Autor |
Mensagem |
Joe Road Veterano |
# mai/09 · Editado por: Joe Road
· votar
Espetinho
Tranquilo! :D
Agora.... vamos as minhas observações a respeito do texto...
1° Tenho que voltar a estudar matemática.... =/ 2° Não entendí nenhuma fórmula que estava lá (e nem as explicações) ='[ *talvez seja pq lí um pouco apressadamente pois estou no trabalho, mas em casa eu leio com mais calma*. 3° Basicamente... Para obter a distância de determinado traste eu tenho que medir o total da pestana até a ponte do instrumento e multiplicar com o número da relação que foi passada? o.O 4° Como vou medir com total precisão a medida de um traste p/ o outro? (tem algum limite tolerado (tipo arredondar o n°) ou tem que ser exatinho com todos os 13 números após a virgula? hahah) 5° Creio que irei fazer uma guitarra com a escala sem trastes :D(igual a do steve vai :B heheh) 6° Só agora fui descobrír que coloquei os carrinhos da ponte da minha guitarra de cabeça p/ baixo na última troca de corda... (aff)
kkkkkk
-Dan
pode ser uma boa kra um msn group p/ a galera... o/ chegando em ksa irei add :D
edit: um monte de erro de digitação :P
|
Joe Road Veterano |
# mai/09
· votar
ps: Mano espetinho... Tu já manjava disso tudo quando vc fez a sua primeira guitarra? Ou vc foi adquirindo este conhecimento com o passar do tempo?
Ótimo texto parabéns! o/
amplexos
|
Valter Bergamo Veterano |
# mai/09
· votar
Joe Road
A explicação quanto ao material estarei fazendo durante a semana e Vou agendar com vcs uma aula extra pelo MSN OK...assim que receber os preprojetos ate dia 17/05...
Marco 1 semana antes.... OK
Vou passar um software q faz os calculos, mas se vc der uma boa llida.. vai conseguir fazer os calculos tb..manualmente ou numa planilha por exemplo... quanto a precisão:
Bom quanto mais preciso melhor, porem fazendo a mão os cortes, vc consegue ate entre 0,3 e 0,5 mm de precisão....mais que isso apenas com máquinas CNC.. é é algo quase que impraticável para nós... e mesmo assim essa diferença é imperceptivel.. já que mesmo com essa precisão toda nunca teremso uma guitarra 100% afinada.. ainda mais com as compensações...
Um instrumento que teríamos condições por exemplo seria o piano, onde existe uma corda para cada nota, sendo assim conseguimos regular individualmente cada corda.
|
# mai/09
· votar
Joe Road
Sobre calculo sim.... Não na pratica..
|
axleWs Veterano |
# mai/09
· votar
Espetinho sinceramente, não vou me preocupar em entender as fórmulas, eu aprendi aqui como se aplica, acho que pra mim (leia bem, não estou incentivando ninguém a fazer o mesmo) é o bastante.
material muito bom em professor.
|
Joe Road Veterano |
# mai/09
· votar
Um instrumento que teríamos condições por exemplo seria o piano, onde existe uma corda para cada nota, sendo assim conseguimos regular individualmente cada corda.
deve ser mó trabalhoso afinar um piano heim... o.O
mas... se eu errar na medida de algum corte na escala... terei que refazer todo o processo?
e aí deu uma olhada no meu pré-projeto? :D
|
# mai/09
· votar
axleWs
Legal..
A ideia é essa mesma, quem quizer entender como surgiu as regras.. ai esta o material.. porem pelo menos uma leitura superficial é bom fazer..
OK
|
# mai/09
· votar
Joe Road
Sim..olhei.. Caso erre e este erro for muito grande.. sim tera q refazer.. ou tampar o rasgo do traste.. mas ficaria muito feio
POr isso é uma parte extremamente delicada de se fazer E devemos fazer a escala e conferi-la.. antes de colar no braço..
Em caso de braço de peça unica o trabalho deve ser refeito inteiro..
|
M.E.T.A.L Veterano |
# mai/09 · Editado por: M.E.T.A.L
· votar
muito bom este tópico valeu gurizada!!!!
|
# mai/09
· votar
M.E.T.A.L
Ola boa tarde!
Caso queira participar do curso é so enviar um email aindahj.. para curso_luthieria@yahoo.com.br com seu nick do forum
Dai envio as aulas pelo email tb...porem o pre projeto deve ser entregue ate domingo 17/05...mas da tempo ainda
Caso queira pode acompanhar so pelo topio mesmo..porem as prioridades de respostas serao aos alunos matriculados... OK
|
mvmarquezini Veterano |
# mai/09
· votar
caraca muito cálculo. axleWs estou com você li para entender como se chega no cálculo.
Espetinho ótimo material parabéns.
|
gualtersouza Veterano |
# mai/09
· votar
Espetinho
Caro professor, Infelizmente não poderei continuar o curso. Talvez possa numa próxima oportunidade. Agradeço pela oportunidade. Abç
|
LucasGuitarMaster Veterano |
# mai/09
· votar
ja enviei o e-mail lá :D
|
# mai/09
· votar
gualtersouza
O que que deu???
|
fabãorenato Veterano |
# mai/09 · Editado por: fabãorenato
· votar
Que maneiro este material...eu já conhecia o spiral, mas não aplicado na música e sim como curiosidade matemática na época em que eu fazia faculdade....é uma pena que a Matemática é tida como impossível, qué extremamente difícil, que é coisa para gênios! Eu lecionei durante 4 anos. Fui extremamente mal pago! Tanto que mudei um pouco de área e faço Atuária, se eu voltar a lecionar só em universidade! Porque é foda você se dedicar numa faculdade e não ser reconhecido, aliás, reconhecido como maluco! Na verdade temos uma cultura que prevalece o menor esforço, então, para quê estudar matemática se é mais fácil não estudá-la. Aliás, para quê estudar se pode-se pedir, e assim, ir sobrevivendo, ao invés de ir vivendo, da caridade de outros. Minha noiva formou-se na mesma facul. Eu pedi para sair, e tive que voltar um ano na de Atuária, ela terminou agora o mestrado em P.O. e se não fosse o mestrado ela estaria na luta para dar aula em 2 ou 3 colégios...isso beira a um sacerdócio!!!!
|
LucasGuitarMaster Veterano |
# mai/09
· votar
Mas uma dúvida: posso me inscrever só pra ver como são feitas as guitarras, os projetos, e talvez um dia usá-los para construir uma guitarra, ou é "obrigatório" ir construindo se for participar? porque nao tenho ferramentas nenhumas atualmente pra construção de uma guitarra
|
-Dan Veterano
|
# mai/09
· votar
O Leleo Criou um msn group chat do curso de Luthieria, para discutirmos e trocarmos ideias.
adicionem ae:
group159969@groupsim.com
|
fabãorenato Veterano |
# mai/09
· votar
Espetinho
Eu li o material, e em relação à sobretensão, a compensação é feita como? Seria atravéz da distância regulada através dos carrinhos? Ou estes é só para as oitavas!
|
-Dan Veterano
|
# mai/09
· votar
"Um captador a meio caminho entre um extremo da corda e o outro irá captar perfeitamente bem a fundamental e harmônicos ímpares por maior excursão da corda. Porém um outro captador, bem próximo de um extremo, captará melhor quanto mais alto o harmônico, e quase nada da fundamental."
Nao sei se é relevante, mas nao entendi bem o pq q isso acontece.
|
fabãorenato Veterano |
# mai/09
· votar
A nota fundamental é composta de vários harmônicos e em cada parte da escala estes harmônicos aparecem mais....é por aí....fico imaginando se alguém instalar uma captador no meio da escala....
|
Joe Road Veterano |
# mai/09
· votar
com relação ao tema acima...
Os captadores se diferenciam apenas pela posicão aonde ela é colocada no corpo da guitarra? Tipo, com um captador Y tanto faz que eu ponha ele no braço ou na ponte?
E nesses captadores indicados p/ ponte ou braço no que eles se diferenciam (falando dos componentes)?
|
-Dan Veterano
|
# mai/09
· votar
fabãorenato A nota fundamental é composta de vários harmônicos e em cada parte da escala estes harmônicos aparecem mais....é por aí....
Isso eh saquei. Não entendi pq isso acontece.
|
So_Leo Veterano |
# mai/09
· votar
fabãorenato Nó Pensei a msm coisa...
Muito bom o material Espetinho, parabéns!
|
diogorock Veterano |
# mai/09
· votar
sobre os captadores, oq eu entendi foi o seguinte:
Captadores perto da ponte captam melhores os harmônicos e tem um som mais agudo... Captadores mais perto do braço, captam um som mais gordo (grave), e poucos harmônicos...
Sobre o cálculo dos trastes
Putz, matemática n é o meu forte...eu até entendi o princípio das fórmulas, mas acho q pra mim aplica-las seria um Deus nos acuda hahahaha...
Tenho dúvida tmb, como será feita a compensação da tensão nas cordas...
As demais dúvidas q tinha já foram respondidas para o Joe Road
Muito bom o material Espetinho
|
# mai/09
· votar
Boa Noite Pessoal
Bom .. Eu sabia que da 3ª aula em diante as coisas iam complicar um pouquinho.... Porém.. Sempre estarei trabalhando desta forma, passo o porque das coisas e passo dicas e regra para fazer....
Quem quizer apenas aplicar, fica livre.. Porém quem quizer saber como surgiu as coisas.. Podem usar este material para se aprofundar, visto que não abordei os assuntos de maneira integral ou profunda, mas sim levando mais pro lado da musica e algo que se aplique a luthieria.
O intuito de enviar as aulas nas segundas era este, de passar o conteudo na segunda e durante a semana ir respondendo as duvidas...dai no fim de semana vcs já estao prontos pra colocar em prática.
Vou juntar várias duvidas pra responder.. Daí fica um texto explicativo... E passo no email também depois as explicações.. vai ficar muito bom assim..
|
Joe Road Veterano |
# mai/09
· votar
boa noite (willian bonner)
|
erico.ascencao Veterano |
# mai/09
· votar
Espetinho É o seguinte cara, acho que vou abortar meu projeto, devido à falta de tempo e à alteração de prioridades. Tem como eu acompanhar o curso com a finalidade de aprender a regular instrumentos em geral (violão, guitarra, baixo)?
|
# mai/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar
erico.ascencao
Sim.. tranquilo....apenas me envie o email com o pre alterado.. coloque as areas de interesse
|
zolluca Veterano |
# mai/09
· votar
PANICOO nao entendi maior parte dos cauculos espetinho... ainda tem salvaçao?hahahahaha abraçoo
|
crivellari Veterano |
# mai/09
· votar
Espetinho
Cara, acabei de mandar um e-mail lá pra me inscrever pra aula, se ainda der tempo!
Não tinha visto esse tópico ainda, cara. Ele tinha que ser fixo!!!
Se tiver como me enviar o material aí, fiquei muito ansioso pra começar a estudar! hehehe..
Abçs.. E valeu pela iniciativa!
|