Sobre tretas e Ibanez de MDF

Autor Mensagem
buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Zero Zen

GuitarHome
buddy guy

Aqui tem alguma informação: http://www.ibanezcollectors.com/discus/messages/5751/5832.html

O mais surpreendente de tudo é que existe um monte de guitarristas satisfeitos com o timbre das Resoncast Ibanez, alguns inclusive acham que aquelas guitarras de menos de U$ 400,00 soam melhores que guitarras de U$ 1.000,00

Outro aspecto interessante levantado é a preocupação com o meio ambiente e a persistente inovação presente nos produtos da Ibanez. O pessoal daquele tópico elogia a Ibanez pela iniciativa e o sucesso na busca de novas matérias primas e inovações, a qual consideram um refeencial.

Lembram das guitarras em Luthite e as Danelectro, em um material semelhante a Fórmica e Eucatex. Esta, apesar da estranheza do material não deixou de ser usada por talentos como Jimmy Page, Studebaker John e outros.

Que tal as guitarras Parker com braços em fibra de carbono, os violões Ovation em fibra de vidro/composite, ou mesmo instrumentos com braços de alumínio.

E hoje em dia, quando a Ampeg/Dan Armstrong relança suas guitarras de "acrílico" (a Kramer já havia feito isso), a Washburn produz instrumentos com fretboard de fibra de carbono e trastes de aço inoxidável.

A própria Taylor, reconhecida e venerada por seus magníficos violões está preocupada com a finitude das fontes de boa madeira e está pesquisando materiais alternativos para seus instrumentos.

O futuro vai dizer como serão as guitarras do século XXI/XXII.

T+
[/i]


É,em se tratando de busca por novos materiais,por conta de ecologia,acho até louvável. Mas creio que esta não é a intenção da Ibanez e nem das grandes corporações (em suma) e sim barateamento de custos visando lucros. Estas grandes empresas não são boazinhas assim não !!! Foda é o tal MDF ser vendido como basswood !!!


EDIT O bacana é que no link que vc postou,tem uns modelos que supostamente usam o tal MDF,né? Ou estou enganado ?

Zero Zen
Veterano
# fev/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


buddy guy

Não vou entrar no debate se o instrumento naquele período foi anunciado no Brasil como Basswood ou outro nome. Se houve manipulação de informações, eles erraram.

Talvez alguns compradores tenham adquirido o instrumento usado e tenham sido ludibriados pelo vendedor.

Mas acho difícil.

Ocorre que este termo Resoncast já circulava há muitos anos.

Se você observar a página do catálogo de 1994 e se der ao trabalho de ler, verá que o material da guitarra, "Resoncast", é citado nominalmente no anúncio do modelo Talman.

Ou seja. No catálogo do ano, a Ibanez não omitiu os dados.

Agora. Se os compradores não procuraram informações e pensaram que era madeira, a culpa não pode ser atribuída a empresa.

É o mesmo que o cara comprar um De Lorean, um Jaguar XK 120 e um Gurgel e supor que a carroceria fosse feita dos materiais mais comuns, aço. Ia descobrir que o primeiro era feito de fibra de vidro e aço inox, o segundo de alumínio e o terceiro de "plasteel", plástico e aço.

Acho que tem muita coisa mal esclarecida e muita gente mal informada. Isso, nos tempos de internet é absolutamente lamentável.

T+

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Zero Zen
buddy guy

Não vou entrar no debate se o instrumento naquele período foi anunciado no Brasil como Basswood ou outro nome. Se houve manipulação de informações, eles erraram.

Talvez alguns compradores tenham adquirido o instrumento usado e tenham sido ludibriados pelo vendedor.

Mas acho difícil.

Ocorre que este termo Resoncast já circulava há muitos anos.

Se você observar a página do catálogo de 1994 e se der ao trabalho de ler, verá que o material da guitarra, "Resoncast", é citado nominalmente no anúncio do modelo Talman.

