Ótimo Atendimento WD-40

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


silvio_rp: evitar que apareçam pontos de corrosão, já que uma das principais características dele é repelir a água e outros tipos de óleo e impermeabilizar, o que aumenta a durabilidade da peça.

Exato. Prevenção/manutenção. Existem "n" produtos e suas aplicações. O que está indicado pelo fabricante deve ser respeitado. O problema é que nem todo mundo segue essas indicações e muita gente espera milagres, como um remédio poderoso que vai "curar" a corrosão ou soltar todas as engrenagens emperradas. Aí colocam litros de produtos com se isso fosse resolver.

O que digo aqui, é que o Corrosion X é uma ALTERNATIVA ao WD-40, já que este último, na parte elétrica não é recomendado. Já vi e li muita gente descarregando WD em circuitos elétricos, porém ele reage à presença de corrente, segundo especialistas. Simples assim.

Abs!

ps. mais sobre o Corrosion X: http://www.corrosionx.com.br/

ps2: "Antigamente, o termo oxidação significava combinar-se com o oxigênio. Quando adquiriu-se o conhecimento da estrutura dos átomos verificou-se que, quando um elemento ou uma substância combinava-se com o oxigênio, esta espécie química perdia elétrons."

MauricioBahia
Moderador
# jun/13
· votar


Só pra variar, existe o DeoxIT, mais uma alternativa contra oxidação. Já li muita gente falando bem:

http://www.caig.com/

Valeu!

JJJ
Veterano
# jun/13 · Editado por: JJJ
· votar


MauricioBahia
Pode colocar o link. Aliás, seria ótimo pra gente aprender, que afinal é o grande propósito de um fórum, no meu entender.

Tá aqui, desde o começo

Uns cinco anos depois, a conclusão de um dos membros.

juanlmendes
se tu ta falando do ht forum ,eu não confio muito nesse
mas se tu ta falando do clube hi end ,eu confio um pouco mais nesse


Cara, se a gente for generalizar, vamos cair na mesma coisa do Fórum "Chinfra" Club... Tem gente séria lá (e aqui também!).

MauricioBahia
Eu, em contatos, uso o famoso "Limpa Contatos". Nas cordas de guitarra ou em alguma parte mecânica, uso o Corrosion X.

silvio_rp
Na guitarra, não vejo problema em utilizar na escala, nas cordas, tarrachas e ponte... mas na parte elétrica, eu não vejo muito sentido em utilizar esse produto sendo que existem Limpa-contatos especificamente para essa aplicação (que por acaso, passei ontem nos meus pots).

É exatamente o que eu penso.

Contato se faz (melhor) entre duas partes livres de corrosão (de onde vem o nome do Corrosion X), livres de umidade (de onde vem o nome do WD-40) e LIMPAS. Não precisa de nenhuma "camada" de nada entre as partes, precisam só estar limpas, sem sujeira, sem ferrugem e sem umidade.

subgrave
Veterano
# jun/13
· votar


MauricioBahia

Já vi e li muita gente descarregando WD em circuitos elétricos, porém ele reage à presença de corrente, segundo especialistas. Simples assim.


Quais especialistas? Aquele do óleo de peixe não considero...

Dou mais crédito aos quimicos/engenheiros responsáveis pelo produto.

silvio_rp
Veterano
# jun/13
· votar


Na verdade eu não uso o WD40, uso o desengripante mais barato que tiver na loja... compro a 4,50 reais cada lata!

juanlmendes
Membro
# jun/13 · Editado por: juanlmendes
· votar


tem duas marca de desingrinpantes que são boas e mais baratas que o wd40:
wurth e loctite

Ramsay
Veterano
# jun/13
· votar


MauricioBahia
MMI
silvio_rp
JJJ

Quando o Carlos Adolphs afirma que o WD-40 não deve ser utilizado em equipamento eletrônico, porque reage na presença de voltagens de corrente contínua e torna-se corrosivo, ele está se referindo a amps valvulados ou transistorizados que trabalham com voltagens e/ou correntes contínuas elevadas e eu acrescento a lista os pedais e pedaleiras.

Já na parte elétrica de uma guitarra, não há problema algum utilizar o WD-40, uma vez que os captadores só geram correntes alternadas e de valor infinitesimal.

No site da WD-40 é informado que o WD-40 pode ser usado em potenciômetros. Eu já testei tanto o WD-40 quanto o spray de limpeza de contatos elétricos e com ambos o ruído “scratch” do pot é eliminado. Só que isso é uma solução paliativa, porque depois de algum tempo o ruído volta, devido ao desgaste da trilha de carbono, e só a troca do pot resolve em definitivo.

Entretanto, acredito que tanto o WD-40 quanto o Corrosion X (nunca usei) sejam ótimos para limpar e prevenir o mal-contato das chaves seletoras de guitarras.

O Corrosion X, segundo ouví falar, é insuperável para retardar a oxidação das cordas da guitarra.

gL.
Veterano
# jun/13 · Editado por: gL.
· votar


Eu sempre passo WD-40 nas minhas guitarras e nunca me deu NENHUM problema.
Isso que vocês falam são apenas mitos... o WD na maioria das coisas que vocês falam foi projetado justamento para fazer o contrário, logo... aconselho a pesquisarem antes de falarem alguma besteira.

MauricioBahia
Moderador
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


gL.: aconselho a pesquisarem antes de falarem alguma besteira.

Ok!

Ramsay

Isso.

subgrave

Dá um lida no post do Ramsay acima.

Aqui tem dois relatos de fontes confiáveis que não recomendam WD-40 em potenciômetros, que é o que o pessoal mais faz. Pra isso tem os famosos "limpa contatos", é o que tenho dito aqui e em outros tópicos, basta consultar!

http://www.soundonsound.com/sos/jul08/articles/qa0708_2.htm

"If you use a cleaner/lubricant spray on a badly worn pot this carbon can mix with it, to create a greasy carbon-dust sludge. In the long term, replacing the pot is your best option"

http://www.ebay.co.uk/gds/Can-I-use-WD40-for-cleaning-scratchy-volume- controls/10000000009704791/g.html

"WD40, in my experience seems to leave behind a hell of a lot of greasy residue that is only going to attract more dirt."

Abs!

____________________________

Enfim, só como registro, eu uso múltiplos produtos:

Limpeza de contatos: Limpa Contatos
Lubrificante/proteção contra corrosão: Corrosion X ou Fast Fret (nas cordas)
Na escala: Óleo de Peroba
Corpo: Lustra Móveis
Ferragens: Brasso
Remover cola de adesivo: WD-40
Dar brilho: flanela ;)

renatocaster
Moderador
# jun/13 · Editado por: renatocaster
· votar


MauricioBahia

Aqui tem dois relatos de fontes confiáveis que não recomendam WD-40 em potenciômetros, que é o que o pessoal mais faz. Pra isso tem os famosos "limpa contatos", é o que tenho dito aqui e em outros tópicos, basta consultar!

Há um tempo atrás eu tava com um amp lá em casa que ficou um bom tempo parado e tava dando aquele maldito ruído nos pots e no jack. Eu fui numa dessas lojas especializadas em áudio na "seca" de comprar um WD-40 (até porque, eu não conhecia outro produto similar).

O cara da loja me perguntou aonde que eu ia aplicar o WD-40 e eu expliquei pra ele. Ele me disse: "Cara, leva um limpa contatos. Para fazer o que vc quer, esse produto é melhor".

Ele ainda disse: "O WD-40 não é o produto ideal para limpar, pois ele deixa resíduos. Ele pode até ser bom para lubrificar o que já está limpo". Detalhe, esse produto na ocasião estava mais barato que o WD-40 quando comprei. Então, presumi que não era papo furado de vendedor, até porque o limpa contatos resolveu o meu problema.

Resumindo: Acho que não vale muito à pena desconsiderar e pior, rechaçar experiências e relatos (comprovados) de terceiros. Agora, confiar cegamente no que o fabricante do produto me diz? Eu não sei se isso é totalmente confiável.

Analise ambas, a informação do fabricante e as demais experiências. Abra a cabeça, olhe para outros horizontes, é assim que se descobre outros produtos que podem ser até melhores do que aquele que vc já considerava bom. Eu penso assim, pelo menos.

Ramsay
Veterano
# jun/13
· votar


Essa discussão ainda vai dar muito pano pra manga!!

É fato que na limpeza de potenciômetros o spray de limpeza de contatos elétricos não deixa aquela gosma formada pelo óleo do WD-40.
Só que a meu ver, essa gosma, em se tratando de pots de guitarra, é inofensiva, até porque o compartimento da parte elétrica da guitarra é fechado e quase não acumula poeira.

Por isso, apesar de preferir o spray de limpeza de contatos elétricos, que não deixa resíduos, eu não vejo problemas na utilização do WD-40, desde que em guitarras e, conforme eu disse antes, nunca em amps valvulados, amps solid-state, pedais e pedaleiras.

JJJ
Veterano
# jun/13
· votar


É... dava uma boa sugestão de programa pros MythBusters... Essa dos desengripantes em contatos elétricos, junto com a diferença das madeiras para corpo de guitarra! Ia dar um programa imperdível, hein? hehehe

MauricioBahia
Moderador
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ramsay: Só que a meu ver, essa gosma, em se tratando de pots de guitarra, é inofensiva, até porque o compartimento da parte elétrica da guitarra é fechado e quase não acumula poeira.

Ontem saiu num tabloide que um menino de 13 anos quase perdeu parte do braço tocando guitarra. Disse ele: "Não sei, fechei os olhos para dar um bend from hell cheio de feeling e uma coisa grudenta, tipo uma geleca me atacou, do nada! O bend ficou fora e meu braço vai precisar de cirurgia plástica. Minha palheta Jazz III sumiu."

Portanto, cuidado com produtos gosmentos.

;)

ps. bom final de semana a todos!

juanlmendes
Membro
# jun/13
· votar


Ramsay
pode sim se formar a gosma dentro do ponteciometro por causa de residios de grafite que sairam da trilha

MauricioBahia
Moderador
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


juanlmendes

É isso que explica o cara da Sound on Sound (editor chefe), no link que postei ontem, logo acima.

Flw!

juanlmendes
Membro
# jun/13
· votar


MauricioBahia
foi mal não ter lido o link antes
falando em grafite sair da trilha o que acha da minha ideia de jogar grafite em po na trilhas e tirar excessos do grafite com um cotonete ?
tbm fiz isso tbm na minha chave seletora e não teve mais ruidos

MauricioBahia
Moderador
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


juanlmendes: que acha da minha ideia de jogar grafite em po na trilhas e tirar excessos do grafite com um cotonete ?

Eu tenho grafite aqui em casa, por sinal. Tanto numa embalagem pequena, com sodador, quanto spray. A questão é que tudo pode acabar numa lambança geral, pois é um pó ultra-hiper fino que nem sei se dá pra tira o excesso! Lembrando que grafite é condutor elétrico hein... Eu uso pra fechaduras e coisas mecânicas pra não deixar a tal gosma. Ahhh.. Aplico também no nut da guitarra! :)

Enfim, pra contatos, uso Limpa Contatos. Simples assim.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/13
· votar


Uma foto da turma da manutenção! ahha

http://img842.imageshack.us/img842/7549/v4bz.jpg

:)

ps. o Corrosion X uso geral (frasco vermelho) acabou semana passada...

juanlmendes
Membro
# jun/13
· votar


MauricioBahia
justamente por a grafite ser um condutor eletrico que passo nas trilhas do potenciometro
e com isso deixa a trilha com menos irregulares
e nem te falo que as vezes passo no nut é errado mas é mais funcional que grafite

MauricioBahia
Moderador
# jun/13
· votar


juanlmendes: justamente por a grafite ser um condutor eletrico que passo nas trilhas do potenciometro e com isso deixa a trilha com menos irregulares

Show de bola. Não sabia que deixava as trilhas menos irregulares. Quem sabe não tento da próxima vez?

No nut, eu passo, mas muuuuuuuito pouco até pq fica tudo escuro, borrado. Todo cuidado é pouco pra não borrifar demais! hehe

Valeu!

juanlmendes
Membro
# jun/13
· votar


MauricioBahia
eu ja passei graxa azul,oleo de motor no nut da minha guitarra
mas agora passo grafite em po pq faz menos sujeira
e o como eu disse tbm tiro as irregularidades dos contatos da minha chave seletora assim não teve mais ruidos na hora que troca de posição

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Levantando dos mortos pra galera rir um pouco (o melhor é ver o russo falando "dub-dee-forty" oitocentas mil vezes! kkkkkkkkkkk)



Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


JJJ

Eu ja acendi fogueira com WD e ele é muito inflamável, deixa um cheiro forte de querosene, e isso me faz pensar q ele pode dissolver plásticos....

Em algum forum sobre Bigsby, encontrei relatos de q WD + elixir + nut graphtech= merda..... parece q o nut da graphtech derrete em contato com o óleo.....

Hammer
Veterano
# jun/16
· votar


Pra completar as facanhas do wd40


JJJ
Veterano
# jun/16 · Editado por: JJJ
· votar


Hammer

A explosão expande a parada (pode ser feito com qualquer coisa combustível). Porém... isso é extremamente perigoso... se a lata explode, babáu...

Hammer
Veterano
# jun/16
· votar


JJJ
dos riscos eu ja nao tenho muito conhecimento, mas penso que de pra fazer sem usar a lata pra acender...
Eu tambem nao ficaria brincando com isso... mas acho que em uma emergencia...possa ter utilidade...
Abs.

Amago
Membro Novato
# jun/16
· votar


Graças a este tópico descobri que existe limpa contato, já comprei um só que ainda não chegou, gostaria de saber se da pra usar na entrada do cabo do amplificador? do cabo de guitarra que pluga no amplificador

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Amago

Sim, dá pra usar. Limpa contato é uma "ferramenta" bem legal. Já resolvi muito problema de chiado de pot com ele.

Hammer

Além do risco de explodir com o fogo, o pneu também pode explodir. E um "caco" de borracha a 200 km/h na sua direção pode fazer um baita estrago! rs

Sem contar que... se o pneu furou, não adianta nada essa porra, né? Ele enche, mas vai esvaziar de novo!

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Usar dá, as consequências que são ou podem ser indesejadas... WD40 é oleoso, com pó vira uma graxa que detona partes de atrito. Sugiro que se use sempre o álcool isopropílico que é volátil, esfregando com cotonete se for o caso. Contra pó, nada melhor que ar comprimido.

Iversonfr
Veterano
# jun/16
· votar


JJJ

Esse tal do "dabu-dee-fory" eu não curto. Até uso raramente, talvez em alguma coisa que não faça muita questão, tipo uma dobradiça de porta ou no portão.

Ele é o verdadeiro produto que faz de tudo e no final não faz nada certo. Em eletrônica é um perigo, em rolamentos também não curto por ser oleoso, que em pouco tempo fica pior do que estava. Sempre tem algo muito melhor e mais específico do que ele, seja álcool isopropílico, limpa contato, graxa azul de rolamento ou até mesmo o corrosionX. Pelo menos em tudo que usei até hoje nas coisas que mexo, nunca encontrei algo em que ele realmente se destacasse como o melhor produto, é sempre um quebra galho meia boca.

Esse russo deve ter comprado o wd40 pra fazer alguma coisa que ficou uma porcaria, aí ele não quis desperdiçar a latinha e saiu sprayando no chiclete, na cola, no vidro pra tentar achar alguma utilidade pra ele rs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ótimo Atendimento WD-40