Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Anderson Grant
Veterano
# ago/09
· votar


Avner Bertolin
olha , acredito que se vc usar 2 grampos de mesa , acho que chamam de sargento, um em cada ponta da escala ela fica firme

o problema não é esse, eu fixei realmente com grampos como você citou, o problema é manter o corte no mesmo lugar sem a serra escorregar.

Espetinho

ok então, vou esperar a próxima aula.

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


toty

Isso ai..parabens...poste fotos dela tb..
Ate+

Jânio F. Lira
Veterano
# ago/09
· votar


Saudações

Valter

me desculpe por alguma coisa..

Não há porque se desculpar.

Perguntei sobre os grampos porque nos vídeos que já assisti bem como nos sites a maioria dos profissionais usavam aquele que parece um "A" e fiquei me perguntando se ele não seria melhor/mais apropriado que o tipo "C". Peço que me desculpe minha falta de conhecimento mas até aquele 3" eu não sabia ao certo o que era mas agora já entendi e peço que me corrija se eu estiver errado, corresponde a +/- 7,5 cm, correto? Se for isso então acredito que essa medida seja suficiente para a colagem de corpo + top, braço + escala, etc.

Em relação as prensas eu já providenciei o material para fazê-las.

No entanto, não fui claro em minha pergunta sobre a madeira.
Eu consegui um pedaço com a medida aproximada de:

1m x 25cm x 7,5 cm (cedro). Minha dúvida é a seguinte:

1º) uma Les paul possui o corpo mais o top. Mas isso tem que ser sempre assim? Com essa peça, eu posso dividi-la ao meio e ficarei com duas peças de 50cm x 25cm x 7,5cm. Colando-as eu teria 50cm x 50cm 7,5cm. Só que está "gorda" para uma LP. Então pensei que posso mandar plaina-la para a medida da LP 6,1cm e então depois colar as duas peças, ficando assim 50cm x 50cm x 6,1cm. Mas aí surgem algumas questões: devo já deixa-la com 6,1 ou uma medida maior para "gastar" no lixamento? Penso que devo deixar maior, mas quanto? Com o corpo "inteiriço" como fazer as cavidades para a parte elétrica, principalmente a ligação dos fios da chave e dos captadores?

2º) Também pensei que poderia aproveitar essa mesma madeira da seguinte forma: novamente dividindo-a ao meio eu teria duas peças de 50cm x 25cm x 7,5cm. Se dividi-la novamente desta vez na espessura eu ficaria com quatro peças de 50cm x 25cm x 3,75cm. Li em algum lugar que a espessura média das guitarras é de aproximadamente 3,5cm. Isso está correto? Se estiver eu teria madeira para o corpo de duas guitarras. E aí vem a questão: tenho o pensamento de fazer uma JEM e uma EBMM John Petrucci, mas os desenhos que possuo não informam a espessura delas, por isso perguntei se com aquela peça seria possível fazer isso.

Alguém sabe qual a espessura do corpo dessas duas guitas?
Desde já agradeço qualquer ajuda.

Avner Bertolin
Veterano
# ago/09
· votar


outra possibilidade seria 25cm+10cm (pelo que vi a lp tem 32,8cm) e deixava 15cm para o braço que tendo 7,5 de altura não precisaria de colagem cortes largos como esse de dividir a prançha em dois , pelo que eu via meu pai fazer , é só com serra de fita.

vc tentou fazer um risco com o estilete para acompanhamento? mas com certeza a dica do professor deve ser melhor.

Uma coisa que eu tava pensando , tem MUITAS madeiras que sao densas , tem caracteristicas semelhantes as usadas normalmente , mas ninguém nunca testou em instrumentos , será que não seria legal testarmos elas ?
to pensando em caixeta para corpo e catuabeira para braço , pelo que vi é uma madeira densa , de dificil empenamento , mas tem que estar seca pra trabalhar bem e é vermelha , o que ia ficar bonito :)

Demondas
Veterano
# ago/09
· votar


Olá, sou um novo usuario do forum do cifraclub e acabei achando realmente super interessante o topico e gostaria de saber se vagas ou futuras vagas estarão abertas para participar deste curso.

Demondas
Veterano
# ago/09
· votar


Caso Haja meu e-mail é raphael.schmidt1@gmail.com
vlw aguardo contato

ProdigyBoy
Veterano
# ago/09
· votar


Demondas

Envie um e-mail solicitando a inscrição =D

Curso_luthieria@yahoo.com.br


Mande seu nome e nick, e solicite a inscrição...

daí é só aguardar =D

abraços

ProdigyBoy
Veterano
# ago/09
· votar


TODOS

Eae moçada, Animada pro curso?

tenho a curiosidade de saber o que cada um deseja fazendo o curso, se assim permitido pelo nosso querido mestre Valter Bergamo ou "Espetinho" já que se encaixa no tema prestado no curso...

Gostaria de saber o Objetivo e o motivo de vocês fazendo o curso...

exemplos:
"Minha mãe quer uma guitarra"


xD

Avner Bertolin
Veterano
# ago/09
· votar


opa!! a algumas semanas comecei a pesquisar sobre construção de instrumentos pra fazer uma guita para o meu irmão e depois um baixo semi-acustico de mogno pra mim, estilo snake, sacas .
Como tenho todas as ferramentes de marcinaria necessarias e mais algumas q nem seriam , tipo serra de arco com apoio para medidas angulares , serra eletrica com a mesma função.

Passei uma semana procurando a tupia e descobri q ela esta desmontada , mas ae descobri q tem outra de mão, dae tudo bem fui pesquisando , até que achei esse tópico uma semana atrás e comecei a ter ideias tipo "e se eu tiver afinidade pra isso o que vem depois"

bom é isso :fazer instrumentos e ter um pouco de conhecimento de "porque".
agora to pensando se eras fazer o cap ou comprar pronto... já até achei uma forma de improvisar o enrolador de fios , mas não acho os fios awg 42 e 43 =/

ProdigyBoy
Veterano
# ago/09
· votar


Avner Bertolin

heheheh legal...

interessante, até o final do curso eu pretendo fazer uma stratocaster com caps "noiseless"... so que eu quero inventar moda...

braço interiço e headstock invertido xD

2 caps single e um humbucker

"HB - S - S" sendo o HB na Ponte...

Hambucker EMG ATIVO

e os Noiseless da Fender...

a ponte vai me dar peso, os do braço irão me dar um limpo muito bom, juntando o corpo em cedro e o braço inteiriço em mogno =D

abraços

ps: não é minha primeira guita, to falando pela fé pq arranjar grana pra isso, é monstro "minha guita sonhadaa" xDDD

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Jânio F. Lira

Janio.. os sarghentos ficam a sua disposição de ver qual se aplica melhor a voce...
A medida, voce deve ter lido..é so procurar mas é media de 4,5 cm..

Quanto as LP, tem em aula tb,.. que náo é necessário sempre um top colado..
Pode ser apenas do jeito que vc falou..dai as cavidades são feitas de forma um pouco diferente que uma que tem o top colado...

Para descobrir a espessura seira interessante voce ter a planta, porem acredito eu estar pouco tardes para mudanças de projeto..
Ja estamos na metade do curso...atenet a isso tambem.

Qdo a folta para deixar a peça, tambem comentei em aula, não é necessário mais do que alguns milimetros na espessura, aprox. 1mm em cada face.
OK

Ate+

Duvidas disponha...

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Avner Bertolin

Temos uma aula sobre isso..onde os alunos fazem um catalogo de especies encontradas em sua regiao, e analisamos com algumas tecnicas se determinada especie de madeira é utilizavel em alguma peça do instrumento..

Temos que aproveitar a riqueza do Brasil...nesta questão...
Ate+

Muito bem comentado..

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


ProdigyBoy

Sem problemas...podem comentar a vontade durante esta semana...e caso tenham alguma duvida sobre a aula.ou do curso podem opstar a vontade

Ate+

mac__coy
Veterano
# ago/09
· votar


oie

Jânio F. Lira
Veterano
# ago/09
· votar


Obrigado Valter

Eu não pretendo mudar de projeto não.
Estava pensando em adquirir uma outra peça além da que vou usar para a Les Paul para continuar treinando, só que com os modelos que citei. Já que está tão difícil encontrar a madeira, pretendia me prevenir. Mas vou dar ênfase apenas a LP.

Confesso que dei uma revisada por cima no conteúdo e me passou desapercebido o tópico referente ao Top e a sobra. Peço desculpas pela desatenção.

Em relação a essa maneira diferente de fazer as cavidades, você poderá passar algum material que explique como é o processo?
Se possível também, alguma coisa relacionada ao binding?


Mais uma vez Valter ,obrigado pela atenção.

Viniguitarsg
Veterano
# ago/09 · Editado por: Viniguitarsg
· votar


Jânio F. Lira
E aí blz??
então, eu to com o mesmo problema que vc, n consigo achar uma madeira q preste, mas logo espero achar.
Eu achei um vídeo q tira algumas dúvidas sobre os esquemas da LP, é meio curto, mas foi o único q achei.
flw
http://www.youtube.com/watch?v=VUTqG2JMYn8&feature=fvw

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Jânio F. Lira

Será materia apos a conclusão do braço..
Pois dai depois de pronto que iremos confeccionar as cavidades do corpo...

OK
Disponha

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Viniguitarsg
Estou a disposição tb pára ajudalo nisso..
OK

Apenas tnha atençao tb qto as datas..pois já estamos na metadde do curso..ok
Ate+

Viniguitarsg
Veterano
# ago/09
· votar


Espetinho
Obrigado.
to atrasado, pq to com dificuldades para encontrar madeira, nas madeireiras que vou eu não encontro nada, mas vou dar mais uma procurada.
eu to atrasado mas to acompanhando todas as aulas e todo dia vejo o fórum, to loco pra começar logo a fazer.
Eu tinha um dinheiro pra comprar algumas peças da guita, mas aí eu desanimei achando q o meu molde estivesse errado, então gastei o dinheiro e agora estou juntando de novo.
Meu pai ganhou de dia dos pais uma serra tico tico da B&D de 450w e uma serra circular B&D, com essa tico tico dá pra cortar um corpo ou é mt fraca??
Desculpe as perguntas, obrigado.

Willie Adler
Veterano
# ago/09
· votar


Eu recebi o email com a ficha de inscrição, só que ainda eu não tive a devolutiva.

Agradeço desde já.

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Viniguitarsg

Da sim..é muito boa..

As madeiras..veja quais madeiras encontrou.. e me passe
Lembra do estdo sobre timbre e resistencia? As vezes esta mais perto q imagina
OK
Ate+

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


Willie Adler

Qual seu email?
Assim posso te ajudar com a devolutiva afirmativa exclamativa

Avner Bertolin
Veterano
# ago/09
· votar


peguei hoje uma tabua aqui com medida comprida , ae plainei , to pensando em fazer escala com ela o nome dela é "louro-canela

"http://www.ibama.gov.br/lpf/madeira/caracteristicas.php?ID=172&caract eristica=118.

o que eu posso dizer dela , é linda , de tom bem dourado e tem um som aberto , é leve , a peça que eu tenho aqui teve uma boa propagação de som , pelo menos foi o que meu ouvido desacostumado constatou.

Willie Adler
Veterano
# ago/09
· votar


Espetinho

rsrsrs...

Meu email é megadave.x@gmail.com.

Mais uma vez agradeço.

Viniguitarsg
Veterano
# ago/09
· votar


Espetinho
Ok..vou ver aqui e te passo os nomes
Obrigado.

toty
Veterano
# ago/09
· votar


UP...Como anda a construção do braço ? ( pra galera da 1ª turma)
e como anda a galera da 2ª turma? estão curtindo..





| pergunta basica pra movimentar o tópico/|

Anderson Grant
Veterano
# ago/09
· votar


toty
Como anda a construção do braço

já cortei o braço, estou tentando cortar a escala agora, fiz uma tentativa essa semana e não deu certo, ficou torta, fiz de ipê que comprei justamente pra treinar, quando tiver perfeita em ipê ela servirar de molde pra cortar a de marfim que será a definitiva.


E você ?? fez algo??

toty
Veterano
# ago/09
· votar


Anderson Grant
E você ?? fez algo??
Fiz a colagem do headstock no braço!!!
tirei da prensa ontem...agora vou comprar o tensor e o traste amanha pra tentar trabalhar nesse fim de semana...já até tirei fotos das colagens, mas ainda não upei no computador...

Anderson Grant
Veterano
# ago/09
· votar


toty

eu já comprei o tensor, estou só esperando a aula de segunda que terá assunto para o corte dos slotes, tou doido pra colar a escala.

Jânio F. Lira
Veterano
# ago/09
· votar


Viniguitarsg

Olá amigo. Gostei do vídeo. Se quiser mais vídeos sobre lutheria coloca na área de busca do youtube esse termo (lutheria ou luthier) que vai aparecer muita coisa boa.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se