Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


GuitarRockMan

Nao sou eu lá....é de um curso que eu tenho..
Mas durante as proximas aulas estarei enviando alguns feitos por mim..

Pq nao tenho uma boa filmadora ainda.
OK

Ate+

Anderson Grant
Veterano
# ago/09
· votar


Atualizei meu Blog com fotos do corpo, finalizei ontem lixando e arredondando a borda:

http://grantguitar.blogspot.com/

Espetinho
Tive dificuldades no lixamento da lateral do corpo, principalmente nas pontas, acredito que seja pela direção dos veios da madeira, quando lixo na direção dos veios o acabamento fica perfeito mas quando lixo na direção por cima dos veios é mais difícil, tem como melhorar o acabamento nessas partes?? Acho que dá pra ver nas fotos do Blog.

Abraço.

thiagome
Veterano
# ago/09
· votar


Pessoal,

Achei muito legal a idéia do Anderson Grant de criar um blog para divulgar o nosso curso, o trabalho do Valter, e o andamento do projeto dele.

Primeiramente Anderson, meus parabéns, tah ficando muito bom o seu projeto!! Estou acompanhando de perto!!

Resolvi pegar carona na sua idéia e abrir um blog também. Por enquanto só tem o post inicial, mas amanhã devo postar fotos da planta impressa da Les Paul e do meu molde, que já está pronto.

Os próximos passos serão aparelhar a prancha de cedro que tenho aqui e comprar o marupá para o top. Assim que concluir essas etapas posto lah também.

Segue o link: http://aprendizdeluthierday-by-day.blogspot.com/

Abraço galera e ateh +

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


Anderson Grant

Ola..
Esta ficando bom o trabalho...
Parabens tb..

O lixamento pelo motivo dos veios e de determinadas espécies nao conseguimos uma superficie lisa..como quereimos..algumas ficam aveludadas..
Porem na etapa da pintura..usaremos alguns produtos que dao este acabamento a madeira..

Qto a tupia...deve usar sempre no sentido q passai em uma das aulas..senao pode danificar a peça devido a fresa enroscar...

Mesmo que isso va de contra o veio da madeira...
OK

Ate+

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


thiagome

Bom dia!

Parabens pela iniciativa tb..
E muito obrogado pelos comentários.

Amanha (melhor Hj)
Iniciamos as aulas sobre o braço.. e desvendaremos muitas curiosidades sobre isso..
Ate+

toty
Veterano
# ago/09
· votar


Ontem conclui o corpo da guitarra... Agora é esperar a contrução do braço para finalizar as furações nela...

thiagome
Veterano
# ago/09
· votar


Espetinho
Valter, no caso específico da Les Paul, as cavidades dos captadores e do braço deverão ser feitas antes ou depois do abaulamento do top?

Falando em abaulamento, você ficou de enviar o esquema de como fazer, junto dos bindings de madeira. Você vai mandar por e-mail ou isso será conteúdo de alguma aula futura?

Ate+

Anderson Grant
Veterano
# ago/09
· votar


toty
ntem conclui o corpo da guitarra... Agora é esperar a contrução do braço para finalizar as furações nela...
kd as fotos???? O.o

toty
Veterano
# ago/09
· votar


Anderson Grant
ainda não tirei...a maquina estava sem bateria e fiquei com preguiça de carregar...
até quarta e posto...

a proposito...a TELECA ta ficando massa veio, pretende pintar ou deixar natural?

Anderson Grant
Veterano
# ago/09
· votar


toty
a TELECA ta ficando massa veio, pretende pintar ou deixar natural?
obg man, vou deixar ela natural, acho um crime pintar uma guitarra e esconder o desenho da madeira, gosto de pintura que mostre a madeira, como minha les paul da epiphone.

thiagome
Veterano
# ago/09
· votar


Pessoal,

Atualizei o meu blog com a planta impressora e o molde da Les Paul.

http://aprendizdeluthierday-by-day.blogspot.com/

Até+ e aguardando anciosamente a aula de hj :)

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


thiagome

Antes, senao não tem como utilizar as ferramentas de acordo
Será na aula posterior, pois será feita apos algumas etapas da construção do braço.
OK
ate mais.

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


======AULA 14 ======

Devido há algumas complicações com alguns alunos estarei enviando a aula 14 no horário do almoço de Terça feira (4/8)
Ate+ Pessoal.

Esse próximo fim de semana voces terão trabalho a fazer...com a construção do braço.

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


======== BLOGS =======

Uma idéia me surgiu para melhorar o curso.
Vendo alguns alunos criarem um blog sobre o curso e seu projéto especificamente, estou com ideia de tornar grade obrigatória do curso o aluno para concluir, ter um blog com seu projeto.


Vou pensar melhor e amadurecer a idéia...ate pessoal, e continuem assim, estou muito orgulhoso do trabalho que estao desempenhando...

Anderson Grant
Veterano
# ago/09
· votar


Espetinho
estou com ideia de tornar grade obrigatória do curso o aluno para concluir, ter um blog com seu projeto.

acho boa a idéia, e é uma forma de divulgar o trabalho de todos e do curso.

toty
Veterano
# ago/09
· votar


Espetinho
Talvez mais importante que um blog especificamente, seja a postagem de fotos aqui ou no seu e-mail, para vc poder observar o andamento pratico de cada um...
Mais a idéia do blog é boa tbm...

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


======== AULA 14 ==============


Boa tarde!

Segue a aula 14. (Apenas para os alunos matriculados - Envio via email)

Esta aula inicia a segunda etapa do curso de luthieria.

Apenas 14 alunos estão matriculados, lembrando que iniciamos com mais de 70.
Isso porque não recebi os materiais que solicitei a todos.

A vocês que estão na ativa e realmente participando do curso, meus parabéns.

Dou a dica para já iniciarem a construção do braço, porém havendo qualquer tipo de duvida..me encaminhem..estarei mais ativo no MSN por motivos de ter menos alunos agora..
Tenho exatos 100 contatos no MSN ate agora, porem darei preferência a atendimento a vocês 14.

Como grade do curso, estarei apartir de agora exigindo que para a permanência e conclusão do curso o aluno deverá ter um Blog de seu projeto...
Gostei da idéia de alguns alunos terem feito isso e acredito ser uma maneira tanto para eu acompanhar a evolução do aluno como também para o mesmo divulgar seu trabalho..

Portanto os alunos que não tem, deverão construir um Blog e me passar o endereço.

Exemplo de alunos:

http://grantguitar.blogspot.com/

http://aprendizdeluthierday-by-day.blogspot.com/



Ate+ Pessoal.

toty
Veterano
# ago/09
· votar


http://cabeludodorock.blogspot.com/
ta ai ta criado...agora tenho que postar fotos, ;( alias ainda vou aprender) e deixa lo mais bunitinho

MarcoCazelato
Veterano
# ago/09
· votar


E a nova turma alguma novidade?

toty
Veterano
# ago/09
· votar


As primeiras atualizações

http://cabeludodorock.blogspot.com/

thiagome
Veterano
# ago/09 · Editado por: thiagome
· votar


toty
parabéns pela blog e pela guitarra, tah ficando muito show!!
gostei dessa idéia do rolo de lixa... como eh q vc fez? arrumou um cilindro e colou a lixa ou jah vende pronto? se puder passar mais detalhes ficaria grato!!!

abração!!

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


toty

Parabens também..
Foi uma ótima ideia esta do Blog...vinda de voces alunos...

O Meu agradecimento a todos..
Ate+

ArturTadaiesky
Veterano
# ago/09
· votar


MarcoCazelato
tenho a mesma duvida que tu. ;D

Cadastro
Veterano
# ago/09
· votar


Espetinho

Ainda é possivel se matricular.

toty
Veterano
# ago/09 · Editado por: toty
· votar


thiagome
Eu utilizei um pedaço de Cano, ( desses de pvc, tipo pra esgoto)
e recortei duas rodas de madeira que se encaixem na boca do cano ( nas duas extremidades do cano e cole ou utilize um parafusinho) depois de fixado, vc deve fazer um furo no meio, pra poder encaixar no eixo da tupia...( lembrando que vc deve cortar o cano no tamnho ideal para o eixo da tupia).OK
pra fazer os frisos nos cantos da guitarra, eu fiz um risco ( guia) para poder servir de base no momento de lixar...( o risco eu fiz com +- 2cm, na quina do corpo, tanto no tampo da guitarra com nas laterais dela) ai é só vc lixar deitando o corpo da guitarra...( e lembre-se!!! vc deve lixar sempre no sentido que roda o eixo da tupia) ai depois qualquer imperfeição que surgir...vc corrige com uma lixa mais grossa ( eu utlizei lixa 60 para corrigir ) e fixa-la num taco de madeira para não deixar erros na hora de lixar...
UFAAA!!! ~e isso ai
Qualquer coisa é só gritar...( tbm vou postar fotos depois pra facilitar)

thiagome
Veterano
# ago/09
· votar


toty
muito bom, parabéns!! posta as fotos sim que vai facilitar p galera!!
soh uma última dúvida, como vc fixou a lixa no cano de pvc?
abração!!

Valter Bergamo
Veterano
# ago/09
· votar


===== MATRÍCULAS =========

Para o pessoal que me solicitou a inscrição já enviei o email com a Ficha de inscrição...

Caso nao tenham recebido me enviem um email para curso_luthieria@yahoo.com.br

As aulas começam dia 10/8
Ate+

toty
Veterano
# ago/09
· votar


thiagome
soh uma última dúvida, como vc fixou a lixa no cano de pvc?

Cola de madeira, aquela cola amarela...
vc passa no cano e depois passa no verso da lixa...
deixa secar um pouco até o ponto que vc possa relar o dedo e sentir que não está mais "tão" grudento ai é só colar...
OBS.. cole com cuidado, por que uma vez que vc colar a lixa de forma errada vc tera que utilizar outra lixa e limpar a superficie do cano para pasar cola dinovo...beleza
abçs

toty
Veterano
# ago/09
· votar


Espetinho
si eu tiver dando alguma dica furada para o pessoal, por favor me corrija ok..
Abçs

thiagome
Veterano
# ago/09
· votar


toty
vlw!!
abç!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se