【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Perdo
Veterano
# nov/20
· votar


Alguem já ouviu falar nas guitarras Fernandes?

Tenho uma strato Sx vintage e estou na dúvida entre transfomá-la em HH ou vender para pegar alguma ibanez usada ou essa Fernandes HH que poderia ser nova...

instrumentista
Membro Novato
# nov/20
· votar


Tenho uma strato Sx vintage e estou na dúvida entre transfomá-la em HH ou vender para pegar alguma ibanez usada ou essa Fernandes HH que poderia ser nova...
se for a que eu to pensando cara, é tipo uma fender japonesa mais barata... é uma guitarra de qualidade e relativamente mais premium que a que você tem.

Perdo
Veterano
# nov/20
· votar


instrumentista

Obrigado

Estou naquela velha dúvida se customizo com tudo top nessa Sx (primeira guitarra, apenas 1 ano de uso, ta novinha) ou se vendo ela e pego uma melhor.

LeandroP
Moderador
# nov/20
· votar


Perdo

Trocar a captação da sua guitarra já muda consideravelmente o timbre. Captadores de fábrica de guitarras baratas são medonhos. Alguns são excelentes, mas depende da marca da guitarra e da série também. Geralmente essas guitarras "de entrada" utilizam captadores "qualquer nota" pra vender um instrumento montado. O mesmo acontece com outras peças, como ponte, tarraxas, nut, etc. Um humbucker em formato de single na ponte deve trazer mais punch à sua guitarra sem descaracterizar sua aparência. O lance é: se você sente que a sua guitarra é confortável pra tocar, se ela é estável (bem construída), qualquer upgrade é bem vindo! Algumas guitarras dispensam upgrades, e isso é bem pessoal. As tarraxas sustentam a afinação? Então não tem porquê trocar.

Perdo
Veterano
# nov/20
· votar


LeandroP


Pois é... gosto dela, acho super confortávle de tocar e tenho até medo de arrepender depois, caso a venda. Acho que vou colocar mini humbucker mesmo e daqui uns 2 anos quando tiver mais conhecimento sobre guita eu faço uma do meu jeito com luthier.
Tarraxa e ponte não penso em trocar agora pq quase não uso alavanca.

Obrigado!!

Ramsay
Veterano
# nov/20
· votar


Perdo
Se quiser um mini humbucker top para a sua SX sugiro o Seymour Duncan JB Jr.
Eu tenho um instalado em uma SX SST-62 e o som é maravilhoso.
https://www.seymourduncan.com/single-product/jb-jr-strat?pa_output=med ium

Perdo
Veterano
# nov/20
· votar


Ramsay

Tenho certeza que fica uma sonzeira, meu caro. Vou investir num little HH777 ponte e 59 rails no braço nesse momento, já que estou comprando um amp caro tbm

arantes.sa
Membro Novato
# dez/20
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Gostaria de uma Les Paul até 1000 Reais

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Será para minha filha aprender a tocar.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
comprarei um cubo para praticar em casa

d) Qual é o seu nível técnico?
Ela é nivel 0, irá aprender

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Ela quer uma Les paul. Gosta de Rock e Metal.

Procuro uma guitarra nova para presentear minha filha no natal, ela tem 13 anos e já toca teclado, agora quer aprender guitarra tb. conto com a ajuda dos amigos na indicação de uma guitarra nova dentro desse orçamento de 1.000,00. muito obrigado.

AmonSakurasou
Membro Novato
# dez/20
· votar


arantes.sa

Eai, blz? Les Paul nova por até mil reais, que eu conheça, só as Memphis e as Strinberg, ambas de qualidade semelhante e são guitarras para iniciantes, então pode ser uma boa pra ela. Caso não faça questão de ser usadas, tem marcas como Shelter, Cort, Tagima, entre outras que possuem modelos Les Paul, porém novas, são mais de mil reais.

Como ela vai começar do zero, Memphis ou Strinberg tão de ótimo tamanho, na minha opinião.

Valeu!

HortaRates
Membro
# dez/20 · Editado por: HortaRates
· votar


arantes.sa
Boa tarde meu caro. A quase uma década e meia atrás eu estive nessa posição de ser um filho que ganhou de presente uma guitarra do pai. O conselho que eu posso te dar, seja a guitarra nova ou usada, é que pegue o instrumento e leve-o a um luthier habilitado antes de presentear sua filha. Peça-o pra regular a guitarra, deixar a ação baixa e confortável, blindar para tirar ruídos e etc.
Minha primeira guitarra tinha cordas altíssimas e chiava mais que fazia som. Era uma decepção toda vez que eu pegava nela pra tocar, e só persisti porque eu queria muito mesmo tocar guitarra.
Quanto ao estado da guitarra... Bom, como você vai precisar levar no luthier de qualquer forma pra regular e dar uma geral, eu não acho que valha a pena pegar um instrumento novo. Você consegue o mesmo instrumento usado por menos da metade do preço na maioria dos casos. Eu já tive mais de 15 guitarras, alguns baixos e violões, e todos foram usados, e te falo que usado vale muito mais a pena.
Se você realmente quiser novo, acho que não tem como fugir de Memphis e Stringberg como o colega AmonSakurasou comentou. Pra iniciante, é suficiente, e se tiver bem regulada, atenderá por muitos anos até vir a necessidade de upgrade. Boa sorte!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20
· votar


arantes.sa
Minhas dicas:
Guitarra:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1723912285-guitarra-shelter-na shville-les-paul-_JM#searchVariation=68940146196&position=4&type=item& tracking_id=3fab8b23-d720-4715-8b47-b268e23052a6
E faça o que o HortaRates disse: Leve a um bom luthier assim que comprar.
Abç

FelipeeeeValois
Membro Novato
# dez/20 · Editado por: FelipeeeeValois
· votar


Fala, pessoal! Então, estou em busca de uma Guitarra para tocar umas coisas mais pesadas, como Architects, por exemplo.

Gostaria de alguma com captadores que tenham uma saída legal pra o estilo, mas também, uma boa definição, e pretendo gastar até 4000 reais. Vocês teriam alguma indicação?

Venho dado uma olhada linha X e Kx da cort, que tem alguns EMG (Hot 70, Super 77, 81/85) ativos com uns sons bem legais, mas queria ampliar as opções (os captadores das indicadas podem ser passivos)

Atualmente, possuo uma Memphis MLP100, um Marshall MG15CFX (será trocado mais pra frente por algum valvulado) e os pedais Boss DD7, Boss OS-2 (vou trocar pra ontem) e um Dunlop Wah GCB95

Obrigado pela atenção desde já. Abç

MarceloMedeirosSC
Membro Novato
# dez/20
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Até 3.5K. Pode ser usada

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Fazer aulas de guitarra e praticar em casa. Tocar de forma amadora com amigos.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Não tenho equipamentos. Aceito sugestões para praticar em casa.

d) Qual é o seu nível técnico?
Toco violão há alguns anos, mas nunca estudei para evoluir no instrumento, tocando músicas mais simples e com os acordes mais padrão. Pouca experiencia com Guitarra.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Gosto muito de rock, sempre quis ter uma RG350 da Ibanez, mas como é um modelo antigo, não sei quais as equivalentes atualmente.

K2_Loureiro
Veterano
# dez/20
· votar


MarceloMedeirosSC
Amigo, esse seu orçamento é apenas para a guitarra ou para guitarra + equipamentos?

A Ibanez RG 350 consta no site deles, talvez seja apenas difícil encontrar no mercado.

Dê uma olhada nas Jackson também, ótimas guitarras. Como vc não tem experiência é bom experimentar as guitarras antes de comprar. De qualquer forma as Ibanez e Jackson têm fama de muito confortáveis.

Abraço!

MarceloMedeirosSC
Membro Novato
# dez/20
· votar


MarceloMedeirosSC
Amigo, esse seu orçamento é apenas para a guitarra ou para guitarra + equipamentos?

A Ibanez RG 350 consta no site deles, talvez seja apenas difícil encontrar no mercado.

Dê uma olhada nas Jackson também, ótimas guitarras. Como vc não tem experiência é bom experimentar as guitarras antes de comprar. De qualquer forma as Ibanez e Jackson têm fama de muito confortáveis.

Abraço!


Fala K2, tudo bem cara? Muito obrigado pela resposta.

Esse orçamento é apenas para a guitarra mesmo. Demais equips vejo depois. O problema de experimentar a guitarra é que não tenho muitos parâmetros, sou mais do violão. Sempre ouvi bem das Jackson e Ibanez e já brinquei numa RG há tempos atras e achei super confortável. As RG350 nao devem existir mais novas, só usadas.

Se tiver alguma outra sugestão de modelo, agradeço demais!

Abraços!

RhaacHuyl
Membro Novato
# dez/20
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
3-4 mil reais na guitarra (e eventualmente upgrades, caso eu decida por melhorar uma guitarra básica de boa construção)

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Eu toco na igreja e faço parte de uma pequena banda autônoma, portanto uma aplicação semi-profissional.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Eu tenho um Amp Meteoro Transistorizado Nitrous Drive GS100, 2x12, 100w, e um pequeno set que eu montei usando a minha zoom G1, um overdrive sd1 da Boss, e um pedalzinho multi efeitos q costumo usar somente o delay. Setup esse que quero me desfazer em breve, visando montar algo melhor.

d) Qual é o seu nível técnico?
Me diria intermediário, toco há 5 anos, mas somente estudo de verdade há menos de um ano.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Inicialmente eu viso uma guitarra Strato S-S-S, pois pelo que vejo o pessoal comentar é bem versátil, e gosto do timbre estalado dos single-cores. Claro, o sonho seria uma Fender, mas não encaixa no meu orçamento, portanto pensei em uma guitarra de médio custo e realizar alguns upgrades, desde troca de captadores a troca de ferragens, pra tentar chegar nesse desejado timbre de uma boa strato. Sobre os estilos musicais que eu toco, sou bastante eclético, e seriam: rock, numa pegada mais anos 60-70-80, blues, folk, jazz, e músicas congregacionais (o famoso worship). Hoje eu possuo uma Epiphone SG a qual me arrependo de ter comprado por simplesmente não gostar do timbre dela, acho "xoxo" no clean, e pouco encorpado no crunch, e pretendo me desfazer dela, tenho ela desde que comecei a tocar.
Busco uma guitarra de boa construção e madeiras, para me acompanhar por um bom tempo, e que suporte upgrades. Ahhh, uma preferência curiosa, eu gosto MUITO de guitarras com escalas de maple, ou seja, escala mais clara. Tanto pelo aspecto visual (principalmente), quando por achar (talvez eu esteja errado) que o timbre fica mais agudo e brilhante, e não sei, acho que tenho essa preferência, e hoje eu tenho tocado numa Telecaster da Strinberg que não é minha.

Gostaria de sugestões de modelos de guitarra, e eventualmente upgrades (não sei se fugiria do tópico, me ajudem ai, por favor), obrigado.

K2_Loureiro
Veterano
# dez/20
· votar


RhaacHuyl
Alguns modelos que podem te interessar:

Tagima T635
Tagima Brasil T-900
SX SST 57
Mas estas aí é interessante trocar a captação.

Dê uma olhada na Fender Squier, estão com uma ótima configuração e dentro do seu orçamento. Mercado de usados tbm está com varias opções mas é bom testar antes.

Espero te ajudado, abraço!

Kaltez
Membro Novato
# dez/20
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Entre 1.500 ~ 2.000 reais (podendo ser usada)

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Pretendo, por enquanto, apenas tocar em casa e ir treinando.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Não tenho nenhum outro equipamento, vou comprar o amp junto com a guita e também aceito sugestões (até uns 1000 reais).

d) Qual é o seu nível técnico?
Iniciante, começando do zero.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Queria uma guitarra que, na medida do possível, fosse bem construída e que possibilitasse dar um upgrade nela eventualmente, pra manter ela por um bom tempo, de preferência uma tele ou uma LP mas aceito recomendações de outros tipos.

ticbs
Membro Novato
# dez/20 · Editado por: ticbs
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Entre 1.500 ~ 2.000 reais (podendo ser usada)

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Pretendo, por enquanto, apenas tocar em casa e ir treinando.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Não tenho nenhum outro equipamento, vou comprar o amp junto com a guita e também aceito sugestões (até uns 1000 reais).

d) Qual é o seu nível técnico?
Iniciante, começando do zero.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Queria uma guitarra que, na medida do possível, fosse bem construída e que possibilitasse dar um upgrade nela eventualmente, pra manter ela por um bom tempo, de preferência uma tele ou uma LP mas aceito recomendações de outros tipos.


Eu iria de Stratocaster Yamaha Pacifica usada (ou mesmo nova). Tem várias na OLX/ML por volta de R$ 1200,00, se você morar em São Paulo. Tem um excelente custo benefício. É um ótimo instrumento de entrada. Sobra pra você comprar amplificador/pedaleira ou guardar o dinheiro para um futuro upgrade, que deve ser feito quando você tiver mais conhecimento. Outra alternativa poderia ser a Squire Affinity (tbm usada). Ambas, sugiro procurar na configuração H-S-S para ter mais versatilidade. Como você está começando, eu sugiro fugir de Tele e principalmente LP pois elas não são tão confortáveis que nem a Strato. Eu fui desses que comprou Epi LP por conta do Slash e me lasco com o braço gordo e o jeitão desajeitado dela.

Kaltez
Membro Novato
# dez/20
· votar


ticbs
Infelizmente não moro mais em SP, estava com planos de ir pra lá em janeiro, pra dar umas voltas na Teodoro Sampaio, mas agora com o nº de casos subindo talvez não role, se der de ir vou ficar de olho nessa Yamaha com toda certeza, gosto muito das coisas deles.
Dessa de Strato ser mais confortável eu não sabia, valeu pela dica, eu queria uma Tele ou uma LP puramente por achar o conjunto da obra mais agradável, mas agora não sei se vale a pena essa troca.
Sobre a captação, aqui onde eu moro tem um luthier vendendo por 700 reais uma Strato com essa configuração, uma tal de Aria pro II, mas o único review que eu achei (que por acaso é o do fórum kkkkk) não me passou uma boa impressão dela, sabe dizer se ela vale isso?

arantes.sa
Membro Novato
# dez/20
· votar


Passando para agradecer aos amigos foristas pelas indicações. Comprei uma Shelter Nashville usada com pequenos detalhes estéticos mas revisada e com encordoamento novo de um Luthier em minha cidade. Saiu por 550,00. Já matricule a filha em uma escola, a partir de janeiro ela começa.
Em tempo, tb ganhei de um amigo um cubo Meteoro Nitrous Drive 15w.
Muito obrigado pessoal.
Obs. Podem me indicar um bom cabo para ligar a guita no cubo.

K2_Loureiro
Veterano
# dez/20
· votar


arantes.sa
Parabéns, ótima aquisição por um ótimo preço!
Sobre os cabos, sugiro perguntar em algum tópico específico que respoderemos com certeza.

Abraço!

K2_Loureiro
Veterano
# dez/20
· votar


Kaltez
Vou concordar com a opinião do ticbs: vá de strato. Tem muitas opções no mercado e é muito confortável. Essa guitarra que vc perguntou eu nunca ouvi falar. Tem também as SX que têm um ótimo custo x benefício. Mesmo as Tagima eu compraria, melhoraram bastante de uns tempos pra cá.

Abraço!

brunoeZ
Membro Novato
# dez/20
· votar


arantes.sa

Tecniforte

Kaltez

Essa aria pro é floyd rose não? Fica esperto

ticbs
Membro Novato
# dez/20 · Editado por: ticbs
· votar


Infelizmente não moro mais em SP, estava com planos de ir pra lá em janeiro, pra dar umas voltas na Teodoro Sampaio, mas agora com o nº de casos subindo talvez não role, se der de ir vou ficar de olho nessa Yamaha com toda certeza, gosto muito das coisas deles.
Dessa de Strato ser mais confortável eu não sabia, valeu pela dica, eu queria uma Tele ou uma LP puramente por achar o conjunto da obra mais agradável, mas agora não sei se vale a pena essa troca.
Sobre a captação, aqui onde eu moro tem um luthier vendendo por 700 reais uma Strato com essa configuração, uma tal de Aria pro II, mas o único review que eu achei (que por acaso é o do fórum kkkkk) não me passou uma boa impressão dela, sabe dizer se ela vale isso?

Se vier para São Paulo, de uma olhada na OLX que costuma ter muita coisa boa. Só tome cuidado na hora de marcar o local de encontro pra não correr nenhum risco. As lojas da Teodoro são sempre referências, preço bem alto pela confiança, mas sempre valem a visita e a consulta. Quanto a Aria Pro, dei uma olhada no ML e não parecem ser guitarra ruins - o problema aqui é a ponte flutuante (tipo floyd rose) que vão ser dor de cabeça na certa, nessa faixa de preço. Para uma boa Strato eu não fugiria muito do feijão com arroz, procuraria uma intermediária usada Squier, SX, Tagima, Yamaha - com humbucker na ponte para que você possa usar distorções com mais ganho sem ruído de single coil, te dando um pouco mais de versatilidade caso vc queira tocar rock/metal.

LeandroP
Moderador
# dez/20
· votar


arantes.sa
Comprei uma Shelter Nashville usada com pequenos detalhes estéticos mas revisada e com encordoamento novo de um Luthier em minha cidade. Saiu por 550,00. Já matricule a filha em uma escola, a partir de janeiro ela começa.

Parabéns! Sucesso pra sua menina :)

Em tempo, tb ganhei de um amigo um cubo Meteoro Nitrous Drive 15w.


Ual! Parabéns de novo! rs

Obs. Podem me indicar um bom cabo para ligar a guita no cubo.


Como já disseram, Tecniforte ou Santo Angelo.

felipenobrega
Veterano
# dez/20 · Editado por: felipenobrega
· votar


MarceloMedeirosSC

Gosto muito de rock, sempre quis ter uma RG350 da Ibanez, mas como é um modelo antigo, não sei quais as equivalentes atualmente.

Cara, a série da RG da Ibanez é muito boa mesmo.
Troquei meu Boss Katana 50 (agora tenho o 100, excelentes amps) por uma guitarra especial da série - a RG321MH. O corpo dela é todo em mogno, com finalização só no óleo e tem ponte fixa. Maravilhosa. Super confortável e versátil, além de bonita.

RG não se acha mais nova hoje mesmo, saiu de linha. Tem aquelas Ibanez GIO, mas acredito serem de entrada, as RG são a linha intermediária da Ibanez (perdem só pra S).

Mas tem muita usada por aí. Procura que você acha. Se achar uma em bom estado, vai firme. Pq todo equipamento novo agora tá inflacionado. Não tá compensando pegar. Pega usada ou espera baixar os preços. Tá tudo muito alto.

Kaltez
Membro Novato
# dez/20
· votar


brunoeZ
Essa aria pro é floyd rose não? Fica esperto

A que tá com o luthier é ponte tremolo, mas já desencanei dela, a guita não tem o nome do modelo, tipo no headstock só tem "Aria Pro ii, Magna Series" não tem em lugar algum a inscrição de qual modelo da serie ela é, além disse não tem ano de fabricação nem se foi confeccionada na Coreia ou no Japão, achei bem estranho e larguei mão rs.

K2_Loureiro
Mesmo as Tagima eu compraria, melhoraram bastante de uns tempos pra cá.

Então, da Tagima me chamara a atenção a t635 e a tg530, principalmente a tg530 que achei por 650 nova, sobrando grana pra investir em outra coisa. Sabe dizer se é um bom negócio? ou é mais interessante pagar a diferença da t635? Achei o som delas bem parecido, mas sei que não sou um bom parâmetro.

Tivertimailaif
Veterano
# dez/20
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
Entre 1.000 a 1.500 (não quero coisa nova, vou focar nos usados)

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Estudar

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Não tenho nenhum outro equipo, vou pesquisar amp e pedal pra comprar.

d) Qual é o seu nível técnico?
Já toquei em banda uns 10 anos atras, mas desde então estou 100% parado, quero voltar a estudar.

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Quero uma Strato HSS de preferencia, sem floyd, e que eventualmente possa fazer um upgrade nos caps, mas creio que a curto prazo (1 ou 2 anos) eu já deva trocar.

_tun
Veterano
# jan/21
· votar


Olá pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa guita, se vale esse preço (R$ 3,395), se é uma boa guita.. captação, tocabilidade..

FENDER SQUIER CLASSIC VIBE 70S STRATOCASTER LR
https://www.pridemusicfunclub.com.br/fender-squier-classic-vibe-70s-st ratocaster-lr.html

Essas são as especificações técnicas

- Corpo em poplar
- Braço em maple "C" shape (envernizado)
- Escala em laurel indiano com 25.5" (648 mm)
- 21 trastes narrow tall
- Raio da escala de 9.5" (241mm)
- Nut em osso com largura de 1.650" (42mm)
- Tarraxas estilo vintage
- Ponte tremolo estilo vintage com 6 saddles
- Ferragem niquelada
- 3 captadores Fender® designed Alnico Single-Coil Strat
- Escudo madre pérola (4ply)
- Chave de 5 posições
- Controles de MV/T/T
- Encordoamento (.009-.042)

*Não encontrei tópico falando sobre as Classic Vibe 70, então perguntei aqui mesmo..

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda