Autor |
Mensagem |
CarlosMagno3 Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho Parabens pelas apostilas e espero daki a 6 meses fazer esse curso com vc e aprender um pouco mais sobre essa arte. Enquanto não chega a minha vez estarei acompanhando as aulas e as possiveis duvidas dos alunos.
|
buddy guy Veterano |
# jun/09
· votar
Nossa bacana mesmo.
|
Valter Bergamo Veterano |
# jun/09
· votar
CarlosMagno3 buddy guy
OK...podem acopanhar tranquilmente...e qq duvida..sendo relacionada a aula da semana..podem perguntar
|
# jun/09
· votar
hermann
Sim muito dura... Pode usar para fazer pontes para violão, por exemplo.. Escalas...nunca vi.. mas caso tenha ferramenta correta para fazer os slots ds trastes pode tentar usar....
Só não sei se voce conseguirá lixar facilmente
|
mvmarquezini Veterano |
# jun/09
· votar
PedroA Também sou do Rio de Janeiro. Se quiser podemos estar trocando informações no projeto.
toty e Anderson Grant Aqui no Rio já encontrei marfim co relativa facilidade. Vai ver está na mesma situação do mogno, pode estar com o corte proibido mas se a madeireira possuir estoque antigo pode vender....
Encontrou aonde no RJ?
|
thiagome Veterano |
# jun/09
· votar
PedroA e mvmarquezini Encontrei em duas madeireiras na Rodovia Washington Luiz (Rio-Petrópolis). Não lembro os números, mas uma fica na pista de subida da Rodovia (Degrau Madeiras) e a outra na pista de descida (sentido centro - Fibrolar). Achei marfim, cedro-rosa e freijó (não perguntei por outras na época, já que essas são as mais citadas aqui no FCC). Vou ver se acho site e/ou telefones de contato para vocês.
|
crivellari Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho
Cara, está meio ruim de encontrar madeiras por aqui. Também não tive muito tempo pra procurar ain datambém. Acha muito ruim a idéia de construir o instrumento com qq madeira, só para pegar experiência na construção em si????
Outra coisa, achei uma retífica da Makita, parece ser muito forte, mais até do q a Dremel e está barata (comparada com a Dremel) só que vem sem acessórios, só o "motor" mesmo. Será q vale a pena??
|
# jun/09
· votar
crivellari
Para um primeiro projeto.. deve se utilizar a madeira apropriada....como assim?
Vou explicar:
Muitos vão ter que fazer com a madeira que encontrarem em sua região..por motivos de nao conseguirem comprar a que realmente queriam,,,
Porem esta madeira qualquer.. deve ser estudada.. para aplicá-la na partes correta do instrumento....
Por isso pedi a atividade 1.. e ainda nao passei a segunda parte dela..porque não recebi nenhuma manifestaçaõ ainda do pessoal....
Apenas vcs que comentaram logo acima...
Então... a primeira guitarra, terá uma madeira bem dimensionada..mas nao necessáriamente a madeira dos sonhos..
Alias.. Logo logo estarei colocando a tabela das madeira aki pra vcs..
acho que nao ficará muito salgado os preços....
OK
|
Diino Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho
no aguardo, abç!
|
crivellari Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho Beleza!
Pelo que lembro, quando sai a procura de madeiras.. Não tem muitas das madeiras "recomendadas" para instrumentos por aqui, como as que estão naquele artigo que vc enviou como anexo..
Eu estou com uma peça grande de Angelim, se nao me engano, aqui em casa... bem seco... E pensei em utilizá-lo para o corpo, apesar de saber que é uma madeira bastante dura e dificil de se trabalhar (experiência própria).
O que acha??
Eu TENTEI compará-la com as madeiras das minhas outras 3 guitarras... LP (mogno/maple), "superstrato" (hardwood !?!?!?) e uma giannini dos 70's. comparando o bloco da madeira com as guitarras, achei totalmente diferente de todas..
|
erico.ascencao Veterano |
# jun/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar
Um adendo sobre o cronograma do projeto...
Para quem quiser fazer um cronograma de barras (aqueles em que barras mostram a evolução no tempo de cada etapa), procurem um programa da Microsoft chamado Visio. É um programa do pacote Office que tem várias ferramentas de projeto de várias coisas (desde projeto de software até projeto mecânico). Provavelmente lá deve ter como fazer um cronograma em barras.
Edit: este cronograma em barras chama gráfico de Gantt.
|
Anderson Grant Veterano |
# jun/09
· votar
Valter Sobre a tarefa que você passou essa semana, até agora conseguir obter as seguintes madeiras:
Jatobá: 500 x 30 x 35mm Cedro: 700 x 30 x 35mm Timborana: 600 x 400 x 70mm
Estou aguardando como serão os testes na madeira.
Abraço.
|
mvmarquezini Veterano |
# jun/09
· votar
Falei com a Fibrolar e me informaram que tem as seguintes madeiras Angelin até 1 metro de largura espessura de 4 ou 7,5 cm Freijo no máximo 30 cm de largura com espessura de 4 ou 7,5cm (vai ter que colar)
Cedro -no máximo 30 cm de largura com espessura de 4 ou 7,5cm (vai ter que colar)
|
toty Veterano |
# jun/09
· votar
Estou com dificuldade pra encontrar madeiras em digamos ( madeireiras comuns), todas só trabalham com pinus, cerejeira, angelim(Essa é aquela que fede pra caramba?), compensados etc, nada que seja apropriado pra instrumentos... esse final de semana vou em uma Serraria, que tem aqui na saida da cidade, pra ve se encontro algo que posso ser aproveitado....caso contrario terei que compra e esperar via correio ou sei-lá o que!!!
|
Viniguitarsg Veterano |
# jun/09
· votar
toty tbm to com o msm problema q vc, n acho nenhuma madeira boa, o bom msm seria achar mogno, mas é ilegal, então é quase impossível, então to pensando em cedro ou caxeta para o corpo e marfim para o braço, e para a escala ainda n sei se alguém souber onde tem essas madeiras me avisa eu moro em sampa abrç
|
# jun/09
· votar
erico.ascencao
Desculpe.. mas é o Project.. ok Se conseguir editar...
muito obrigado..pela dica
|
# jun/09
· votar
crivellari
Eu usei o Angelim uma vez...é bem dificil...mesmo ela lasca muito... è bem pesada..
Pode tentar.. fazer um modelo mais fino.. e reto Sem muitos abaulamentos.
|
# jun/09
· votar
Anderson Grant
Muito bom... Vou passar logo logo...
a ideia e q vcs tenham algum tempo para adquirir a madeira.. Mas este mes já vamos utilizar a madeira real.. para fazer o instrumento.
|
# jun/09
· votar
mvmarquezini
O freijó e o Cedro são boas opções.. Podemos amadurecer esta ideia...
Ve se consegue algumas amostras
|
# jun/09
· votar
toty Viniguitarsg
Mógno.. não é ilegal.... assim.. Se tiver madeira com certificado...pode usar.. e axa sim.. Pq qdo são apreendidas as madeiras são leiloadas... muitas vezes saem do pais.. mas alguma fica aki.
Muitas lojas.. vendem mógno q não é do Brasil...eles importam...
Entao vcs tem q analisar todas as madeiras...pq muitas vezes uma q não esta na lista de extinção como o Mogno..pode ter sido extraida ilegalmente..
OK
|
Mateusps Veterano |
# jun/09
· votar
Descupa me entrometer no topico, mas, ainda ta em tempo de se inscrever? :D Visto que o curso já está em andamento. Eu vi esse topico a uns meses atrás, achei que fosse começar outra turma só agora, no meio do ano.
|
Clauber guns Veterano |
# jun/09
· votar
Vou começar a procurar madeira nesse sábado e queria saber umas coisas
Que tamanho deverá ter as amostras que eu conseguir??
As madeireiras/serralherias cobram por tal amostras??
Devo pegar do maior número de madeiras possiveis??
|
# jun/09
· votar
Mateusps
pode baixar as aulas.. e acompanhar..caso tenha real interesse e disponibilidade de construir a guitarra..mande um email pra mim com seu nick e descrevendo seu interesse e conhecimentos.
Dai vamos acompanhando pra ver se conseguimos encaixar numa turma ativa..
email e msn
curso_luthieria@yahoo.com.br
|
erico.ascencao Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho Também dá pra fazer no Visio.
|
thiagome Veterano |
# jun/09
· votar
mvmarquezini hum, então o estoque da Fribrolar deu uma caída desde a última vez que fui lá....
mas se bem que, como o Espetinho falou, o cedro e o freijó são boas opções, ainda mais se for uma strato.
vou tentar ir na Degrau esse fds e ver o q q eles tem (segue o tel caso vc queira ligar pra lah: 2671-7995)
Espetinho o que você acha do vinhático? ouvi falar muito bem dela em substituição ao mogno.... ela eh uma madeira difícil de se encontrar e/ou trabalhar?
|
# jun/09
· votar
erico.ascencao
Bom eu uso ambos há algum tempo, nao conhecia esta opção... mas obrigado
|
# jun/09
· votar
thiagome
consigo uma prancha de mogno com documentação e tudo.por aprox. 250,00
Não conheco o vinhático....
|
thiagome Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho hum legal saber!! pq o meu projeto eh d uma les paul. mas como vc falou, não adianta comprar a madeira dos nossos sonhos logo de cara. ae provavelmente foi fazer o "protótipo" de cedro e, ficando legal e pegando experiência, partiria para o mogno. ae eu falaria com vc!
|
PedroA Veterano |
# jun/09
· votar
thiagome Vlw Kra!!
Vo ve se dou uma ligada pra la, tem um shopping de madeiras aki na Estr. Dos Bandeirantes, na Taquara, Vou ver se dou um pulo la pra ver se tem algo interessante...
|
danielmario Veterano |
# jun/09
· votar
que tal uma strato... pensei em colocar corpo de cedro, braço e escala em marupá... uns caps classic stack pintura clara, amarelo transparente ou um branco vintage...
|