEU ;x Boa! (Y)

Thi_tecladista
Veterano
# mar/10 · Editado por: Thi_tecladista
· votar


Acho que o termo versatilidade está sendo usado de maneira ampla demais neste tópico. Por exemplo: a versatilidade que uma banda de formatura exige não é a mesma que a exigida por um músico evangélico. Por isso que as pessoas, quando pedem sugestões de equipamentos pra tocar na igreja, não pedem apenas por algo versátil, pois isso é amplo demais.

Apesar de a música evangélica englobar quase todos os estilos populares existentes, nem todos são utilizados em cultos. A não ser que sejam igrejas com um público bastante específico (como a Bola de Neve, que praticamente só toca reaggae), a maioria se utiliza principalmente do soul, do pop rock e das chamada músicas de adoração (semelhantes às baladas românticas seculares). Então, a tal "versatilidade" dos músicos de igreja enquadra-se, principalmente, nestes três estilos. Logo, o equipamento também tem que ser adequado para estes estilos.

Vou dar o exemplo de teclados, que é mais a minha praia. Se eu fosse escolher um teclado para tocar na igreja, eu privilegiaria aqueles com melhor qualidade em: 1. pianos elétricos e acústicos; 2. Hammonds; 3. Pads e cordas. O equipamento que me oferecesse melhor qualidade nestes timbres seria, pra mim, o teclado adequado para tocar em igreja. Certamente, a mesma restrição acontece para os outros instrumentos.

daniel_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Bigtransa
igreja requer algum tipo de adequação? Por que?

Depende do ministerío, ali não é uma banda e geralmente tem uma pessoa ali no meio que é quem dar as ordens, assim se você tocar em uma banda se não for contratado pode fazer o que quiser deis de que soe bem certo? em igreja geralmente tem alguém por trás (pelo menos na minha e em outras e algumas não tem isso) que controla as coisas, pode ter igreja que você seja cortado na hora por usar uma distorção mais agressiva e tapping por exemplo, por isso quem faz parte geralmente coloca onde vai tocar, pois há umas certas limitações que se tocase em banda (a não ser que não fosse contratado) não iria ocorrer

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar na igreja