Ótimo Atendimento WD-40

Autor Mensagem
Vinho7
Veterano
# fev/09


Bom dia moçada!

Essa eu tenho que dividir com vocês...
De tanto ouvir falar bem (e mal) do WD-40, resolvi ter minha "experiência". Como não o encontrava aqui na minha cidade, enviei um email para um representante de outra cidade do estado pedindo para enviarem o produto para mim. O cara me enviou um email na hora mesmo com contatos de empresas aqui perto que possuem o produto e, se já não bastasse, ligou nas empresas aqui da minha cidade que recebem o produto e logo depois ligou para mim aqui na minha empresa dizendo onde eu iria encontrar aqui...

Pô, empresa séria é outra coisa... fica aí minha propaganda positiva a respeito da logística... agora só falta testar o produto mesmo...

Tordenskall
Veterano
# fev/09
· votar


o.o

Cara, existem muito mitos que rodeiam o WD-40 tem um vídeo no youtube que mostra um luthier usando ele pra toda a manutenção e até pra pintura...

Bem, eu já usei nas cordas e nas tarraxas mas não arrisco passar ele perto da tinta pq já usei ele em pratos da minha bateria e ele deu um certo efeito abrasivo, mas a longo prazo, então creio que na guitarra aconteça o mesmo então cara, cuidado!

Mas com toda a certeza o WD-40 é muito bom é só usá-lo com cuidado!

[]'s

Brown
Veterano
# fev/09
· votar


Vinho7
É tão bom ser bem atendido, né?
Infelizmente isso é raro hoje em dia.

Alfa polar
Veterano
# fev/09
· votar


então creio que na guitarra aconteça o mesmo então cara, cuidado!

Eu acho que o WD-40 se for bem usado só tem a beneficiar sua guita.. eu passei ele hoje mesmo nos pólos dos meus captadores, e não pareceu nenhuma coisa horrenda igual andam dizendo por aí...

E outra aqui na embalagem do produto diz que ele não corrói nada e também que não estraga plástico (no caso, as capas dos captadores)..

É claro que sou contra passar esse negócio na guitarra toda mas um pouquinho por semana nos seus captadores e tarrachas num vai matar ninguém!, e outra se der merda meu compra outro haehaehae sua guita vai continuar sendo foda

Tordenskall
Veterano
# fev/09
· votar


Alfa polar

Eu acho que o WD-40 se for bem usado só tem a beneficiar sua guita.. eu passei ele hoje mesmo nos pólos dos meus captadores, e não pareceu nenhuma coisa horrenda igual andam dizendo por aí...

E outra aqui na embalagem do produto diz que ele não corrói nada e também que não estraga plástico (no caso, as capas dos captadores)..

É claro que sou contra passar esse negócio na guitarra toda mas um pouquinho por semana nos seus captadores e tarrachas num vai matar ninguém!, e outra se der merda meu compra outro haehaehae sua guita vai continuar sendo foda


Sim cara, como eu disse, é um ótimo produto mesmo mas essa experiência de abrasividade dele eu experimentei em um prato meu... T.T
Manchou bem a borda dele e foi abrasividade mesmo, então sou bem "cagão" em relação a passar em partes pintadas da guitarra mas nas partes metálica ele é do c******!

[]'s

Hugo MS
Veterano
# fev/09 · Editado por: Hugo MS
· votar


eu ja estraguei uma guitarra com wd-40...
esse produto corroi o metal e faz ele enferrujar em longo prazo.

ele eh feito pra soltar ferragens emperradas, exatamente pq ele corroi o metal.

se vc passar na corda, ele vai acabar com a ferrugem na hora, mas alem de perder qualidade, ela vai ficar mais susceptivel a ferrugem, pois vai perder a camada protetora.

se vc passar na ferragem da guitarra, incluindo parafusos e captadores, vai tudo enferrujar em longo prazo.

