Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Glaubers
Veterano
# set/09
· votar

Avner Bertolin

Manda pra eu plis..

glaubemandc@gmail.com

PedroA
Veterano
# set/09
· votar

Espetinho

Espetinho
=== AULAS SUSPENSAS POR HOJE E SEMPRE =====

É com grande tristeza que leio esse título...

Putz cara, posso dizer a mesma coisa!!!
Estava acampado com o EB aki no campo de Gerecinó e quando cheguei em casa hoje vejo esta noticia, você tem suas razões e infelizmente elas são verdadeiras, Mas mesmo assim não pretendo desistir!!!
Agradeço toda as orientações e aulas ministradas ate hoje, lembro também que você foi o primeiro cara que teve essa iniciativa!
Irei aguardar o material, e dia 1° entrarei em contato sobre a compra daquelas peças q lhe havia entrado em contato.
Grato por tudo...

thiagome
toty
Jânio F. Lira
Avner Bertolin
Glaubers
Felipesantana12

Msm estando + atrasado que vcs espero q vcs continuem e eu tb para que possamos contar uns com os outros!!
FLw

Willie Adler
Veterano
# set/09
· votar

Avner Bertolin

Manda pra eu plis..

glaubemandc@gmail.com
(2)

megadave.x@gmail.com

toty

Se vc tiver as plantas da explorer, manda pra mim tbm

Glaubers
Veterano
# set/09 · Editado por: Glaubers
· votar

Willie Adler

Ta aí uma planta que pode te ajudar...

http://www.4shared.com/file/10086933/35beaf00/explorer165_neckthrough. html

lucas_penha
Veterano
# set/09
· votar

Glaubers
Mas essa planta não tem as medidas tem?

Avner Bertolin
Veterano
# set/09 · Editado por: Avner Bertolin
· votar

lucas , usa o programa dwg true viewer , vai em "view">pan>point

dae vc clica em um lugar , traça uma reta e aparecerá a medida.flw

http://img268.imageshack.us/img268/2374/2009092439656.jpg
http://img268.imageshack.us/img268/4650/2009092439647.jpg
http://img268.imageshack.us/img268/9530/2009092439643.jpg

gostaria de uma opiniao devcs , se faço o corte da parte esquerda do corpo na parte maior ou na menor e o pq , vlw

toty
Veterano
# set/09
· votar

Avner Bertolin
Muito legal essa guitarra...
mas desculpe tive dificuldade pra entender sua pergunta...

Avner Bertolin
Veterano
# set/09 · Editado por: Avner Bertolin
· votar

assim , na parte que seria a "bunda da guitarra existem dois tracejados para corte, não sei se me entendeu.

dae eu to em duvida pq seguinte ela terá 3,5cm de cerejeira +2,0cm de freijó abaulado(barriguinha de gibson).

fazer isso pra que ela não fique tão reta e reduza o risco de tendinite :)

outra coisa:
preços de madeiras em santa catarina.
cumaru 3360
,garapeira 2660,ipe 3920,tauari 2170,cedro rosa 3080,caixeta 1960,roxinho 2200,marfim 2800,cervereija 2800

já são plainadas , são secas em estufa e conservadas em umidade de 12%

toty
Veterano
# set/09
· votar

Avner Bertolin
Minha opnião, se for pra cortar, eu cortaria pelo risca de"fora" entendeu:
1- ficaria mais encorpada, estéticamente mais bonita
2- Pra vc fazer o abaulamento não interfere em nada...

toty
Veterano
# set/09
· votar

Avner Bertolin
Eu usei cedro rosa na minha...
mas no proximo projeto, vou utilizar o *Marupá (*caixeta)...

Valter Bergamo
Veterano
# set/09
· votar

lucas_penha
lucas_penha

Estarei sim..

WhillSCF

Isso mesmo, estarei acmopanhando cada um, e estou quase terminando de juntar todo o material para divulgar pra vcs...

Glaubers
rrroberto

Quanto aos pots, qdo vc deixa qualquer um dos dois no volume maximo (ou seja resistencia 0), o pot nao interferem em nada na captação.