Ou seja. No catálogo do ano, a Ibanez não omitiu os dados.

Agora. Se os compradores não procuraram informações e pensaram que era madeira, a culpa não pode ser atribuída a empresa.

É o mesmo que o cara comprar um De Lorean, um Jaguar XK 120 e um Gurgel e supor que a carroceria fosse feita dos materiais mais comuns, aço. Ia descobrir que o primeiro era feito de fibra de vidro e aço inox, o segundo de alumínio e o terceiro de "plasteel", plástico e aço.

Acho que tem muita coisa mal esclarecida e muita gente mal informada. Isso, nos tempos de internet é absolutamente lamentável.

T+



Interessante tudo que dissestes,concordo com a maioria. E no lance da má informação,é justamente aí que entra os tópicos de foruns de instrumentos e tals,na intenção de esclarecer dúvidas e aprendermos mais sobre os detalhes dos mesmos. E se vc der uma olhada nos meus posts anteriores,verás que busco informações sobre o assunto,no intúito de esclarecimentos sobre os fatos apresentados pelo tópico. E não buscar denegrir a imágem dessa ou de outra marca(não dizendo isto direcionado à sua pessoa),mas é só para deixar claro qual foi a minha intenção com o UP. Que foi na intenção de buscar esclarecimentos sobre o fato(Ibanez MDF,quais seriam elas?). Entendeu? Prova disso é este post meu do UP, leia e veja qual a minha intenção com o UP





"Pessoal,estou dando um UP monstro,para que algúm coléga que saiba quais às linhas de guitarras da Ibanez são realmente feitas de MDF,exponha quais são. Por que do jeito que esta este tópico,fica meio no ar a questão do MDF nas Ibanez. Posto que,seria interessante(por motivos óbvios),que algúm coléga"mate a cóbra e mostre o pau",à cerca destas paradas do MDF nas Ibanez. Por que assim sendo,fica mais fácil dos que estão interessados nas Ibanez,não venham comprar gato por lébre. E para que esta questão de MDF,não fique no ar,dando a entender que todas as guitarras da marca são feitas com tal material !!!" (buddy guy)

Zero Zen
Veterano
# fev/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


buddy guy

Claro que entendi ! Não é nada pessoal. Acho importante que todos aclarem suas dúvidas.

Eu tenho acompanhado este tópico e já havia visto o anterior, mas o que me levou a postar foi verificar a dificuldade inexplicável que as pessoas tem de buscar informação.

Foi tão fácil "googlear" e encontrar aquele link, que não compreendo porque ninguém fez isso antes. A internet é uma ferramenta excepcional que deve ser usada.

A Fender de Lucite, então, foi só lembrar que eu tenho um poster dela em casa !

As vezes, em virtude da preguiça, as pessoas ficam repetindo coisas e conceitos sem ao menos se disporem a verificar sua veracidade no google.

O pior de tudo é assistir a criação dos dogmas: Instrumento tem de ser de Mogno, Basswood não presta pois é uma madeira muito grave e leve, As Ibanez são todas em MDF e por aí vai.

A grande maioria, inclusive eu, terá dificuldade em distinguir uma madeira de outra, hehe, quanto mais as diferenças de timbre !

Mas os Dogmas ficam, criam asas e voam longe. E com eles a desinformação !

Quem aqui testou profundamente uma guitarra de Resoncast, comparando-a com uma de madeira legítima, nas mesmas condições, mesmo hardware, para saber qual lhe agradaria mais ? É provável que muito poucos. Mas todo mundo tem opinião formada. Na opinião dos outros, é claro !

Em se tratando de uma experiência sensorial, acho que seriam muito mais proveitosas as opiniões de quem realmente usou o instrumento. Se gostou ou não.

De outra forma ficamos no campo da especulação e do palpite !

T+.

PS: Tem uma lista alí no link que postei anteriormente.

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


ZeroZen

Essa lista é completa mesmo, ou falta as GIO?