por favor, nao usem wd em suas guitarras =(

Tordenskall
Veterano
# fev/09
· votar


Hugo MS

eu ja estraguei uma guitarra com wd-40...
esse produto corroi o metal e faz ele enferrujar em longo prazo.

ele eh feito pra soltar ferragens emperradas, exatamente pq ele corroi o metal.

se vc passar na corda, ele vai acabar com a ferrugem na hora, mas alem de perder qualidade, ela vai ficar mais susceptivel a ferrugem, pois vai perder a camada protetora.

se vc passar na ferragem da guitarra, incluindo parafusos e captadores, vai tudo enferrujar em longo prazo.

por favor, nao usem wd em suas guitarras =(



Bem cara, até onde eu sei, a tendência dos metais a longo prazo é enferrujar mesmo é um sinal de oxidação causada pelo ar...

O WD-40 possui características lubrificantes e características abrasiva, desde que vc não seja maluco de colocar o WD-40 direto na pintura, é um ótimo produto, apesar de não usá-lo tanto, não abro mão de passar ele nas cordas, nas tarraxas, na ponte e nos parafusos a cada troca de encordoamento...

Ferrugem é algo que sabemos que acontecerá algum dia...

Só usem o WD-40 com consciência...

[]'s

Henrique S.
Veterano
# fev/09
· votar


só nao usem em potenciometros, por favor

pra lubrificar ferragens, prefiro isso

http://www.starrettonline.com/produto.asp?catPai=0&catID=32&prdID=354

Felipe.Guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Olá hoje eu usei o wd-40 nos pontenciometros da minha guita que tava com aquele rangido quando vc mexe, e tirou o rangido na hora tb usei na chave seletora que tb ta com rangido e ficou 10.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Felipe.Guitar

Velho, só que o WD-40 é um produto que não seca facilmente, fato que acaba juntando resíduos e formando uma crosta dentro do seu pot. No fututo, esse mix resultará num potenciômetro ferrado! Provavelmente vc teria o mesmo resultado com álcool comum, ou mesmo rodando o potenciômetro diversas vezes pra um lado e pro outro, sem qq líquido!

O certo é usar um limpa contatos sendo aplicado no furinho do pot, na parte de trás. Isso é o certo!!! Pode perguntar pro mestre Carlos Adolphs! :)

Abs

Paul.Gilbert
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia

Só complementando, e de preferÊncia, um limpa contatos a base de álcool isopropílico e não de derivados de petróleo. O de derivados de petróleo tem um efeito menos nocivo aos componentes, porém próximo do WD e outros lubrificantes.

subgrave
Veterano
# jun/13
· votar


Quanto bobagem o pessoal fala do WD-40, eu adoro e uso em toda a guitarra (e baixo também), desmistificando dos mitos (http://www.wd40.com.br/duvidas.html), entre eles que não é feito de peixe, não é abrasivo, não é gordurso, não gruda sujeira, pode ser aplicado em pinturas e madeira:

WD-40® Produto Multiusos não pode ser usado para limpar potenciômetro de guitarra?
Pode sim! Ele pode ser aplicado em qualquer tipo de componente eletrônico. Não danifica e nem conduz energia elétrica, além de proteger contra a corrosão dos condutores e eliminar a umidade.

WD-40® Produto Multiusos atrai pó e sujeira e faz com que elas grudem na peça?
Mentira. WD-40® Produto Multiusos cria uma película protetora sobre os materiais e infiltra nos mesmos, aumentando a proteção. Por isso, não atrai mais poeira do que outra superfície não tratada com este produto. WD-40® Produto Multiusos não é "gorduroso", portanto, não gruda a sujeira.

