【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Jorge Master
Veterano
# mai/13
· votar


Eai galera, estava pensando em pegar uma Cort X11 por recomendação, queria confirmar isso aqui...

Queria investir sei la, um pouco a cima de R$ 1000, e a Cort X11 é uma boa pedida nessa faixa? Ou com esse dinheiro conseguiria algo melhor?
Pelo que andei vendo a captação dela é ruim, e a questão do braço colado... Tem alguma guitarra similar com essas características?

Valeu abraços...

lukas.moreira
Veterano
# mai/13
· votar


Jorge Master
Essa cort não tem braço colado não... Ela é uma guitarra razoável. Funciona bem para o preço. Os captadores duncan design não são nenhum sonho, mas não são os piores do mundo. O único ponto critico pra mim é a floyd dela, mas até que aguenta bastante bem em comparação com outras da faixa de preço.
Nessa mesma faixa de +/- R$1.000,00 eu não conheço nada bacana para indicar.

damiusc
Veterano
# mai/13
· votar


Galera seguinte, eu to afim de comprar uma Telecaster no valor de até uns R$ 500 (e pouco). Eu andei olhando Memphis e tbm uma Benson.
O que acham?? Qual das suas seria melhor? Ou teria outra nessa base de valor que seria mais adequada??

Jorge Master
Veterano
# mai/13
· votar


lukas.moreira
Então kkk quis dizer que ela não tem braço colado mesmo...
tipo R$1500 até. A CortX11 será uma boa?

lukas.moreira
Veterano
# mai/13
· votar


Jorge Master
Já deu uma olhada nas Cort Aero? A Aero 11 é em mogno, mas não tem floyd.
Eu gosto muito das Jackson, mas elas tem um defeito que é a junção do braço com o headstock (porém a minha nunca me causou problema por causa disso).
Se puder ser de outro estilo uma fortemente recomendada é a les paul Vintage AFD paradise.

damiusc
Não rola juntar mais uma graninha e pegar uma dessas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-486454744-sx-telecaster-stl-50- sunburst-_JM ?

Fábio Santiago
Veterano
# mai/13
· votar


Essa guitarra será que é original? minha dúvida porque ta tendo muita guitarra falsificada no mercado livre, e nunca vi e nem ouvi falar de alguma epiphone com o serial que começa com F


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476230370-epiphone-gibson-custo m-serie-f6080856-_JM

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


Fábio Santiago

Não consegui ver o serial, mas se você tiver, joga ele nesse site abaixo para ter certeza:

The Guitar Dater Project

Parece ser uma Epiphone legítima, exceto pelo relevo traseiro no headstock, que achei meio estranho. Pelo menos a standard que eu tive não tinha esse relevo. Mas acho que o serial é o que vale.

No mais, tomara que alguém mais habilitado do que eu possa te dar mais alguma informação.

Fábio Santiago
Veterano
# mai/13
· votar


rcorts
no site aparece que foi fabricada na korea em 1996 fabrica Fine guitars,

Parece ser uma Epiphone legítima, exceto pelo relevo traseiro no headstock, que achei meio estranho. Pelo menos a standard que eu tive não tinha esse relevo.

Também estranhei esse relevo, eu tive uma epiphone custom de 1993 samick plant korea, e não tinha esse relevo, e nem uma epiphone standard 1996 também samick plant korea não tinha.

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


Quanto ao serial parece estar tudo ok então. Mas lembre-se que até serial pode ser clonado. Outra coisa que poderia ajudar seria ver os captadores na parte de trás, pra ver se tem alguma inscrição da marca Epiphone.

Também estranhei esse relevo, eu tive uma epiphone custom de 1993 samick plant korea, e não tinha esse relevo, e nem uma epiphone standard 1996 também samick plant korea não tinha.

Pois é meu! Na dúvida acho melhor você esperar a opinião de alguém que possa te responder isso com mais certeza. Já quanto à máscara frontal do headstock, inclusive quanto aos contornos e binding, parece estar tudo na conformidade.

Também tem a opção da Vintage V100 AFD Paradise. Conhece? se não conhece aconselho pesquisar sobre, pois é uma excelente Les Paul. Hoje em dia eu não pegaria mais Epiphone, iria numa dessas que Vintage AFD.

Boa sorte aí.

rcorts
Veterano
# mai/13 · Editado por: rcorts
· votar


Fábio Santiago

Cara, nesta página os caras estão falando sobre esse detalhe no relevo traseiro no headstock, o qual chamam de "volute". Parece que realmente tanto algumas Gibson quanto algumas Epiphone foram feitas com este detalhe no relevo traseiro do headstock para dar mais estabilidade nessa região. Agora acredito que deva ser original mesmo essa Epi:

Epiphone volute detail

damiusc
Veterano
# mai/13
· votar


lukas.moreira
ai já foge do meu orçamento.. Mas alguma sugestão ai galera??

