【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
desastre musical
Membro Novato
# fev/21
· votar


opa pessoal, espero que esteja tudo bem com vocês. é o seguinte, eu nunca usei nenhum fórum em toda minha vida, esse é o primeiro post e meu primeiro contato com um fórum, bom, de qualquer modo, vou tentar não me alongar muito para não tomar o tempo de você (vão desculpando aí se eu estiver descumprindo alguma regra)

já toco guitarra há algum tempo, me considero num nível entre iniciante e intermediário, tenho uma guitarra de ponte fixa, no entanto, quero comprar uma guitarra de segunda mão com Floyd Rose pois n tenho mt grana kkkkkk. todos os meus equipamentos são de segunda mão, entre ele está um amplificador Marshall cf 15 algo assim. as guitarras que eu estou em dúvida para comprar são EAGLE EGT-61 OU CORT VIVA SERIES ambas são de segunda mão, aparentemente estão em bom estado de conservação e custam 900 dinheiros. qual vcs acham que seria a melhor aquisição?? podem falar a opinião de vcs aí :) só peguem leve se eu fiz algo de errado /absurdo kkkkkkkkk. desde já, agradeço a disposição de tempo de vcs tmj glr.

ThiRPG
Membro Novato
# fev/21
· votar


Mauricio Luiz Bertola

No fim, acabou que esbarrei com uma Ibanez GRG 140 WH nova por R$1300,00 e acabei comprando ela.

AmonSakurasou
Membro Novato
# fev/21
· votar


desastre musical

Cara, as Cort Viva series (e X séries) possuem um ótimo custo benefício. Devem estar entre as guitas baratas que o povo mais compra pra upgrades e tem um design lindão. Essa Eagle eu não conheço quase nada, só o que eu vi no canal do De Ros quando ele usava uma dessas kkkk

Eu iria de Cort, mas acho que qualquer uma das duas vão te atender bem. Só tenha em mente que em questão da ponte flutuante que vem nelas, não da pra descer a mão ou levantar a guita segurando na alavanca, e não esquecer de mandar para um bom luthier para regulagem geral do instrumento.

Valeu!

desastre musical
Membro Novato
# fev/21
· votar


Cara, as Cort Viva series (e X séries) possuem um ótimo custo benefício. Devem estar entre as guitas baratas que o povo mais compra pra upgrades e tem um design lindão. Essa Eagle eu não conheço quase nada, só o que eu vi no canal do De Ros quando ele usava uma dessas kkkk

Eu iria de Cort, mas acho que qualquer uma das duas vão te atender bem. Só tenha em mente que em questão da ponte flutuante que vem nelas, não da pra descer a mão ou levantar a guita segurando na alavanca, e não esquecer de mandar para um bom luthier para regulagem geral do instrumento.

Valeu!


muito obrigado por responder a minha pergunta, amigo :) particularmente eu acho a eagle mais bonita, maaaas oq me preocupa é só a Floyd Rose, eu n quero fazer igual o synister gate e o Steve vai em Cross roads e levantar a guitarra pela alavanca n kkkkkkkkkk é só msm para fazer vibratto em harmônicos, simular slides e esse tipo de coisas, mas n quero q fique desafinando no meio da música e toda hora. vc acha que uma ponte normal (aquela q normalmente vem nas stratos normais, aquele tipo q n é nem fixa nem Floyd Rose, n sei o nome kkkkkkkk) atenderia as minhas necessidades? qual as diferenças entre Floyd Rose e aquelas pontes que vem nas stratos normais? desde já, agradeço amigo! :D

entamoeba
Membro Novato
# fev/21
· votar


desastre musical

Já trocou as cordas de uma guitarra com ponte flutuante? É bem chato. Se você estiver tocando ao vivo e uma corda arrebenta, você perde a afinação de todas as outras.

Você já testou uma guitarra assim? Pode pegar emprestada com um amigo ou ir a uma loja experimentar? (não é um bom conselho em tempos de pandemia, mas se você não tiver pressa...) Pessoalmente, acho o benefício da ponte flutuante muito pequeno.

AmonSakurasou
Membro Novato
# fev/21
· votar


desastre musical

é só msm para fazer vibrato em harmônicos, simular slides e esse tipo de coisas, mas n quero q fique desafinando no meio da música e toda hora. vc acha que uma ponte normal (aquela q normalmente vem nas stratos normais, aquele tipo q n é nem fixa nem Floyd Rose, n sei o nome kkkkkkkk) atenderia as minhas necessidades? qual as diferenças entre Floyd Rose e aquelas pontes que vem nas stratos normais?

Pra fazer isso realmente não necessita de uma ponte flutuante como as Floyd Rose, uma ponte tremolo já da conta de tudo isso.

As diferenças entre um tremolo (ponte das stratos) e as flutuantes como as FR são várias, mas resumindo de modo geral:

Tremolo - é fixa no instrumento (normalmente por 6 parafusos), alavanca só pra frente, as cordas passam pelo corpo da guita.

Flutuante (floyd rose, edge e afins) - não é fixa ao corpo, as cordas são encaixadas entre os carrinhos da ponte, possui dois pivôs que servem de suporte para a ponte, com as molas puxando a ponte para a trás e as cordas puxando para frente equilibrando a ponte e deixando ela "flutuando", pode alavancar para frente e para trás, possui microafinação (modelos floyd rose e edge).

Valeu!

luccapasq
Membro Novato
# fev/21
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Até R$2.000,00. Pode ser usada. Podendo ser uma guitarra mais simples com indicação de upgrades.

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Tocar na igreja e estudar em casa.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
A igreja já possui amp "decente", com reverb e delay que serão suficientes pro uso, e além disso, já tenho um distortion os2 da boss.

d) Qual é o seu nível técnico?
Toco violão a uns dez anos, e agora estou começando a me aprofundar no mundo da teoria musical.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Stratocaster, essencialmente. John Mayer e SRV são minhas referências máximas.

Desde já muito grato pela colaboração dos nobres guitarristas.

desastre musical
Membro Novato
# fev/21
· votar


Já trocou as cordas de uma guitarra com ponte flutuante? É bem chato. Se você estiver tocando ao vivo e uma corda arrebenta, você perde a afinação de todas as outras.

Você já testou uma guitarra assim? Pode pegar emprestada com um amigo ou ir a uma loja experimentar? (não é um bom conselho em tempos de pandemia, mas se você não tiver pressa...) Pessoalmente, acho o benefício da ponte flutuante muito pequeno.


não, nunca toquei outra guitarra q n a minha (sg com ponte fixa). meu receio é justamente o fato de desafinar mts vezes e ser difícil de afinar, que é oq o pessoal fala. a ideia de experimentar é boa, só que eu n tenho nenhum amigo que toque instrumentos, só tenho 1 e ele só toca acordes maiores e menores no violão e n tem loja de instrumentos aqui onde eu moro :/ mas valeu pelas dicas, amigo. está sendo uma experiência bem legal poder falar com outras pessoas sobre música. obrigado glr :)

desastre musical
Membro Novato
# fev/21
· votar


Pra fazer isso realmente não necessita de uma ponte flutuante como as Floyd Rose, uma ponte tremolo já da conta de tudo isso.

As diferenças entre um tremolo (ponte das stratos) e as flutuantes como as FR são várias, mas resumindo de modo geral:

Tremolo - é fixa no instrumento (normalmente por 6 parafusos), alavanca só pra frente, as cordas passam pelo corpo da guita.

Flutuante (floyd rose, edge e afins) - não é fixa ao corpo, as cordas são encaixadas entre os carrinhos da ponte, possui dois pivôs que servem de suporte para a ponte, com as molas puxando a ponte para a trás e as cordas puxando para frente equilibrando a ponte e deixando ela "flutuando", pode alavancar para frente e para trás, possui microafinação (modelos floyd rose e edge).

