Sobre tretas e Ibanez de MDF

Autor Mensagem
Turcolokku
Veterano
# mar/10
· votar


Fala galera, sou novato novamente, voltei a tocar guitarra a 3 semanas, e comprei uma dessas ibanez que está em discussao 350 dx linda por sinal.

estou parcialamente satisfeito.

Em meados de 1994 eu comprei a minha Jackson JDR 94 Japonesa, quando estava tocando muito bem... e estudando muito... em 96 parei totalmente de tocar por motivos proprios, e ano passado depois de encontrar com alguns amigos resolvi voltar, mas agora mais para brincar um pouco (coisas pessoais) do que estudar com vontade.

Comprei uma RG 350 dx uma pedaleira m25 boss (que esta chegando dos EUA) e um cubo pequeno da meteoro, somente para brincar mesmo.

Estou satisfeito com este setup apesar da guitarra nao ser a melhor possivel, esta me satisfazendo perfeitamente.

Creio que para um profissional, de cara ele vai ver problemas drásticos nos trastes.. que realmente nao sao os melhores. Este foi o principal problema que encontrei nesta guitarra, fora a captação que nao é das melhores tb, mas que para mim atendeu perfeitamente bem.

Bom, antes de choverem respostas falando que com essa grana comprava isso ou aquilo. Comprei esta guitar porque testei... gostei e me senti confortavel com ela. Por isso antes de comprar qualquer coisa. teste varias e varias vezes.

Quanto ao MDF, nao posso opinar, nao sou profissional da area, mas que to satisfeito com a minha guitar... vixxxx...

Abraços a todos.

Metal_Vader
Veterano
# out/11
· votar


Tem que er ela por dentro anes de comprar, é só raspar a madeira.

Nova promoção:
RASPE E LEVE UMA IBANEZ
- RASPOU: ACHOU MADEIRA GANHOU!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/12
· votar


Tava pensando em pegar uma Ibanez e resolvi pesquisar. achei o tópico e perdia vontade hauhau, vou dar um up para que outros fiquem espertos.
Acho que vou pegar essa grana e pedir a um luthier fazer uma, pelo menos vai ser de madeira mesmo.

vintagentleman
Veterano
# nov/12
· votar


Luiz_RibeiroSP


Minha primeira guitarra foi uma GRX-20, que é uma Ibanez Gio, isso em 2010 ou seja, provavelmente era a Ibanez mais barata que existia e pode ainda hoje ser encontrada nova por uns R$ 600,00.

Ela hoje não existe mais, virou frankenstrat, mas quando era original tinha problemas sérios de captação, o que era o maior defeito dela.

O corpo, declarado, era de basswood. Quando eu desmontei a guita realmente o corpo era assim e mais, parecia sólido, ou seja era pesado e não tinha emendas aparentes.

Acredito que se a Ibanez está fazendo guitarra de compensado é de lá (2010) para cá.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/12
· votar


vintagentleman
Neste e em outro tópico, sobre o caso, foram passadas varias épocas que começou um declínio na qualidade da marca. Eu particularmente não sei qual é.
Pior que pesquisei sobre Luthier em SP e achei reclamações e preços absurdos...Nem sei o que faço porque é difícil achar uma coisa legal por 3k.

Fluxx
Veterano
# nov/12
· votar


MDF é diferente de compensado. MDF não é necessariamente leve, podendo ficar até mais pesado que alguns tipos sólidos de madeira também utilizados para o corpo da guitarra.

MDF seria uma espécie compensado mais "bem feito".

Normalmente na madeira sólida se vêem as suas linhas, imperfeições etc. Escrevendo rapidamente isso seria o mais simples pra dar uma dica sobre como diferenciar.

Sobre a Ibanez utilizar MDF em guitarras atuais, posso dizer que, sendo MDF ou não estou com uma Ibanez RG 350 DXZ que está excelente, ainda mais após instalar um set de Evolution nela, nada a desejar.

O que me intriga mais é: invés de lixar área externa do corpo, não daria apenas para abrir o escudo e lixar uma parte interna caso isso seja tanta curiosidade? Lixar só pra verificar tipo da madeira é meio grosseiro com o instrumento, não?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/12
· votar


Fluxx
Eu tenho uma strato da Squier e pra saber se era madeira eu raspei na cavidade da ponte e do plug para pegar a madeira do interior do corpo.
Acho que se só rasar na superfície não consegue ver as camadas do material. a Minha pelo menos tem camadas na horizontal e por isso é preciso raspar na vertical.

renatocaster
Moderador
# nov/12
· votar


Eu tenho uma Ibanez RG370DXL e não pretendo lixá-la para conferir se é MDF ou Basswood, até porque eu nem me preocupo com isso. O que posso dizer é que a guitarra é bem construída, e a única coisa nela que eu julgo necessário trocar são os caps. As ferragens são de boa qualidade, o acabamento é muito bom e é uma guitarra extremamente confortável, pro meu gosto.

Agora, o cara pegar e lixar a guitarra pra conferir o que é, acho bobagem. Aí se constatar que é de MDF mesmo, vai passar a atribuir qualquer futura timbragem ruim na guitarra ao fato dela ser de MDF, coisa que ele não fazia antes de descobrir. Efeito psicológico puro para bater um GAS e querer trocar de guitarra, hehehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre tretas e Ibanez de MDF