Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Jânio F. Lira
Veterano
# ago/09
· votar


Boa noite novamente

Como disse pretendo comprar as madeiras amanhã da seguinte forma:

1 - Projeto Les Paul

Corpo - 50cm x 40cm x 4,7cm
Top - 50cm x 40cm x 1,7cm
Braço - 80cm x 10cm x 4cm
Escala - 60cm x 7cm x 7mm

2 - Projeto JEM

Corpo - 50cm x 40cm x 4,5cm
Braço - 80cm x 10cm x 4cm
Escala - 60cm x 7cm x 7mm

3 - Projeto guita do John Petrucci

Corpo - 50cm x 36cm x 4,5cm
Braço - 80cm x 10cm x 4cm
Escala - 60cm x 7cm x 7mm

Pretendo adquirir a princípio as madeiras para meu projeto atual:
a LP. Se o orçamento permitir, comprarei as demais. Gostaria de saber se essas medidas estão corretas? Usei o DWG TrueView, e estou considerando que os valores que nele aparecem estão em milímetros. Se houver qualquer erro peço que me ajudem. Obrigado a todos.

Jânio

Jânio F. Lira
Veterano
# ago/09
· votar


Saudações

Pretendo procurar a lista abaixo:

CORPO

• Cedro
• Caixeta/Marupá
• Mogno
• Jatobá
• Pinho do Paraná


TOP

• Caixeta/Marupá
• Louro Faia
• Louro Vermelho
• Jatobá


BRAÇO

• Cedro
• Mogno
• Ébano
• Pinho do Paraná



ESCALA

• Ipê
• Amoreira
• Marfim
• Pau-ferro
• Jacarandá
• Ébano
• Imbuia

Gostaria de sujestões/opiniões a respeito dessa lista. Há alguma madeira que não sirva para alguma parte? Alguém poderia sugerir mais alguma que não esteja na lista? Desde já agradeço a ajuda de todos.

Jânio

Anderson Grant
Veterano
# ago/09
· votar


Jânio F. Lira

Corpo:

das que vocês listou não conheço Pinho do Paraná, Jatobá não indico, apesar de ser muito bonito, porque é pesado e muito durp e ruim para as ferramentas, acrescento freijó.

Top:

Acho o Louro Faia muito bonito deve ficar show numa LP. Jatobá novamente, para um top deve ser interessante.

Braço:

Ébano nunca vi usando em braço só em escala.

Escala:

das listadas só não conheço Amoreira, o resto todas são muito bonitas, para a LP fica bonito Ébano ou Jacarandá, ipê também é uma opção.


No meu pouco conhecimento é isso.

Falow.



Anderson Grant
-----------------------------------------
http://grantguitar.blogspot.com/

Glaubers
Veterano
# ago/09
· votar


Espetinho
Vale um baixo pro 1º projeto?
Que madeiras me aconselham pro baixo?

Avner Bertolin
Veterano
# ago/09
· votar


gostei do curso , parabéns professor , vi que está ensinando muito , li todas as apostilas , agora gostaria de me inscrever para o curso que vai abrir , seria possível??

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


James Root_xD

Tenho 30 inscritos..porem ate onde der tempo deles acompanharem (os novos) poderei incluir apos o inicio do curso sem prob.

Apenas qdo chegar numa etapa q um nocvo aluno fique atrasado demais dai nao terei mais como incluir..

Pode convidar participantes ou nao do forum
Ate+

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Davi Meira

Calma..
è so me enviar um email solicitando
OK

curso_luthieria@yahoo.com.br

Que encaminho a ficha de inscrição

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Jânio F. Lira

as medidas estao em (mm)
OK

De uma boa relembrada e leia as aulas..pra calcular corretamente o tamanho da madeira

Uma maior atenção qto ao headstock..se esse for colado

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Glaubers

POde sim..tem escrito no programa do curso..
OK
As madeiras vamos ver durante o curso

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Avner Bertolin

Apenas me envie um email para curso_luthieria@yahoo.com.br

Dai encaminho a ficha de inscrição

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Jânio F. Lira
Anderson Grant

O comentario do Anderson foi muito bem colocado..
Apenas a essas restrições que ele comentou..as demais estao ok

Ate+

Avner Bertolin
Veterano
# ago/09
· votar


pois então , fui na madeireira hoje e deu isso:
pinho (branco) ,não é pinus 1800
caxeta 2000
catuaba 2100
garapeira 2100
garrote 2100
cachimbeiro 2100
ipe 2400
cerejeira 2400
louro feijó 3000

Amanhã vou em outra que já tava fechada quando eu fui

ProdigyBoy
Veterano
# ago/09
· votar


Avner Bertolin

Ta louco??

quais são as medidas??

Avner Bertolin
Veterano
# ago/09
· votar


metro cubico (1mx1mx1m), dae vc pede a medida na hora do corte.

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


======= AULA I - TURMA 2 ========

AULA I DA TURMA 2 FOI ENVIADA NO EMAIL.....

Boa tarde!

Hoje iniciamos a primeira aula do curso...
Esta aula será uma breve introdução referente ao curso.

Aproveitem esta semana pra se organizarem na questão tempo.. abaixo segue um cronograma macro do curso..

Semana Data Inicio Conteúdo
1 10/ago Introdução
2 17/ago
3 24/ago
4 31/ago
5 7/set
6 14/set
7 21/set
8 28/set
9 5/out
10 12/out Construção do Corpo
11 19/out
12 26/out
13 2/nov
14 9/nov
15 16/nov Construção Braço/Escala
16 23/nov
17 30/nov
18 7/dez
19 14/dez
20 21/dez
21 28/dez
22 4/jan Acabamento
23 11/jan
24 18/jan
25 25/jan

Pode parecer extenso a parte introdutória, porem foi calculado um período suficiente para que os alunos tenham tempo de estudar e procurar os materiais necessários e se planejarem antes da execução do projeto.

Na semana 10 iniciamos o conteúdo das aulas e poderão iniciar a construção efetiva do instrumento.


Anexei uma planilha de custos com peças, que varia muito de modelo a modelo e de acordo com a região de cada um. Veremos mais adiante com maior precisão os custos, teremos algumas aulas sobre isso. Adiante estarei enviando aos alunos um catalogo e lista de peças da minha loja para que possam ter valores reais para calcular o custo do projeto (que sera materia de uma das aulas) e ate quem quizer comprá-las.

Outro anexo é uma descição da profissão de confeccionadores de instrumentos musicais, onde verão que o luthier se encaixa em uma delas, a dos cordofones.
Relacionem o conteudo da aula 1 com este anexo.

Teremos aulas on-line via chat ou msn ou qualquer outro meio que possibilite isso, porem marco com antecedencia de 1 semana, e o conteudo da aula online é esclarecimento de duvidas e explicação de conteudo...para os que não puderem participar estarei enviando um resumo juntamente com a aula anexada.

Temos ate agora 33 inscritos dos quais 21 alunos estao confirmados, ate a 4ª semana após o inicio do curso ainda poderei acrescentar novos alunos..porem terão que acompanhar as aulas e repor a matéria para acompanhar o restante da turma.

Como estatística.. na primeira turma tive mais de 100 pedidos de inscrição, dos quais apenas 70 iniciaram o curso, e hoje, no quarto mês dessa primeira turma, temos 14 alunos.
São estes que se dedicaram ate aqui e tem condições de concluir o curso ate o fim de OUT.
Para esta nova turma, que se inicia hoje espero um indice menor de desistencia, já pelo fato de a maioria da turma já ter visitado e acompanhado parte do conteudo das aulas.


Lista de alunos não confirmados.
Abaixo segue a lista de alunos que não me enviou a ficha de inscrição, caso não me enviem ate sexta, não estarei mais enviando o email com as aulas.

Filipi Camargo Morais
Patrick e Bruh L.L.
Rosélio Marcone Araujo
Ricardo T.
Will Guitarrista
Allan Davidson
Daniel Vecchi
Jeferson Alves

Marcio Tabata
Patrick Lenz
Pedro Campos F dos Santos



Algo que sempre falo é que o curso é voltado a pessoas que desejam ser um luthier, mesmo que não de profissão, porem que tenha vontade de realmente saber a arte da construção de instrumentos.
Muitos não iniciam um curso presencial por ter receio devido ao custo elevado, e não ter a noção se realmente é o que querem.
Muitos alunos desistem por ver que o curso não é o que pensavam sobre a luthieria...que é algo bem simples e complexo ao mesmo tempo, e necessita de muita pasciencia e dedicação.
Porem não acho ruim do aluno desistir, porem peço que me avisem, apenas.
Um abraço e bom inicio de curso.

Quaisquer duvidas estou a disposição...

black_francis
Veterano
# ago/09
· votar


Espetinho
Ih, cara, esse material da aula I eu já tenho. Eu já baixei todo o material daquele link que você forneceu. Bom... menos mal, assim vou dando uma adiantada nos estudos.
Tenho uma pergunta: dá pra fazer o corpo e o braço da guitarra de jatobá (ou ipê), pois é o que mais se acha aqui na minha cidade?
Valeu!

Avner Bertolin
Veterano
# ago/09
· votar


fazendo uma pesquisa achei isso , que acredito ser interessante compartilhar.Pelo que imagino os custos sairão uns 20% menores , mas só vale a pena se for feito com torneiros profissionais e que tenha um serviço de qualidade , já que são ferramentas perigosas e já pensou se escapa o eixo da tupia ?

http://www.guiadomarceneiro.com/tupia/
http://www.guiadomarceneiro.com/serra_fita/

Patrick_Paulista
Veterano
# ago/09
· votar


já li o material, porém eu vi que meu nome ta na lista de não confirmados, mas eu enviei minha ficha, mas estou reenviando.

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


black_francis

Nao são madeira boa de se trabalhar para o braço...para o corpo, temos que avaliar a questão acustica dela...

Como vc tem as aulas..pode dar uma lida sobre as madeiras..
Tem um estudo sobre ressonancia e sobre propagação do som..

Pode ir adiantando a atividade que vou pedir mais pra frente..
OK

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Avner Bertolin

Bom material, sempre acompanho este site..
Essas ferramentas podem tb ser utilizadas em marcanarias..ou terceirizando o processo todo de corte e plaina da madeira bruta..ou ate mesmo a compra desta já preparada..

Mas pra quem tiver ideia de ter uma dessas ferramentas em casa é algo pra se pensar tb mais adiante.

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


Patrick_Paulista

Ok
Confirmado agora

Jânio F. Lira
Veterano
# ago/09
· votar


Saudações

Anderson Grant
Valter


Valeu pela ajuda. Mas está difícil. Confesso que as vezes dá vontade de desistir. É incrível a dificuldade para encontrar as madeiras. Procurei em várias e não encontrei nada. Onde encontrei, só vendem a peça inteira.
Não consegui nenhuma madeira para a escala.
Para o corpo consegui uma peça de Cedro de 4 a 5m que custa em torno de R$ 600,00 (4m x 40cm x 7,5cm - já cortada, aparelhada e plainada) e em outra empresa uma peça, também de Cedro, com as seguintes medidas: 1m x 25cm x 7,5cm (
R$ 90,00)

Pelo menos para o braço comprei uma peça que é suficiente para confeccionar de três a quatro braços (R$ 75,00). Nem tudo está perdido.

Agora, Valter será que com essa última (1m x 25cm x 7,5cm) é possivel através de colagem fazer uma Les Paul? Também penso em fazer um JEM e uma MUSIC MAN. Será que seria possível também com uma peça dessa fazer essas guitas? Mais uma vez obrigado pela atenção.

Jânio

Jânio F. Lira
Veterano
# ago/09
· votar


Valter

Essas são as brocas que você explicou em aula anterior?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95067049-p-19875-jogo-de-broca- forstner-c5-pcs-makita-_JM

É necesário mesmo todas, ou uma apenas faria o serviço? Obrigado.

Jânio

Jânio F. Lira
Veterano
# ago/09
· votar


Valter

Nem mesmo essas ferramentas consegui por aqui. Por conta disso estou fazendo uma pesquisa.

Quais e quantas dessas você me recomenda?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101064153-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101049020-sargento-grampo-nodul ar-3-x-10-80-x-250-mm-ferrari-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101064148-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101064148-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101542377-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101540157-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102011600-sargento-grampo-3-mar ca-brasfort-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102151740-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98352593-grampo-de-fixaco-de-6- _JM

Quais seriam os tamanhos adequados dos grampos? Quais os mais apropriados?

Desculpe por tantos liks Valter. Mais uma vez agradeço sua atenção.

Jânio

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Jânio F. Lira

Janio, não sao necessária todas...nas aula e em varias postagens expliquei isso. Que nao é necessário, depende do modelo, do que vai fazer, porem coloquei nas aulas outras opções.

Quanto as peças de madeira..vc tem condições de calcular o tamanho que necessita...de acordo com seu projeto.
Quanto as colagens tambem tem em aula e dicas tb de como colar com prensa, inclusive como construir uma prensa.

Os sargentos, tambem vc deve ver de acordo com o tamanho da peça....que ira fixar...esse deve ser suficiente para prender a peça na base, ou em uma bancada ou em outro lugar, deve medir o tamanho total, e comprar com folga.

Os de mola nao indico, apenas para algum serviço especifico, que nao utilizaremos.

Parace uma bronca..mas na verdade quero que todos os alunos possam começar a de certa forma criar uma independencia no curso. Pra que possam conseguir resolver problemas em situações que irao ocorrer.

Mas muita das perguntas esta em conteudo de aula mesmo..é so dar uma boa lida.

Quanto as madeiras, caso nao encontre as que quer...deve fazer a atividade 2, lembra, que consiste em catalogar as que encontra em sua regiao..dai sim podemos ver se realmente nao exixte nenhuma madeira que possa utilizar..

OK

Abraços.e me desculpe por alguma coisa..
...ate+

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


========== AULA XV- TURMA 2 ========

A aula foi enviada por email...segue o comentário..
Ate+

Bom dia!

Segue a aula 15.
Nesta aula comentei mais sobre o corte e colagem....porem é muito aconselhável que o aluno pratique o corte e a colagem, ou seja o processo como um todo, em madeiras para teste.
Apenas para treinar.

Em instrumentos de headstock com 0º não há a necessidade de colagem, como já vimos em aulas anteriores.
Abraço a todos e não desistam..continuem firmes..
Ficarei muito feliz se todos vocês concluíssem de maneira integral o curso, ou seja, com o instrumento em mãos.
Depende somente de vocês.. acreditem em si mesmos, e não coloquem barreiras..e sim passem por elas..
Contem também com a minha ajuda no que precisarem..
Ate+

Anderson Grant
Veterano
# ago/09
· votar


Espetinho

Fui treinar o corte dos slotes para os trastes e tive dificuldades por não ter aquela base da serra por isso a serra escapou e o slot ficou errado, não comprei por ser mais cara do que a própria faca que comprei na stewmac, se não me falha a memória vc postou que tinha um projeto para construção da base, tem como me passar esse projeto???

Obg.

-----------------------------------------
Anderson Grant
http://grantguitar.blogspot.com/

Avner Bertolin
Veterano
# ago/09
· votar


Anderson Grant
olha , acredito que se vc usar 2 grampos de mesa , acho que chamam de sargento, um em cada ponta da escala ela fica firme , dae pra fazer o corte faz um risco de leve com um estilete ou algo de lamina fina , então vai cortando de leve.

fui madeireira , mas só tinha
garapeira(grapiá):85 x 10x 4 = 10,20 e 50x50x4 = 30,00
ipê: 85x 10x 4 = 9,70 e 50x 50 x 4 = 28,80

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


Anderson Grant

Tem sim..e inclusive sera aula da semana que vem...
So estou terminando os desenhos da base pra explicar melhor

Mesmo que fixe a escala, sem a base realmente nao há condições de um bom corte...

toty
Veterano
# ago/09 · Editado por: toty
· votar


Só uma dica para o pessoal...
Eu gastei R$ 9 reais com a compra de uma barra rosca, parafusos e arruelas pra fazer uma prensa manual mesmo...
inclusive estou usando ela já.....cortei o braço e o headstock para junção e colei...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se