Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Anderson Grant
Veterano
# mai/09
· votar

Espetinho

Jatobá presta pra braço???

fabãorenato
Veterano
# mai/09
· votar

Espetinho

Valeu! Eu aviso que não me afastarei das aulas não. E eu pensei melhor e devo comprar a faca para cortar as cavidades dos trastes. Pensei bem e acredito ser essencial para que a escala fique precisa e sem erros.

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

fabãorenato

MUITO BOA ESCOLHA..
Caso queira alguma ajuda para comprar....estou a disposição.

Quanto ao suporte te passo dai o projeto.. que fiz...é bem simples mas funciona..para deixar a ferramenta reta.
Pois o mesmo para comprar é bem caro..

fabãorenato
Veterano
# mai/09
· votar

Quero sim. No caso eu recebi a postagem do catálogo da Stuart Macdonald e existe uma gama de possibilidades em relação a feramentas. Eu pensei que como levará ainda uns 5 meses até a guitarra ficar pronta, eu posso ir comprando o que for mais necessário a cada época. Não sei ainda qual peça é melhor de se fazer primeiro, se é o corpo ou braço. A parte elétrica eu devo deixar por último, assim vou otimizando os gastos por importânci em dada ocasião. Não sei se estou certo!

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

fabãorenato

Esta sim....vamos fazer o braço e o corpo concorrentemente..
Vamos iniciar co mos cortes primários das duas peças

A serra-faca.. seria muito bom vc ter, no momento da construção da escala....vamos fazer ela logo após os cortes primários..
Do que umas 3 semana +-...

Anderson Grant
Veterano
# mai/09 · Editado por: Anderson Grant
· votar

Espetinho

O Jatobá é muito abundante aqui na minha cidade, tem uns bons pedaços ideais para braço. O Jatobá serve para confeccionar um braço??

acker
Veterano
# mai/09
· votar

Espetinho
aqui na minha cidade achei cerejeira por um bom preço e peça inteira
ela é boa pra confecção do corpo?

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

acker

Sim.. estou fazendo uma pra mim com cerejeira.. corpo e braço em cerejeira e cedro

James Root_xD
Veterano
# mai/09
· votar

aaah...agora eu to sem dinheiro nenhum pra comprar as madeiras, vou ter que esperar meu pai receber pra pedir dinheiro a ele(e é 90% de chance dele não me dar...pq ele é o cara mais mão de vaca que existe :/)entao eu acho que vou ficar um pouco para traz em relaçao aos outros alunos do curso... :/

Enquanto a verba não vier pelo menos vou ter mais tempo de pesquisar as madeiras que tem aqui na minha cidade.

aaah...alguem ai que esta fazendo o curso é de Santa Maria(RS)??

se tiver alguem de santa posta ai no forum... :D

Anderson Grant
Veterano
# mai/09
· votar

Espetinho
Acho que novamente vc não viu minha pergunta, vou perguntar novamente. Jatobá serve para braço??

Esquimó
Veterano
# mai/09
· votar

James Root_xD
aaah...agora eu to sem dinheiro nenhum pra comprar as madeiras, vou ter que esperar meu pai receber pra pedir dinheiro a ele(e é 90% de chance dele não me dar...pq ele é o cara mais mão de vaca que existe :/)entao eu acho que vou ficar um pouco para traz em relaçao aos outros alunos do curso... :/

Enquanto a verba não vier pelo menos vou ter mais tempo de pesquisar as madeiras que tem aqui na minha cidade.
[2]

Diino
Veterano
# mai/09 · Editado por: Diino
· votar

e então?
vai rolar uma tabela timbrística das madeiras?
:)

tipo assim:

agudo (10----0)grave

maple: 10
mógno: 3
...
...
...
etc...

Viniguitarsg
Veterano
# mai/09
· votar

Espetnho
to de entruso aqui só baixando as aulas e estudando - as, pois quando vi esse tópico já tinham acabado as inscrições.
É o seguinte: vo tentar fazer minha primeira guitarra aos poucos, e to pensando em fazer uma explorer, mas eu tentei fazer um molde dela, mas saiu errado (deixei na tela do pc em tamanho real, eu acho, e fui colando uma folha de sulfite na outra até acabar a guitarra rsrsrsrs)saiu pequena e o braço deram só17 trastes , então perguntei para o bertola e ele me aconselhou a comprar um braço pronto, mas to meio sem grana e gostaria de saber se nessas suas aulas vc vai ensinar como fazer o braço e a parte elétrica da guitarra pois n sei nada disso e to pesquisando em todo lugar e n acho.
se vc puder me ajudar eu agradeço flw

???

Esquimó
Veterano
# mai/09
· votar

Espetinho
Já podem ir preparando placas de MDF ou Aglomerado de com aprox. 1 cm de espessura
Esta placa para fazer o corpo e o headstock, ou pra fazer o braço tbm?
flw

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

Anderson Grant

É bem dura..porem não sei se é facil de se trabalhar..
Voce pode fazer algunbs testes.. como tentar cortar um pedaço, plainar ou pegar um estilete e fazer filetes nela...

Lixar tb.. é um bom teste..

Dai me passe o resultado,..
OK

Grato!

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

Esquimó

Não vamos fazer corpo.... so um molde..
OK

AugustoDamned
Veterano
# mai/09
· votar

Espetinho
Não sei se já foi perguntado, mas onde encontro o "blueprint" das guitarras? Queria o esquema de uma Washburn Dime (Dean ML com floyd).

Muito obrigado!

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

PESSOAL... CRONOGRAMA MACRO DO CURSO....

MÊS 1 Inicio 24/04/09 Introdução a arquitetura, estrutura dos instrumentos
MÊS 2 Projeto do Instrumento, dimensionamento de custos, seleção e aquisição de madeira e peças.
MÊS 3 Contrução Braço e Corpo
MÊS 4 Contrução Braço e Corpo
MÊS 5 Contrução Braço e Corpo
MÊS 6 Termino 31/10/09 Acabamento final

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

Dependendo do andamento quero iniciar os cortes e preparos iniciais a construção do braço e do corpo.

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar

ATIVIDADE 1 - PARTE 1

Pessoal, nesta primeira atividade, participa quem quizer, porém....ela vai dizer qual madeira é apropriada para qual parte do intrumentos e qual faixa de frequencia e facilidade de trabalho.

Na primeira parte, quero que voces coletem amostras de madeiras,
Peçam em madereiras ou marcenarias, pedaços de madeira de todo o tipo que acharem, pedaços pequenos.

Façam uma tabela com o nome da madeira e as dimensões (C x L x A)

Na aula 6 passo a planilha com a explicação da segunda parte, esta Tabela, iremos deixar aberta, para que em qualquer momento do curso possamos acrescentar mais alguma madeira.

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

AQUISIÇÃO DE MADEIRAS..

Pesoal, eu e um aluno do curso, estamos fazendo um levantamento de preço e iremos divulgar uma tabela, pra quem quizer comprar madeira.
Estarei assim q possível divulgando no email dos senhores alista com preço e tamanho das madeiras. Dái calculamos o frete para a cidade de voces.

Se alguem tiver algum lugar próximo que consiga comprar madeira, pode me falar.

O intenção é que todos possam ter acesso de alguma forma ou outra a madeira.

toty
Veterano
# mai/09
· votar

Espetinho
Façam uma tabela com o nome da madeira e as dimensões (C x L x A)
Peçam emmadereiras ou marcenarias, pedados de madeira de todo o tipo que acharem, pedaços pequenos

VC quer das madeiras que a gente imaginar que seria boa pra um instrumento?

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

toty

ISSO, CORRETO, OU QUALQUER UMA QUE VOCES ENCONTRAREM.
OK

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar

MODERADORES

O que voces acham, de renomear o topico para Curso de Luthieria.
E a cada nova turma, renomeado para Curso Luthieria - Inscrições Abertas

Gostaria da opinião e da possibilidade disso. Alias, as próximas turmas, outro Luthier pode passar, não sendo fixo a minha pessoa apenas, assim acredito eu podemos manter smpre ativo este tópico.

A didática e o material posso passar para os demais que queiram ministrar um curso futuramente.

Apos o término dessa turma, caso não tenha outro Luthier, posso e pretemdo abrir nova turma.

Grato!

Esquimó
Veterano
# mai/09
· votar

Espetinho
Na primeira parte, quero que voces coletem amostras de madeiras,
Peçam emmadereiras ou marcenarias, pedados de madeira de todo o tipo que acharem, pedaços pequenos.

Então temos q pedir pedaços d madeira para fazermos os testes?
Se sim, pode ser de qualquer madeira?
Flw

Anderson Grant
Veterano
# mai/09
· votar

olha o que eu achei, um PDF que calcula a distância dos trastes, com certeza será muito útil.
ó o link ai:

http://rapidshare.com/files/217481398/fretcalc.pdf

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

Esquimó

Leia atentamente a Atividade..
è isso mesmo
OK

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar

Espetinho
Outra pergunta sobre ferramentas: que ferramenta seria adequada para fazer um pequeno reparo nos trastes? Notei que um dos meus violões está com pequenas rebarbas nos trastes. Estas rebarbas são pequenas sobras que ficam pra fora do braço, deste modo, ao passar um pano pra limpar as "costas" do braço, sinto que o pano vai desfiando devido a estas rebarbas.

Usa-se uma lima mesmo? Ou tem alguma ferramenta/recomendação específica?

Johnny-Max
Veterano
# mai/09
· votar

Desculpa mas... oq seria esse teste? é cosa pra 2ª parte só? se é necessário anotar as dimensões é preciso de tal tamanho mínimo? o necessário pra construir algo nela? ou só uma peça pquena? desculpa as duvidas bestas :P
até mais!

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar

Johnny-Max e todo o Pessoal

Não são bestas...
Mas são respondidas na descrição da atividade...

Algo que notei na turma.. poucos me perguntam,, porque geralmente respondo.. leiam a aula tal.. ou esta escrito em tal lugar.

Isso é porque sou bastante chato....
è que geralmente as dúvidas como a sua.. por exemplo.."que teste é esse".. isso eu estarei falando depois... por enquanto é so fazer a parte 1.

Não vamos cosntruir.. caso contrário eu passaria tamanhos mínimos...

Mas não tem problema..
Eu gosto de que perguntem... do que não falem nada....
Mesmo parecendo não incluir nada.. faça a pergunta mesmo assim.. pois mesmo que voces ouçam a resposta, esta na aula X.... pelo menos saberão que está lá.... e caso mesmo assim não encontrem a resposta.. eu respondo.

Uma coisa...sempre façam perguntas.. pois cometo erros como todos.

OK

Isso a todo o pessoal