The Edge, diz que não gosta de tocar com outros guitarristas

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: nichendrix
· votar


GuitarEmer
dizer que o the edge é + virtuoso que o vai ou q o satriani com certeza não é uma opinião unanime... MAS RESPEITO SUA OPINIÃO ACIMA DE TUDO, embora discorde dela.

Eu não disse isso, eu disse que o conceito de virtuosismo na música é como na fisica, depende do referêncial, em muitos circulos musicais, tocar como o Vai e o Satriani é visto como falta de criatividade ou no minimo uma limitação musical muito grande. Não falo em limitação técnica, falo em termos de musica em si, já que se você se torna "escravo" de um estilo ou expressão, você está se limitando, conscientemente ou não.

theblackstrat
não concordo que o satriani,vai sejam musicos sem expressão
internacional...são das maiores lendas da guitarra

são musicos altamente competentes,técnicos e virtuosoos
que foram e são vanguarda no mundo da guitarra

pois nenhum outro guitarrista solo,
tirando eric johnson e malmsteen que já são mais velhos também..
conseguiram fazer musicas do mesmo nivel dos dois..

quem já viu ao vivo sabe como é..

Cara, sinceramente, já vi Satriani, Vai, já vi 2 edições do G3 ao vivo, e não vi nada que eles fazem que não conheço mais 500 que façam igual. Eles tem o merito sim de estarem entre os primeiros a ganhar espaço em um estilo de rock and roll instrumental, algo que não era muito comum nos anos 80. Fora isso são só ótimos instrumentistas.

Eles são bons músicos, músicos de primeira linha, que tem seu crédito por terem conseguido algum espaço tocando rock instrumental, mas estão longe de ser a vanguarda do instrumento, de serem grandes compositores ou as grandes referências na guitarra atual.

Creio que só a falta de conhecimento levaria alguém a dizer que eles são a vanguarda.

Vai ouvir pelo menos os Andy Timmons, Steve Lukather, Ritchie Kotzen, Frank Gamballe e Lee Ritenour da vida antes de falar isso. E isso só pra ficar na geração mais ou menos igual do Vai e do Satriani. Sem pegar nada muito mais novo e nem mais velho

theblackstrat
eu tinha discordado era do outro camarada que disse que
na gringa o satriani e o vai não tem expressão,eles tem é muita.


Cara, eles são referência em um nicho muito pequeno dentro da música e dentro do rock and roll, sinceramente eu conheço mais brasileiro que conhece eles do que americano, inglês, francês, espanhol ou alemão, sempre troquei muita idéia com amigos músicos do mundo todo e nunca vi lá fora o povo pagando tanto pau pra Steve Vai e Satriani quanto pagam aqui. Fora do Brasil nunca conheci ninguém que não fosse guitarrista que tivesse ouvido falar dos dois, e mesmo entre os guitarristas, a maioria é muito rápido em fazer a distinção entre dois caras técnicos, mas que se apoiam demais nisso pra compensar as deficiências que tem nos demais aspectos da música.

Como eu disse, até nas Guitar Player, Guitar One e Guitar World da vida, onde eles, na tua concepção, deveriam ser considerados deuses do instrumentos, eles não são vistos com o supra-sumo do instrumento, eles aparecem como entre os melhores representantes que o estilo deles tem a oferecer. O estilo em si não é dos mais ricos, embora seja um estilo respeitado pela destreza necessária pra se dominar.

GuitarEmer
Veterano
# jun/11
· votar


os nomes satriani e vai surgiram de forma ilustrativa a alusão do The Edge em um G3... vc poderia sustituí-los por John Petrucci, Paul Gilbert, Eric Johnson, Yngwie Malsteen, enfim, qquer cara que tenha participado do G3.
mas é isso, o entendimento da música não é um conceito, por isso tantas opiniões diferentes (algumas coerentes e inteligentes, como a tua).
Pelo menos uma coisa todos aqui tem em comum, a paixão pela guitarra...

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix
concordo em varios aaspectos com voce aí..
mais no que eles fazem eles são os maiorais..
essa galera que voce citou só tem fera..mass
não acho que sejam do mesmo nivel..
sao ótimos mas acho que em termos de destreza,
velocidade,nitidez em cada nota..acho que os 2 são os
mais..o eric johnson toca mais bonito que os dois pra mim..
mas a ideia do g3 em si já é uma parada sinistra pra quem gosta
de guitarra,alí não é só velocidade não,,
eu acho as execuções dos caras de se tirar o chapéu..

GuitarEmer
Veterano
# jun/11
· votar


então, esse é o lance theblackstrat
que os caras são ótimos, sinceramente, não tem o que discutir... Pode ter certeza que eles são os prediletos de muita gente, e também sabemos que como eles, existem outros grandes guitarristas e ficariamos até amanhã citando nomes, mas todo mundo tem os seus prediletos, aí é meramente gosto pessoal, e gosto cada um tem um né ;o) fui

Paulo Heineken
Veterano
# jun/11
· votar


não sei o que é mais irritante

puristas falando que satriani e Steve Vai não tem felling ou
radicais falando que o the edge é uma merda com solos fracos

"senso comum" bombando


hahahahaha

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


GuitarEmer
certeza!e eles estão longe de serem meus prediletos..
todos meus prediletos usam ou usavam stratocasters,
o jimi page é a minha referencia em termos de les paul..
eu acho sinistro esses caras tecnicos e abusados ao extremo..
mas não são meus prediletos não..
prefiro svr,clapton,knopler,gilmour,hendrix,eric johnson,o proprio malmsteen eu prefiro a esses caras..mas respeito demais..
fazem coisas que nem se eu nascesse de novo faria -..hehe

nichendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: nichendrix
· votar


theblackstrat
sao ótimos mas acho que em termos de destreza,
velocidade,nitidez em cada nota..acho que os 2 são os
mais


Cara em termos de velocidade ainda to pra ver quem bata o Michael Angelo Batio, esse sim é um animal em fritar, até o Malmsteen pega uma pressão pra fritar na velocidade do cara e ainda faz isso com 2 braços ao mesmo tempo, já que é ambidestro.

O cara toca tão rápido que se tu for ver a partitura das viagens dele, tem mais nota do que o ouvido consegue captar tem hora que parece que as semifusas saem juntando uma na outra.

EDIT: Só pra fulerar, me diz se não parece o Goro do mortal kombat tocando... hehehehe



Paulo Heineken
não sei o que é mais irritante

puristas falando que satriani e Steve Vai não tem felling ou
radicais falando que o the edge é uma merda com solos fracos


Cara, eu ri que só, mas é verdade, cada um tem sua praia, eu nenhum dos 3 é meu preferido, mas cada um tem seu feel particular e seus pontos ondem excedem e muito a maioria, tanto que são imitados a balde.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix
tái um exemplo de guitarrista rápido e que não agrada meus ouvidos..já o vai..ssatriani..malmsteen..esses fazem rápido e
bonito..o timbre de plastico desse michael angelo é muito tosco..
esse cara é um exibicionista sem feeling e excesso de técnica..
o satriani tem muito mais feeling e melodia e timbreee que esse cara..
esse aí é um que tem todos os pontos negativos que voce citou
dos outos 2..
ele foca absurdamente a velocidade porque não tem mais nada a
mostrar..ele é absurdamente rápido mesmo..mas ele sim pra mim
é somente isso..ou outros eu acho bem completos..

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix
entre michael angelo e the edge eu fico
com david gilmour e não abro!kkkk

nichendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: nichendrix
· votar


theblackstrat

Cara, acho que deu pra perceber que no video em questão é só uma demonstração de técnica, e não do som do cara. O som que eu estou acostumado a ver ele tocar nas bandas dele está mais pra Helloween, Stratovarius, Blind Guardian, Malmsteen e metal neo-classico e afins. Por sinal ele e o Malmsteen são praticamente os precursores do metal Neo-Classico dos anos 80, ambos muito influenciados pelas incursões do Blackmore no estilo. A diferença é que o Michael Angelo evoluiu bastante com o tempo, pegou isso e fez um monte de misturas com hard rock, com jazz e o escambau, ao contrário do Malmsteen que é a mesma coisa desde sempre. Talvez por isso ele tenha ficado meio obscuro de 2000 pra cá, já que ele está numa onda meio fusion neo-classico.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix
pois é..o malmsteen é um musico classico no metal..
esse cara pra mim é um firuleiro se feeling..
mesmo tend evoluiiiido e buscados novos rumos..
acho que a caminhada dele foi perdida..
acho que o caminho do malmsteen foi mais bem trilhado..
qual musica do michael angelo chega perto de uma blue da vida..
brothers..o malmsteen é fritador mas tem melodias muito bonitas..
já o batio..sei lá....é guitarrista de workshop..
esses fusions ae..demandam muitaaaa tecnica pra ser tocado e tals..
mas os timbres e as composições sao muito sem vida....
mas é tudo questão de gosto..quem gostar ótimo..
quem adora A VELOCIDADE não tem como nçao gostar..
eu gosto de velocidade mas só e somente se tiver junto feeling e harmonia..melodia bonita e timbre agradavel..
por isso acho o vai e satriani ótimos pra escutar de vez em quando.malmsteen mais ainda..gosto do timbre dele..nervoso na strat..
vlw

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/11
· votar


o malmsteen é um musico classico no metal..




...


...................................................................... ......

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix

Brincou com esse vídeo, hein?

2 minutos de repetição de patterns de exercícios... E nem é exagero da minha parte.

Depois dei stop, que aí já é demais.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Die Kunst der Fuge
essa é minha opinião..não uma afirmação absoluta..
eu o considero um musico classico no metal..
grado dos timbres,frases e pegada do cara..
grande musico..
tanto que toca violão bem demais..
manda uns flamencos e classicos no violão de arrepiar..
tá na minha lista..além de que usa strato..aí que eu curto mesmo.
vlws

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


Ué! Pensei que tavam falando do The Edge. O título do tópico é sobre ele, não é mesmo?

Já arrumaram um jeito de meter Vai, Satiani, Malmsteen, Gilbert no meio da parada né?

Só nesta página eu contei 12 posts que não tem o nome The Edge, hehehe. Fala sério!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster
pra ver como esse the edge é insignificante no mundo
das guitarras e guitarristas..os outros roubam a cena
até no tópico do cara..
brincadeiras a parte..
continuemos o tópico sem desvirtuar..
hehe

RoyZ
Veterano
# jun/11
· votar


eu sempre prefiri um power trio quando vou tocar, 1 guitarra, baixo e batera

óbviamente que isso tudo vai depender do estilo, das musicas que vai tocar, mas assim na barulheira mesmo, sonzera com banda, sempre achei melhor assim

agora, quando reúno com os colegas pra tocar um violão, aí a gente toca em uns 3 violões, cada um fazendo um arranjo, e tal, um solinho simples, fica show de bola

H31T0R
Veterano
# jun/11
· votar


Pow vamos dar um exemplo:
Jimy page , mandando a ver na sg double neck
depois o jck white fudelando com sua guitarra desafinada e empenada.

aí chega o the edge e pergunta po jimy :

com é que é a diatônica de dó mermo ????

é isso que é pura realidade !!!!!!

o cara tem medo !!!!

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


theblackstrat

pra ver como esse the edge é insignificante no mundo
das guitarras e guitarristas..os outros roubam a cena


Pô cara, vc acha ele tão ruim assim? Ele não é um exímio guitarrista como tantos outros são, mas ele tem suas qualidades tbm. Não acho que ele seja tão insignificante assim não.

Até pq, muitas melodias marcantes nas musicas do U2 são feitas por ele. Sei lá, tecnicamente podem ser coisas bobas que ele faz na guitarra, mas melodicamente são bem agradáveis, não acha?

E o timbre dele de guitarra eu acho muito característico e marcante, e isso pra mim é super importante para um guitarrista. É como se fosse o "DNA" guitarrístico do cara, saca? Logo nas primeiras notas ou acordes vc identifica logo de cara quem está tocando.

Óbvio que não é para comparar, mas tanto o The Edge quanto o Eric Johnson são os guitarristas com os timbres de guitarra mais peculiares, carcaterísticos que eu conheço. Na minha opinião.

Abs

Allan.Melo
Veterano
# jun/11
· votar


Não gosto do The Edge e muito menos do U2, mas o cara é um guitarrista totalmente original. Isso é uma opinião dele, não concordo em alguns aspectos, mas quem sou eu pra falar dele? :)

Cacete, já colocaram os velocistas na discussão?