WD-40® Produto Multiusos estraga borracha e madeira?
A composição química do WD-40® Produto Multiusos não ataca madeira e borracha. Ele não deteriora e nem "come" nenhum tipo de material pois, não contém querosene e pode ser aplicado em qualquer lugar

WD-40® Produto Multiusos corrói e oxida componentes eletrônicos e peças metálicas?
Na verdade, WD-40® Produto Multiusos foi criado justamente para evitar que isso aconteça. Sua fórmula impede a oxidação e corrosão além de eliminar a umidade.

WD-40® Produto Multiusos é feito com óleo de peixe?
Mentira. A fórmula de WD-40® Produto Multiusos não contém nenhum tipo de extrato animal, apenas mineral. Os compostos que formam o WD-40® Produto Multiusos são a base de derivados de petróleo juntamente com uma fórmula secreta, conhecida por apenas 3 pessoas no mundo.

maspn
Veterano
# jun/13
· votar


Eu tinha um parafuso cromado que não queria sair,
Passei WD40 nele, notei que depois de um tempo o WD40 comeu o cromado do parafuso, deixando ele enferrujado, dúvido que não aconteça o mesmo nos potenciometros e ferragens!!!

juanlmendes
Membro
# jun/13
· votar


subgrave
vc tirou isso do site deles ,mas o mundo de propagandas esta cheio de mentiras
então eu duvido que todas essas coisas sejam verdade
eu não contra o wd40,ele e um dos melhores desengripante que tem
mas pra jogar em ponteciometro não confio nem em limpa contatos

maspn
Veterano
# jun/13
· votar


contatos eletronicos nao se limpa com nada que contenha óleo.
por isso usa-se Álcool isopropílico.

Utilizações[editar]

O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula.

Quem vai pela cabeça dos outros, pode passar até urina p/ limpar a guitarra.

juanlmendes
Membro
# jun/13
· votar


maspn
quando estou sem alcool isopropílico,passo um cotonete(seco) na trilha do potenciometro e grafite em pó para tirar irregularidade da trilha, pode ser estranho passar grafite em pó mas a trilha do potenciometro é feita de grafite

Homem Cueca
Veterano
# jun/13
· votar


Eu passo WD-40 nas cordas. Só assim que elas conseguem durar mais de 1 mês nas minhas mãos. Sem anti-corrosivos elas duram 1 semana, no máximo 2.

Nos potenciômetros e peças eletrônicas eu coloco alcool isopropílico.

Jube
Veterano
# jun/13
· votar


Po, WD40 só em casos mais graves, acho que não precisa passar o tempo todo nem ele nem alcool isopropílico. Talvez só nas cordas que estragam rápido.
O WD é poderoso, usei no meu carro para destravar o cabo da embreagem e limpar as lâmpadas dos fárois traseiros.

MauricioBahia
Moderador
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Gente, há soluções mais modernas, como o Corrosion X.

O próprio Carlos Adolphs comentou sobre o WD-40 não o indicando para parte elétricas e falou muito bem do Corrosion X.

Leiam o que diz o Carlos:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/283398/#8209744
Cara!!!!Vc comprou um produto que não se usa em equipamento eletrônico sob hipótese nenhuma. WD foi feito para uso em mecânica, engrenagens, etc. Jamais em eletronica. Ele reage na presença de voltagens de Corrente Contínua e torna-se corrosivo. Para uso em aparelhos eletronicos use um produto chamado Corrosion X , que foi desenvolvido para proteger os computadores e equipamentos eletronicos das Forças Armadas Americanas no Iraque. A lata de spray custa em torno de R$ 35,00 e vc pode colocar em qualquer ponto do ampli (só não põe no vidro de válvulas, que elas racham).