A utilização de um tipo ou de outro, esta na sensibilidade que o musico quer durante o nivelamento do volume.

Por ex. se vc tem um cap com ganho alto, e usar um pot de 250K, qdo baixar o volume, nao tera tanto decaimento como queria, e ha casos em que vc abaixa o vulme e mesmo assim ha sinal no captador.

Entao é adequado que seja visto o ganho do captador, ou seja qual a saida em mili Volts de cada um.

Essa informação podem encontrar em sites de fabricantes,

Um cap Humbucker de alto ganho esta na casa de 300mv de saida, e resistencia de 18K Ohms.

Uma informação mais fácil é a resistencia, dada em Omh, podem considerar na maioria das vezes, um cap com menor resistencia, tera menos indutancia, gerando menor tensão.

OK

Ate+

Viniguitarsg
Veterano
# set/09
· votar

Espetinho
faço das palavras dos meus colegas as minhas e obrigado por nos ajudar
Todo o pessoal
Na minha opinião agora o tópico vai fik mais parado, então uma outra maneira de manter-mos contato é através do orkut.
o meu ta aí, quem quiser pode me add abraço a todos
Flw
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=425687340277646680

lucas_penha
Veterano
# set/09
· votar

Viniguitarsg
Na minha opinião agora o tópico vai fik mais parado

E acho é que agora que o topico ta agitado, o pessoal sentiu a saida do Valter, então entramos em acordo de que todos vão terminar ou começar um projeto e faze-lo até o final, um dando dicas para os outros

-----

Mas de qualquer forma esta ai quem quiser fique a vontade:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16750542768012671540&rl=t

Glaubers
Veterano
# set/09
· votar

lucas_penha
Verdade. Também pensava qui agora ia acabar o tópico... mas agora é que estamos nos ajuntanu mais.. rss

WhillSCF
Veterano
# set/09
· votar

Todos

alguem ja viu:
http://rapidshare.com/files/131501184/Tabla_para_el_c_lculo_de_medidas _de_los_trastes.xls
achei mt ultil pra gente.. mas é em espanhol(ou algo parecido), alguem ai saca de espanhol??

lucas_penha
Veterano
# set/09
· votar

WhillSCF

Mesmo em espanhol me pareceu muito simples, não importa se você usa milimetros ou polegadas, o resoltado vai ser sempre proporcional, e é facil identificar onde colocar o tamanho da escala e no resultado ainda sai a distancia a partir da ponte e a partir do traste zero, eu gostei.

Tenho um aqui que calcula a largura do final do fretboard a partir do tamanho da escala, depois eu procuro e posto aqui

WhillSCF
Veterano
# set/09
· votar

lucas_penha e Todos

é dei uma olhada dpois parece bem facil de entender
mas será q essa medida é precisa?? comparei c/ esse pragrama,
(http://www.4shared.com/file/63082948/5962649c/Programa_Calcular_Frets _winfret.html)
q tem naqueles arquivos do 4share e achei uma certa diferença.

Valter Bergamo
Veterano
# set/09
· votar

Viniguitarsg

Acredito que nao seja motivo..pelo contrário..deverão ter mais contato ainda, alem de que eu estarei no forum sempre, pra orientações,

Mas toda forma de contato é bem vinda...
Estarei fazendo um perfil da loja no orkut..

Valter Bergamo
Veterano
# set/09
· votar

WhillSCF

Tem uma planilha que podem pegar com o pessoal da priemeira turma..
Tem os calculos e uma imagem onde podem ter a noção do que precisam saber para o calculo.

rrroberto
Veterano
# set/09 · Editado por: rrroberto
· votar

Espetinho
Valeu pela explicação

Anderson Grant
Realmente, a durabilidade da Dremel deve ser melhor. Mas estou considerando comprar essa mesmo, pq a grana tá meio curta e ainda preciso comprar uma tupia, um suporte vertical pra furadeira... Mas preciso da retifica msm. To tentando acertar as cavidades da parte elétrica na mão e está quase impossível, com uma retifica faço em 30s.

blog atualizado
http://guitarraartesanal.blogspot.com/

Espetinho
Valter, eu li num texto que eu tenho aqui, sobre secagem de madeiras (não sei nem se baixei do seu curso ou de outro lugar, pois joguei várias coisas na mesma pasta), que diz que a madeira vai perdendo umidade até atingir um equilibrio com o ambiente, e que, a partir desse ponto, ela não seca mais. E tb fala que esse equilibrio é atingido bem rápido, em questão de semanas. Depois de ler esse artigo, eu fiquei em dúvida: existe uma vantagem real em deixar madeiras secarem por anos e anos?

Anderson Grant
Veterano
# set/09
· votar

rrroberto
Realmente, a durabilidade da Dremel deve ser melhor. Mas estou considerando comprar essa mesmo, pq a grana tá meio curta e ainda preciso comprar uma tupia, um suporte vertical pra furadeira... Mas preciso da retifica msm. To tentando acertar as cavidades da parte elétrica na mão e está quase impossível, com uma retifica faço em 30s.

então compra logo um tupia, acho que a prioridade é maior e dá pra fazer as cavidades tranquilo.

Valter Bergamo
Veterano
# set/09
· votar

rrroberto

A amdeira demora alguns anos para entrar em equilibrio..
Qto mais seca melhor a propagação do som..
Porem nao pode ter uma madeira esturricada (0% de humidade) senao qdo entra em contato com o ambiente ela racharia..

O ideal é controlar ela com 10 a 12% de humidade do ar.
E temp de 25 a 27º

Dai ela estará com um bom equilibrio.

Valter Bergamo
Veterano
# set/09
· votar

rrroberto
Anderson Grant

Exatamente, o investiemnto nesse aparelho nao seria tão util.
Uma tupia se adequa a esses e demais serviços.

Uma retifica para utilizaçaõ de acabamentos tem q ser uma com base de tupia e que tenha resistencia pra acabamentos..
Dificilmente alguma ganha da dremel.

Valter Bergamo
Veterano
# set/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar

rrroberto

Que tipo de pintura e materiais pretende usar?

Caso queira envernizar a madeira deixando o acabamento transparente ou translucido.... recoemnto a utilização de Fundo PU transparente ou aplicação de verniz maritmo fosco sem filtro solar.

Antes de aplicar o verniz, senao serão várias demaos de verniz, o que acaba com a sonoridade do instrumento. Pois nao sao necessários mais que 5 a 6 demaos finas.

Avner Bertolin
Veterano
# set/09
· votar

fico muito bonito o marupa envernizado , pela foto parece perolado =)

Anderson Grant
Veterano
# set/09
· votar

Avner Bertolin
fico muito bonito o marupa envernizado , pela foto parece perolado =)
ficou bonito mesmo, todo marupá sai com esses desenhos???

Glaubers
Veterano
# set/09
· votar

Galera, vou comprar madeira pra fazer um baixo 4 cordas. Pretendo comprar na Ronay, que é uma madeireira especializada pra luthiers. Mas que dimensão o braço e a escala deve ter? Pq lá no site tem vários tamanhos.

Dá pra fazer uma escala p/ baixo 4 cordas com as dimensões 470X71X9mm?

rrroberto
Veterano
# set/09
· votar

Avner Bertolin
é que na foto a madeira ainda está com a seladora úmida, por isso dá todo esse brilho. Mas depois q lixa nao ressalta tanto o desenho.

Anderson Grant
Não, a maior parte das peças é "lisa". Mas assim como existe maple figurado tem marupá figurado tb.

Glaubers
Tb to pensando em comprar na Ronay para a minha Flying V.

Espetinho
Será q essa tupia é uma boa? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-103051705-tupia-de-coluna-profi ssional-1200w-9000-30000min-_JM

rrroberto
Veterano
# set/09
· votar

Espetinho
Tava pensando em deixar sem verniz, como te falei. Se eu usar o primer e depois uma camada leve de tinta (no caso, amarela), vai ressaltar o desenho da madeira?

Avner Bertolin
Veterano
# set/09
· votar

nao sei , mas acho q verniz já deixaria com ese efeito "umido" , mas depende da qualidade do verniz e tal.
Amarelo eu não curto , mas sei lá...