| Autor | Mensagem | 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/09 · Editado por: MauricioBahia 
 
 Eu e o Google traduzimos. ;-)
 
 Por Craig Anderton
 http://www.harmony-central.com/articles/tips/guitar_cords/
 
 _________________________________________
 
 Se um guitarrista ouve algo que um engenheiro diz ser impossível, aposte no guitarrista. Por exemplo, alguns guitarristas podem ouvir diferenças entre cabos diferentes. Embora alguns ridicularizem essa idéia (cabo é cabo, certo?) cabos diferentes podem afetar o seu som e, em alguns casos, a diferença pode ser drástica. Além do mais, há uma razão sólida, tecnicamente válida, para que isso aconteça.
 
 Entretanto, um cabo que soa diferente num amp pode soar idêntico num amplificador diferente ou quando se utiliza captadores diferentes. Não é a toa que há guitarristas supersticiosos sobre o uso de um captador, cabo e amp especiais. Mas você não precisa se sujeitar a este tipo de incerteza se aprender por que essas diferenças ocorrem, e como compensá-las.
 
 
 A Trindade Cordal
 
 Mesmo antes de seu riff atingir seu primeiro efeito ou a entrada do amplificador, muito deste som já está bloqueado devido a três fatores:
 
 - Impedância de saída do captador (supomos que você está usando captadores padrão, os tipo passivo)
 - Capacitância do cabo
 - Impedância de entrada do amplificador
 
 Vamos começar com a capacitância do cabo, já que é um conceito bastante fácil de entender. Na verdade, a capacitância do cabo é nada mais que um segundo controle de tonalidade do seu captador. Um controle de tonalidade padrão coloca um capacitor na sua linha de sinal "quente" para baixo (ground). O capacitor é um componente, sensível a frequências, que dá passagem a freqüências altas mais prontamente do que as frequências baixas. Colocar o capacitor na linha de sinal desvia altas freqüências para baixo (ground), o que reduz os agudos. Entretanto, o capacitor bloqueia as freqüências mais baixas para que não sejam desviadas para o solo e as embaralha junto à saída (output).
 
 Qualquer cabo apresenta alguma capacitância, não tanto como um controle de tonalidade, mas o suficiente para ser significativo em algumas situações. No entanto, se isso tem um efeito importante ou não, depende dos dois outros fatores (a impedância de saída da guitarra e da impedância de entrada do amplificador) mencionados anteriormente.
 
 
 Impedância de Entrada do Amplificador
 
 Ao enviar um sinal para um amplificador, uma parte do sinal se perde ao longo do caminho, como ter um vazamento em uma tubulação que está transferindo água de um lugar para outro. Se este vazamento é pequeno ou grande vai depender da impedância de entrada do amplificador. Com captadores de guitarra, impedâncias mais baixas podem deixar a guitarra "sem força" e produz um som sem graça (curiosamente, os valvulados possuem impedância de entrada inerentemente elevada, o que poderia explicar um aspecto da popularidade duradoura dos valvulados).
 
 Impedância afeta não somente níveis, mas a ação de controle de tonalidade também. O capacitor em si é apenas uma peça do "quebra-cabeças controle de tonalidade", pois é influenciado pela impedância de entrada do amplificador. Quanto maior for a impedância, maior será o efeito do controle de tonalidade. É por isso que um controle de tonalidade pode parecer muito eficaz com alguns amps e em outros não. Embora um amp de alta impedância de entrada mantenha o nível elevado e forneça um controle de tonalidade suave (a desvantagem é que impedâncias altas são mais suscetíveis a captação de ruído, RF e outros tipos de interferência) ele também acentua os efeitos da capacitância do cabo. Um cabo que rouba frequências altas, quando usado em um amplificador de alta impedância de entrada, pode ter nenhum efeito sonoro com um amplificador de baixa impedância de entrada.
 
 
 A última peça do quebra-cabeças
 
 Nosso último componente interativo de toda esta confusão é a impedância de saída da guitarra. Esta impedância é equivalente a soldar um resistor em série na guitarra que faz diminuir o volume de alguma forma. Quase todos os captadores do mercado têm uma impedância de saída relativamente elevada, enquanto captadores ativos têm baixa impedância de saída. Tal como acontece com a impedância de entrada do amp, este interage com o cabo para alterar o som. Qualquer capacitância do cabo será acentuada se a guitarra tem uma impedância de saída elevada e têm menos efeito se a impedância de saída é baixa.
 
 Há outra consideração: a impedância de saída da guitarra e a impedância de entrada do amplificador interagem. Geralmente, você deseja uma impedância de entrada do amp muito elevada se estiver usando captadores comuns, pois isso minimiza a perda (em particular, a perda de altas frequências). Captadores ativos com baixa impedância de saída são relativamente imunes a impedância de entrada de um amplificador.
 
 
 Conclusão
 
 Então, o que significa tudo isso? Aqui estão algumas orientações.
 
 Baixa impedância de saída da guitarra + baixa impedância de entrada do amp: a capacitância do cabo não vai fazer muita diferença e o capacitor usado com um controle de tonalidade padrão parecer não ter muito efeito. Aumentar o valor do capacitor do controle de tonalidade cortará as freqüências altas mais acentuadas. (Observação: se você substituir os captadores por captação ativa, tenha isso em mente se o controle de tonalidade não parecer estar tão eficaz como costumava ser) Conclusão: você pode usar praticamente qualquer cabo que não vai fazer muito diferença.
 
 Baixa impedância de saída da guitarra + alta impedância de entrada do amp: Com o controle de volume da guitarra no máximo, a saída da guitarra se conecta diretamente à entrada do amplificador, de forma que os comentários básicos acima (guitarra "X" de baixa  saída com um amp "Y" de baixa entrada) se aplicam aqui. No entanto, diminuir o controle de volume isola a saída da guitarra da entrada do amplificador. Neste caso, a capacitância do cabo tem efeito, especialmente se o controle possui um resistor de valor alto (superior a 250k).
 
 Alta impedância de saída da guitarra + impedância de entrada baixa do amp: Simplesmente diga não. Isso mutila o volume da guitarra e frequências altas. Não é recomendado.
 
 Alta impedância de saída da guitarra + alta impedância de entrada amp: Este é o comum, o cenário dos anos 50/60 com uma guitarra passiva e um amplificador valvulado. Neste caso, a capacitância do cabo pode ter um efeito importante. Em particular, cabos espiralados tem uma capacitância muito maior do que os cabos padrão, e podem fazer uma enorme diferença sonora. Assim, o amp tem pouquíssima influência na guitarra que, com um cabo de qualidade, ajuda a preservar o "brilho" e o nível global.
 
 Levando tudo isso me conta, se você quiser um setup de guitarra mais consistente, que soa praticamente o mesmo independentemente do que cabo você usa (e também é relativamente "imune ao amplificador"), considere substituir seus captadores por ativos. Alternativamente, você pode adicionar um conversor de impedância (buffer) logo após a saída de guitarra (ou para este caso, qualquer efeito, como um compressor, distorção, etc, que tenha uma alta impedância de entrada e baixa impedância de saída). Isso irá isolar a sua guitarra de todos os efeitos negativos dos cabos de alta capacitância ou amps com baixa impedância de entrada.
 
 Se você está empenhado em utilizar uma guitarra do mercado  e amplificador de alta impedância, ainda existem algumas coisas que você pode fazer para preservar o seu som:
 
 - Mantenha o cabo de guitarra o mais curto possível. Quanto maior o cabo, maior é a capacitância acumulada.
 - as especificações dos cabos incluem o valor de sua capacitância (geralmente especificado em "picofarads [pF] por pés ou metro"). Se você fizer seus próprios cabos, escolha cabos com o menor pF por pés ou metro, sem deixar de lado a durabilidade do cabo. (Paradoxalmente, cabos macho, fortes, muitas vezes têm mais capacitância, enquanto que os cabos mais leves tem menos.).
 - Evite os cabos espiralados e mantenha o controle de volume o mais alto quanto possível.
 - Não acredite nos papos de cabos de marca. Eles podem fazer a diferença; ou não. Se você não ouvir qualquer diferença com a sua configuração, guarde o seu dinheiro e vá de algo menos caro.
 
 E lembre-se que se não soa muito bem, não vá logo apontando para o amp: Há muita coisa acontecendo antes mesmo de seu sinal "bater" no jack de entrada. E se um guitarrista jurar que uma cabo soa diferente do outro, que poderia muito bem ser o caso, no entanto, agora você sabe por que disso e o que fazer sobre isso.
 
 _____________________________________________
 
 Agora, perguntas:
 
 1) Quando o cara menciona colocar frequencias para "ground", no texto original, ele está se referindo ao "terra" ou colocar para baixo mesmo?
 
 2) O que diabos é capacitância afinal???
 Eu acho que entendi mas não sei se entendi corretamente!!!
 
 3) O que diabos é impedância afinal???
 Eu acho que entendi mas não sei se entendi corretamente!!! (2)
 
 Se alguma alma caridosa puder explicar os itens 2 e 3 numa linguagem para leigos eu agradeço! :-)
 
 Abs
 
 ps. se alguém achar alguma inconsistência no texto, já que traduzi, por favor me avise!
 
 
 | 
| Gasparzim Veterano
 | # set/09 · Editado por: Gasparzim · votar
 
 ótimo tópico
 
 Valew Maurício!
 
 
 edit: ps: As suas perguntas são minhas dúvidas tb...
 
 
 | 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/09 · votar
 
 Gasparzim
 
 Só falta eu entender o texto plenamente!!!! heheh
 
 Vlw!
 
 
 | 
| Konrad Veterano
 | # set/09 · votar
 
 1) Quando o cara menciona colocar frequencias para "ground", no texto original, ele está se referindo ao "terra" ou colocar para baixo mesmo?
 
 Eu arriscaria terra. =)
 
 
 | 
| Konrad Veterano
 | # set/09 · Editado por: Konrad · votar
 
 MauricioBahia
 
 Mais um ítem de neurose, hein? hahahhaha
 
 (brincadeira....)
 
 P.S: Brincadeira mesmo, pois eu juro que aquela tampa que fica na parte de trás das Stratos interfere no timbre. E nem sou neurótico.
 
 
 | 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/09 · Editado por: MauricioBahia · votar
 
 brunoliam: P.S: Brincadeira mesmo, pois eu juro que aquela tampa que fica na parte de trás das Stratos interfere no timbre. E nem sou neurótico.
 
 Não é neurose não! Isso é fato pois já li a respeito em vários sites. Vc não está louco, ainda... hehe
 
 Vc acha então que eu devo alterar a tradução para "terra"? Aliás, já te alugando, se vc achar algo estranho ali, me avisa.
 
 Abs
 
 
 | 
| Konrad Veterano
 | # set/09 · Editado por: Konrad · votar
 
 MauricioBahia
 Não é neurose não! Isso é fato, já lí sobre isso em vários sites. Vc não está louco, ainda... hehe
 
 Vc acha então que eu devo alterar a tradução para "terra"? Aliás, já te alugando, se vc achar algo estranho ali, me avisa.
 
 Abs
 
 
 Sério? Putz.... não acredito. Até evitava falar sobre isso... ehheheh
 
 Quanto ao texto, está bem traduzido, rapá, para variar, né?
 
 
 | 
| Minow Veterano
 | # set/09 · votar
 
 É óbvio que cabo muda o som.
 
 Até cabo de AC modifica o som, imagina um por onde o som passa.
 
 
 | 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/09 · votar
 
 brunoliam
 
 :-) Ok! E a questão do "terra" quando no original está "ground", logo no texto ao lado do plug de guitarra.
 
 Abs
 
 
 | 
| Konrad Veterano
 | # set/09 · votar
 
 MauricioBahia
 brunoliam
 
 :-) Ok! E a questão do "terra" quando no original está "ground", logo no texto ao lado do plug de guitarra.
 
 Abs
 
 Tenho quase certeza que é terra mesmo. (99,99%).
 
 Só não eé 100% pois meus conhecimentos do assunto se limita a trocar potenciómetros e capacitor de uma Strato. Daqui a pouco chega um cobra aqui e dá o 0,01 ou me detona. =)
 
 
 | 
| Konrad Veterano
 | # set/09 · Editado por: Konrad · votar
 
 Edit: Leave it alone....
 
 
 | 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/09 · Editado por: MauricioBahia · votar
 
 Minow: É óbvio que cabo muda o som.
 Até cabo de AC modifica o som, imagina um por onde o som passa.
 
 Pelo comentário já vi que leu todo o post... hiihihih
 
 Abs ;-)
 
 
 | 
| Minow Veterano
 | # set/09 · votar
 
 MauricioBahia
 Eu li sim, só estou reforçando. ;)
 
 
 | 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/09 · Editado por: MauricioBahia · votar
 
 Minow
 
 Na verdade, vc resumiu espetacularmente o texto! hehe
 
 Abs
 
 
 | 
| fill.zanchez Veterano
 | # set/09 · votar
 
 MauricioBahia
 Vlw pelo texto cara! É mais uma ótima contrubuição ao fórum de guitarra... Mas na boa? Eu não tenho muita paciência pra ficar verificando sinal, capacitancia, impedancia, bla, bla, bla... Então compro um cabo de qualidade e espero que ele seja bom! =/
 
 Obs: têm uns erros de concordância (digitação) e uns internetiques aí no texto pra você corrigir ainda. ;)
 
 
 | 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/09 · votar
 
 fill.zanchez: Obs: têm uns erros de concordância (digitação) e uns internetiques aí no texto pra você corrigir ainda. ;)
 
 Ihhhh... Vou revisar aqui!
 
 Eu acho legar saber essa coisa de "impedância" pq tem certas coisas que simplesmente não casam!!!
 
 Vlw.
 
 
 | 
| Konrad Veterano
 | # set/09 · Editado por: Konrad · votar
 
 MauricioBahia
 
 Já que é para ser chato:
 
 sensível à frequências
 impedância de da entrada
 têm
 pelos de
 o amp tem pouquíssimo
 Paradoxalmente, forte, cabos macho muitas vezes têm mais capacitância, enquanto que os cabos mais leves tem menos.).
 Não acredito
 
 Alguém já comprou aqui: (cabos, digo)?
 
 http://store.guitarfetish.com/gfsguca.html
 
 
 | 
| Buddy_guitar Veterano
 | # set/09 · votar
 
 MauricioBahia
 O cabo nada mais é do que um condutor no qual passa determinada corrente (eletrons em movimento). Em termos simples, a Capacitância é a capacidade do condutor reter eletrons, ou seja, parte da corrente fica armazenada no condutor na forma de potencial elétrico, e a outra parte atravessa o condutor.
 O conceito de Impedância é similar ao da Resistência, ou seja, é a resistência de um determinado circuito à passagem da corrente.
 
 Tentei simplificar ao máximo. Espero ter ajudado.
 
 Abraço
 
 
 | 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/09 · votar
 
 brunoliam: Alguém já comprou aqui: (cabos, digo)?
 
 Comprei na semanna pasada. ainda não chegou!
 
 Vlw!
 
 
 Buddy_guitar
 
 Ok, entendo. E esse casamento de impedâncias descrito em
 "Conclusões"? Mais especificamente aqui:
 
 Alta impedância de saída da guitarra + impedância de entrada baixa do amp: Simplesmente diga não. Isso mutila o volume da guitarra e frequências altas. Não é recomendado.
 
 Vlw!!!!
 
 
 | 
| Ian Anderson Veterano
 | # set/09 · votar
 
 MauricioBahia
 
 A impedância de entrada , é o valor igual à diferença de potencial alternado aplicado na entrada de um circuito ou dispositivo eletro-eletrônico, dividida pela corrente alternada resultante.
 
 ------------------------------
 
 A impedância de saída é medida entre os terminais de saída de um determinado dispositivo elétrico, ou eletrônico numa frequência determinada. Para haver a máxima transferência de potência, as impedâncias do sistema devem ser associadas à impedância de saída.
 
 Caso algumas dessas impedâncias não case, haverá perdas que poderão inclusive a vir danificar um dos dispositivos do sistema irradiante. Geralmente o elemento mais danificado é o estágio de saída ou de potência do equipamento transmissor, e o menos prejudicado num caso de descasamento é a antena.
 
 ---------------------------------------------
 
 Pelo que entendi isso tem haver com a quantidade de saída do captador
 
 e com a capacidade do amp "filtrar" frequencias na entrada (já que o soh não eh recomendado um cap. de alta frequencia com um amp de baixa frequencia) provavelmente disfigurando o som (deve ser o que acxontece quando tento gravar algo no pc, quando coloco um pedal ou amp no pc)
 
 
 | 
| Ian Anderson Veterano
 | # set/09 · votar
 
 Tirei essa conclusão agora, então não sei se estou totalmente certo, mas acho que faz sentido
 
 
 | 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/09 · votar
 
 Ian Anderson
 
 Essas explicações técnicas, eu já andei lendo por aí... Mas eu não consigo "captar" ainda. Então, eu queria uma linguagem bem "povão" pra que eu e todos que são leigos possamos entender. ;-)
 
 Abs e vlw!
 
 
 | 
| Rodrigues Veterano
 | # set/09 · Editado por: Rodrigues · votar
 
 Gosto de saber como posso melhorar o som, mas quando o assunto parte pra calculos demais, eu chego a conclusão de fazer o seguinte, teste o que vc tem em mãos, se o som agradar, os calculos e o resto que se fodam......
 
 
 | 
| Ian Anderson Veterano
 | # set/09 · votar
 
 MauricioBahia
 Isso não serve
 
 Pelo que entendi isso tem haver com a quantidade de saída do captador
 
 e com a capacidade do amp "filtrar" frequencias na entrada (já que o soh não eh recomendado um cap. de alta frequencia com um amp de baixa frequencia) provavelmente disfigurando o som (deve ser o que acxontece quando tento gravar algo no pc, quando coloco um pedal ou amp no pc)
 -----------------
 
 Qualquer coisa: O Bertola tah me ouvindo.
 
 
 | 
| MauricioBahia Moderador
 | # set/09 · votar
 
 Rodrigues: Gosto de saber como posso melhorar o som, mas quando o assunto parte pra calculos demais, eu chego a conclusão de fazer o seguinte, teste o que vc tem em mãos, se o som agradar, os calculos e o resto que se fodam......
 
 
 É isso que faço hoje em dia!  Mas eu gosto de entender como as coisas funcionam.
 
 Abs
 
 
 | 
| _Dio Veterano
 | # set/09 · Editado por: _Dio · votar
 
 o texto do tópico é realmente muito legal, afinal, cabo  muda sim e bastante o timbre.
 
 
 
 mas eu tava pensando, será que se eu raspar o cabelo com máquina 0 o timbre vai ficar mais agressivo do que se eu cortar com tesoura apenas?
 
 edit, em tempo: FCC, o novo reduto de Eric Johnson's do Brasil
 
 
 | 
| Ian Anderson Veterano
 | # set/09 · votar
 
 mas eu tava pensando, será que se eu raspar o cabelo com máquina 0 o timbre vai ficar mais agressivo do que se eu cortar com tesoura apenas?
 
 ahushaushaushaushaushaushasa
 
 
 | 
| ogner Veterano
 
    | # set/09 · votar
 
 DiogoCarvalho
 mas eu tava pensando, será que se eu raspar o cabelo com máquina 0 o timbre vai ficar mais agressivo do que se eu cortar com tesoura apenas?
 
 Mudaria sem duvida sua forma de agir alterando sua personalidade logo sua pegada ficaria diferente tb.
 Concluindo:
 
 Raspa a cabeça influi no timbre sim.
 
 
 | 
| _Dio Veterano
 | # set/09 · Editado por: _Dio · votar
 
 ogner
 boa, boa hahuahuaHUAuhaHU
 
 mas em relação ao tópico, eu fiquei encasquetado com uma coisa:
 
 comprei mais um santo ângelo esses dias atrás, paguei 36 dinheiros. Cheguei em casa e desrosqueei os plugs pra ver como estavam as soldas. O que me surpreendeu foi o seguinte: O cabo é extremamente protegido (blindado, banhado a liga de metais, revestimento de tecido, borracha, mimimi), mas o ponto de solda que liga a fiação ao plug é muito mirradinha, só é protegida pela capinha de plástico, que perde-se facilmente.
 
 
 a questão é: se o cabo é todo cheio de coisa pra proteger e melhorar o som, porque não fizeram uma proteção pra solda do plug?
 
 
 | 
| Slave of hell Veterano
 | # set/09 · votar
 
 CORÓIIIII eu tenho que entender isso tdo sendo somente um guitarreiro?
 
 
 |