Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
jxk3
Veterano
# out/09
· votar


eu tanbem keroo como faço para entrar sou novo no cifra club:)

Glaubers
Veterano
# out/09
· votar


Bom pessoal.. enquanto o espetinho não nos manda a apostila, gostaria de saber se ficaria mto ruim uma sg com corpo e braço de cedro e escala de jacarandá indiano... digo isso pq acho que o cedro é uma madeira que vai dar um som mto agudo.. estou mto errado? Não seria melhor fazer um braço de mogno?

(pretendo comprar as madeiras na Ronay, só que pra corpo eles tem apenas cedro e mogno disponivel.. mogno seria o ideal pro corpo, se não fosse a primeira vez que eu fosse fazer uma guitarra e se ele não custasse 115,00.. rss)

Que vcs acham que ficaria a guitarra? mais incorpado.. mais agudo... ??

Valter Bergamo
Veterano
# out/09
· votar


Glaubers

Opte entao por um corpo de mogno e tampo em cedro, com braço em mogno.

Anderson Grant
Veterano
# out/09
· votar


Glaubers

vc já procurou mogno na sua cidade?? Mas se o dinheiro estiver curto acho que rola cedro com braço de mogno. Vai ser diferente de corpo de mogno, não pior, apenas diferente, acho que vale a pena tentar e ver o resultado.

Glaubers
Veterano
# out/09
· votar


Acho que vou fazer corpo de cedro mesmo, mas se eu fosse fazer um corpo de mogno, fazia mta diferença no som colocar tampo de cedro?

Anderson Grant
Veterano
# out/09
· votar


Glaubers
Acho que vou fazer corpo de cedro mesmo, mas se eu fosse fazer um corpo de mogno, fazia mta diferença no som colocar tampo de cedro?

vai equilibrar mais os graves, mas cara, se preocupe em fazer as coisas e ver o resultado, é o mais importante.

Glaubers
Veterano
# out/09
· votar


Anderson Grant
se preocupe em fazer as coisas e ver o resultado, é o mais importante

É.. isso é o mais importante mesmo. Mas valew da dica!

rrroberto
Veterano
# out/09
· votar


Acho que minha proxima guitarra vai ser uma Tele mesmo. Ia fazer uma flying mas as medidas do blank da Ronay nao sao suficientes!

Alguem conhece outro fornecedor de madeiras?

Anderson Grant
Veterano
# out/09
· votar


rrroberto

já procurou na sua cidade?? vc pode comprar duas peças e colar.

Glaubers
Veterano
# out/09
· votar


Anderson Grant
Já, mas não consegui nenhuma madeira que eu possa aproveitar.. O que achei não sei ainda se dá pra fazer um instrumento. Estou esperando a apostila pra ver se encontro alguma referencia sobre as madeira que tenho disponivel aki na minha city..

Mas não achei nenhuma madeira 'conhecida' aqui...

Avner Bertolin
Veterano
# out/09
· votar


quais seriam elas?

lucas_penha
Veterano
# out/09
· votar


Eu também to esperando a apaostila pra poder sair atras de madeiras, ainda não tenho ideia do que usar

rrroberto
Veterano
# out/09
· votar


Anderson Grant
entao cara, aqui em sp capital tem varias madeireiras na rua do gasometro. Fui lá, mas a maioria trabalha com produtos especificos, tipo, janelas, portas, coisa pra construção. Madeira bruta mesmo, tipo pranchado, é bem difícil de achar. Eu achei uma madeireira que tinha marupa em prancha, comprei uma peça pra fazer um lap steel futuramente. Deixei aqui em casa e a madeira rachou... Não quero correr esse tipo de risco numa guitarra (já pensou?), por isso queria comprar numa loja como a Ronay.

vc vai pintar sua tele de que cor? eu queria deixar a minha natural, será que com o cedro dá pra ficar aquela tonalidade tipo assim:

http://mob4.photobucket.com/albums/y103/faul/Fender_Telecaster_229020_ 01.jpg?t=1242576455

sem os veios claro

Anderson Grant
Veterano
# out/09
· votar


rrroberto
comprei uma peça pra fazer um lap steel futuramente. Deixei aqui em casa e a madeira rachou...

por isso é importante escolher bem a peça, não pode comprar qualquer uma, mas esse escolha certa só vem com a experiência, guarde essa madeira pra vc saber qual estado não comprar entende?? isso aconteceu comigo com uma madeira que comprei chamada timborana, rachou toda mas é muito bonita, a coloração dela é meio amarelada, parecida com essa tele da foto, mas com certeza na ronay o risco é menor, tanto que comprei lá mas quero continuar fazendo experiências com madeira aqui da cidade,

vc vai pintar sua tele de que cor? eu queria deixar a minha natural, será que com o cedro dá pra ficar aquela tonalidade tipo assim:

é exatamente esse modelo que eu quero reproduzir, tem que usar algum tipo de tingidor para madeira, esse final de semana vou justamente fazer testes nesse sentindo com os pedaços de cedro do corte do corpo. Vou tentar achar tingidor dessa cor e um cor de imbuia que já vi em uma loja, depois mostro aqui o resultado.

Madeira bruta mesmo, tipo pranchado, é bem difícil de achar

procure mais que você acha, na minha cidade (Natal/RN) que não tem quase nada, é quase um interior, eu achei muita madeira bruta, em sampa com certeza tem. uma dica é procurar madeireiras em lista telefônica e ligar perguntando.

Glaubers
Veterano
# out/09 · Editado por: Glaubers
· votar


Anderson Grant
Ja liguei em todas aqui da região e nada.. meu medo maior é qnto à madeira não estar bem seca, coisa que as madeireiras em geral não ligam (acho). No meu blog (http://lokoluthier.blogspot.com/]) tem a foto duma SG que eu tentei fazer em jacarandá (não tinha nenhum conhecimento sobre madeiras) e ela ja está bem rachada. Não está nem um pouco 'seca'.

Isso que é pior.. talvez eu até ache alguma madeira por aki.. mas é muito pouco provável que ela esteja nas condições necessárias pra construir algum instrumento. Por isso pretendo comprar madeiras na Ronay mesmo, já que é uma 'loja' especializada em madeiras pra luthiers.

henry afram
Veterano
# out/09
· votar


Espetinho

espetinho, estou pensando em fazer um baixo
que madeira vc aconselha eu usar, corpo, braço, escala
afinal o baixo tem que ter uma tonalidade mais grave nao éh?

Anderson Grant
Veterano
# out/09
· votar


Glaubers
Ja liguei em todas aqui da região e nada.. meu medo maior é qnto à madeira não estar bem seca, coisa que as madeireiras em geral não ligam

escolher a madeira certa é uma das partes mais difícil da luthieria, é um verdadeiro garimpo. o negócio é não desistir. Outro macete bom é fazer amizade com um funcionário de alguma madeireira, dá um troco a ele, deixa teu telefone pra ele ligar se aparecer alguma coisa boa, as vezes tem um pedaço de madeira bom debaixo de uma tonelada de outras, ai ele vendendo pode achar bons pedaços escondidos. Encontrei uma madeireira aqui na cidade que tem um bom Cedro, um funcionário me falou que ele está lá na loja a mais de 3 anos, ainda tem um estoque razoável dessa madeira lá, daqui uns dias vou voltar lá pra pegar outras peças. Comprei lá tb freijó pra eu fazer um corpo, boa peça tb, não rachou e faz tempo que tá lá em casa. O segredo é esse cara, mas compre madeira na ronay mesmo, eu fiz isso, mas já tenho madeira para outro projeto aqui que consegui na minha cidade.

rrroberto
Veterano
# out/09
· votar


escolher a madeira certa é uma das partes mais difícil da luthieria

A parte mais dificl é fazer o nut de osso! tava fazendo hj hehe

Vou começar a garimpar por aqui... Mas a proxima acho q compro na Ronay msm

e acho q até dá pra aproveitar o marupá, a rachadura é pequena, e o lap steel vai ser um bom treino

Avner Bertolin
Veterano
# out/09
· votar


com as ferramentas certas o nut é relax,parece.
Já postei algum tempo atrás o link de uma madeireira que vende madeiras com secagem em estufas e armazenamento a 12% de umidade ,passei para o professor tb , provavelmente junto ao material ele vai mandar o resultado da pesquisa q foi feita.

Pq não fazem um messenger groups.

Obs: já mandei convite do bagulho dos premios para quem me passou o email.

To com um duncan screamin demon , acho q vo coloca pra negocio , se tiverem alguma ideia podem mandar msg pra mim. :)

Glaubers
Veterano
# out/09
· votar


Avner Bertolin
Pq não fazem um messenger groups.

Como funciona? Nunca ouvi falar.. rss

Anderson Grant
Veterano
# out/09
· votar


rrroberto
A parte mais dificl é fazer o nut de osso

rapaz, tou com uma canela de um boi aqui esperando eu me aventurar. =)

Valter Bergamo
Veterano
# out/09
· votar


henry afram

Na verdade quem vai gerra a ton grave sao as cordas, claro q a madeira vai influenciar na sustentação.

Mas pode utilizar madeiras de medio grave e medio agudo tb.

Glaubers
Veterano
# out/09
· votar


Anderson Grant
Como funciona esse tréco di fazer o nut di osso? Ja sabia que era di osso, mas pode ser qualquer um? tipo.. tem algum animal especifico ou se eu encontrar uma 'ossada' aí no pasto eu posso pegar uma? rss

Avner Bertolin
Veterano
# out/09
· votar


os groups do messenger são tipo uma sala de bate papo , onde podemos nos falar sem precisar adicionar ninguem no proprio msn.

rrroberto
Veterano
# out/09
· votar


Anderson Grant
pega uma lima e começa a dar formato no osso, pra vc sentir o drama

Glaubers
cara, acho q serve osso de qq animal, mas o de boi é mais facil de achar, vai em qq açougue e pede.

todos
pessoal, pq naum criamos um forum de luthieria? poderia ter varias seçoes, tipo "projetos", "materiais (madeira, caps, etc)", "links uteis", "metodos de construçao', "ferramentas", etc. A informaçao ficaria mais organizada. Aqui fica tudo em um tópico só, se tiver uma info q vc queira vc tem q ler todas as 70 paginas..

Glaubers
Veterano
# out/09
· votar


rrroberto
Acho uma boa idéia, mas teria q ter um cara responsável pra cuidar do fórum, e sem mta gente ter acesso restrito, só pra garantir... mas acho que ainda sim deveríamos continuar usando este fórum pra qualquer tipo de dúvidas...

Avner Bertolin
Veterano
# out/09
· votar


isso é algo bem desnecessário , já existe o luthierbrasil exatamente pra isso.

Glaubers
Veterano
# out/09
· votar


Avner Bertolin
É.. tem isso tb...

Anderson Grant
Veterano
# out/09
· votar


Glaubers
Como funciona esse tréco di fazer o nut di osso? Ja sabia que era di osso, mas pode ser qualquer um? tipo.. tem algum animal especifico ou se eu encontrar uma 'ossada' aí no pasto eu posso pegar uma? rss

osso de boi, vai em um açougue e compra, mas vc vai ter que ferver ele pra limpar, ou comprar em um petshop, um sem saber não aqueles defumados.

rrroberto
Veterano
# out/09
· votar


Avner Bertolin
naum conhecia esse forum

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se