Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# set/09
· votar

lucas_penha

O modelo vc pode escolher qualquer um..porem caso faça uma replica exata, tera esses porens de braços colados e angulação..

Sempre recomendo um braço parafusado, porem nada impede..
OK

Anderson Grant
Veterano
# set/09
· votar

lucas_penha
Anderson Grant
Parabéns cara, o braço ficou muito bom

valew man.

Glaubers
Veterano
# set/09
· votar

Anderson Grant
Cara, seu braço ficou mto legal, parabéns.

gabi.vet
Veterano
# set/09
· votar

Anderson Grant

Parabéns! Muito Bom. Belo Molde, belo braço!

rrroberto
Veterano
# set/09
· votar

Alguém comprou madeira na Ronay?? Eu tava olhando o site deles, e eles classificam algumas peças como A, B, ou Premium. Algúem sabe exatamente qual a diferença entre elas, além do preço? E se a loja no geral é confiável? Pois eu mandei um email com essas dúvidas e não me responderam

Espetinho
Se eu mandar imprimir o arquivo DWG da planta em uma papelaria/gráfica, sai na escala normal?

To pensando em fazer uma flying sem angulação corpo/braço, e com ponte synchronized de strato. Tem q fazer alguma modificação na planta?

Glaubers
Veterano
# set/09
· votar

Espetinho
Nessa apostila que você está preparando, terá alguma instrução de como fazer o braço com angulação?

rrroberto
Também fiz algumas perguntas como essa pra eles e eles também não me responderam ainda.

O que seria essa ponte synchronized?

rrroberto
Veterano
# set/09
· votar

Glaubers
Ponte normal de Strato, a com 6 parafusos. A que tem 2 pinos, ao inves de 6 parafusos, é a American Standard.

Avner Bertolin
Veterano
# set/09
· votar

rrroberto
B= baixa qualidade , vai ter manchas , talvez tenha sido atacado por algum fungo , coisas assim, Cortes podem não ter sido tao precisos.
A= madeira com boa qualidade.
premium= madeira com boa qualidade e com ótima aparencia visual.

por exemplo ebanno premium, vai ser um ébano praticamente preto.
não vou compra com eles pq sai muito caro com o frete e não vale a pena gastar uma madeira de alto nivel para um instrumento q inevitavelmente vc irá cometer erros, provavelmente coisa pequena..

Qual o tamanho da madeira para o braço fica legal e pra escala ? modelo gibson 24.75'.

Glaubers
Veterano
# set/09
· votar

rrroberto
Valew, acho que entendí.

Avner Bertolin
Valew, agora sei pq as B são mais baratas... rss

Glaubers
Veterano
# set/09 · Editado por: Glaubers
· votar

Ahh.. ainda falando sobre a Ronay, o que significa os T1 e T2 que a gente encontra na descrição?

Ex.:
EBONY FINGERBOARD 500X65X9mm WST T1
EBONY FINGERBOARD 500X65X9mm WST T2

EBONY FINGERBOARD 470X71X9mm CL T1
EBONY FINGERBOARD 470X71X9mm CL T2

Avner Bertolin
Veterano
# set/09
· votar

acabei de ligar pra lá , t1 é qualidade de 1° t2 é segunda linha.
tb o que muda é corte , coloração e manchas.

mais adiante quadno estiver capacitado pretendo comprar essas madeiras :figures maple, walnut... e mogno , é claro :)
como estão indo os projetos?

toty
Veterano
# set/09
· votar

Avner Bertolin
como estão indo os projetos?
si a pergunta foi pra todos...

provavelmente essa semana eu deixe a escala no jeito para colar no braço ( ja estou com os trastes comprados), que tbm já esta quase pronto (devo comprar as tarraxas essa semana)...
http://cabeludodorock.blogspot.com/

Glaubers
Veterano
· votar

Avner Bertolin
Bom, eu estou esperando o Espetinho nos enviar todo o material. Aí decidirei melhor oque fazer. Ainda estou em dúvida entre a SG e um baixo... :S

Preciso arranjar um MDF p/ molde e a partir daí é só comprar a madeira, as ferragens e começar a construção. Até porque ja tenho as máquinas mais necessárias: tico-tico e tupia (que comprei hj). O único problema é que as ferragens para a guitarra ficariam bem mais caras do que as do baixo.. mas estou querendo mais é fazer a SG mesmo... alguém mais aí está afim de fazer uma SG?

Contem os seus projetos!!! rss

toty
Veterano
# set/09
· votar

Glaubers
alguém mais aí está afim de fazer uma SG?
Eu gostaria de fazer uma SG double neck, hahaha
será que eu consigo?
mas com certeza eu vou tentar...

Anderson Grant
Veterano
# set/09
· votar

Glaubers
gabi.vet

obrigado.

Anderson Grant
Veterano
# set/09
· votar

rrroberto
Alguém comprou madeira na Ronay??

comprei Cedro, maple e ebano, a loja é confiável.

Avner Bertolin
Veterano
# set/09
· votar

corpo iceman cerejeira 3,5cm +1,6 louro feijó ou cerejeira 3.8+2 louro feijó , no caso de ter a curvatura.
braço: provavelmente pau marfim , mas não to achadno lugar aq q vende pedaço pequeno com headstock gibson firebird.
escala: jacarandá imperial , ou roxinho , ou itaúba , ou ipê escuro padrão gibson.

captadores: 3 single coil fender standard da strato.
ponte : tune'o matic dourada
chave de 5 posições
controles de volume e tom dourados.
tarrachas sperzel 6 em linha , dourados (ou dourados com preto)com trava.
escudo personalizado em aluminio ou acrilico.

pintura do corpo: blood burst vermelho que vai para um bordô sangue nas bordas (isso se eu descobrir como faz esse tipo de bordô)
headstock:preto.

A idéia é valorizar médios, agora se vai sair assim , não sei.

Glaubers
Veterano
· votar

Alguém sabe como posso dar esse efeito na pintura da madeira? Sei que tem a ver com o verniz, mas ele não me parece estar puro. Tem uma coloração avermelhada... os veios ficam escuros.. alguém sabe como posso deixar a madeira desse jeito?

SG

Anderson Grant
Veterano
# set/09
· votar

Glaubers
Alguém sabe como posso dar esse efeito na pintura da madeira? Sei que tem a ver com o verniz, mas ele não me parece estar puro. Tem uma coloração avermelhada... os veios ficam escuros.. alguém sabe como posso deixar a madeira desse jeito?

Valter já falou sobre isso aqui, tem que usar tingidor para madeira.

lucas_penha
Veterano
# set/09
· votar

toty
Eu gostaria de fazer uma SG double neck
Eu também gostaria de fazer um dessa ai, e pode ter certeza que eu irei tentar um dia

Avner Bertolin
Veterano
# set/09
· votar

eu tenho uma duvida , pq a ponte tune o matic não é paralela ao nut , ela tem uma certa inclinação , pequena , mas tem.

rrroberto
Veterano
# set/09
· votar

Avner Bertolin
Acho q até tem uma explicação em uma das aulas. É pelo mesmo motivo q os carrinhos da Strato são ajustados inclinados. Para corrigir a afinaçã das oitavas vc precisa aumentar o comprimento da escala para fazer uma compensação. Nas cordas mais graves vc precisa aumentar mais, por isso a inclinação

me corrijam se estiver errado

Valter Bergamo
Veterano
# set/09
· votar

Avner Bertolin

Nao so esta ponte mas todas tem, nas outras a regulagem é feita nos carrinhos, isso é devido a sobre tensão.

Valter Bergamo
Veterano
# set/09
· votar

rrroberto

Correto

Valter Bergamo
Veterano
# set/09
· votar

rrroberto

Espetinho
Se eu mandar imprimir o arquivo DWG da planta em uma papelaria/gráfica, sai na escala normal?

To pensando em fazer uma flying sem angulação corpo/braço, e com ponte synchronized de strato. Tem q fazer alguma modificação na planta?

Tem que verificar a planta depois de impressa, pode haver alguma margem de erro. Mas a tendencia é sair nas medidas que estão no projeto.

Quanto ao tipo de ponte e modelo, deve apenas verificar as medidas da escala.

lucas_penha
Veterano
# set/09
· votar

Espetinho
Valter pra eu fazer uma guitarra sem angulação eu posso fazer um buraco no lugar da ponte pra que as cordas fiquem paralelas à escala correto? porque a angulação é feita para que as cordas fiquem paralelas, é isso mesmo ou eu estou errado?

gabi.vet
Veterano
# out/09
· votar

Espetinho

E quanto as plantas em pdf? Sai na escala normal?

Valter Bergamo
Veterano
# out/09
· votar

Glaubers
lucas_penha

Veremos sim como e o porque da angulação.

gabi.vet

As plantas devem sim, desde q impressas em ploters.
POrem é bom conferir as medidas..mas se nao se preocupem pois alguns mm nao farão diferença..pois a escala, q é a parte mais importante, utilizamos calculos que serão transferidos a madeira, nao utilizamos plantas nao aferidas para isso.

OK

Ate+

Glaubers
Veterano
# out/09
· votar

Espetinho
Tem previsão de qnd nos mandará o material?

lucas_in
Veterano
# out/09
· votar

Cara, parabéns pela iniciativa de postar algo que muitos luthiers guardam a 7 chaves, continue assim.. abraço