Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Anderson Grant
Veterano
# mai/09
· votar


Pessoas, estou vendo aquela serie de videos "construção de três guitarras" que está naquele material que punharam o link ai e digo o seguinte, o negocio é ter as ferramentas, no video o cara faz parecer fácil porque ele tem todas as ferramentas pra facilitar o bagulho. Fiquei pasmo como ele corta o corpo, é com um tico tico mesmo, pensei ser mais complexo. Em fim, ferramenta é mais de 50% do trabalho, pelo menos eu acho neh, vamos para prática pra ver... =)

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


Anderson Grant
ah sim, eh mesmo! com uma tupia e uma tico tico o trabalho facilita MUITO, certeza absoluta.

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


PESSOAL!!!!! QUALIDADE DO INSTRUMENTO E INVESTIMENTO.

Boa noite ao pessoal.... Sem dúvida é um investimento que os senhores estão fazendo, quanto ao custo pagar o benefício, ai entra vários fatores.
A duração do curso é de 6 meses, para que os senhores tenham tempo suficiente para aprender e treinar as tecnicas antes de colocar em prática.

Por exempo, estaremos treinando cortes, colagens, pintura, formatos do corpo, disposição dos captadores, e etc...

Se estiverem afim de fazer a guitarra em 1 mês, ou antecipar os passos, ai não terão com certeza uminstrumento de qualidade.

Quanto a afinação do instrumento, esta é a parte mais dificil, pois precisamos de uma boa precisão, alguns investimentos voce terão que fazer.
Porém isso na condição de cada um, por exemplo se o aluno não tiver condição de comprar alguma ferramenta que não seja possivel fazer, esse poderá fazer o que conseguir...
Mesmo q a guitarra seja feita apenas de compensado e sem ferragens nenhuma.... Mas é interessante o aluno praticar as técnicas....


Muito se tem que um instrumento é algo quase que impossível de ser feito,,,, isto não é tão verdade assim...
Eu sei que voces não vao sair do curso sendo mestres em luthieria, mesmo que venham a fazer um curso presencial, não será assim.
Então pra que fazer o curso??? Pra que gastar dinheiro com peças....
Essas perguntas são comuns a todos nós, como exemplo, que curso vou fazer, será q vou ter emprego depois que sair da faculdade, será que troco de emprego?

Estou disponibilizando o curso, e como já falei isso, estarei cobrando de voces apenas boa vontade, paciencia, esforço e dedicação
Mas vou cobrar os pré-projetos, as avaliação que serão feitas, a participação entre outras coisas....

Qualquer um poderá acompanhar as aulas, porém só vou me dedicar em atender e orientar os alunos participantes e matriculados.

Cada pessoa tem uma habilidade diferente e desenvolve habilidades de diferentes formas, mas algo que todos voces tem é o interesse pela luthieria.
Mas espero que todo o pessoal tenham o mesmo foco, por isso passei o pre-projeto.... E pedi a voces que colocassem o que estariam fazendo, se estariam construindo o instrumento, ou se estariam acompanhando apenas a teoria, ou sobre regulagens e etc...

A qualidade do instrumento vai depender de cada um, não só isso mas tudo na vida de voces, se não dermos o primeiro passo, nunca vamos chegar a lugar algum.

Eu iniciei fazendo minha primeira guitarra com 60,00
Fiz o tensor, peguei doação de madeira, fiz a pestana de osso, peguei no açougue o osso, a ponte fis de madeira, os captadores eu fiz um, com parafusos, um imã que eu tinha de HD e fio de cobre de um transformador pequeno que eu tinha...
Sofri muito pra fazer, pois não tive nenhuma orientação, apenas as tentativas e erros, com o passar dos anos vcs vão perceber que cada instrumento que fizeram (isso quem continuar a fazer) era muito ruim...sempre vao aperfeiçoar mas sua técnica.

Então não é possível que se o aluno tenha o conecimento a disposição, orientações, acompanhamento do que e como está fazendo, e tendo dicas de como fazer, e tendo a vontade de fazer,.... Não é possivel que saia uma porcaria o instrumento

Não vou apressar o andamento do curso....

E pra finalizar, eu não estaria fazendo um curso assim pra voces senão tivesse algo em troca.... Que é a satisfação de ver que pude compartilhar com vcs meu conhecimento e ver os resultados de cada um.

OK

Boa noite pessoal, nos ultimos 15 dias estou trabalhando das 8:00 da manha ate 21:00, e ate sexta estarei nesse ritmo.. Então não pude me dedicar muito ao curso.. Mas espero que tenham paciencia e busquem a informação a partir das que eu passo a voces e façam o que puderem, alguns tem condições de comprar ferramentas, peças de otima qualidade, outros não...

Mas uma coisa é CERTA, melhor que uma guitarra onde trabalhadores quase que em escravidão fazem e com peças que são baratas, ao ponto de conseguir vender uma guitarra a 400,00 .. Com certeza quem se dedicar e fazer o proposto.. E fazer com vontade e amor no que fazem.... Vai ficar muito melhor.

Ate sexta estarei lendo as postagens e fazendo um material extra.. Pra explicar as duvidas....
ate sábado eu passo

Anderson Grant
Veterano
# mai/09
· votar


Valter,

com certeza um grande problema meu e acho que de todos é a ansiedade, estou doido pra cortar a madeira, lixar, etc... principalmente porque estou de férias e tenho todo o tempo do mundo por enquanto, mas sei que todos temos que ter calma e esperar o tempo certo pra fazer tudo direito, por enquanto vou pesquisando e estudando sobre o assunto.

Abraço.

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


INCRIÇÕES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PESSOAL .. ENCERROU AS INCRIÇÕES.. SÃO 7 TURMAS E 70 ALUNOS JÁ.

AS PROXIMAS TURMAS SERÃO ABERTAS AO FINAL DESTE CURSO....

NOVOS INTERESSADOS DEVEM PASSAR UM EMAIL.. E SERÃO AVALIDOS.. OK

VLW PESSOAL E ATE MAIS.....

carlos_weber1
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho

Pow cara, falou bonito agora...
Realmente uma semana é o tempo perfeito de ler, reler, e absorver parte do conhecimento que voce quer nos passar...é impossivel fazer um trabalho desse porte com qualidade dentro de um mes, é ate ilogico.
sendo de 6 meses o tempo, vamos ter oportunidade de errar e acertar, pq tenho certeza que de primeira vai ser dificil nao errar nada... e sim cara... material muito bom que voce ta mandando pra agente... simples mas objetivo..
continua nesse ritmo msm que agente vai discutindo e aprendendo uns com os outros...
teve uma pessoa que criou um grupo de msn...algo que eu aqui no meu interior nunca tinha visto, mas add...é legal que da pra discutir rapidamente e sem carregar o forum
tambem tenho pressa pra aprender certas coisas, mas tenho plena confiança que tudo vai ser discutido no tempo devido.
valeu cara, abç

carlos_weber1
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho
ah sim, e ja mandei meu pre projeto tem alguns dias hehe, so pra confirmar

Silas Hammett
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho
Cara,todos os arquivos que baixei nao estao abrindo no Adobe Reader,fala que nao tem suporte pra esse tipo de arquivo ou esta danificado,ja baixei 2 vezes e nada.

mvmarquezini
Veterano
# mai/09
· votar


Tenho dúvida tmb, como será feita a compensação da tensão nas cordas...



Eu também

toty
Veterano
# mai/09
· votar


EU vou fazer a guitarra, nem que ela fique parecendo um berimbaú(l) de tão torta...huheuheuh

toty
Veterano
# mai/09
· votar


A propósito, se tiver alguem aqui da minha cidade, Maringá -Pr, e precisar fazer alguns cortes, Meu pai tem algumas maquinas de marcenaria e desde já diponibilizo pra galera que quiser utilizar e não tiver condições de tercerizar o corte, ou que queira compartilhar a experiencia!!!! agora CUIDADO pra não ficar sem dedo heim! hehehe

Joe Road
Veterano
# mai/09
· votar


Mew... Muito legal ver toda essa interação e essa "vontade" nos posts...
Com certeza vou fazer a minha...
Sinceramente não sei como... (tow zerado e quase não tenho tempo)
Mas só sei que vou fazer :D
aguardem as fotos BWAHAHAHAHAHAHA *RAIO CAINDO AO FUNDO*

toty
ow... se mudem p/ SP! :D
aí fik mais fácil p/ cortar as madeiras :D

hehe

Espetinho

mew... parabéns msm pelo projeto... é algo muito digno dividir seus conhecimentos com a galera do tópico!

força aê!

Esquimó
Veterano
# mai/09
· votar


toty
A propósito, se tiver alguem aqui da minha cidade, Maringá -Pr, e precisar fazer alguns cortes, Meu pai tem algumas maquinas de marcenaria e desde já diponibilizo pra galera que quiser utilizar

Droga! Moro em Curitiba.

Mudando de assunto...
Que Caps v6 vão usar?
Eu planejo colocar um HB Intruder na ponte, um Single Standard S3 no meio e um HB HB2 no Braço, todos da Malagoli. O q vcs acham? Eu vou tocar Heavy Metal e Punk Rock.
Flw

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


Silas Hammett

Pode ser um problema do seu adobe.. baixe uma versão mais recente e reinstale...

OK~~QQ me fale se nao conseguir ler o material

Clauber guns
Veterano
# mai/09
· votar


Silas Hammett
Foxit Reader

http://www.baixaki.com.br/download/foxit-pdf-reader.htm

Acho bem melhor e mais leve que o Adobe


Tenta ai

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


Esquimó
vou usar da Sound tbm.


Garela do handmade com requeijão, beleza?!?
Vou dar uma prosa, afim de enriquecer o tópico.

Resolvi tirar algumas horinhas (e alguns trocado$$) para ir comprar as madeiras que vou usar na construção do meu instrumento. Ok, ótimo!
Fiz o levantamento de lugares que poderiam dispor de cedro, ipê, imbúia, pau marfim e tals.... ok.

Fui a luta... chegando lá, primeiro problema... madeireira vende tábua de aproximadamente 6m... uma de cedro (com 6cm x 50cm) por 320 reais (aproximadamente)... calculo que com isso seja possivel construir 10 corpos de guitarras (aproximadamente, talvez até mais), ou seja, uma bela média de preço por corpo (32,00 reais).
E as peças que seriam suficientes para construir um corpo de guitarra (chamados aproveitamento de madeira, nas madeireiras, ou seja, peças q não são tabuas grandes), não consegui encontrar nenhuma com 6cm (somente as de 4cm e menor, e pedaços bem pequenos mesmo, sobra de ripas e tals).

O lance agora que eu vou fazer é ligar em algumas marcenarias e ver se tem disponibilidade de aproveitamento de cedro (sim, eles vão cobrar bem mais caro, tp uns 45 reais por aí) e ver o que eu consigo.

To falando isso pra já tirar a idéia da cabeça de quem não sabe e tá axando que é tipo um lugar com ar condicionado, cheio de ótimos atendentes e que é só você pedir o tipo de madeira que quer e no tamanho que quer que eles entregam cortadinho e emparelhadinho.
Mas não vamo desanima garela!!! Em ultimo caso poderiamos comprar a madeira todos juntos (quem não encontrar), ai algm fica responsavel pelo corte e o envio e os que pedirem pagam o preço disso... mas isso é só uma idéia, q talvez seja inviavel, mas caso ocorram muitas dificuldades pode ser algo viavel!

toty
Veterano
# mai/09 · Editado por: toty
· votar


gucrispim
Vc já pensa em começar a construir ela de forma digamos assim: " definitiva"?
ou pretende fazer uma com pó de serra prensado, e depois ir pra "verdadeira"?

toty
Veterano
# mai/09
· votar


não consegui encontrar nenhuma com 6cm (somente as de 4cm e menor,
não funfa usar colagens, tipo corpo e tampo?

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


toty
até "funfa" mas aí a dificuldade seria grande também... achar 2 tábuas de 4cm (que já deveriam estar plainadas) ou então plainar 2 de 4cm (pra ficar com 3cm e tals) e colar até ficar com 6cm coladas, mas colar 2 peças de cedro soh em ultimo caso.

pretendo fazer uma definitiva mesmo, e antes de cortar fazer os moldes tp em eucatex mesmo.

zolluca
Veterano
# mai/09 · Editado por: zolluca
· votar


sera q ffica legal coloca um captador hot rails single da kent armstrong em uma flying v?eu li q ele tem um saida parece de 13k(mais ou menos como um humbucker neh?)
parece q ele eh ceramico, q da mais peso, exatamente oq eu quero, mais deve colocalo na ponte ou no braço?
AJUDAAA POR FAVORR

Silas Hammett
Veterano
# mai/09
· votar


Clauber guns
Vou baixar pra ver!

LucasGuitarMaster
Veterano
# mai/09
· votar


aqui em niterói não faço idéia de onde cortar as madeiras, etc :S

tem até uma marcenaria que conheço, mas cobra um tanto caro e como tem coisas (pelo que vi) são mais difíceis de cortar, o rapaz ia cobrar bastante

crivellari
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim

Cara, muito estranho...

Quando fui comprar a peça, eles me deram no tamanho q pedi. A largura e espessura eles tinham... e cortaram no comprimento q eu queria.

Esquimó
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim
Resolvi tirar algumas horinhas (e alguns trocado$$) para ir comprar as madeiras que vou usar na construção do meu instrumento.

Ainda nem fui ver o preço da madeira, mas acho q num vai ser muito caro não,
Planejo fazer corpo em Pinus (eh aí q tah minha duvida: será q pinus presta pra fazer o corpo?)
braço em Cedro e escala em Ipê-Roxo.
E pra serrar eu tô em duvida ainda, acho q vô na ksa dum amigo meu q a mãe dele tem uma serra tico-tico (ela faz artesanato com MDF).

fabãorenato
Veterano
# mai/09
· votar


Espetinho o que vc acha dos captadores lipstick?

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


Esquimó

Pinus nunca.... Pinho sim....

Apesar de serem bem parecidos....

Use pinho, é bem claro, e não tem veios de cores diferentes, é mais homogenio a sua cor.. e bem branquinho..

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


MADEIRA !!!!!!!!!!!!!!!!!

Embora nós queremos fazer a guitarra com a madeira dos sonhos.. as vezes nao vamos encontra-la no preço que queriamos...

Mas é bom voces irem pesquisando....porém... há dicas para escolha da madeira.. como o corte dela, idade de secagem, etc..

Que podem influenciar muito na contrução do braço...

Aula 4 é sobre Ferramentas.. Aula 5 Madeira

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


Esquimó
é isso aí... tipo... pinus não tem utilidade pra luthieria, e cedro mtas vezes não é recomendado para braços

crivellari
então cara, não sei o que rola. visitei as maiores e menores madeireiras daqui (você foi em madeireira ou marcenaria?) e deu nisso.

Sou brasileiro, e não desisto nunca! hahah.
Depois desse pequeno balde de água fria pensei "Quem poderá me defender?!?" (Eoo, o chapolin colorado!!) UAHE Quem dera!!!

Bom, aí veio na minha cabeça meu tio (ele é dono de uma fábrica de móveis da região, com certeza seria uma grande ajuda e tals, mas dificilmente o vejo, e queria evitar de criar a situação desagradavel de só vê-lo quando for pedir alguma coisa).

Aí veio na minha cabeça um cara (eu não o definiria como marceneiro, ele é mais um artista com os móveis que faz) que fez alguns móveis (mesa com tronco, e cadeiras rústicas) pra casa de minha irmã. Ele mora aqui perto e do lado de fora da casa dele tem um bocado de madeiras bonitas.
Fui até lá e ele havia acabado de chegar de uma madeireira em uma cidade vizinha. Troquei idéia, conversei e tals. O cara já ta no meio, tem contato com minha família e quer ganhar um trocado. Ele vai ver o preço do mogno e outras madeiras mais baratas pra mim até final da semana que vem. Espero gastar até 60 reais com a madeira do corpo, e até uns 40 com braço e escala. Enfim é isso!

Se a coisa parecer dificil de encontrar, pense em alguém que esteja no meio e possa te encaminhar, até pra evitar que te vendam Pinus como Mogno, Ipê como Jacarandá e tals.

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar


Minha contribuição aos colegas: Calculadora de Escala 1.0.

É um programinha de minha própria autoria, que calcula a distância entre os trastes (tanto entre trastes consecutivos quanto entre cada traste e a ponte). Basta escolher o comprimento da escala (em mm ou polegadas) e o número de trastes.

Fiquem sussegados que é true, se não for podem me pedir pra eu tomar um ban. Conferi com o resultado do exemplo da apostila da aula 3, e deu certo.

Valter Bergamo
Veterano
# mai/09
· votar


BOM DIA! === TÓPIC FIXO

Alguem sabe com podemos deixar tópico fixo....Muita gente falou que não se insceveu por isso... e se o tópico fosse fixo, poderão acompahar melhor, tanto os matriculados como os demais participantes do forum....

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se