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Zero Zen

buddy guy

Claro que entendi ! Não é nada pessoal. Acho importante que todos aclarem suas dúvidas.

Eu tenho acompanhado este tópico e já havia visto o anterior, mas o que me levou a postar foi verificar a dificuldade inexplicável que as pessoas tem de buscar informação.

Foi tão fácil "googlear" e encontrar aquele link, que não compreendo porque ninguém fez isso antes. A internet é uma ferramenta excepcional que deve ser usada.

A Fender de Lucite, então, foi só lembrar que eu tenho um poster dela em casa !

As vezes, em virtude da preguiça, as pessoas ficam repetindo coisas e conceitos sem ao menos se disporem a verificar sua veracidade no google.

O pior de tudo é assistir a criação dos dogmas: Instrumento tem de ser de Mogno, Basswood não presta pois é uma madeira muito grave e leve, As Ibanez são todas em MDF e por aí vai.

A grande maioria, inclusive eu, terá dificuldade em distinguir uma madeira de outra, hehe, quanto mais as diferenças de timbre !

Mas os Dogmas ficam, criam asas e voam longe. E com eles a desinformação !

Quem aqui testou profundamente uma guitarra de Resoncast, comparando-a com uma de madeira legítima, nas mesmas condições, mesmo hardware, para saber qual lhe agradaria mais ? É provável que muito poucos. Mas todo mundo tem opinião formada. Na opinião dos outros, é claro !

Em se tratando de uma experiência sensorial, acho que seriam muito mais proveitosas as opiniões de quem realmente usou o instrumento. Se gostou ou não.

De outra forma ficamos no campo da especulação e palpite !

T+



Sim,concordo. E é justamente por eu tanto ter usado a busca(tanto do Cifra quanto google,youtube e por aí vai) e por não ter achado nada de esclarecedor e concreto sobre o fato,é que resolvi dar UP por cá.

Na intenção de que alguém "elucidasse" quais seriam as linhas de Ibanez,que estariam usando o tal MDF(Resoncast).

Por que veja,este tópico ficou muito confuso e com informações desencontradas !!!

E como disse anteriormente,isso não é bom. Nem para quem busca informações sobre as guitarras da Ibanez e nem para o próprio Cifra propriamente dito.

Por que aí é que entra o lance "DA MÉRA ESPECULAÇÃO" e das coisa que vc mesmo disse acerca especulação e palpite.

Posto que,pega mal pra caramba. Justamente por "não passar informações concretas" sobre o fato,o clube acaba de certa forma "caindo em descrédito",não é mesmo?



EDIT E com o link que o camarada passou,se fez mais esclarecedor o fato(MDF). E com certeza,vai ajudar bastante aos que buscam informações,de quais seriam as guitarras envolvidas na questão !!! Abração e valeu !!!!!


EDIT 2 E de uma maneira geral,também ajuda os colégas interessados na marca,à evitarem de pegar uma guitarra desta linha,mesmo sendo as mais cáras(com é o caso das JEM JR).

E descobrir depois que o corpo da guitarra é de MDF.

Aí é foda né? Imagina o cidadão,já paga cáro em uma guitarra que já é considerada mais para nível profissional (JEM JR).

E depois ter que fazer upgrades de troca de corpo,numa guitarra cára dessas? Aí é cruél pácas !!!


Lógo,seria mais vantagem pegar uma GIO (sabendo que já é o tal MDF),pagando mais barato e fazer um upgrade de corpo e captação nela,do que pegar uma JEM JR(bem mais cara que as Gio) e ter que dar UPs depois. Não seria melhor assim? Ou falei besteira nessa ?

E por essas e outras que,por diversas vezes "garrei à pensar",que onde estaria o custo X benefício em se pegar uma Ibanez?

Tendo em vista os preços relativamente cáros da maioria das guitarras da linha e ter que fazer upgrades depois.

Imagina? Só nessa,o custo benefício já "foi pro espaço" !!

