【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Luisfelp FR1
Membro
# abr/13
· votar


Alguém poderia me falar mais informações sobre a Fender Stratocaster Mexicana, por favor?

nt_gdo
Membro
# abr/13
· votar


lukas.moreira
Legal cara, só uma dúvida: qual seria a diferença entre js22, js20, js23, js32... achei pouca informação sobre estas guitarras na internet, quanto mais a diferença entre elas :s
Se eu achar qualquer uma delas à esse preço que você falou estarei fazendo um bom negócio ou são muito diferentes?

HortaRates
Eu tenho consciência disto, mas também sei que são guitarras decentes. Não sei em relação ao som, mas pelo menos a pegada delas e o material usado são "de qualidade". É uma linha honesta como o pessoal diz aí no forum. No site que você citou só tem cor de ponta de estoque XD

Agora, os caps dessa linha são pelo menos decentes? Quer dizer, não vejo problema em trocá-los futuramente, mas comprar pensando nisso eu acho muita bobeira, não pretendo trocar de guitarra com menos de 5 anos, nem trocar os caps.

No momento estou na Cort X1 mesmo (to pensando na X6 mas pe muita grana de diferença) e procurando informações sobre a JS22 que o lukas.moreira sugeriu.

lukas.moreira
Veterano
# abr/13
· votar


nt_gdo
Basicamente a diferença entre a 22, a 20 e a 23 são os captadores. A 22 tem 2 hb, a 20 e a 23 são HSS. Sim essas 3 são bacanas e valem o preço da casa de R$700,00.
Não vá na 32, a floyd rose dela é de baixa qualidade e só serve pra dar dor de cabeça.

nt_gdo
Membro
# abr/13
· votar


lukas.moreira
Legal cara, obrigado

rcorts
Veterano
# abr/13
· votar


Luisfelp FR1

E ai galera,

Gostaria de saber se hoje em dia vale a pena comprar uma Fender Stratocaster Standard Mexicana ( o preço varia de 2.6k a 2.9k).

Desde já agradeço!


lukas.moreira
Luisfelp FR1
Acho que o rcorts tem uma fender dessas, espera ele aparecer pra te dar o veredicto =D


Minha Fender mexicana já nem é mais mexicana mais, he he. Foi despatriada, k k k k k. Instalei um braço da Mighty Mite nela e troquei os caps originais por DiMarzios. Também instalei um jogo de tarraxas com trava Planet Waves. Tem um review que fiz aqui: Customização Fender Mexicana

Do que posso dizer da guitarra, em seu estado original, era uma guitarra muito boa. Timbre bem estalado, de strato mesmo. A ponte e a parte elétrica excelentes (as únicas partes de hardware que ainda estão na guitarra). As tarraxas também seguravam a afinação legal. Só instalei as com trava mesmo pra poder surrar a bichinha sem ter que ficar revisando a afinação, mas dava pra tocar umas três músicas com muitos bends tranquilo, antes de ter que dar uma corrigida na afinação. E era pouca coisa mesmo

Os captadores eram a parte mais fraca da guitarra. Mas pelo resto do projeto posso afirmar que valeria uma troca por um set de captadores Fender pra ter um timbre mais definido. Outra coisa que me incomodava era o fato de ter apenas 21 trastes, mas coisa pessoal mesmo minha.

Agora a parte mais legal mesmo foi que na época a minha saiu em torno de R$ 1700,00 usada.

Enfim, é uma boa strato, mas acho que esse preço de hoje em dia (2,6 a 2,9k) tá meio salgado pra essa guitarra. Já se comprar usada, dá pra pegar uma bem mais em conta. Aí sim pode valer a pena.

Só tem um detalhe: pra quem for realmente animado, dá pra montar uma excelente strato com partes da Warmoth ou Mighty Mite e captadores top de linha por algo em torno de 2k. Com resultado de nível acima das Mexicana, e na minha opinião, bem próximo do nível das American Standard.

