Sobre MDF, Aglomerado e Compensado

Autor Mensagem
Xfactor
Veterano
# jul/07 · Editado por: Xfactor


Depois de muito ler sobre MDF, Aglomerado e Compensado, alé de outros materiais utilizados na montagem de instrumentos, resolvi postar aqui textos a respeito dessas espécies mais comuns de "madeira" e que são confundidas o tempo todo! Achei que esse seria o momento oportuno, considerando a repercussão do tópico a respeito da "farsa das Ibanez".

MDF - Medium Density Fiberboard

O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma chapa fabricada a partir da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e ação conjunta de temperatura e pressão. Para a obtenção das fibras, a madeira é cortada em pequenos cavacos que, em seguida, são triturados por equipamentos denominados desfibradores.
O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que se aproximam às da madeira maciça. A maioria de seus parâmetros físicos de resistência são superiores aos da madeira aglomerada, caracterizando-se, também, por possuir boa estabilidade dimensional e grande capacidade de usinagem.

A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado, pinturas em geral ou revestimentos com papéis decorativos, lâminas de madeira ou PVC. Podem também ser executadas junções com vantagens em relação à madeira natural, já que não possui nós, veios reversos e imperfeições típicas do produto natural.

As chapas de MDF são fabricadas com diferentes características, que variam em função de sua utilização final. Como exemplo citamos, além das chapas “standard”, as chapas FR (resistentes ao fogo) e as chapas MR (resistentes à umidade, que são usadas em ambientes externos). Existem também chapas de maior resistência mecânica (HD), fabricadas com maior quantidade de fibras e resinas, o que lhes permite aplicações que requeiram maior resistência à flexão ou ao impacto.
As espessuras das chapas variam de 3 mm até 60 mm, sendo as mais grossas utilizadas em elementos estruturais ou decorativos de arquitetura e móveis (pés torneados para mesas, por exemplo).
O MDF é oferecido ao mercado basicamente com três acabamentos: chapas cruas, chapas com revestimento laminado de baixa pressão e chapas com revestimento finish foil:
- As chapas cruas são fornecidas ao usuário in natura de forma que possa ser realizado o acabamento das peças através de pintura, revestimento com PVC ou hot stamping;
- As chapas com revestimento com laminado de baixa pressão são produzidas através da sobreposição de uma folha de papel especial, impregnada com resina melamínica, que é fundida através de pressão e temperatura ao painel de MDF, resultando em uma chapa já acabada. Pode-se revestir apenas uma das faces, permitindo ao usuário usinar a face não revestida e acabá-la através de pintura ou revestimento PVC.
- As chapas com revestimento Finish Foil são produzidas por adição de uma película de papel colada à chapa, resultando em um produto já acabado. Essa película pode ser impressa com padrões madeirados ou em cores.
A principal matéria-prima utilizada pelas fábricas de MDF é a madeira. No Brasil, esta é obtida de reflorestamento, utilizando-se espécies selecionadas de pinus em função do melhor rendimento agro-industrial.
O MDF vem ganhando, em diversos países, parcelas dos mercados de madeira maciça, do compensado e do aglomerado, especialmente em produtos de alto valor agregado.
Os menores custos de produção de MDF são encontrados no Sudeste da Ásia, o que acontece, principalmente, em função de fatores como matérias-primas e salários.


AGLOMERADO

O aglomerado é uma chapa de madeira, com miolo composto de resíduos de madeira como pó e serragem, resina e cola, que após passar por processo de prensa se transforma em painel de madeira. Não possui acabamento, portanto, pode receber qualquer tipo de revestimento. Utilizado na fabricação de móveis de baixa qualidade montados com cavilhas e cola. Não é recomendado o uso de pregos e parafusos, devido ao risco de ocorrerem rachaduras. Não empena e não propaga fogo. *Ou seja, nem fogueira se faz com essa coisa!

AGLOMERADO FOLHEADO: É o mesmo acima, porém, esse possui acabamento revestido com laminas de diversos tipos de madeira, como Mogno, Cerejeira, Sucupira, Imbuia, Pau Marfim, entre outros.

COMPENSADO

Difere dos aglomerados em vários aspectos, a começar pelo processo de industrialização. Um desses processos é sua composição que divide-se em compensados laminados e sarrafeados.

COMPENSADOS LAMINADOS: Normalmente, o compensado é um painel constituído de um conjunto de lâminas coladas com a grã alternada, geralmente em ângulo reto. As lâminas são, usualmente, coladas simetricamente a partir do centro ou miolo do painel, aos pares em ambos os lados.

COMPENSADO SARRAFEADO: Seu miolo é formado de diversos sarrafos de madeira dispostos um ao lado do outro. No multisarrafeado, a chapa é considerada mais estável pois seu interior leva lâminas de +-3mm coladas e prensadas na vertical, fazendo um miolo bem compacto e mais resistente ao empenamento. Podem ser estruturais e são fornecidos com capas para folhear como: Virolinha, Pinus, Embalagem etc. Ou com capas decorativas com essências de madeiras nobres como: Cedro, Cerejeira, Curupixá (padrão Mogno), Marupá (padrão Marfim), Freijó, Sumauma, Virola, Padrão Imbuia, entre outras.
Suporta pregos e parafusos e possui densidade semelhante à da madeira.

Xfactor
Veterano
# jul/07
· votar


Eu sei que muitos não vão querer ler, mas...

Snakepit
Veterano
# jul/07 · Editado por: Snakepit
· votar


Xfactor
Eu sei que muitos não vão querer ler, mas...

Po cara, da uma resumida...

uheuhueheuh

Bem legal o tópico. Mas vai alimentar mais ainda os boatos sobre guitarras de MDF e compensado, principalmente nas marcas Ibanez e Epiphone.

Soulface
Veterano
# jul/07
· votar


Ler, eu tb li.
É interessante até para o pesoal saber diferenciar as coisas. Mas não diz nada especificamente sobre a aplicação dessas madeirs em instrumentos musicais.

Bom, na verdade, nem deviam fazer instrumentos com isso... ahuehuaehuaeuhaea

james_the_bronson
Veterano
# jul/07
· votar


Xfactor

Valeu!!!

Já já leio tudo...

james_the_bronson
Veterano
# jul/07
· votar


*Ou seja, nem fogueira se faz com essa coisa!

hsaushuahsuahsuhasas

De resto, entendi muito pouco. Muito termo específico que eu não sei ao certo o que é...

Slash_1989
Veterano
# jul/07
· votar


eu que tava doido por ume epiphone les paul devo desistir???
qual guitarra comprar por um proço "justo" e q seja de madeira mmo??

Soulface
Veterano
# jul/07
· votar


Slash_1989
eu que tava doido por ume epiphone les paul devo desistir???
Não por 2 motivos.
1- Se vc for na loja, testar a Epiphone e gostar dela, não tem pq não levar.
2- Até onde eu sei, Epiphone de compensado é só a série Special. E ninguém provou nada sobre as outras até agora.

Agora, eu não vou muito com a cara das Epiphone mesmo. Não compraria do mesmo jeito! hehehehehehe

Slash_1989
Veterano
# jul/07
· votar


Soulface
no site oficial da epiphone diz q o corpo eh laminado de mogno/alder...

na foxtrot diz ser apenas mogno com tampo em maple...

se naum podemos nem confiar nas epiphones, ibanez devemos confiar ans condors e etc??

to querendo saber da madeira, pq se tiver outra guita mais barata de mogno maciço achu q seria melhor, naum q eu consiga distringuir o timbre, mais ja q ta pagando, q seja de qualidade!!

Soulface
Veterano
# jul/07
· votar


Slash_1989
A única forma de vc saber antes de comprar é pegando o modelo e mandando um e-mail direto pra Epiphone perguntando.
Agora, ninguém garante q só pq o corpo é feito com mais de uma madeira, q ele não é de qualidade.
Pegar uma guitarra mais barata ou infeiror só pq é de mogno, não qr dizer q vc vá ser mais feliz com ela.
Agora, na questão do preço, o logo da Epiphone por si só já encarece um pouco a guitarra.

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


Xfactor

Li sim e acho que todos deveria ler, parabéns pelo trabalho, foi usado muito termo técnico mas deu pra entender as diferenças.

[modo sacanagem on]
Tu manja bem de pauuuu...
[modo sacanagem off]

mg32_san
Veterano
# jul/07
· votar


Belezinha o texto, não achei nada exagerado de técnico nem no tamanho do texto...
bem tranquilo e dá uma idéia do dá p/ fazer com mdf e talz.. aliás pela descrição
instrumentos de mdf não deveriam ser tão piores que os outros hehe

rsp_guitar
Veterano
# jul/07
· votar


RESUMINDO: Tem muita gente comprando guitarra de pó de serra e raspa de madeira por aí.

WeslleyGuilber
Veterano
# jul/07
· votar


E o q dizer das q sao fabricadas de acrilico!!!

Aquilo presta???