Por que veja bem,"sai do espeto e cai na brasa",ou pega uma guitarra da linha mais barata e dá ups nela(que não sei até onde compenssaria isto),ou pega uma JEM à cima das JEM JR(que quase niguém tem cacífe de comprar).

Um baita de um impásse isto !!!

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


likerock
ZeroZen

Essa lista é completa mesmo, ou falta as GIO?



Cara,se nem as JEM JR(que já estão num "patamar mais profissional") escaparam do MDF como disse algúm coléga por cá,imagina as GIO?

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy

Antes de comprar a minha GRG 170 DX, liguei pra importadora da Ibanez, perguntei em vários lugares e todos me garantiram que era Basswood sólido. Depois de comprada fui no meu Luthier e perguntei e ele disse: "Isso não é MDF nem a pau, é sólido mesmo". Ainda postei no fórum da Ibanez e dois membros do suporte técnico me garantiram que a guitarra é de basswood sólido.

Será que todas essas pessoas estavam erradas?

PS: Não estou sendo sarcástico na pergunta a cima, só perguntando mesmo!

PS²: Copiei meu reply de outro tópico, preguiça de digitar tudo denovo.

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


likerock
buddy guy

Antes de comprar a minha GRG 170 DX, liguei pra importadora da Ibanez, perguntei em vários lugares e todos me garantiram que era Basswood sólido. Depois de comprada fui no meu Luthier e perguntei e ele disse: "Isso não é MDF nem a pau, é sólido mesmo". Ainda postei no fórum da Ibanez e dois membros do suporte técnico me garantiram que a guitarra é de basswood sólido.

Será que todas essas pessoas estavam erradas?

PS: Não estou sendo sarcástico na pergunta a cima, só perguntando mesmo!

PS²: Copiei meu reply de outro tópico, preguiça de digitar tudo denovo.




Pois é,por essas e outras que eu disse anteriormente ser foda de acreditar. O cidadão compra uma guitarra que em sua especificação vem escrito Basswood(procurastes no site Ibanez e lá diz ser basswood?) e depois descobre que é o tals MDF. É froid isso. E o pior que depois fica esse jogo de empurra,um empurra pra lá e outro pra cá e ninguém soluciona a questão. Aí é que esta a coisa,quem é o "vilão" que disse ser basswood quando não é? Fora os membros da Ibanez ou a importadora? E fica aí a pergunta: Será que eles te dariam outro corpo ou outra guitarra que tenha basswood de verdade no corpo da guitarra,em substituição desta de MDF? Difícil saber agora !!!!

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy
Pois é,por essas e outras que eu disse anteriormente ser foda de acreditar. O cidadão compra uma guiatarra que em sua especificação vem escrito Basswood e depois descobre que é o tals MDF. É froid isso. E o pior que depois fica esse jogo de empurra,um empurra pra lá e outro pra dcá e ninguém soluciona a questão. Aí é que esta a coisa,que é o "vilão" que disse ser basswood quando não é? Fora os membros da Ibanez ou a importadora? E fica aí a pergunta: Será que eles te dariam outro corpo ou outra guitarra que tenha basswood de verdade no corpa da guitarra,em troca desta de MDF? Difícil saber agora !!!!


É, até difícil de falar né? Tirando como base os móveis, eu já vi móveis de MDF tão bons quanto de madeira, porém já vi aqueles que qualquer esbarradinha já arranca pedaço, se cutucar ele despedaça.

Sem querer, do dia que comprei a guitarra esbarrei a ponta da "mão" dela na parede, ai não ta mais redonda o acabamento, ficou reto, porém deu pra ver que é madeira mesmo, não começou a sair aquele "pó" do MDF nem nada, mas ai tem que ver o corpo.

Abri ela na parte de trás outro dia e tem uma parte que não está pintada, por lá parece madeira mesmo, mas não sou nenhum perito pra saber, fora isso, só tinha um pouco de pó e algo parecido com um pó de madeira (porém a madeira lá dentro estava completamente lisa, nenhum defeito).

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


likerock


Veja só: Grg 170 dx né? Tá qui o site Ibanez dizendo que os corpos são de basswood


http://www.ibanez.co.jp/world/country/frame_brazil.html


Se comprovar que não é mesmo basswood e for MDF,pode entrar com ação na justiça que é causa ganha,heim?

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


Bom, eu não acho que seja de MDF, pelo tanto de gente que eu falei, inclusive com profissionais da área. Comprei a guitarra pensando em usar esse ano e no final trocar os captadores (quem sabe uns EMGs ativos!) e as tarraxas (colocar com trava), se o corpo realmente fica em basswood deve ficar legal pra tocar num nível semi profissional (leia-se pequenas apresentações), certo?

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


likerock

Bom, eu não acho que seja de MDF, pelo tanto de gente que eu falei, inclusive com profissionais da área. Comprei a guitarra pensando em usar esse ano e no final trocar os captadores (quem sabe uns EMGs ativos!) e as tarraxas (colocar com trava), se o corpo realmente fica em basswood deve ficar legal pra tocar num nível semi profissional (leia-se pequenas apresentações), certo?



Mas o seu luthier não disse que era MDF?

Powerslave158
Veterano
# fev/10
· votar


Necrophagist

já ouvi falar nisso também com as squiers e michael. vai saber...

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


likerock
Depois de comprada fui no meu Luthier e perguntei e ele disse: "Isso não é MDF nem a pau, é sólido mesmo".


AH tá,agora que eu ví. Então o luthier confirmou ser Basswood,né?

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy

Não, lê direitinho meu post, ele disse que era madeira mesmo. Então, se realmente for madeira, trocando captadores e colocando umas tarraxas com trava, da pra fazer uma guitarra legal, a nivel semi-profissional, como eu disse a cima?

Powerslave158

A Squier que dizem ser realmente de MDF é a Bullet e se não me engano tem outra também. Da California Series pra frente já não é mais, pelo que eu saiba.

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


likerock
buddy guy

Não, lê direitinho meu post, ele disse que era madeira mesmo. Então, se realmente for madeira, trocando captadores e colocando umas tarraxas com trava, da pra fazer uma guitarra legal, a nivel semi-profissional, como eu disse a cima?



Sim,claro,eu lí melhor depois(mania de lêr as pressas dá confusão mesmo...hehehe...). E por isso que eu disse num post antes desse: "AH tá,agora que eu ví. Então o luthier confirmou ser Basswood,né?"

E com certeza,se for madeira boa mesmo,é só meter um caps pancada mesmo,que vai ser show !!!!
Dá uma olhada nos caps RL-LEGACY da malagoli,caps porradas pra caramba !!! Estou atrás de pegar uma Ibanez e meter nela estes caps RL-LEGACY. Vai falar um absurdo a guitarrinha !!!!!

likerock
Veterano
# fev/10
· votar




Sim,claro,eu lí melhor depois. E por isso que eu disse num post antes desse: "AH tá,agora que eu ví. Então o luthier confirmou ser Basswood,né?"

E com certeza,se for madeira boa mesmo,é só meter um caps pancada mesmo,que vai ser show !!!!
Dá uma olhada nos caps RL-LEGACY da malagoli,caps porradas pra caramba !!! Estou atrás de pegar uma Ibanez e meter nela estes caps RL-LEGACY. Vai falar um, absurdo a guitarrinha !!!!!

Opa, ainda to aprendendo a tocar, quando for pra comprar os caps vou importunar mais um pouco vocês!

Vou sair agora, acordar cedo amanhã, vamos ver se descobrimos quais são de MDF, infelizmente o suporte técnico da ibanez pelo site ta fora desde quarta.

Até mais!

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


likerock



Sim,claro,eu lí melhor depois. E por isso que eu disse num post antes desse: "AH tá,agora que eu ví. Então o luthier confirmou ser Basswood,né?"

E com certeza,se for madeira boa mesmo,é só meter um caps pancada mesmo,que vai ser show !!!!
Dá uma olhada nos caps RL-LEGACY da malagoli,caps porradas pra caramba !!! Estou atrás de pegar uma Ibanez e meter nela estes caps RL-LEGACY. Vai falar um, absurdo a guitarrinha !!!!!

Opa, ainda to aprendendo a tocar, quando for pra comprar os caps vou importunar mais um pouco vocês!

Vou sair agora, acordar cedo amanhã, vamos ver se descobrimos quais são de MDF, infelizmente o suporte técnico da ibanez pelo site ta fora desde quarta.

Até mais!



Ok,té mais. Qualquer coisa que levantares por aí,post por cá,ok? É sempre bom ter informações concretas e verdadeiras sobre os fatos. Isto evita que digamos bobagens e cometamos injustiças no fórum . Abrax !!!

Necrophagist
Veterano
# fev/10
· votar


fiquei muito tempo catando infos em tudo que é canto e concluí: nao sei de nada
é muito dificil achar informações sobre modelos especificos, sobre datas de fabricação e lugares.
o jeito é fazer o som com o instrumento que tem, mesmo tendo que engolir a possível extorção em cima de um possível instrumento de MDF

Zero Zen
Veterano
# fev/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


likerock

Essa lista é completa mesmo, ou falta as GIO?

Aparentemente a lista discutida refere-se ao catálogo de 1994. Eu não conheço o ano de lançamento da Ibanez GIO, nem o ano da sua. Descubra o modelo e o ano de fabricação e depois encontre o catálogo da ibanez do ano. Veja as especificações. Em último caso mande um e-mail para o fabricante.

buddy guy

Pois é,por essas e outras que eu disse anteriormente ser foda de acreditar. O cidadão compra uma guitarra que em sua especificação vem escrito Basswood(procurastes no site Ibanez e lá diz ser basswood?) e depois descobre que é o tals MDF. É froid isso.

Acho que tem que procurar no catálogo do ano de fabricação da guitarra em questão, não no atual. Os modelos mudam e as especificações dos modelos também.

likerock

Abri ela na parte de trás outro dia e tem uma parte que não está pintada, por lá parece madeira mesmo, mas não sou nenhum perito pra saber, fora isso, só tinha um pouco de pó e algo parecido com um pó de madeira (porém a madeira lá dentro estava completamente lisa, nenhum defeito).

É importante não confundir o pó de lixa e particulas resultantes dos furos para os parafusos com material se desintegrando. hehehe. Diversos instrumentos apresentam estes resíduos internamente e na maioria das vezes isso não tem significação especial.

Devemos considerar o Resoncast (MDF?) como um substituto para as boas madeiras que tiveram uso tradicional na luthieria. Certamente ele não está no mesmo nível destas. Mas isso não significa que o uso de uma madeira qualquer apresente resultado superior.

Não é por ser um material sintético que é ruim, nem é por ser madeira legítima que é bom. Tem muita madeira imprestável para uso num instrumento.

T+.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Zero Zen
Devemos considerar o Resoncast (MDF?) como um substituto para as boas madeiras que tiveram uso tradicional na luthieria. Certamente ele não está no mesmo nível destas. Mas isso não significa que o uso de uma madeira qualquer apresente resultado superior.
Não é por ser um material sintético que é ruim, nem é por ser madeira legítima que é bom. Tem muita madeira imprestável para uso num instrumento.

Concordo.
Veja o caso das Danelectros: São guitarras baratas, construídas utilizando um compósito de madeira, "eucatex" e plástico que se revelou eficiente. Se o som é bom ou não, são "outros 500". Mas a fábrica nunca omitiu, "camuflou" ou deixou dúvidas sobre tais informações (ao contrário, apregoava isso aos "4 ventos"!). Acho que essa é a questão.
Eu mesmo estou projetando uma guitarrinha utilizando materiais compostos (mas facilmente encontráveis), como compensado e madeira, mais ou menos na mesma "linha" das Danelectros.
Agora, que esses materiais "alternativos" ainda não superaram a madeira, isso é fato; exceção à fibra de carbono, mas ainda é um material caro e de difícil trabalhabilidade (o Luthite ou Plexiglass nunca deu bom resultado, além de ser muito pesado).
De qualquer forma, os modelos Tallman da Ibanez, não foram comercialmente bem sucedidos, seu material foi mmudado para madeira e, algum tempo depois, descontinuado.
Abç

Daniel_MV
Veterano
# fev/10
· votar


Existe uma tendência realmente de se procurar opções alternativas ao uso de madeira, que gera desmatamento, etc...

Ainda mais agora que o Steve Vai usou uma guitarra de acrílico no último DVD dele.

Mas para mim guitarra tem que ser de madeira e ponto final.

Andreas Miller
Veterano
# fev/10
· votar


GuitarHome

Meu amigo tava querendo comprar uma guitarra por volta de 1500 reais. ele me mostrou uma jackson jdr japonesa la. a guitarra é bem legal mas eu falei pra ele dessa shecter sunset tipo a sua que parece ser uma guitarra boa e é mais barata. mas ele falou que por ela ser feita de basswood nao vai comprar pq na verdade é MDF. vc que tem a guitarra sabe se é verdade isso? obrigado.

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


Andreas Miller

Basswood é madeira sólida. Por que achas que estamos todos querendo saber a madeira verdadeira das Ibanez? Porque dizem ser Basswood e tem gente que fala que já abriu e é MDF.

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


Zero Zen

buddy guy

Pois é,por essas e outras que eu disse anteriormente ser foda de acreditar. O cidadão compra uma guitarra que em sua especificação vem escrito Basswood(procurastes no site Ibanez e lá diz ser basswood?) e depois descobre que é o tals MDF. É froid isso.

Acho que tem que procurar no catálogo do ano de fabricação da guitarra em questão, não no atual. Os modelos mudam e as especificações dos modelos também.



Legal velhão,obrigado pela dica. Forte abraço !!!!

likerock
Veterano
# mar/10 · Editado por: likerock
· votar


Bom, tirei umas fotos da minha por dentro, tinha uma parte que não estava pintada, então, tirei a foto. Precisa abrir o link no navegador, não da pra abrir pelo fórum e é bem pesada, se quiserem, da pra salvar no computador e dar um zoom legal.

http://img42.imageshack.us/i/dsc00653ww.jpg/

http://img519.imagesack.us/i/dsc00646g.jpg/

http://img522.imageshack.us/i/dsc00657bt.jpg/
Eu acho que é madeira, mas de qualquer jeito, ajudo o tópico.

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


likerock


Por esta pequena área à mostra,fica difícil analizar e dizer qualquer coisa à respeito !!!

GuitarHome
Veterano
# mar/10
· votar


Andreas Miller
mas ele falou que por ela ser feita de basswood nao vai comprar pq na verdade é MDF. vc que tem a guitarra sabe se é verdade isso? obrigado.


Opa, com certeza tudo a ver uma coisa com a outra. Alias a guitarra do Satch a do Petrucci e as antigas JEM's do Vai são feitas de Basswood segundo o site da Ibanez, então fala para ele não comprar também que é MDF... Nada a ver uma coisa com a outra...

Abç.

sizes
Veterano
# mar/10
· votar


Desculpem lá o desenterro...
Eu quero comprar uma ibanez, e lendo isso fiquei na dúvida, então qual é a melhor:
http://www.thomann.de/pt/ibanez_grg170dx_bkn_egitarre.htm

ou esta:

http://www.thomann.de/pt/ibanez_gsa60bk.htm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre tretas e Ibanez de MDF