Autor |
Mensagem |
Slash Silva Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho Estou interessado em obter um pedaço da sua prancha de Mogno pois meu projeto é uma Les Paul. Como é que a gente faz? Pode enviar?Quanto é? Se tiver as demais madeiras para o braço e escala também vou querer. Mas quero apenas as dimensões necessárias para cada parte da guitarra. Elas vão ficar guardadas até que eu obtenha a experiência necessária para a construção. Não vou tentar de primeira, vou treinar bastante.
|
Diino Veterano |
# jun/09 · Editado por: Diino
· votar
Slash Silva
penso da mesma forma. to atras de uma prancha de mogno...
ou tem alguma madeira com timbre mais encorpado/pesado/grave que o mogno?
ah, meu projeto é uma LPS. :)
|
Anderson Grant Veterano |
# jun/09
· votar
consigo uma prancha de mogno com documentação e tudo.por aprox. 250,00
na ronay custa R$ 115,00. é garantido, já comprei lá. Tem DOF e tudo.
|
Valter Bergamo Veterano |
# jun/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar
Anderson Grant e TODO PESSOAL
Obrigado...mas infelizmente O SITE da Ronay deixa muito a desejar. Fica complicado o pessoal comprar sem ter q ligar lá.
Vou entrar em contato com eles para ver os preços e madeiras que ele tem.
O preço que vc comentou..é para um corpo de guitarra. O que estou fazendo é uma tabela.. com Kits.. já nas dimenssões ideais para a construção de peças como Corpo, Braço e Escala.
Com certeza ficará mais barato q uma prancha grande... OK
Assim que tiver os preços, passo a vcs.. E se mais alguem tiver mais lugares onde comprou madeira de forma tranquila.. me passem tb. OK
Assim todos poderão ter acesso a madeira. Grato a todos!
|
Diino Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho
cara, tem alguma madeira mais grave que o mogno?
abç!
|
BrandieLLi Veterano |
# jun/09
· votar
Duzinho_Alvarenga
Ban
|
Anderson Grant Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho
ok, assim provavelmente vou querer um pedaço também.
|
toty Veterano |
# jun/09 · Editado por: toty
· votar
HEHEHE, hoje tem aulinha...( pra movimentar o tópico)
|
AugustoDamned Veterano |
# jun/09 · Editado por: AugustoDamned
· votar
cara, tem alguma madeira mais grave que o mogno?
Estou com a mesma dúvida que o amigo.
Qual?
|
erico.ascencao Veterano |
# jun/09
· votar
AugustoDamned Será que o ébano é um candidato?
|
AugustoDamned Veterano |
# jun/09
· votar
erico.ascencao Será que o ébano é um candidato? Rapaz, escala todo mundo já viu.. mas guitarra de ébano, eu nunca vi. o.O Vamos esperar a resposta do Valter espetinho. :)
|
# jun/09
· votar
MADEIRA GRAVE
Madeiras com diferença para a faixa de graves de forma expressiva apenas madeiras Escuras (Preto).. como o ébano aqui citado, o Jacarandá entre outros.
Não é regra, mas em muitos casos a cor da madeira, esta diretamente ligada ao som.
Madeiras claras = Agudo e madeiras escuras = Grave.
OK
|
diogorock Veterano |
# jun/09
· votar
onde eu moro tá complicado arrumar madeiras....
Espetinho tenho algumas dúvidas:
Alder é uma madeira muito cara aqui no Brasil? tem alguma q se assemelha a ela q seja nacional?
Na substituição do Ebano, pode-se usar Jacarandá. Existe alguma outra mais recomendada, ou q substitua melhor o Ebano doq o Jacarandá?
Oq significa Flame Maple Top e como é feito?
Neck-Thru-Body vc já ensinou doq se trata, mas qndo essa palavra vem escrita acompanhada de Quartersawn Maple, qual a diferença?
Última questão hehehehe
Tava dando uma lida sobre Túpia, e vi q é uma ferramenta extremamente perigosa, e é preciso muito treinamento para poder manuseá-la com segurança. Quero saber se o serviço com túpia pode ser tercerizado, e se existe outra ferramenta q possa substitui-la q seja menos perigosa? tendo em vista q n tenho prática em marcenaria, a tercerização, ou uma ferramenta mais "light" seria altamente recomendada pra mim!!!!
Desculpe o monte de perguntas, acumulei para postar de uma vez só hahahaha...
|
· votar
diogorock Neck-Thru-Body vc já ensinou doq se trata, mas qndo essa palavra vem escrita acompanhada de Quartersawn Maple, qual a diferença?
LEMBRA DA AULA SOBRE MADEIRA?
É só relacionar o tipo de braço com o tipo de corte da madeira. OK
SOBRE A MADEIRA....
O Jacarandá é o mais recomendado para substituir o ébano, porém pode se utilizar diversas madeiras para escala. Alguma delas estão listadas no anexo da aula sobre madeiras.
SOBRE A TUPIA
A tupia é uma ferramenta para acabamento, para falar sobre sua substituição é necessário estudar o processo de acabamento que ela esta inserida.
Por exemplo... para o acabamento das lateria do corpo, junto com o molde.. voce pode substituir por um taco de lixa com lixa bem grossa, e ir substituindo por lixas mais finas, porém o acabamento igual a da tupia requer muita atenção e cuidado.
Se for faler uma lateral curva, como alguns modelos de contra-baixo, pouco a utilizaria, sendo um processo mais facil de se fazer manual.
OK
Mas pode levar numa marcenaria por exemplo para fazer o acabamento. Caso deseje.
ok
|
# jun/09
· votar
======= AULA 7 ==============
A aula 7 é bem resumida, sendo melhor explicada por auxílio de 8 vídeos e 2 anexos. Os links estão postados também no fórum e no arquivo da aula 7. A partir desta aula, já poderão ir treinando cortes e colagens. Isso é fundamental para que vocês adquiram prática antes de cortar a peça real. Pratiquem bastante em peças que vocês podem conseguir de graça em marcenarias, basta conversar e pesquisar, sair a campo realmente.
As próximas aulas serão bem práticas, e estarei cobrando de vocês o cronograma do projeto. A próxima aula veremos as medias que devemos levar em consideração para o corte real do braço inteiro.
Quanto as madeiras, vou poder ajudar, tem um fornecedor de madeira que se disponibilizou a ajudar e um amigo, que mora no Rio de Janeiro. Estamos terminando de montar a tabela de preço e frete. Caso alguém tenha um local onde possa ser comprado madeira com documentação florestal e Nota fiscal, por favor me informem para que possamos compartilhar com os demais alunos. Caso que aconteceu com nosso colega do Rio de Janeiro.
A estimativa para o corte real da peça para a confecção do corpo é para do que 2 ou 3 semanas.
MOLDES CORPO E HEADSTOCK
Pessoal, com o material solicitado na aula anterior, vamos fazer o molde do corpo e do headstock, se preocupando com o formato apenas. Respeitando é claro as dimensões de cada modelo.
Durante a semana estarei montando um banco com layouts que possuo, caso algum aluno possua ou tenha algum link para passar, eu agradeço. Assim que tiver pronto passo o link para baixarem as plantas.
Algumas não tem escala, mas uma dica por exemplo para fazer a impressão ou desenho do modelo do headstock, diminuam ou aumentem a imagem ate que o comprimento da pestana fique entre 42 e 43 mm. Ignorem o restante da planta, por enquanto.
Para quem quiser desenhar, ou criar um modelo de headstock, utilizem o velho lápis e borracha. Estarei passando os layouts que tenho a vocês durante a semana.
Lista de Materiais Placas de madeira de 1 cm de espessura (como madeira laminada compensada, aglomerados, MDF, etc). Cartolina, ou papel cartão; Compasso; Tesoura; Lápis; Réguas; Transferidor;
ATIVIDADE 1 – PARTE 2 O ARQUIVO DA ATIVIDADE COM A EXPLICAÇÃO DE COMO PROCEDER COM A ANÁLISE ESTA ANEXADA AO E-MAIL.
Peço aos alunos que façam a atividade, pois não terei como responder a que faixa de freq. Determinada madeira se encontra se não fizer a análise. Alguns exemplares que utilizo estarei fazendo e montando a tabela juntamente com voces.
Conforme forem fazendo já me passem a planilha com os resultados da análise para que eu possa publicar a voces.
Os alunos que não fizerem, cabe somente aguardar que um colega faça a análise ou em casos de madeiras conhecimas e tradicionalmente utilizadas, eu mesmo estarei fazendo. OK
O link dos programas para baixarem:
GoldWave
MTG
Estou crente que ninguem tem dúvidas a respeito de nada que falamos até agora (7 Aulas), pois não estão postando no forum. Apenas alguns alunos estão participando. O fórum é o lugar onde voces podem e devem compartihar experiencias com todos os alunos.
Então esta agendado.. aula on-line para esclarecimentos de duvidas na segunda-feira dia 15/06/2009 apartir das 20:30 horas ate as 22:30.
Escolhi este horário e data pois é o horário onde a maioria esta disponível, conforme preenchimento no pré-projeto.
OK Pessoal. Boa Semana!!!!!!!!
LINKS
ATIVIDADE 1
AULA 7
ANEXO VI
ANEXO VII
VIDEOS
video 1 video 2 video 3 video 4 video 5 video 6 video 7 video 8
|
PedroA Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho Padrão, como estou de no trabalho so vou baixar o material amanha... Quanto a fornecer as Madeiras vai facilitar mt, eu tenho interesse.
|
Clauber guns Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho Padrão, como estou de no trabalho so vou baixar o material amanha... Quanto a fornecer as Madeiras vai facilitar mt, eu tenho interesse. (2)
|
# jun/09
· votar
PedroA Clauber guns
OK.... Acredito eu que esta semana já passo alguns valores
|
Clauber guns Veterano |
# jun/09
· votar
Aê pessoal se possivel alguém responder:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208389/p29#6064040
|
Clauber guns Veterano |
# jun/09
· votar
↑ já responderam ;D
|
# jun/09
· votar
Clauber guns
Já foi respondido.. e no email da aula 7, enviado ontem também falei sobre isso. OK
Voce não leu né???? Oia.....vo tirar 5 pontos ....ehee
|
Clauber guns Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho aduhduashuhduh No E-mail dei uma lida rápida pq o chefe tava aki sacomé hehehe mas vou olha direito Vou ler todas as aulas agora pra ver se tem algo que eu perdi ;D
Ah propósito, no meu pré-projeto eu tinha posto q o corpo da guita ia ser em Alder Mas eu tava vendo e parece que o Basswood é melhor pro timbre que eu to procurando (entre o grave do Mogno e o Agudo do Alder)
E agora fessor oq faço? :D
|
Diino Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho
vc vai passaras medidas das guitas pra gente né? eu tenho impressão que 70% do pessoal fará LP ou Flying V eu fiz alguns rascunhos no corel,porém gostaria de saber a medida da madeira pro corpo da LPS pois irei buscar compensado para treinar futuramente.
:D
ta mto boas as aulas. parabéns.
|
# jun/09
· votar
Diino
Vou passar sim....mas para os moldes.. pode pegar uma de 40cm de largura e 60 de comprimento.
|
· votar
== BASSWOOD =====
História e revelação!
O basswood ou Tilia America é original da Améria do Norte, o nome Basswood teve origem não pela construção de Baixos.. como muitos pensam..mas sim por causa da casca fibrosa.
Por possuir fibras longas, os povos desta região a usavam para fazer cordas. Deixavam a madeira mergulhada por semanas na água até que as fibras se soltassem, e faziam cordas, e uma espécie de tecido muito utilizado para fazer armadilhas para peixe, capachos e outros artigos.
Também conhecida como Linden, o Basswood é atrativo para abelhas em Julho, tendo um mel muito saboroso.
O Basswood prtence ao gênero das tilias, onde exitem mais de 30 espécies.
Uma árvore Brasileira, que substitui é o Morototó, ou conhecido também como caixeta, marupá, pé-de-galinha, mandiocaí, entre outros. A familia é das Araliaceae.
Acredito eu que voces conheçam o Marupá..OK espantados? em saber isso?.
Bom pessoal tenho um livro digital, com mais de 200 ág. sobre muitas espécies de arvores. Vou montar uma material pra voces, OK.
|
toty Veterano |
# jun/09 · Editado por: toty
· votar
Espetinho e alunos!!!
Depois de um enorme esforço, e varias ligações para muitas madeireiras, consegui achar a unica madeireira que vende mogno e devidamente legalizado...
E por incrivel que pareça, eu não sabia, mas ela fica a 5 minutos no maximo do meu serviço!!!é um bairro meio escondido...hehehe
Bom ele não trabalha com sobras ou pedaços e sim pranchas inteiras, ele me passou o seguinte preço: (obs: seguindo as medidas do PROFESSOR) MOGNO: 1 mt x 52 cm x 8 cm =R$ 145.00 ( provavelmente sobrara muita madeira)
Braço 85 cm x 10 cm x 3 cm : R$ 9.50 Escala 65 cm x 7 cm x 6 mm: R$ 1.50 Corpo 55 cm x 40 cm x 5 cm: 52.00 ( so lembrando que esse seria o custo médio calculado por ele, mas ele não vende pedaços e sim prancha)
CEDRO ROSA( esse ele possui pedaços): braço 85cm x 10 cm x 3 cm = R$ 5.94 escala 65 cm x 7 cm x 6 mm = R$ 0.70 Corpo 55 cm x 40 cm x 5 cm = 30.00
e ele me recomendou uma madeira de nome AMAPÁ, que ele disse que dois luthiers aqui de maringá compram para instrumentos, e segundo ele é mais barato do que CEDRO ROSA...
|
toty Veterano |
# jun/09
· votar
ALGUEM bom de matematica podeira me ajudar a calcular qtos pedaços uteis eu poderia cortar com essa medida passada acima do MOGNO: 1mt x 52 cm x 8 cm:
|
toty Veterano |
# jun/09
· votar
Desde já eu me disponibilizo( claro, respeitando alguns horarios) tbm a ver custos (Extras )com essa madeireira, se alguem tiver interesse...
|
mpmegas Veterano |
# jun/09
· votar
ai cara consegui um pedaço de jacaranda e marfim
e cedro pro corpo!! é uma strato!! com alavanca e tremolo
|
mpmegas Veterano |
# jun/09
· votar
captadores single (marca ruim) baratos e madeira barata (velha)!!! será que serve espetinho
|