WeslleyGuilber
Veterano
# jul/07
· votar


Vi uma vez num showzinho aqui na minha cidade um kra com uma guita dessas, era transparente ae ele ficava colocando a guitarra na frete do rosto se exibindo...muito paia, viu ¬¬

sugesto
Veterano
# jul/07
· votar


WeslleyGuilber
hahahahahah
que cara bobão

cara... ja ouvi falar que o timbre limpo
delas não é ruim... mas saturando o sinal,
imagino que a coisa muda

diwillo
Veterano
# jul/07
· votar


WeslleyGuilber
sugesto

A verdade eh q o povo fala mto mal das guitas q nao sao de madeira...
A maioria fala sem saber neh, como sempre...
Agora, acham q acrilico eh ruim, perguntem pra Ibanez e o pro Satch..afinal, ele tem 2 q não sao de madeira, mas sim de acrilico e de luthite..

abraço

Slash_1989
Veterano
# jul/07
· votar


diwillo
ibanez=> compensado de acrílico!! hahahaha


Soulface
ehh, mandei um email!! eu gostei de qdo toquei numa epi... vamu ve a resposta da fabrica, mais achu q mmo sendo de laminado vou pegar!!

Headstock invertido
Veterano
# jul/07
· votar


my guitar is maded of this

arhhhhhhhhgggggggg

que nojo










brincadeira, eu gosto dela...

Soulface
Veterano
# jul/07
· votar


WeslleyGuilber
E o q dizer das q sao fabricadas de acrilico!!!
Eu tenho uma!
Adoro ela, e naão vendo por nada!

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Esqueceu do Resoncast cara.

_Kevin_
Veterano
# jul/07
· votar


MDF = compensado feito pra enganar? O.O

Soulface
Veterano
# jul/07
· votar


_Kevin_
Leio texto.
MDF não tem nada a ver com compensado.
A não ser q se faça um compensado de MDF! hauehuaehuaheuahea

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Xfactor
eu li tudo. apesar que eu até já sabia a diferença, mas sempre é bom conferir.

é bom pra esclarecer um pouco mais o mdf. o texto puxa muito o saco dele (deve ser de algum site de fabricante, não é?). diz que ele é tão bom quanto, às vezes até melhor que madeira. ele tem sido muito usado em móveis, e parece que tem uma mecanica boa. pra instrumento já não sei, pelo que ouvi dizer não é tudo isso...

realmente, o pessoal confunde o tempo todo aglomerado e compensado.
aglomerado acho que seria impossível construir uma guitarra.

muito bom o tópico, esclarecedor.

eu tenho um baixo samick modelo precision bass. depois de uns 8 anos com ele, abri pela primeira vez. ele é feito de um compensado laminado (aparentemente, pois as cavidades são pintadas), mas de umas placas de mais de 5mm.
mesmo assim gosto muito dele.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Soulface
E o q dizer das q sao fabricadas de acrilico!!!
Eu tenho uma!
Adoro ela, e naão vendo por nada!

é só pagação de pau

_Kevin_
MDF = compensado feito pra enganar? O.O
leia o texto. se fosse pra enganar, era aglomerado, não compensado.

Headstock invertido
disso o que?

Xfactor
Veterano
# jul/07
· votar


Soulface
Bom, na verdade, nem deviam fazer instrumentos com isso... ahuehuaehuaeuhaea

É bem essa a questão mesmo. Mas meu objetivo era tentar ajudar o pessoal a diferenciar os materiais, pois em relação aos reais beneficios / malefícios num instrumento, eu só posso especular.

kiki
Não é que o texto "puxe o saco" do MDF. A questão é que o texto trata da utilização mais comum e economicamente rentável do material, ou seja, móveis. Para esse fim, muitas vezes ele realmente é a melhor opção. Principalemente observando custos de produção e peso.

kiki
Moderador
# jul/07 · Editado por: kiki
· votar


Xfactor
pois é. o fato dele ser um material produzido torna-o conveniente para moveis, e alguma coisa de construção. ele é mais homogeneo, e tem um desempenho garantido. além do peso, custo, etc.

mas ele é muito ruim para guitarras? quais são feitas em mdf?

ps.: o pessoal reclamou de termos tecnicos, mas nem tem tanto assim.

Jânio F. Lira
Veterano
# jul/07
· votar


Saudações a todos

Xfactor, estou com algumas dúvidas e gostaria que se possível você me ajudasse. Você poderia informar seu e-mail para que eu te envie umas fotos de um corpo de guitarra para que você avalie? Desde já agradeço a atenção.

Jânio

Amadeuschindler
Veterano
# jul/07
· votar


Me disseram que MDF é excelente... até bater água nele... molhou já era! É verdade?

_Kevin_
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
MDF = compensado feito pra enganar? O.O
leia o texto. se fosse pra enganar, era aglomerado, não compensado


isso dá cupim?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre MDF, Aglomerado e Compensado