Valeu!


muito obrigado, amigo, suas dicas estão sendo de grande ajuda :D. vc conhece algumas stratos com um bom custo benefício para me indicar (usada e nova) ? a ponte tremolo alavanca para frente "menos" que uma Floyd Rose? tipo, supondo que a alavancada para frente da floyd Rose diminue 2 tons, a alavancada da tremolo diminue só 1 tom (exemplo)?. existe alguma strato de 24 trastes com um bom custo benefício? fico agradecido por vc disponibilizar seu tempo para sanar minhas dúvidas, obrigado! :)

JVGDS
Membro Novato
# fev/21
· votar


Eaí! Gente eu queria muito comprar essa guitarra aqui ó: https://www.audiotechmusic.com.br/cordas/guitarra-strinberg-sts100-wh? parceiro=8085&gclid=EAIaIQobChMI_9zX4rXO7gIVjgyRCh1ktwB9EAQYAiABEgLThv D_BwE , principalmente porque ela é LINDA DEMAIS, mas eu já perguntei para outras pessoas e elas falaram que Strinberg é ruim, com o preço ( R$ 700) , consigo melhores. Alguém para me consolar?
Aqui está as informações da Guitarra:

Características Gerais
- Modelo: STS100
- Formato do Corpo: Strato
- Madeira do Corpo: Basswood Sólido
- Tampo: N/A
- Cor: White (WH)
- Acabamento: Brilhante
- Braço: Maple
- Construção: Bolt-On Neck (Junção Parafusada)
- Escala: Maple 25,5"
- Marcações: Dots
- Tensor: Sim. Bilateral
- Nut (Capo Traste): 42,5mm
- Número de Trastes: 22
- Encordoamento: .09 / .042
- Número de Cordas: 6
- Ponte: Trêmulo Vintage (6 Parafusos)
- Captador Ponte: Single Coil Passivo
- Captador Meio: Single Coil Passivo
- Captador Braço: Single Coil Passivo
- Jack: P10
- Tarraxas: Blindadas Cromadas
- Escudo: Mint Green
- Utilização/Mão: Destro
- Controles: Potenciômetro de Volume (1), Potenciômetro de Tonalidade (2) e Chave Seletora de 5 Posições.

AmonSakurasou
Membro Novato
# fev/21
· votar


desastre musical

"vc conhece algumas stratos com um bom custo benefício para me indicar (usada e nova) ?" - Tagima (Woodstock series, t635, t735), SX, Yamaha Pacífica (vale pra vc tbm JVGDS)

"a ponte tremolo alavanca para frente "menos" que uma Floyd Rose? tipo, supondo que a alavancada para frente da floyd Rose diminue 2 tons, a alavancada da tremolo diminue só 1 tom (exemplo)?" - elas não tem essa finalidade de ficar descendo a mão. São mais pra leves "bends" e vibrato. Se tentar forçar muito a alavanca pra descer 2 tons por exemplo, com ctza vai desafinar a guita. Nas guitas com ponte tipo FR, vc pode abusar mais pq elas possuem travas no nut, que travam as cordas e evitam elas de desafinar.

"existe alguma strato de 24 trastes com um bom custo benefício?" - tem várias, quase todas as marcas tem algum modelo de 24 casas (tagima, cort, condor, ibanez, ltd, washburn, etc...) da uma pesquisada aqui no forum q tu acha muita coisa.

luccapasq da uma olhada nas tagima t635, sx, squier

Valeu!

ThiRPG
Membro Novato
# fev/21
· votar


JVGDS

É uma guitarra honesta. Mas nesse preço eu iria nessa aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1507347115-guitarra-stratocast er-tagima-tg-500-nova-somos-loja-_JM#position=1&type=item&tracking_id= 349c1e6f-507f-424b-8f17-248779a6ccd7

VCord
Membro Novato
# fev/21
· votar


Gente, to querendo comprar minha primeira guitarra e to em dúvida entre duas que encontrei aqui na minha cidade, as duas usadas e saindo por 300 reais.

Uma delas é a condor rx-10 7 play: https://al.olx.com.br/alagoas/instrumentos-musicais/guitarra-condor-rx -10-7play-stratocaster-strato-conservada-840477488

A outra eu to achando que é uma sts-100 (a pessoa não disse qual o modelo): https://al.olx.com.br/alagoas/instrumentos-musicais/guitarra-839576175

Qual das duas vocês me recomendariam pegar?

Valeeeeus!

brunoeZ
Membro Novato
# fev/21
· votar


VCord

Condor....mas o mais importante é levar a guitarra a um luthier após a compra

luccapasq
Membro Novato
# fev/21
· votar


luccapasq da uma olhada nas tagima t635, sx, squier

Mano, entre a t635 e tg530, tem muita diferença?

VCord
Membro Novato
# fev/21
· votar


brunoeZ

Tendi, e pelo preço parece um bom negócio? Essas foram as mais em conta que encontrei aqui na minha cidade. To só começando e não tenho muita verba pra pegar uma mais carinha (vida de mestrando é complicada kkkk)

AmonSakurasou
Membro Novato
# fev/21
· votar


luccapasq

Teoricamente, a t635 é uma linha acima (é o modelo mais clássico da Tagima) das woodstock series, com peças um pouco melhores e a tg 530 é a linha de entrada. Se o preço entre as duas for mínimo, então vai de t635, mas se for muito diferente, então vai de tg 530, que ainda assim é uma boa guita.

VCord

Como tu tá começando, qualquer uma das duas tá ótimo. O mais importante é o instrumento estar bem regulado (pra isso, como o brunoeZ comentou, levar em um luthier assim que comprar a guita pra ele fazer toda a regulagem)

brunoeZ
Membro Novato
# fev/21
· votar


VCord

pode ir tranquilo, o foco agora é investir em conhecimento e regular sua guitarra direito.

VCord
Membro Novato
# fev/21
· votar


brunoeZ
AmonSakurasou

Valeu mesmo gente!

luccapasq
Membro Novato
# fev/21
· votar


AmonSakusarou

Show de bola irmão, vou dar um visu nas 635, tem umas usadas na faixa dos 700 aqui perto pelo marketplace...
Algum cuidado especial que eu deveria ter na compra desse modelo? Tipo lugar de fabricação, ano, etc?
Grato!

AmonSakurasou
Membro Novato
# fev/21
· votar


luccapasq

Não lembro se a t635 tem o modelo Special, mas só ver no headstock dela se tá escrito Tagima hand made ou Tagima com um S enorme atrás. A diferença de qualidade é muito subjetivo, pra falar a verdade, mas sempre recomendam pegar a hand made.

O que vc realmente tem que se atentar quando for comprar, é no estado das peças (ponte e tarraxas em bom estado e sem oxidação), tensor e braço do instrumento (seria bom levar no luthier pra ele avaliar antes de comprar, mas se não der, aí tem q confiar em quem tá vendendo kkk)

Valeu!

HiffBanger
Membro Novato
# fev/21
· votar


Opa, voltei e comprei uma nova guitarra, ja esta a caminho hehehe... Agora em questão dessa Tagima T635 eu tenho uma, foi a minha primeira na qual aprendi os primeiros exercicios. Muito macia e confortável, mas a sonoridade dela nao me agrada, troquei o captador da ponte dela por um hot rails mas ainda fica faltando um "quero mais"... Gosto da tocabilidade dela, mas nao da sonoridade, a Les Paul e mais gostosa de se ouvir. Mas acho que se colocar umas ferragens top e uma elixir deve valer o investimento.

etongarcia
Membro Novato
# fev/21
· votar


Fala Galera, blz?

Vou comprar uma strato SX. Provavelmente a Guitarra Sx Sst Vintage American Alder Natural.

Acham que vale a pena colocar um set de cap da fender? Estou olhando o Fat 50, yosemite ou o Deluxe Drive.

Acham que vale a pena colocar um destes sets? Se sim, qual indicam? OU alguma outra opção de marca diferente?

Abs

ThiRPG
Membro Novato
# fev/21
· votar


etongarcia

Sou da opinião de que vale a pena você colocar o que quiser na guitarra, mesmo que seja um captador de R$1.000,00 em uma guitarra de R$500,00.

O que não vale a pena é se desfazer dos originais, porque se for vender ela continua valendo só o nome no headstock. Então guardando os originais pra qualquer eventualidade, qualquer upgrade vale a pena.

Contudo, antes de pensar em qualquer upgrade de captadores, eu pensaria num upgrade de ponte e tarraxas.

etongarcia
Membro Novato
# fev/21
· votar


Sou da opinião de que vale a pena você colocar o que quiser na guitarra, mesmo que seja um captador de R$1.000,00 em uma guitarra de R$500,00.

O que não vale a pena é se desfazer dos originais, porque se for vender ela continua valendo só o nome no headstock. Então guardando os originais pra qualquer eventualidade, qualquer upgrade vale a pena.

Contudo, antes de pensar em qualquer upgrade de captadores, eu pensaria num upgrade de ponte e tarraxas.


Nas tarraxas eu pensei e estava vendo a gotoh. Só não pensei na ponte.

Alguma sugestão?

E aproveitando, a guitarra com as peças e mão de obra vai sair em torno de uns 2,5k a 3k. Vale a pena essa grana na guitarra com as mudanças ou tem alguma guitarra nesta faixa de preço que mesmo sem as mudanças acaba sendo melhor? Alguma sugestão?

ThiRPG
Membro Novato
# fev/21
· votar


etongarcia

Na minha humilde opinião, uma SX American com caps Fender, ferragens melhores e bem reguladinha dá um cacete homérico em qualquer coisa que você consegue encontrar hoje por 3,5k, 4k e até mais.

Gotoh não tem erro. Na ponte você pode optar por uma Wilkinson, que é de ótima qualidade também e não custa um rim.

brunoeZ
Membro Novato
# fev/21
· votar


etongarcia

Bom, o seu bolso que vai dizer o que voce pode ou não investir.
Eu colocaria um par de malagoli
Trocar tarraxa e ponte apenas se você estiver sentindo essa real necessidade

ThiRPG
Membro Novato
# fev/21
· votar


brunoeZ
Eu colocaria um par de malagoli

Ótima opção também. Mas em termos de preço, não vai ficar tããão distante assim de um set Fender (o set Deluxe Drive tá 1.115 na Montreal, enquanto um trio de malagoli vai ficar na casa dos 800).

etongarcia
Membro Novato
# fev/21
· votar


Ótima opção também. Mas em termos de preço, não vai ficar tããão distante assim de um set Fender (o set Deluxe Drive tá 1.115 na Montreal, enquanto um trio de malagoli vai ficar na casa dos 800).

É na Montreal que estou vendo a guitarra. Recomenda eles?

ThiRPG
Membro Novato
# fev/21
· votar


etongarcia

Comprei uma Ibanez com eles no mês passado. Vira e mexe eles pegam uns produtos e jogam o preço lá em baixo no MercadoLivre... Sempre poucas unidades e acaba muito rápido. Essa Ibanez mesmo eu comprei por quase R$700,00 abaixo do que estava nas outras lojas (tinha tentado comprar outras, mas acabou e não deu tempo, aí peguei essa). Nunca tive problema nenhum com eles (exceto uns jogos de cordas que comprei para guitarra de 6 cordas e mandaram de 7 kkkkkkkk Tenho duas cordas B 0.59 aqui jogadas)... A guitarra veio perfeita, nova, bem embalada.

Uma amiga minha trabalha numa distribuidora e fala que tem vários problemas com eles por causa dos preços abaixo do sugerido.

Mas, como eu recomendo pra qualquer loja, principalmente se for comprar pela internet: Verifique bem o instrumento, pra se certificar que é realmente novo e não tem problema. Principalmente quando o preço estiver muito baixo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda