Autor |
Mensagem |
rcorts Veterano |
# mai/13
· votar
SkyHawk
Já tive as duas (mexicana e Squier Deluxe) e minha opinião é totalmente diversa da sua. Além do que o braço, a parte elétrica e as ferragens da mexicana são de longe melhores nas mexicanas do que nas Squier Deluxe. Captadores se trocam depois. O que vale mesmo é construção. Não são guitarras de mesmo nível, tanto é que até o preço é bem diferente.
As Classic Vibe são outro nível das Squier.
|
renatocaster Moderador
 |
# mai/13
· votar
rcorts
Estou há um tempo de olho numa dessas (Tele). Acho que vai ser minha próxima aquisição guitarrística.
|
rcorts Veterano |
# mai/13 · Editado por: rcorts
· votar
renatocaster rcorts
Estou há um tempo de olho numa dessas (Tele). Acho que vai ser minha próxima aquisição guitarrística.
Tem uma Tele Classic Vibe '50s vintage blonde no ML (EDIT: por R$ 1600,00). Linda a guitarra. E só no acabamento do braço dá pra sacar que a dedicação na construção dela é melhor.
Só tem uma coisa que não saco nada a respeito dessa guitarra. No site da Fender diz que o corpo é de Pine, ou seja, pinheiro. E não tenho a mínima idéia de como essa madeira se comporta "timbristicamente" falando, quando usada no corpo. Mas deve ficar bom, senão acredito que não usariam.
|
rcorts Veterano |
# mai/13
· votar
renatocaster
Cara, saca só, pelo eBay dá pra pegar a Squier Classic Vibe Telecaster Custom por cerca de R$ 1500,00. Essa com corpo de Alder. Saca só o timbre:
Classic Vibe Custom Tele
Uma dessas no eBay
Desculpa se tô judiando da sua G.A.S, ha ha.
|
renatocaster Moderador
 |
# mai/13
· votar
rcorts
Pois é, acho essa guitarrinha deveras bacana! Talvez seja a melhor opção de Telecaster nessa faixa de preço.
Desculpa se tô judiando da sua G.A.S, ha ha.
Hehehe, não está não. Até porque no momento eu não tenho como comprar mesmo. Só quando melhorar a coisa pro meu lado em termos de $$$. o/
|
rcorts Veterano |
# mai/13
· votar
renatocaster Só quando melhorar a coisa pro meu lado em termos de $$$. o/ [2]
|
lukas.moreira Veterano |
# mai/13
· votar
renatocaster e rcorts Somos três então... Faz tempo que eu to doido por uma guitarra do Peruzzo...
|
renatocaster Moderador
 |
# mai/13
· votar
lukas.moreira
Faz tempo que eu to doido por uma guitarra do Peruzzo...
Peruzzo trabalha bem...minha experiência com ele foi muito boa. Quiça um dia eu ter bala na agulha para mandar ele fazer outra guitarra pra mim.
|
leo7199 Membro |
# mai/13
· votar
olá estou querendo comprar uma guitarra sera minha primeira e tenho até 700 e ja tenho uma ideia e estava pensando na eagle egt 61 testei ela e som bom e nao embolou com distorçao mas nao sei mt queria ajuda
|
rcorts Veterano |
# mai/13
· votar
lukas.moreira renatocaster
Não conheço o Peruzzo. A única coisa que sei é que o DeRos fez a guita dele com esse luthier.
|
renatocaster Moderador
 |
# mai/13
· votar
leo7199
Se vc já testou essa Eagle e gostou, então vá em frente. Dentro dessa faixa de preços tem as SX, Tagimas, algumas Corts, Squiers, Condors...
Uma que é legal e muitos elogiam é a Cort X1.
|
lukas.moreira Veterano |
# mai/13
· votar
leo7199 Vale muito mais a pena comprar uma SX sst57/62.
|
Luisfelp FR1 Membro |
# mai/13
· votar
E ai galera,
Já que tocaram no assunto da Squier Classic vibe, fui pesquisar mais sobre esta linha de guitarras e surgiu a seguinte dúvida: Existe alguma diferença sonora entre a Classic Vibe 50s pra 60s, uma é melhor que a outra?
Desde já gradeço!
|
rcorts Veterano |
# mai/13 · Editado por: rcorts
· votar
Luisfelp FR1
Segundo o próprio site da Fender, na '50s os captadores são de alnico III, mas limpos e brilhantes. E na '60s o alnico é V, com maior destaque de médios para uma sonoridade um pouco mais moderna.
O que dizem da '50s: That long-familiar tone comes from a custom set of alnico III single-coil pickups, clear and bright, with terrific sustain even in crunch mode.
Tradução livre: Aquele timbre tão característico provém de um set personalizado de captadores single-coil de alnico III, limpos e brilhantes, com um sustain matador mesmo no crunch.
E sobre as '60s:
The thick tone comes from the alnico V single-coil pickups--quick attack with a bit more midrange force and a knockout bridge pickup
Tradução livre: o timbre encorpado provém dos captadores single-coil de alnico V. Um ataque rápido com um pouco mais de destaque na região dos médios e um captador de ponte "porreta".
EDIT: Isso no caso das strato, nas telecaster entram outros fatores em jogo.
|
Luisfelp FR1 Membro |
# mai/13
· votar
rcorts
Vlw cara!
|
SkyHawk Membro |
# mai/13 · Editado por: SkyHawk
· votar
Rcorts, Eu gostei muito da Deluxe, respeito sua opinião até mesmo porque já li vários posts seus muito inteligentes e de muito bom tom. Eu tenho uma Fender americana das tops que trouxe de fora e pelo preço que paguei não admito pagar o que pedem por uma Fender MIM com caps cerâmicos no Brasil. Pelo preço e pelo timbre a Squier me convenceu mesmo sem, em tese, "estar no mesmo nível". Mais de R$ 1.000,00 mais barato que a fender mexicana !!! É significativo. Com a diferença comprei um bloco grande da killer guitar components, um set de captadores fender custom shop texas special, nut de osso, pots CTS com 5% de tolerância, cotton wires, cordas Ernie Ball .010, instalação e regulagem do meu luthier que é muito bom mas não é barato, e ainda sobrou um troco !!!! A guitarra tá falando muito e o corpo de basswood ressoa muito bem.
|
rcorts Veterano |
# mai/13
· votar
SkyHawk
Nessa questão de preço realmente você tem toda razão. Diferenças estrondosas. Mas isso deve-se mais à ganância existente no mercado interno e aos fabulosos impostos brasileiros do que propriamente à Fender. Tanto é que lá fora uma Fender Standard ou uma Squier Deluxe circulam mais ou menos na mesma faixa de preço.
Acho que o que a Mexicana tem (de fábrica) melhor realmente não compensa o preço a mais (nas condições: nova, aqui no Brasil). Agora, usada é outra estória, o preço cai bastante e aí já acho que vale mais a pena.
Hoje em dia, quando penso em stratocasters, já mudei bastante meu foco. Por exemplo, tem a LTD ST-203 que é uma excelente pedida. As Classic Vibe também são uma boa pedida. Também é possível montar uma strato com as peças da Warmoth ou Mighty Mite com qualidade, eu diria, até igual ou talvez superior a uma Fender American Standard. E mesmo que não ficasse no "mesmo" nível exato, pelo menos em custo x benefício valeria muito mais a pena. O problema é montar tudo, que dá um certo trabalho. Mas nada tão maluco assim de fazer.
|
SkyHawk Membro |
# mai/13
· votar
Rcorts Concordamos plenamente agora !!! Foi exatamente essa comparação de preços entre as duas, nos EUA e aqui, que me levou para a Squier. O preço da MIM no Brasil é quase o dobro da Squier Deluxe e o que ela oferece não vale essa diferença. Quanto a montar uma com peças de primeira linha, esse é meu próximo projeto. Tem o site da bhefner que é um espetáculo, só estou na dúvida se vou de outra tele ou strato. A principio a tele relic, surf green, rosewood, raio composto 9,5-12, com bigsby, está ganhando, mas essa é outra história e não vem antes do final do ano.
|
rcorts Veterano |
# mai/13
· votar
SkyHawk Luisfelp FR1 e outros companheiros que estejam acompanhando as discussões sobre as Fenders Mexicanas (Fender Standard Stratocaster)
Provavelmente eu deva dar uma sumida por uns tempos aqui do fórum, já que estou fazendo uma especialização e preciso me dedicar mais aos artigos e trabalhos do curso. E o fórum acaba me tomando muito tempo, sendo que ultimamente gasto mais tempo aqui do que no meu curso.
Mas antes de me ausentar, eu gostaria de esclarecer aluns pontos sobre as opiniões que sempre tenho deixado por aqui sobre esse modelo, pois às vezes percebo que pode ficar parecendo que estou sendo arrogante, querendo dar uma de riquinho, e isso é tudo o que eu não sou, he he.
Acontece que quando postamos nossas opiniões aqui, temos de levar em consideração que tem muitos novatos que estão cheios de dúvidas sobre a primeira guitarra. Aí o cara passa por aqui e vê comentários do tipo: Squier Standard/ Deluxe melhor do que Fender Mexicana, ou Epiphone Les Paul STD melhor do que Gibson Studio. Aí infelizmente, tem gente que adota isso como verdade absoluta e compra uma guitarra de nível inferior achando que está comprando um instrumento "melhor do que Fender", ou "melhor do que Gibson", pagando às vezes metade do valor.
Quanto às colocações que eu faço na comparação dessa guitarra principalmente em relação às Squier Standard e Deluxe, sempre penso em ambas as guitarras novas, com as suas configurações de fábrica e controle de qualidade próprio de cada fábrica/marca. E é neste sentido que eu já firmei minha posição a respeito das MIM serem "melhores". É lógico que se formos comparar uma MIM STD original de fábrica e uma Squier Deluxe depois de vários upgrades, regulagens e outros serviços de luthieria, com certeza a Mexicana pode ficar no chinelo.
O primeiro critério que eu sempre adotei nas minhas comparações foi o braço, pois é a peça de uma guitarra que mais define se a tocabilidade é ou não boa. O segundo ponto principal é a ponte, que, como diria o Bertola, influencia muito no sustain. O terceiro grande ponto são as tarraxas, pois influenciam diretamente na afinação. Parte elétrica, captadores, são interessantes de considerar numa aquisição, mas são mais fáceis de modificar,por isso, eu aprendi sempre olhar para instrumentos como se estivessem despidos. Ou seja, tento imaginar como é o instrumento sem captadores, parte elétrica, escudos e outros acessórios, e, se valer a pena. Captadores e parte elétrica podem ficar para um segundo plano de análise. Hoje acho que vale mais a pena pegar um instrumento com o "esqueleto" bom e fazer melhorias depois, do que pegar uma instrumento com "melhorias de fábrica" e um esqueleto instável, ou fraco. E nesses pontos eu mantenho minha posição de que as MIM são melhores.
Outro critério que aprendi a usar é o da seleção de matéria primas por um lado e por outro os métodos e processos de construção.
Outra coisa que aprendi também é que devemos ter cuidado quanto a chamada relação custo x benefício. Ter um custo benefício melhor não significa que se tem um instrumento também melhor. O custo benefício diz apenas sobre quanto é necessário investir para obter um resultado aceitável e satisfatório (dentro de parâmetros gerais e ao mesmo tempo de critérios subjetivos/ pessoais).
É nesse sentido que eu estabeleci minha convicção de que as Squier Standard e/ou Deluxe não são melhores do que as Fender Mexicanas. Já tive 3 Squier (Affinity, California Series, e uma Deluxe), e posso afirmar com certeza que a affinity é bem fraquinha mesmo e as outras duas são melhores, porém, a Deluxe não está muito além da California não. Já tive também uma Fender Mexicana, já toquei em outras de amigos e já toquei em Fenders Americanas também (dentre elas a strato signature do Richie Sambora e a Telecaster do Richie Kotzen). E nesse sentido eu pude traçar comparação entre todos estes modelos.
Uma Fender Mexicana tem custo x benefício melhor do que uma american standard? na minha opinião, sim. Mas isso significa que ela seja melhor do que uma American Std? não.
Da mesma forma, as Squier Deluxe e Standard podem até ter um custo x benefício melhor do que as Fender MIM (stratocaster standard), mas não são melhores. São linhas diferentes de guitarras e infelizmente uma leva o nome Fender e a outra não. Isso é aleatório? claro que não. Acontece que a Squier é licensiada pela Fender para produzir suas segundas linhas. E a mexicana é uma Fender legítima, que segue um controle de qualidade bem próximo das American, ainda que os captadores sejam piores e que o corpo seja feito com várias faixas de madeira.
Pode acontecer de uma Squier Standard sair de fábrica com uma qualidade excepcional? pode. Mas no geral, não seguem o mesmo controle de qualidade que uma Fender Mexicana. Da mesma forma, as Fender Japan tem sim mais qualidade do que as Mexicanas. Porquê? porque o mercado japonês tem um padrão mínimo exigido de qualidade que é bem superior ao de outros países. Ficando no mesmo nível e talvez até melhor do que quando se fala de EUA. Um exemplo disso são as Epiphones Elitist e as Epiphones Special feitas no Japão (que não tem nada a ver com a Epiphone Special de compensado que temos por aqui).
Quanto às Squier Classic Vibe, Vintage Modified já não me pronuncio, pois não conheço muito a respeito. No entanto, são guitarras com uma proposta diferente. Algo mais top dentro das linhas da Squier. Nesse caso, e baseado em vários reviews que já li, podem sim ser bem melhores do que as Fender MIM.
No mais, nesse post já deixo explicadas todas as razões dessas minhas opiniões e prometo que vou me policiar para não entrar mais nessas discussões de Fender MIM vs Squier Deluxe. Já deu no meu limite.
|
rcorts Veterano |
# mai/13
· votar
SkyHawk Tem o site da bhefner que é um espetáculo Concordo.
A principio a tele relic, surf green, rosewood, raio composto 9,5-12, com bigsby, está ganhando, mas essa é outra história e não vem antes do final do ano. Vai ficar um espetáculo. Já fiquei até imaginando a guitarra aqui agora.
|
Luisfelp FR1 Membro |
# mai/13
· votar
rcorts
E ai beleza?
Valeu muito muito cara, por ter sanado muitas dúvidas minhas e por esta revisão que você fez acima! Boa sorte em sua especialização!
|
AlexsanderSS Membro |
# mai/13
· votar
preciso de uma ajuda e que esclareçam algumas duvidas Estou pra tocar de guitarra e preciso de algumas dicas não em modelos pois pretendo pegar alguma strato ou superstrat. Seria melhor comprar uma Tagima t635 e trocar captaçao e ponte (ja toquei em uma com captaçao fender,ponte wilkinson e ficou muito boa mesmo) ou comprar uma tagima t735 e trocar a captaçao? Ou pegar uma Ibanez ou Jackson usada mesmo? (nao tenho nada contra floyd)
Minha nova banda costuma tocar Crashdiet,Hardcore Superstars,Bon Jovi,Europe,Halestorm,Motley Crue,Poison,Dokken,MR.Big,Kiara Rocks e etc e estamos trabalhando em nossas próprias musicas rs. (espero que ninguem venha reclamar da minha idade e etc como ja vi em outros topicos rs) Não costumo tocar muito metal no maximo Iron. Não me falem pra pegar LP e nem SG (pois acho a SG uma guita muito feia) e nada acima de 1500
Por ultimo, minha irmã esta indo pros EUA no final do mes que vem e ela vai trazer alguma guitarra pra mim. Quais voces acham melhor LTD EC-1000 ou Gibson Studio ou a J? (só que ela vai ficar 1 ano lá pra trabalhar naquele negocio de au pair entao essa guita nao é pra agora) Bem é isso espero que possam me ajudar.
|
rcorts Veterano |
# mai/13
· votar
Luisfelp FR1 Valeu muito muito cara, por ter sanado muitas dúvidas minhas e por esta revisão que você fez acima! Boa sorte em sua especialização!
Valeu cara. Brigadão mesmo.
|
mpmegas Veterano |
# mai/13
· votar
Galera,vou comprar uma guitarra nova,a groovin gja 500. Eu queria a opinião sincera de quem conhece a guitarra,pois tenho uma outra groovin,bem simples, uma GST 200, stratocaster,que já turbinei,botei HB em forma de single na ponte e no meio,e consegui um cap da cort pra botar no braço,ficou bem legalzinha!
Estou planejando para essa,se eu realmente gostar da guitarra (Se não gostar vou vender e juntar mais dinheiro pra comprar uma Cort x6,pela qual me apaixonei ,rsrs) Ajeitar os "Problemas" da floyd das groovin,botar uns caps maneiros , os Distortion da seymor, ou então uns da dimarzio! E trocar outras peças que ao longo do tempo julgarei serem necessárias as trocas!
Antes que alguém venha falar mal, o problema das groovin com "floyd" são as molas,basta botar umas boas molas que já era,no pior dos casos ter que além das molas,botar um nut novo,depois é só regular que não tem o problema de desafinar
|
SimpleJack Veterano |
# mai/13
· votar
Fiz um tópico novo sem ver que já tinha esse. E então: SX ssg std ou Epiphone sg g 310?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476958692-guitarra-shelter-sx-m odelo-sg-vintage-vermelha-hardcase-_JM ou http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479055290-epiphone-gibson-sg-g3 10-nova-c-cabo-bag-orig-e-nf-_JM
Eu to muito em dúvida, está pesando mais pro lado da SX porque estou no limite do limite mesmo.
|
dinarte013 Veterano |
# mai/13
· votar
Amigos. estou com uma Les paul da Shelter USA das antigas, com cerca de 8 anos para negócio. Achei a guita no mercado livre, ela é bonita e está muito bem cuidada. Ainda é o modelo réplica das gibson, com headstock no formato igual. Aó que tem um detalhe que não curto muito e gostaria de algumas opiniões. Ela tem o braço parafusado, como se fosse uma superstrat ou outra guitarra. Sempre ouvi falar que lespaul boa é com braço colado. O que acham? A guita rá por 400 pila e ainda consigo trocar ela por outros produtos.
|
Thejapamuri Veterano |
# mai/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar
Pessoal, queria saber se vale a pena comprar uma SX SST62 para customizar, tipo, trocar , o nut e as tarraxas (no mais só isso)...
E a madeira??? Pelo que eu ouvi, é um Alder chinês (não quero pegar o American alder porque ouvi dizer que ela é mais fina, cerca de 4mm) e ela tem quantas peças coladas???
Ou será que tem uma guitarra nesse mesmo preço (500 reais) que tenha um custo beneficio bom para se comprar e tenha um timbre bem strato mesmo
|
lukas.moreira Veterano |
# mai/13
· votar
dinarte013 Então, um amigo tem uma sg dessa mesma série com braço parafusado. Eu prefiro braço colado nesse modelo, mas acho que isso é questão de gosto mesmo... O melhor seria tu tocar nela e em uma outra com braço colado e ver qual te agrada mais.
Thejapamuri A SX é a melhor e mais bem construida guitarra nessa faixa de preço. Qto a troca de componentes, você tem que começar é pelos captadores, se não for abusar de alavanca apenas o laço na hora de trocar as cordas resolve.
|
Thejapamuri Veterano |
# mai/13
· votar
lukas.moreira
Queria te perguntar uma coisa... Eu tenho uma Giannini GGX-1H, será que, vale a pena customizar ela ou comprar a SST e customizar a SST???
Eu quero um timbre mais "fender stratocaster"... Talvez eu pratique mais alguns meses e vejo se preciso realmente... Preciso melhorar para ver se é o que realmente quero ou não... Pois não faz tanto tempo que tenho a GGX-1H...
|
Iago_guitar2 Veterano |
# mai/13
· votar
Thejapamuri
cara sei q apergunta nao foi pra mim, mas sim, SST eh uma lenda aki no forum no quesito "guitarra pra customizar", ponha um jogo de caps da malagoli, um custom alnico blues, fica animal, e com o tempo troque as tarrachas, e se abusar da alavanca poe um wikison, acho q isso com tempo dai na faixa de 1300, mas nao precisa gastar tudo agora, faça aos poucos, e se precisar de verdade. abç.
|