Fábio Santiago
Veterano
# mai/13
· votar


rcorts
opa valeu essas volute existiram mesmo, eu ja tinha visto em Gibson de 1970, mas em epiphone nunca tinha visto, bom sendo assim parece ok

Gustavo ACR
Membro
# mai/13 · Editado por: Gustavo ACR
· votar


Boa tarde galera, estou pensando em comprar minha primeira guitarra, não entendo quase nada do assunto e só posso gastar no máximo R$ 500,00 (e poucos), na verdade, estou com 700 reais, mas também tenho que guardar dinheiro pro Cubo.

Sei que com esse dinheiro não dá pra comprar nada "espetacular" mas não posso juntar mais dinheiro, ando pesquisando a semanas, até mesmo nesse fórum, usando a busca e tudo mais, mas até agora não me decidi.
Pretendo tocar rock em geral, e também gosto mais do modelo Les Paul (mas nunca toquei em uma, só gosto do visual), quero uma guita de preferência com humbucker. Mas não vejo problemas em pegar uma strato.

No momento estou olhando essa guitarra http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-486148868-guitarra-shelter-les- paul-nashville-305-modelo-2013-_JM
Aceito sugestões, então quem puder ajudar, fico realmente grato.

Se alguém conhecer uma muito melhor pela mesma faixa de preço, qualquer modelo, menos telecaster hehe. E sabem me dizer se LP é ruim pra iniciante, por causa do peso e braço "gordo"?

Desde já agradeço, e desculpem o texto enorme, queria deixar tudo bem explicado.

XaPococo
Membro
# mai/13
· votar


Quanto custa uma Squier Standard Telecaster no Paraguai ?

Se souber na Cidade do Leste para ser mais exato, pq sei q la é mais barato, sera q la eu axo por menos de 300 Dolares ?

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


Gustavo ACR

Meu caro, pra iniciar deve até ser uma guitarrinha boa. Só precisa ter consciência de que ela é apenas isso: uma guitarra boa para o preço. Apenas isso e mais nada. Apesar do modelo ser uma Les Paul, não tem nada a ver com Les Paul. Basta ver que o corpo é de basswood e as Les Paul mesmo tem corpo de mogno e tampo de maple.

E sabem me dizer se LP é ruim pra iniciante, por causa do peso e braço "gordo"?

Não há nada de ruim nesse sentido. Guitarra ruim para iniciante na verdade é guitarra muito mal regulada, ou com potenciômetros que não funcionam, ou com trastejamento. O peso da guitarra em si e braço gordo são apenas características que você irá se adaptar com a prática, assim como braço fino e guitarra leve, como as strato.

Se o som que você quer fazer for mais pesado escolha uma guitarra com humbuckers. Se forem sons mais leves, tipo country, blues, blues rock, funk, pop, pode ir de boa numa strato ou outra guitarra com singles.

lukas.moreira
Veterano
# mai/13
· votar


Gustavo ACR
É uma guitarra boa para o preço sim.
Uma que eu acho que vale mais a pena é a strato da SX sst57/62, caso você se satisfaça com a strato.

Gustavo ACR
Membro
# mai/13
· votar


rcorts
Entendo, bem, pretendo tocar rock em geral, como disse antes, como por exemplo: Nirvana, Black Sabbath/Ozzy, Iron Maiden, Killswitch Engage, Metallica, Seether, etc. Acho que pra mim não precisa ser exatamente 2 Humbucker, pode ser HSS ou HSH. Conhece alguma(s) guitarra(s) nesses estilos melhores que a Nashville para me recomendar? Pelo que vejo no fórum, normalmente LP's e SG's costumam ser mais caras só por causa do modelo, o que me faz pensar que uma strato de mesmo preço seja muito melhor, ou é só impressão minha?

lukas.moreira
Me satisfaço com strato sim, sabe me dizer qual a diferença entre elas? Pelo que vi, é só o braço, tem alguma outra diferença?
E sabe de alguma que também valha a pena mas que tenha humbucker? Pode ser HSS, HH ou HSH.

lukas.moreira
Veterano
# mai/13
· votar


Gustavo ACR
Então, da SX pra Les Paul é a madeira o principal diferencial. Como o rcorts falou, a Shelter é de basswood (tília) uma madeira comum e tal. A SX é feita de Alder, que é a madeira mais clássica pra Strato, as fender usam essa madeira e tal.
Com humbucker tu não acha nenhuma que compense de verdade nessa faixa de preço. Mas tu pode comprar ela como todo mundo faz por aqui, pensando em fazer upgrade nela futuramente. Mas, salvo engano, ela tem o corte de singles e tal, então tu poderia colocar mini humbucker no lugar do da ponte.

Gustavo ACR
Membro
# mai/13
· votar


lukas.moreira
Ah sim, acho que meu comentário ficou com sentido ambíguo, diferença que eu digo, é da sst57 pra sst62. Nenhuma mesmo nessa faixa de preço com humbucker que preste? Que sacanagem, assim até desanima kk.

renatocaster
Moderador
# mai/13 · Editado por: renatocaster
· votar


XaPococo

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/117275/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/96730/#8181102

Além disso, dá uma perguntada ao user Leomju. Ele está por dentro disso, acho que ele mora perto do Paraguai. Manda uma MP pra ele.

damiusc
Veterano
# mai/13
· votar


UP!! Mas alguma sugestão de Telecaster ai??

rcorts
Veterano
# mai/13 · Editado por: rcorts
· votar


Gustavo ACR

Meu, concordo com o que o Lukas Moreira te disse. Uma strato com um mini-humbucker na ponte ficaria legal. Mas, exclusa esta possibilidade vamos às considerações abaixo:

Nenhuma mesmo nessa faixa de preço com humbucker que preste?
Eu pelo menos não conheço nenhuma nessa faixa de preço muito empolgante. Essa Les Paul da Shelter, apesar de não ter exatamente timbre de Les Paul, com um bom captador na ponte deve conseguir um som legal. Acho que vale a pena no seu caso.

Se você tivesse uns R$ 800,00 pra gastar só na guitarra, tem a SG da SX de braço colado, que é em mogno (ao contrário da de braço parafusado, que é de basswood, cuidado!) e uma guitarra linda e com custo x benefício excelente.

Pelo que vejo no fórum, normalmente LP's e SG's costumam ser mais caras só por causa do modelo, o que me faz pensar que uma strato de mesmo preço seja muito melhor, ou é só impressão minha?


Sim e não. Sim, normalmente uma Les Paul decente costuma ser mais cara. E não, não é mais cara apenas pelo modelo. Tanto que essa que você citou da Shelter é até barata.

O que acontece é que, veja os pontos a seguir:

Característica Strato X Les Paul
madeira do corpo: Strato: Alder ou Ash (mas sempre uma ou outra, não as duas juntas) Les Paul: Mogno na base com tampo em maple (pode ser só de mogno, mas o padrão são as duas juntas)
junção do braço: Strato: parafusado Les Paul: colado
potenciômetros: Strato: 1vol, 2tone Les Paul: 2 vol, 2tone
peças plásticas: Strato: 1 frontal,1 traseiro Les Paul: 1 frontal, 1 no headstock (tampa do tensor), 2 traseiros
binding(frisos): Strato: não Les Paul: no corpo e no braço (*headstock, nos modelos deluxe ou custom)
ponte: Strato: tremolo vintage Les Paul: tune-o-matic + stop piece
headstock: Strato: rebaixado Les Paul: angulado (mais caro para fazer desse tipo, pois usam-se blanks maiores para modelar o braço)


outros: acabamento no headstock: acabamento extra na Les Paul, apenas verniz na strato.

Por todas estas características, uma Les Paul (de verdade) custa bem mais caro para fabricar do que uma strato.

Shellby_Guitar
Veterano
# mai/13
· votar


Fala galera.

O meu caso é o seguinte: comecei a estudar violão faz 3 anos (Junho de 2010) e no mesmo ano (Novembro de 2010), acabei ganhando uma guitarra usada, creio que na época que ganhei ela já tinha algo entre 5 e 6 anos de idade (Golden Les Paul).

Bem, agora chegou a hora que eu quero comprar a minha 1ª guitarra, só que eu já sei muita coisa na guitarra, consigo solar muito bem, tenho ótima noção de tempo e etc.

Estou entre uma Vintage V100 ou Epiphone Standard (pesquisei a respeito e vi que a qualidade entre elas são parecidas).
Ou então, espero mais um pouco e acabo comprando uma Gibson Les Paul 50 Tribute Humbucker ?

O que me aconselham a fazer?
OBS.: Gosto de tocar desde Nile Rodgers até Guns N' Roses.
OBS 2.: Tenho um ampli Meteoro 20w Absolut F16
OBS 3.: Tenho uma pedaleira Zoom G2.1u

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


Shellby_Guitar

Só uma dúvida, esta Gibson Les Paul 50 Tribute Humbucker a que você está se referindo é a stúdio? se sim, vou fazer meus comentários com base nisso.

Meu, se você puder esperar um pouco mais para pegar a Gibson com certeza é mais negócio. Guitarra mais bonita, prazer de ter uma Gibson, madeiras de maior qualidade, captadores Gibson, componentes elétricos Gibson. Enfim, uma guitarra no conjunto melhor. Sem falar na vantagem de revenda.

Mas não dá para considerar custo x benefício neste caso: a Vintage V100 custa 4 vezes menos e não é uma guitarra ruim, com alguns upgrades em torno de mais uns mil e poucos fica uma guitarra de um nível bem próximo.

E a Epiphone custa a metade da Gibson e também não é uma guitarra ruim. Porém tem o preço muito alto para os seus componentes de fábrica.

Tem uma outra opção legal para você que seria pegar uma Vintage V-100 AFD (em torno de R$ 1500,00), esta sendo superior tanto à Vintage V-100 quanto à Epi Standard, e com mais uns 1000 e pouco de upgrades, talvez até menos, ficaria do mesmo nível, senão melhor do que esta Gibson Studio.

Mas se você conseguir juntar a grana para pegar a Gibson e quiser ter uma guitarra bonita, boa e fácil de vender no futuro, estaria fazendo com certeza um excelente negócio.

Breno_Sousa
Veterano
# mai/13
· votar


Olá galera, espero que possam me ajudar:

Toco há 7 anos e sempre tive guitarras Strato... minha atual é uma JA-2 da Tagima e é uma puta guitarra, na minha opinião... construção excelente, som muito bom, ferragens e captação de qualidade... porém eu não tenho saco para ponte Floyd!!

Baseado nisso, estava pensando em comprar uma SG, pq sempre as achei belas e de timbre respeitável...porém não tenho condições de meter a cara numa gibson...

Gostaria de saber se existe alguma SG que valha a pena comprar até 1.200 reais.. Já ouvi falar de Shelter, SX, Hurricane, Epiphone... mas não conheço muito bem as qualidades e defeitos de cada uma...

Existe a possibilidade de eu voltar a uma strato de ponte fixa, mas nessa faixa de preço existe algo decente?

Agradeço!

AndréMussi
Membro
# mai/13 · Editado por: AndréMussi
· votar


Galera.. eis o meu dilema.
Duas guitarras usadas da LTD estão partindo meu coração e meu orçamento.
Quero opiniões pois tenho muita dificuldade pra encontrar reviews delas.

1- LTD EC-10
Menos de um ano de uso;
Captação original ESP LTD no captador da ponte;
Captador Seymour Duncan LiveWire Classic na ponte;
Braço parafusado.
http://www.calimaro.com.br/guitarra-standard-ltd-com-bag-ec-10-2tb-esp .html

2- LTD F-50
3 anos de uso;
Captação original ESP LTD na ponte e braço;
Braço parafusado tbm
http://www.calimaro.com.br/guitarra-ltd-f-50-bch-esp.html


As duas estão sendo oferecidas a 800 reais aproximadamente.
Acontece que a F-50 eu achei reviews bons dela, mas não achei quase nada da EC-10, porém ela tá vindo com um Seymour Duncan lw classic na ponte, o que eu nem sei se é bom pra essa guitarra..

Toco metal pesado, mas aprecio também um clean bem feito.. quero um som com sustain bom, com corpo.

Obrigado !

Jorge Master
Veterano
# mai/13
· votar


lukas.moreira
Não curti muito ela... E queria uma com floyd, os captadores dela é legal?
Alguma outra ideia?
Nem curto Les Paul =/

Valeu.

lukas.moreira
Veterano
# mai/13
· votar


Gustavo ACR
A diferença entre a SX 57 e a 62 é a madeira da escala, uma é maple e a outra é rosewood.
Eu comprei minha jackson js22 por R$700,00. Adoro ela, mas tem um detalhe. A junção do braço e do headstock é bem feinha. Nunca me deu problema, mas já vi gente reclamando e tal.
Porém, no mais ela é uma ótima guitarra, corpo em cedro e com 2 hb bem bacanas para o nível.

Jorge Master
Eu achei essa ESP LTD aqui...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-485264377-esp-ltd-st203fr-relic -custom-ponte-floyd-rose-original-_JM

Parece ser legal, e a ponte diz ser Floyd Rose original, além do corpo em Alder, se for mesmo eu acho que tá valendo.

lukas.moreira
Veterano
# mai/13
· votar


Breno_Sousa
A SX SG é muito boa, mas tem que tomar cuidado pra não pegar a de basswood, como o Rcorts falou. A Shelter detroit eu não curti muito não.
Qto a Epiphone, caras demais para o que oferecem.

lukas.moreira
Veterano
# mai/13
· votar


AndréMussi
Cara, as duas parecem ser bem semelhantes, ponte do mesmo tipo, mesmo esquema de construção... O que muda é só o shape, a primeira vista.
Seria bom você testar elas e ver se esse seymour duncan ai faz mesmo muita diferença.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda