Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
andrelfbf
Veterano
# mai/09
· votar

thiagome

mas o q vc disse tá certo sim, se não me engano, acho q foi o Bertola q disse uma vez que para o braço o melhor era o pau marfim, e que o cedro não era bom para o braço.
Mas o q vc está achando do cedro rosa que vc tá usando? ë uma madeira boa de manusear? Facil de fazer os cortes, etc?

andrelfbf
Veterano
# mai/09
· votar

quando disse q pau marfim era o melhor quis dizer melhor q o cedro, e não o melhor de todos.

toty
Veterano
# mai/09
· votar

andrelfbf
compensado num é aquele troço q usa em obra
SIM
(MDF é a mesma coisa)
São duas madeiras diferentes, e compensado, é um bosta completa, já o MDF e uma madeira muito uilizada no artesanato em geral, MAS tbm NÃO é prórpria para instrumentos, mas vou utilizar somente como modelo para corte e tals e nada mais, ficando bom, ai eu compro a madeira ( de verdade) e faço já colocando os acabamentos!!!

toty
Veterano
# mai/09
· votar

A o MDF vc encontra até 3 cmmde ex"ss"pessura, ai vc terá que colar duas peças.( bom pra já ir praticando colagens)

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar

andrelfbf
Nínguém aprende a dirigir numa Ferrari!
tem certeza disso?

Diino
cara, vc eh mto tenso mano! vai tocar uma pileta...

andrelfbf
mdf e compensado nao sao a mesma coisa, apesar de nao terem um uso comum na luthieria. Ah, e existem as danelectro q sao feitas de compensado.

nao eh pq alguem diz q vai comprar mogno e maple q a galera vai ficar "nuos, o cara eh burro, vai pegar essa madeira pra fazer de primeira", certamente o cara nao vai pegar a serra e sair picotando maple e mogno a revelia. mas nada impede de o rapaz fazer uma boa guitarra com otimas madeiras mesmo de primeira viagem.

Viniguitarsg
Veterano
# mai/09
· votar

Espetnho
to de entruso aqui só baixando as aulas e estudando - as, pois quando vi esse tópico já tinham acabado as inscrições.
É o seguinte: vo tentar fazer minha primeira guitarra aos poucos, e to pensando em fazer uma explorer, mas eu tentei fazer um molde dela, mas saiu errado (deixei na tela do pc em tamanho real, eu acho, e fui colando uma folha de sulfite na outra até acabar a guitarra rsrsrsrs)saiu pequena e o braço deram só17 trastes , então perguntei para o bertola e ele me aconselhou a comprar um braço pronto, mas to meio sem grana e gostaria de saber se nessas suas aulas vc vai ensinar como fazer o braço e a parte elétrica da guitarra pois n sei nada disso e to pesquisando em todo lugar e n acho.
se vc puder me ajudar eu agradeço flw

crivellari
Veterano
# mai/09
· votar

gucrispim

Cara.. acho q cada um faz o que quiser! Mas pra ter coragem de começar com maple ou mogno... eh bom estar preparado pra trabalhar muuuito devagar e com muita paciência pra sair tudo certinho!
Pq (experiencia própria) na primeira vez, qnd vc começa, fica doido pra ver o resultado e tende a ir acelerando o ritmo e a apressar as coisas. Acaba esquecendo que luthieria depende de muita precisão.. Resultado, o produto final nao fica grande coisa!!

Então.. o "conselho" é só esse.. Quer começar com madeira cara, tranquilo... mas se controlem! hehehe

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

Pessoal --Atenção

Não gostaria de ter que conversar com voces sobre isso mas,,, respeito é fundamental..

Temos que nos colocarmos no lugar dos outros... Entao vamos colaborar.

Muitos desistiram.. e me avisaram..porem muitos, a maioria me sinalizou que irão construir. O fato,,é que não é necessário ter muito dinheiro investido, porem o aprendizado é independente disso, claro que com mais recurso podemos ter um melhor proveito, mas isso nao é regra.

Quanto as madeiras..vamos ver hj na aula.
OK

Ate+ Apartir desta aula voces vao pegar no pesado.. eu prometo.
OK

mvmarquezini
Veterano
# mai/09
· votar

Estamos aguardando a aula.

abraço

crivellari
Veterano
# mai/09
· votar

mvmarquezini

Aguardando ansiosamente!! hehehe

thiagome
Veterano
# mai/09
· votar

andrelfbf

Eu gostei do cedro sim. Usei só ferramentas básicas (furadeira, formão, grosa e lixa) e achei bem fácil o manuseio. O corte um conhecido meu marceneiro quem fez e tupiou as bordas. Achei o resultado bem satisfatório. Depois post link com as fotos.

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar

crivellari
kkkk com cerveja!!

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

AULA 5

Bom dia, tarde e noite pessoal.

A aula 5, é sobre madeira.
Aborda os conceitos da madeira no aspecto estrutural, sonoridade, e cortes.

Junto com a aula 5, temos três anexos, que complementam a aula, e são de suma importância que sejam lidos.

Durante a semana estarei passando uma atividade, onde vocês vão catalogar as madeiras que vocês encontram em suas cidades.
Vamos fazer a analise de propagação do som, resistência, e facilidade de trabalho.

Com esta aula e juntamente com a atividade, vocês podem escolher a madeira que melhor se aplicará para a primeira guitarra de vocês.
Um fator muito importante que deve ser avaliado é CUSTO X QUALIDADE X DISPONIBILIDADE.

Na semana seguinte (Aula 6) estaremos fazendo uma aula sobre projeto. Estaremos definindo os materiais que vamos utilizar e fazer o projeto em tamanho real com escala.
Já podem ir preparando placas de MDF ou Aglomerado de com aprox. 1 cm de espessura. Diversas, conseguem de graça em marcenarias.

O tamanho vocês devem tomar como base o modelo que cada um escolheu, podem colar varias peças para ter uma prancha para o molde.
Vamos fazer o molde do corpo e do headstock.

Quem tiver plantas de instrumentos podem me enviar, vou fazer um banco com as plantas que tenho e juntar com a de vocês.
Quem não tiver a planta do seu instrumento, vamos fazê-la e colocar no banco.

Estarei disponibilizando alguns softwares para a construção das plantas, e conceitos para construção do projeto em tamanho real feitos de forma manual.

Ate+ e boa semana e vamos movimentar o fórum.
Discutam sobre as madeiras e preços, podemos fazer na atividade 1 também uma pesquisa de preço em cada região.
Aguardo sugestões.

A atividade 1 se estenderá ate o dia 6/6/09, não é obrigatório a atividade, porém conta ponto pra vocês pois é um aprendizado a mais.

Grato a todos!

LINKS.

AULA 5

ANEXO III

ANEXO IV

ANEXO V

So_Leo
Veterano
# mai/09
· votar

Aewwwww! Aula!!! Aula!!!
Pareçe q a galera desanimou?!?!?

toty
Veterano
# mai/09
· votar

baixando!!!

toty
Veterano
# mai/09
· votar

So_Leo
Pareçe q a galera desanimou?!?!?
Alguns estavam querendo dar um passo maior do que a perna!!!
Espetinho
vc pode confirmar quantas pessoas ainda estão no curso?

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

toty

Que me enviaram o pre projeto 58

toty
Veterano
# mai/09
· votar

58
Tá ótimo então!!! serão varios amigos durante a jornada...

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

POSTAGENS

Pessoal, quanto as postagens, sei que em algumas semanas vão diminuir, vai depender da materia

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

CEDRO

Temos algumas variações, do cedro, que pertence a Familia Pinaceae.

Alguns apresentam coloração Rosada, Vermelha, Preta, etc.

Das árvores encontradas na mata Atlântica, o cedro destaca-se entre aquelas mais utilizadas pelo homem. Alcançando até 30m de altura, sua casca espessa e profundamente fendilhada associa-se aos ramos eretos, que formam uma copa alongada tornando reconhecível mesmo quando perde suas folhas durante o inverno. (...) O cedro é uma das espécies mais freqüentes na mata Atlântica. Sua madeira, muito durável e flexível... Fornece óleo essencial utilizado na indústria de cosméticos.

Apesar de ser uma planta do interior das matas, cedro desenvolve-se muito bem em áreas abertas, onde a luz do sol é mais intensa. Nesses locais, torna-se ainda mais vigoroso e cresce rapidamente. Por esse motivo é especialmente indicado para reflorestamentos.

Anderson Grant
Veterano
# mai/09
· votar

O Cedro tem um odor forte, estou com um body black que comprei na Ronay, é bem agradável o odor, tou quase colocando no meu guarda roupas pra ficar um cheiro.

Valter

Mas vamos lá, quando a Timborana?? Você conhece? já usou?? Server para que??

Obrigado.

crivellari
Veterano
# mai/09
· votar

Espetinho

Cara, sem querer abusar.. hehe.. Tem como vc fazer uma lista tb das madeiras q vc tem mais experiência, dando descrição de sonoridade. Tipo, se é mais grave, mais aguda e como vc costuma utilizar, se usa mais pra fazer LP, strato, solida ou semi sólida e etc. Tem como??

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

crivellari

Não...

Vamos fazer isso na atividade 1
É exatamenet isso que vamos fazer.... mapear as madeira que vcs encontraram,..

Algumas eu estarei complementando....

Vai ficar legal.. vcs participarem tb..

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

Anderson Grant

Não conheço.. onde vc viu esta madeira?
Caso voce tenha ela disponível ai, podemos usa-la na atividade 1..

OK

Diino
Veterano
# mai/09
· votar

crivellari

bem nessas, isso ia ser o ouro mesmo, eu já tinha pedido umas 3x isso pro bertola e tal mas não brilhou...

uma análise timbrística das madeiras brazucas e estrangeiras, comparar, ver tipo um substituto nacional pro mogno, maple, etc...

-

tem alguma madeira mais grave que mogno que de para se usar em instrumento?

tem alguma madeira mais bonita que o quilt maple pra top?

abçs!

Anderson Grant
Veterano
# mai/09 · Editado por: Anderson Grant
· votar

Espetinho
Todas as madeireiras que fui aqui na minha cidade tem Timborana, eu acabei comprando, por ser barato, um pedaço com intuito de treinar mas olhando bem achei uma madeira bonita pra um corpo, é meio amarelada. Tem muito jatobá também, comprei um pedaço pra treinar a confecção do braço. A timborana custou 26,00 e o jatobá 6,00.

Aproveitando, se alguém conseguir imbuia me informe por favor, estou querendo um top em imbuia.

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

Anderson Grant

Essa madeira e conhecida como Angico ou Timbaúba

Ela com o tempo tende a escurecer indo para um tom castanho ou vermelho, dependendo da madeira (especie.)

E muito pesada, tem boa resistencia, vamos fazer a análise sonóra dela.. pra ver q tipo de freq ela é favorável...

Porém o acabamento dessa madeira é mais trabalhoso de se conseguir, devido a textura média; grã irregular a revessa; superfície pouco lustrosa e irregularmente áspera;

Porem com ferramentas afiadas e lixas em grâ certas é possivel ter ótimo acabamento, porem com mais cuidado e trabalho...

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

DICA.. MADEIRA

PESSOAL uma dica, sempre vá na madereira ou marcenaria com um estilete (ou formao) e um pedaço de lixa média.

Façam o teste do timbre.. colocando o ouvido numa extremidade da peça de madeira e na outra extremidade bata nela com a mao fechada (igual o Seu Madruga faz com o Chaves)

Percebam o timbre, e comparem com outras madeiras, e percebam tb o tempo q o som fica se propagando,... isso determinda o sustain.

O formar ou o estilete serve pra tirar algumas lascas da madeira, para ver se ela é uma madeira q é facil de lascar, dificultando assim um possivel abaulamento nela..

A lixa para ver se a peça é lustrosa ou fosca.

fabãorenato
Veterano
# mai/09
· votar

Espetinho

Vai ficar complicado fazer esta tarefa nesta semana e na semana que vem! Eu tenho apenas os finais de semana para procurar madeira....tem uma madeireira bem perto de onde vou morar, mas n vai dar pq caso neste sábado e viajo domingo e só volto no outro sábado à tarde. No caso eu vou para Fortaleza, alguém aí sabe de madeiras daquela região? Vou levar as aulas comigo para ler e pergunatr em alguma madeireira lá no ceará!

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

fabãorenato

Boa viagem