Luisfelp FR1
Membro
# abr/13
· votar


rcorts

E ai,

Ajudou muito sua opinião cara, meu sonho sempre foi ter uma Fender Stratocaster zerada, mas tbm acho o preço meio salgado (achei por 2.4k na MadeInBrazil). Acho a guitarra sensacional mas o preço dela não ajuda muito, o que vai fazer eu pensar por muito mais tempo, uma vez que só vou comprar no final do ano. Ainda não tirei da cabeça a Ibanez RG nem a Ibanez FR
Achei bem legal o que você fez na sua Fender,''despatriotizando-a'' xD !

rcorts
Veterano
# abr/13
· votar


Luisfelp FR1
Achei bem legal o que você fez na sua Fender,''despatriotizando-a'' xD !

Valeu. Ha ha.

gab556
Membro
# abr/13
· votar


Ainda estou na dúvida na compra de uma guitarra até 1000 dólares...
Jackson DK2M Dinky ou Schecter Hellraiser C1 FR?
Ou até mesmo alguma Ibanez? Os caps que vêm com ela não são bons...
Aquela Guitarra EVH Wolfgang Special é boa?

rcorts
Veterano
# abr/13
· votar


gab556

Eu iria de Shecter Hellraiser C1 FR.

Hamazaki
Veterano
# mai/13
· votar


o q voces acham dessa guitarra?
http://img838.imageshack.us/img838/7332/dsc00761r.jpg

estou pensando em comprar minha primeira guitarra, e um amigo falou q tem um cara vendendo ela por R$300.... bom, não entendo muito mas parece q o braço dela ta meio velho (ou desbotado, não sei).... só tenho essa foto, e ele falou q o cara não tocava mais por isso ta sem cordas (algum problema nisso?)

É uma boa ou melhor comprar uma guitarra nova?

lukas.moreira
Veterano
# mai/13
· votar


Hamazaki
O braço estar velho ou desbotado não tem problema. Agora ela estar ha muito tempo sem cordas tem. Vai ter que levar em um luthier pra ver se o braço ta empenado e tal. Peça pra ele ir com você em algum lutier pra fazer um orçamento da "geral" na guitarra (hidratação da escala e todas as regulagens necessárias). Se isso não sair mto caro vale a pena pagar os R$300,00 que ele tá pedindo.

LeandroP
Moderador
# mai/13
· votar


Hamazaki

Concordo com o lukas.moreira. Se a guitarra estiver com tudo em ordem (nem me refiro a uma regulagem), o preço me parece ser muito bom.

Se você não puder levar inicialmente a um luthier e quer deixar a escala da guitarra mais bonita, faça uma limpeza com óleo de peroba (ou óleo de linhaça) e uma escova de dente. Uma gota de óleo a cada 3 casas é suficiente. Cubra os captadores com um pano pra não sujar eles. Espalhe o óleo por toda a escala com a escova de dente e aguarde uns 3 minutos. Após esperar, esfregue a escala com a escova de dente, principalmente na lateral dos trastes. Em seguida limpe a escala com um pedaço de pano. No corpo você pode dar uma polida com cera automotiva e uma flanela. Utilize um encordoamento de tensão média, entre 0,009" e 0,010".

O luthier pode fazer inicialmente uma regulagem nas "oitavas" e na altura das cordas, além de uma verificação no tensor do braço (haste metálica que atravessa o braço da guitarra). Regular a altura dos captadores em relação às cordas. Este procedimento é importante pra você ter uma guitarra confortável pra tocar e bem afinada, sem desentonar.

venom_ve
Membro
# mai/13
· votar


Quero comprar um Epiphone Sheraton II, mas li que ela é feita com laminado e já vi muita gente falando que laminado é ruim. Alguém pode me dizer se é uma boa guitarra?

rcorts
Veterano
# mai/13 · Editado por: rcorts
· votar


venom_ve

Meu caro, no que você já ouviu falando sobre laminado, se refere a corpo ou braço?

Vi que a construção do braço é do tipo 3 maple neck. Se for isso normal. É um método de construção de braço normal e utilizado em vários instrumentos top de linha que visa aumentar a resistência mecânica do braço, geralmente encontrado em contrabaixos e guitarras de construção do tipo neckthrough.

Se for no corpo também, só isso não é critério para dizer que o instrumento é ruim. Geralmente violões e semi-acústicas (hollow body) são construídas com pelo menos duas lâminas no tampo traseiro e no tampo frontal. O que interessa realmente nesse tipo de instrumento são os reforços que são feitos por dentro do instrumento para dar solidez ao tampo.

Há um caso em particular em que o chamado "laminado" é realmente ruim: na Epiphone Les Paul Special por exemplo, em que o corpo não é feito de várias faixas de madeira sólida, mas sim de compensado, tipo os que são usados para construir caixas amplificadas.

Então, essa Sheraton parece sim ser uma boa guitarra. No geral, as Epiphone de Standard para cima são boas guitarras, mas tem um preço muito salgado. Porquê? por ser a segunda linha da Gibson, cujos preços aqui na brazuca giram lá em cima. Quer dizer, se você estivesse nos EUA pagaria cerca de 500 a 600 dólares por ela. Até aí tudo bem. Preço muito justo. Mas aqui no Brasil vai sair por volta de 2000 barões ou mais, o que é muito caro para uma guitarra desse nível.

Num nível bem próximo, você pode pegar a Condor JC-501 na faixa de R$ 700,00 ou até melhores do que essa (em termos de acabamento principalmente), como a Condor JC 503 por cerca de mil e pouco. Aí sobraria uma grana dentro desse orçamento de 2000 pra levar num luthier pra uma regulagem completa e ainda trocar os captadores por captadores top de linha e ficar com uma guitarra excepcional.

Abaixo dois vídeos:

Condor JC-501 (timbre mais ardido)


Condor JC503 (timbre mais smooth)


Luisfelp FR1
Membro
# mai/13
· votar


venom_ve

O que o rcorts falou é verdade, vale mais a pena investir na Condor JC
do que nesta epiphone. As semi-acústicas da epiphone em geral são boas, só que são muito caras por aqui então não vale muito a pena comprar uma por aqui ( só se você for pro EUA ai vale).
Quanto a Condor JC-501, acho uma guitarra interessante pro preço, o único defeito dela , na minha opinião, são os captadores que não são muito bons, que devem ser trocados com mais urgência (não gosto muito do timbre deles).No resto é só você levar num luthier pra ele dar uma reguladinha nela que já ta ótimo.

venom_ve
Membro
# mai/13
· votar


Modelo: Sheraton II
Ferragens: Douradas
Madeira do corpo: Maple Laminado
Madeira do braço: Hard Maple
Escala: Rosewood
Trastes: 22
Marcação: Bloco/Triângulo
Ponte: Gold LockTone Tune-O-Matic/Stopbar
Captadores: 2 Humbuckers de Alnico Classic
Cores disponíveis: Black, Vintage Sunburst, Alpine White e Natural
Acompanha bag e cabo
rcorts essas são as especificações da sheraton ii.


Luisfelp FR1
Eu tenho uma Tagima Jazz 1750, gosto muito da guitarra, mas é acústica e de semi acústica tava pensando nessa sheraton ii, eu sei que é um precinho salgado, mas talvez vou trazê-la da Europa.

Kolska
Membro
# mai/13
· votar


Luisfelp FR1

Kra estou com uma Squier stratocaster standart series de um amigo, levei ao meu luthier ele disse que ela chega ser melhor que algumas Fender Mexico, e o preço dela eh mais em conta tambem, vale a pena dar uma conferida

gab556
Membro
# mai/13
· votar


Continuo pesquisando mas minha dúvida só aumenta.
Estava vendo aquela Schecter Hellraiser C1 FR porém os captadores são EMG 81/89 ativos, muita gente reclama deles, e eu só achei no youtube galera tocando uns metalzões que eu não curto. Porém tem uma Schecter C1 Custom FR que vêm com os captadores Seymour Duncan Custom Custom TB-11/'59 SH-1N que aparentemente são "menos pesados" que os EMG.

Também andei vendo aquela Jackson DK2MQ Pro Series Dinky, achei muito boa, só fiquei com um pé atrás pois tem gente q fala mal da ponte Floyd dela.

Agora vi uma que em quesito construção e "tocabilidade" deve ser melhor: uma Ibanez RG920MQM. Os caps devem ser ruim, mas se for pra comprar essa vai ser pra posteriormente trocá-los.

E aí, o que acham? Recomendam mais alguma guitarra pra por na lista (com Floyd Rose e até 1000 dólares)?

Luisfelp FR1
Membro
# mai/13
· votar


Kolska

Então cara, creio eu que você deu uma baita sorte, pois já toquei uma squier stratocaster e não gostei do que ouvi. Depende muito de como a guitarra foi feita, quantas emendas etc. Ainda acho que uma Fender Mexico é melhor que uma Squier, mas valeu pela dica. :D

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


venom_ve
Madeira do corpo: Maple Laminado

Normal em guitarras desse tipo.

Kolska

Luisfelp FR1

Kra estou com uma Squier stratocaster standart series de um amigo, levei ao meu luthier ele disse que ela chega ser melhor que algumas Fender Mexico, e o preço dela eh mais em conta tambem, vale a pena dar uma conferida


Luthier fala isso que é para o cara animar a fazer upgrade na guitarra. Na parte principal da guitarra que é o braço os das Squier Standard perdem para a Fender Standard, em termos de conforto, shape, qualidade de acabamento e resistência mecânica. Quanto ao corpo a diferença realmente não é tão grande assim. Nem em captadores. Mas na parte elétrica bem como em ponte e tarraxas as Squier perdem de lavada.


gab556

Quanto à Schecter Hellraiser, na verdade não é que os captadores sejam ruins, pois são excelentes captadores. A grande questão é porque são ativos e tem uma forte tendência da maioria dos guitarristas aqui do FCC preferirem os pickups passivos, inclusive eu. Mas é uma excelente guitarra, com excelente captação e demais partes. Inclusive será uma das minhas próximas guitarras pois ainda não tenho nenhuma com captação ativa.

Não posso falar nada sobre a Floyd dessa Jackson pois não conheço nada a respeito dela. Mas o que não me agrada nessa guitarra é o Seymour JB na posição de ponte. No geral uma boa guitarra. Se eu pegasse uma dessas trocaria o captador da ponte e futuramente, se necessário,a ponte também.

Quanto a essa Ibanez, não que seja ruim, e tudo bem que seja feita na fábrica premium da marca, mas muito preço e nome para pouco retorno real. Nada contra o braço, que deve realmente ser muito bom. Mas considerando ponte e captação perde na hora para as outras duas. Sem falar na madeira do corpo. Eu não deixaria de pegar uma guitarra com corpo de Alder (Jackson) ou de Mogno (Shecter) para pegar uma com corpo de basswood (Ibanez). No Alder se ganha em dinâmica, no mogno em crunch e peso e no basswood em redução de custos por parte do fabricante. Desculpem meus preconceitos com basswood, mas tenho certeza de que não sou o único.

E não vejo onde essa Ibanez pode ser mais confortável do que as outras duas (talvez no marketing da marca, que faz questão de complicar nos nomes das peças para passar impressão de tecnologia, assim como faz a Fender) A Schecter tem o sistema ultra access, a Jackson um braço com perfil moderno. Enfim. Apenas minha opinião.

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


gab556

Pelas suas colocações até agora eu lhe indicaria ficar com a Jackson.

Luisfelp FR1
Membro
# mai/13
· votar


rcorts

Entendo sua opinião não favorável ao Basswood, pois realmente você pode ser enganado muito fácil com ele, uma vez que é uma madeira que tem uma dinâmica muito diferente das outras, até no tratamento da madeira, que se um dos, ( quase infinitos), processos que esta passa, pra se tornar de qualidade, falharem a madeira perde muito o preço e faz com que a empresa coloque em uma guitarra de baixo custo (ou te engane colocando em uma de alto custo). Mas o Basswood tem sua característica sonora só que é menos evidente do que nas outras madeiras. Posso dizer isto porque tenho uma Condor RX-20s (com o pedaço da alavanca enfiado dentro da ponte[um dos motivos para que eu queira trocar de guitarra junto com os caps e tarraxas ruins]) e posso perceber que em certos detalhes só uma guitarra com basswood pode apresentrar, como por exemplo um médio levemente estalado, que faz com que possa se aplicar em Stratos e Super-Stratos. Não que ela tbm seja as mil maravilhas pois (no caso da minha que não deve ter passado pela maioria destes processos) pois não possui um som que agrade a todos.
Na minha opinião é muito fácil você tocar em uma guitarra com basswood barato e acabar qualificando a madeira como ruim em tudo, mas não podemos nos esquecer de que as que passam por todos os processos são muito boas e caras, por isso muitos fogem desta madeira. Concordo que ela é a fuga pra empresas de instrumentos musicais para criar modelos mais baratos, o que faz com que se crie este ''mito'' de que toda guitarra em Basswood é ruim, o que torna a torna uma madeira muito incopreendida.
Mas que o Basswood engana muita gente,sim, ele engana!
Pra quem não conhece, tem uma site muito legal sobre sobre as madeiras
mais utilizadas em guitarras que vou postar a seguir. O link fala sobre o Basswood: http://reidalespaul.blogspot.com.br/2012/08/basswood-tilia.html

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


Luisfelp FR1

Te dou toda razão nas tuas colocações sobre basswood. Existem sim instrumentos top com basswood no corpo (bem tratado, de qualidade) Inclusive eu mesmo já cheguei a falar isso pra outra pessoa antes. Um exemplo é a Peavey do EVH, excelente guitarra. Assim também a signature do Paul Gilbert, do Joe Satriani e mais uma leva de signatures com essa madeira.

Mesmo assim, na comparação com outros timbres, como eu penso muito em som clean (apesar de não usar somente o clean), já não pegaria a Ibanez que o nosso amigo citou, pois ainda que tivesse ponte e captação excelentes, pelo menos na minha opinião, comparando com Alder, Ash, Mogno e até mesmo Cedro, o timbre do basswood não passa nem perto do que eu considero um timbre gostoso de se ouvir. Talvez seja uma questão puramente de gosto pessoal mesmo. He he.

kartista
Veterano
# mai/13
· votar


Apesar de estar cadastrado no Cifra Club já há algum tempo, me considero um novato, pois foram raros os tópicos que postei até agora. Só recorro a esse fórum, quando tenho dúvidas, pois aqui, posso contar com a ajuda de pessoas experientes, com muita vivência no mundo dos instrumentos musicais. E na verdade para uma grande parte das pessoas que visitam diariamente esse site, creio que essa seja talvez, a principal razão que as levam a se cadastrarem aquí.
Assim sendo, discordo humildemente da opinião de alguns companheiros aquí, pois creio que os fóruns têm como objetivo precípuo, e para isso foram criados, oferecer à pessoas como nós, com interesses afins, a possibilidade de trocar idéias, tirar dúvidas e principalmente ouvir opiniões e avaliar sugestões de quem têm mais conhecimento para oferecer.
Achei muito bom o material postado aquí, mas às vezes, ler e entender as opiniões pessoais de alguns colegas daquí, farão muita diferença na hora de um novato, assim como eu, tomar uma decisão.
Acho também, assim como em qualquer estado de democracia, que aquí no site, ninguém deve estar obrigado a participar de um determinado tópico, se alguém o considerar repetitivo ou desinteressante.
Em resumo, creio que o fórum existe para a livre troca de informações, desde que não se ultrapasse certos limites, como o respeito ao colega e ao site, por exemplo. Do contrário, não vejo razão para sua existência, pois é muito desagradável você postar uma dúvida e em seguida ter seu tópico fechado porque existe um tópico fixo que pretensamente, acreditam que ele servirá de bastião para a dissolução de todas ou quaisquer dúvidas.
Finalisando, gostaria de me dirigir respeitosamente aos companheiros Penta_Blues e Van_Lorien para dizer-lhes que:
Abrí um tópico hoje e ele foi finalisado e direcionado para cá, onde logo na apresentação encontro a seguinte expressão: "Aos preguiçosos de plantão".
Se fui direcionado pra cá, é porque fui considerado dentro do perfil ou do estereótipo citado, o que considero no mínimo desagradável, pois não o sou.
Devo concordar com o colega Van_Lorien, quando ele diz que a maioria dos tópicos considerados repetitivos, são de pessoas como eu, ou seja, novatos e que por isso, a meu ver, mereceriam no mínimo, um pouco mais de paciência dos veteranos.
Obrigado!

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


kartista


Essa questão dos tópicos repetitivos e do "use a busca" tem as duas faces da moeda, que se fossem entendidas por todos, tornaria o fórum muito mais amigável e funcional.

A primeira é justamente essa, da moderação. Fecha-se os tópicos repetidos e direciona o autor para o tópico certo. Até aí tudo bem.

Agora essas piadinhas são realmente constrangedoras e acabam por afastar muitos membros do fórum. E na minha opinião, todo mundo (exceto os babacas de plantão) é bem vindo. Porque o cara que entra na comunidade hoje com dúvidas amanhã será o que terá conteúdo para fazer a roda girar, devido às suas experiências pessoais e aquisições de conhecimento.

Outra coisa que repudio é aquela questão do "ressucitou o tópico". Se o cara abre um tópico novo fecham e aconselham a repetir a pergunta em outro tópico existente, mas quando o cara vai lá perguntar aparece uma galera pra falar: "ressucitou o tópico em meu!", "esse renasceu das trevas", "tópico Jason" entre outras tantas que já vi por aqui e que, confesso que de algumas até dei boas risadas, mas não é certo praticarmos, pois pode intimidar o cara que talvez nunca mais passe por aqui novamente.

Seja bem vindo ao fórum meu caro.

kartista
Veterano
# mai/13
· votar


Ok, Rcorts!

lukas.moreira
Veterano
# mai/13
· votar


rcorts
O Paul Gilbert e o Satriani mudaram de madeira, estão usando Mogno e Alder, respectivamente.
Mas eu tbm não curto muito basswood não, acho que por já ter pegado muita m**** desse material...
Quanto a captação ativa, não sei se você conhece, mas a Seymour Duncan tem uma coisinha bem bacana chamada blackout system que é o pre-amp dos caps ativos que você pode usar separadamente em caps passivos. Os caps que eu uso tem esse sistema, são o AHB 11 S, signature do Gus G., eu acho eles muito bons, tu tem uma fidelidade de timbre passiva com um ganho muito maior e uma limpeza de ruidos muto boa tbm.

gab556
Então, os captadores dessa schecter são considerados muito bons sim, entre os ativos, o 81 é um dos captadores mais clássicos que existem. Agora eu preferiria uma combinação 81/60, como era a do James, do Metallica (na verdade eu colocaria SD Blackouts...). Quanto a Jackson ela sofre do problema clássico das FR licensed. Se você não abusar dela, ela aguenta bem, mas é aconselhavel colocar 5 molas na ponte (elas normalmente vem so com 3) e tarraxas com trava. A combinação de captadores dela é uma das mais versateis que você consegue encontrar, eu acho bacana.
A Ibanez eu tbm acho que é cara demais...

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


gab556

Cara, esqueçe o que eu falei sobre a Jackson ser melhor pra você. Tive olhando umas fotos em uma dessas anunciada no Ebay e o braço é construído em duas peças coladas sendo uma que vem do headstock até mais ou menos a 3ª casa e a outra parte da 3ª casa até o tróculo, assim como nas Epiphones Les Paul Standard. Fazem isso para aproveitar madeira, pois o headstock dessa jackson é angulado igual os das Gibson e para fazer em uma peça só o blank (ou prancha) precisa ter uma altura maior (cerca de 5 a 6 cm). Então pegam duas pranchas de altura menor (digamos 2,5 cm) e emendam na região do headstock. Outro ponto que não gostei muito: braço parafusado com apenas 3 parafusos (na Schecter o braço é colado. Ponto pra Schecter)

Veja no link: Jackson DK2MQ

Enfim. Aconselho pegar a Schecter mesmo. Se você não quiser exatamente essa captação, troque por outra de sua preferência, pois a guitarra é boa. Seguem fotos no link:

Schecter Hellraiser C1-FR

SkyHawk
Membro
# mai/13
· votar


Eu recomendo uma Squier Deluxe (captadores alnico), tem gente que olha headstock eu prefiro meus ouvidos e minhas mãos. Essa guitarra coloca uma fender mexicana (captadores cerâmicos, eca...) no bolso. A squier nas linhas bullet e affinity são muito ruins, já as Classic Vibe, Vintage Modified e a Deluxe em especial estão bem acima da média.
Eu comprei uma deluxe recentemente e testei diversas fenders mexicanas e essa squier, em termos estritamente sonoro a squier deluxe é superior sem a menor sombra de dúvida.

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


lukas.moreira

rcorts
O Paul Gilbert e o Satriani mudaram de madeira, estão usando Mogno e Alder, respectivamente


O Paul Gilbert eu já sabia. O Satriani ainda não. Mas se não me engano agora que a Fender está fazendo a signature do EVH essa guitarra passou a ser feita de Alder também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda