Diferenças entre compensados laminados,aglomerados e MDF.

    Autor Mensagem
    Philipi
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Philipi


    Pessoal eu tenho me enganado um pouco aqui no fórum com os vários nomes que isso tudo possui,e vejo que muita gente também tem passado pela mesma situação então.

    DIFERENÇAS ENTRE COMPENSADOS, AGLOMERADOS E MDF

    O compensado laminado é feito com lâminas de madeira, em geral de pinus ou de virola, coladas e prensadas para formar chapas com espessura de 4 a 20mm. Tem boa resistência mecânica.
    No compensado sarrafeado, as lâminas internas são coladas em um sentido e a chapa externa é prensada em sentido diferente, o que deixa a placa mais resistente.
    O aglomerado é um painel feito com partículas de pinus aglutinadas com adesivo sintético, uma espécie de cola. Tem pouca durabilidade e nenhuma resistência à umidade.
    O MDF é uma chapa de fibra de madeira com densidade média. É um aglomerado sofisticado, composto de fibras de pinus mais resistentes e compactadas com resina à alta pressão. É um produto mais resistente e com textura mais uniforme que os compensados e aglomerados.

    Insomniac_
    Veterano
    # jun/09
    · votar



    DIFERENÇAS ENTRE COMPENSADOS, AGLOMERADOS E MDF


    Só sei o que eles tem em comum: Não prestam.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Insomniac_
    Só sei o que eles tem em comum: Não prestam pra fazer guitarra...

    john_joao
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    BaNdAiD


    ahuauhuhauhauha

    Philipi
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Insomniac_
    Só sei o que eles tem em comum: Não prestam.(2)

    Thyagw
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Ta, voce gastaria dinheiro em mogno pra fazer um amp??
    Pra isso eles sao bem uteis...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Philipi
    Só sei o que eles tem em comum: Não prestam pra fazer guitarra...
    Abç

    Douglas_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Por essa foto dá pra ter idéia do material?

    http://img294.imageshack.us/i/lyon1.jpg/

    renanguitar777
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    diferenças deve ter
    mas semelhança é que não prestam

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Douglas_
    Cara, nem precisava ver.
    As Washburns Lyons são de compensado, embora alguns modelos iniciais tenham sido confeccionados em soft maple (são raros).
    Abç

    Douglas_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Valeu, era só pra confirmar.

    Abç.

    W.e
    Membro Novato
    # ago/19
    · votar


    Compensado não é sinônimo de madeira ruim, dependendo da madeira que é feita as lâminas o compensado pode ser resistente, leve, ecologicamente correto e muito mais acessível que madeira inteiriça

    A turma constrói até embarcações com compensado, se a porra do compensado suporta água porque não presta pra fazer uma guitarra, violão ou outros instrumentos musicais,móveis etc...

    Existem vários tipos de compensado e um dos mais usados em instrumentos musicais e móveis é o compensado de mogno, é um material altamente resistente e leve.

    Sua resistência chega a se igualar com madeira maciça isso é claro, depende do compensado, depende de qual madeira foi feito.

    Abçs

    Casper
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    MDF é papelão.

    Buja
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    e a p do compensado suporta água porque não presta pra fazer uma guitarra, violão ou outros instrumentos musicais,móveis etc...


    Compensado serve pra fazer um monte de coisas uteis. É até melhor fazer alguns itens com compensado.

    Mas sua pergunta ta meio incabida. Por exemplo, se um compenado é tao forte e resistente, serve pra fazer até um cabo de vassoura, porque ele nao serve pra fazer um cabo de enxada?

    Se ele é tao bom que se faz até barcos com ele, porque ele nao serve pra pra fazer vigas de telhado?

    A questão toda é que ele tem resistencia, mas não é o adequado.
    Guitarra nao tem que ter so resistencia mecanica. Tem que ser resistente a envergadura, muito resistente a pressão, muito resistente ao passar do tempo, e principalmente, ter uma boa condução sonora.
    Se bem que esse ultimo ponto é bem controverso e extremamente dificil de se comprovar.
    Talvez um compensado até sirva pra fazer um corpo. Mas pra fazer o braço e escala tem que ser madeira maciça, ou algum outro material com propriedades semelhantes.


    Em tempo: Da pra fazer a quilha do barco em compensado?

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # ago/19
    · votar


    nossa! guitarra de compensado? melhor usar metais leves pra fazer!! como o alumínio etc...
    Se bem que esse ultimo ponto é bem controverso e extremamente dificil de se comprovar.
    oooo se é!! kkkk

    Ramsay
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Guitarra de compensado é o mesmo que lixo!!
    Pior só madeira de aglomerado que é feita com pó de madeira vagabunda prensada e não serve para o corpo de uma guitarra.

    E, se alguém apreciar o som de uma guitarra feita com compensado, das duas uma, ou é meio surdo e não ouve direito, ou nunca ouviu o som de uma guitarra de verdade feita de madeira sólida, simples assim...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferenças entre compensados laminados,aglomerados e MDF.