Só deixo uma frase , do nosso ilustríssimo amigo Carlos Santana :

" Qualquer pessoa pode tocar rápido. Mais importante do que ser veloz é ser melódico. Senão, você vai ser admirado por uma enorme quantidade de homens, mas por nenhuma mulher. "

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster
tava zuando também ,mas não curto esse cara não
e não acho o timbre dele marcante
porque nenhuma musica dele marca pra mim.
mas isso é pra mim...os timbres mais marcantes de stratoq ue tem
pra mim sã do hendrix,gilmour,srv,eric johnson ,eric clapton,mark knopfler,malmsteen,vish..nem lembro do som desse cara..numa boa..
vlws

lcsrs
Veterano
# jun/11
· votar


A maioria dos caras que falam que vai e satriani nao tem feeling ou sei la o que tem é inveja da tecnica dos caras e nao fazem nem metade do que eles fazem.
Eu ainda nao entendi porque todo topico com nome de guitarrista no titulo acaba sempre do mesmo jeito.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


porque os papos geram comparação..nesse caso não tem com comparar com nenhum outro fera..

lcsrs
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
e eu nao sei porque que gera essa comparação, cada um tem seu estilo de tocar e cada um é foda naquele estilo que ele criou de tocar

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


lcsrs
no fundo voce tá certo..

GuitarEmer
Veterano
# jun/11
· votar


só pra trazer de volta a essencia do tópico, rs
tocar com duas guitarras em uma banda é uma coisa, fazer jam sessions é outra totalmente diferente. Quando uma banda tem 2 guitarristas (indepedente de ser base e solo ou dois solos se revezando ou fazendo duetos) as guitarras "tem a ver entre si", não só na forma de tocar mas no timbre também, e ter ou não mais de uma guitarra na banda depende muito do tipo de som de cada grupo. Quanto as "jam sessions", a essencia é muito mais improvisação do que composição. Quem curte jam (seja entre vários guitarristas, seja guitarra x teclado, etc.) tem que curtir e ser bom na improvisação.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


GuitarEmer
concordo..

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


GuitarEmer

Pra mim o tópico se resume nessa frase: "Não é assim que eu trabalho como guitarrista. Eu componho usando o instrumento e não me sento e toco simplesmente por tocar"

Como eu ia dizendo 2 ou 3 páginas atrás, existe uma diferença grande entre o instrumentista (o tocador de guitarra) e o compositor (o que faz musica na guitarra). Isso me lembra uma entrevista do Barney Kessel, um dos maiores guitarristas de jazz de todos os tempos, onde ele diz algo parecido, que ele não se via como um guitarrista, ele se via como um músico que por ocasiões diversas da vida, escolheu a guitarra para expressar as idéias, mas que para ele, poderia ser qualquer instrumento, desde que ele pudesse por pra fora o que ele imaginava.

O The Edge pra mim vai muito nessa linha.

GuitarEmer
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix
vc está se prendendo na defesa do The Edge quando a questão nem é ataca-lo... Leia atentamente o que escrevi (e o thebackstrat concordou) e perceberá que simplesmente expressei minha opinião sobre a diferença entre tocar com uma ou mais guitarras em uma banda e as jam sessions, sem citar novamente o The Edge... acho que meu comentário tb tem a ver com o tópico, certo? rs
como vc citou o The Edge, sem dúvida, ele vai muito mais na linha da composição (sempre com qualidade) do que improvisação. Isso não é mérito nem demérito, apenas caracteristica pessoal de cada músico.
Abs

eric bluesman
Veterano
# jun/11
· votar


" Qualquer pessoa pode tocar rápido. Mais importante do que ser veloz é ser melódico. Senão, você vai ser admirado por uma enorme quantidade de homens, mas por nenhuma mulher. "

Nossa o Santana quebro tudo com isso hein !!!! em alguns casos querer ser veloz demais atrapalha o guitarrista, agente acaba querendo brigar com o metronomo e se esquece da essencia q é produzir emoção e tocar as pessoas q ouvem nossa musica com essa emoção , mas sera uma briga eterna entre feeling e velocidade, q ja tem zilhoes de paginas aqui no cifra hauahauah !!!.

desculpem a disvirtuada mas essa frase merece destaque !!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a The Edge, diz que não gosta de tocar com outros guitarristas