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/283398/#8210691
Não é não, até a bem pouco tempo, eu trabalhava para uma empresa com instalação de equipamentos militares de imageamento, em aviões e helicópteros. Com isso , pesquisava na Net sobre o assunto. Um belo dia recebi um e-mail dos "home", perguntando por que me interessava tanto sobre o assunto. Tive que mandar minhas credenciais junto com a permissão do Depto de Estado Norte-Americano, dizendo que eu era projetista dos sistemas deles, autorizado... Abcs.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/283398/#8211551
O WD-40 é só para uso em metais, na presença de voltagens de corrente contínua, ele sofre um problema de eletrólise e torna-se corrosivo, principalmente em valvulados.
Quanto ao Iraque, o Corrosion X foi feito para ser usado na piores condiçoes possíveis, que é com areia. Pois ela não gruda nele como acontece com o WD (o principal componente é óleo de peixe, sabiam? WD não foi feito para circuitos eletronicos). Quanto ao Corrosion, eu repetí a experiência de mergulhar um circuito energizado nele, em frente a um inspetor da ANAC, para comprovar e poder usar nos aviões da companhia que eu trabalhava como projetista (um dos aviões foi para os Emirados). O Corrosion X tem especificação e homologação MS (military standard), que é a mais rigorosa que existe, em aviação. Se duvidam e querem usar o WD, usem, vão manter o pessoal de manutenção de amplis com bastante serviço. Ahahahah! Amigos, o Corrosion trabalha a nivel molecular, colocando a camada de proteção entre as lacunas das moléculas dos materiais, e não conduz eletricidade, apenas impede que o material reaja com o oxigênio. Façam a experiência! O video de demonstração é verdade!


Mais aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/283398/

maspn: contatos eletronicos nao se limpa com nada que contenha óleo por isso usa-se Álcool isopropílico.

Exato. É feito pra isso.

:)

subgrave
Veterano
# jun/13
· votar


Quem é Carlos Adolphs? Somente respetiu as bobagens de sempre... óleo de peixe, kkk...

Gente, que é isso, merecem bem mais crédito é as informações do fabricante, que tem obrigação legal de informar sobre o produto e responde nas esferas civil e penal por isso!

Se o WD-40 me estragar um potenciômetro, ou pintura o que nunca aconteceu, vou cobrar do fabricante que disse que podia usar...

Veja o caso do amigo que usa para evitar corrosão das cordas novas e relatou que realmente funciona.

Já aquele outro que falou que o WD corroeu o cromado do parafuso esse parafuso já devia estar consumido por ferrugem por baixo do cromado daí a impressão de que o WD tirou o cromado...

Uma coisa é remover ferrugem, outra é corroer metal...

JJJ
Veterano
# jun/13
· votar


Essa parada de "óleo de peixe" no WD40 parece que é bobagem mesmo.

strinbergshredder
Veterano
# jun/13
· votar


subgrave
Quem é Carlos Adolphs? Somente respetiu as bobagens de sempre... óleo de peixe, kkk...


É cara, vc tá bem por fora mesmo...rsrsrsrs

O Carlos Adolphs é só um dos caras mais respeitados desse forum, com uma das maiores bagagens e conhecimentos sobre eletronica de equipamentos musicais e etc e etc...

Basta ver o currículo do cara e dar uma lida nos tópicos e respostas dele que vc saca o naipe...

MauricioBahia
Moderador
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


subgrave: Quem é Carlos Adolphs?

O strinbergshredder respondeu:

http://br.linkedin.com/pub/carlos-alexandre-adolphs/36/546/536

Ele realmente entende do assunto. O cara faz manutenção de aviões há décadas, só pra você ter noção da responsabilidade. Não "cuida" só de amplificadores.

Além disso, tem uma produtora de eventos, profissional.

Abs

JJJ
Veterano
# jun/13 · Editado por: JJJ
· votar


strinbergshredder
MauricioBahia

Amigos, eu jamais falto com o respeito aqui a quem quer que seja, mas ter respeito pelo currículo do Carlos Adolphs (e eu tenho) não o torna Deus. Ele é um ser humano e pode se enganar como qualquer mortal. O lance do "óleo de peixe" no WD40 tá mais pra lenda urbana do que realidade... rs

E sobre o uso do Corrosion X, num fórum de áudio e vídeo, do qual participo também, e que conta com uma legião de audiófilos atentos a detalhes que nós nem imaginamos, em um tópico com muitos entusiastas do uso do Corrosion X, depois de anos, se chegou à conclusão de que, em aplicações de áudio, ele é ótimo para ajudar a tirar a ferrugem, porém se deposita sobre a superfície e, com o uso contínuo, o som sofre alguma degradação. O ideal em certos pontos, segundo alguns, seria "limpar" com o Corrosion X, quando necessário, mas retirá-lo em seguida e aplicar álcool isopropílico.

Se me for permitido, coloco o link aqui.

Eles podem estar errados? Claro. Ninguém é infalível. Nem eu, nem o subgrave, nem vocês, nem o Carlos Adolphs... rs

juanlmendes
Membro
# jun/13
· votar


pra evitar ferrugem ate oleo de cozinha serve

juanlmendes
Membro
# jun/13
· votar


JJJ
se tu ta falando do ht forum ,eu não confio muito nesse
mas se tu ta falando do clube hi end ,eu confio um pouco mais nesse

MMI
Veterano
# jun/13
· votar


Eu me reservo o direito de me enganar e falar bobagem, certo JJJ? kkkkkk

Vejam bem... Existem excessos, gente que usa esses produtos sempre, como "prevenção, para dar um trato na guitarra". A verdade é que devem ser usados quando precisa e não antes de precisar. E o WD40 vai dar problema sim se usar muito, mas se usar uma vez a cada 2 anos (se as ferragens forem boas e novas), com cuidado, até dá certo.

Eu faço coro com o Carlos Adolphs, não uso em meus instrumentos, só em casos bem específicos e eventuais - parafuso de escudo enferrujado, por exemplo. Quando falei com um dos melhores luthiers que conheço, com experiência para botar a mão no meu mandolim vintage, ouvi que não era para usar WD40 de forma nenhuma nele. Nas tarrachas (que não são blindadas) o óleo Singer é muito melhor que o WD40. Na parte elétrica não vou falar nada. Mas prefiro trocar os pots do que ficar botando produto milagroso.

Tá aí a minha impressão. Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/13
· votar


JJJ

Pode colocar o link. Aliás, seria ótimo pra gente aprender, que afinal é o grande propósito de um fórum, no meu entender.

Eu, em contatos, uso o famoso "Limpa Contatos". Nas cordas de guitarra ou em alguma parte mecânica, uso o Corrosion X.

Eu tenho WD-40 aqui e uso também, só que nunca na parte elétrica/eletrônica pelo que já ouvi falar e pelo que o Carlos Adolphs reportou.

Abs

silvio_rp
Veterano
# jun/13 · Editado por: silvio_rp
· votar


Concordo com o subgrave no ponto de que deve-se usar um produto de acordo com as especificações do fabricante e caso estas não correspondam com o resultado final, deve acionar a justiça por perdas e danos.

Respeito o Carlos Adolphs, já postávamos sobre construção amplificadores e pedais desde 2005 aqui mas nesse caso, independente da experiência, o que vale é o que está escrito no rótulo, porque se não pudermos mais nem confiar num rótulo, é melhor começar a fabricar tudo que usamos e consumimos.

E pelo que entendi, o Carlos não recomendou o uso de WD no circuito elétrico de amplificadores, o que é bem diferente de usar o mesmo para aumentar a durabilidade das cordas e prevenir ferragens de corrosão (essa é a principal finalidade, em equipamentos mecânicos, desse produto, como ele mesmo disse).

silvio_rp
Veterano
# jun/13
· votar


Outra coisa: o uso do WD40 numa guitarra que está em ordem é exatamente para evitar que apareçam pontos de corrosão, já que uma das principais características dele é repelir a água e outros tipos de óleo e impermeabilizar, o que aumenta a durabilidade da peça.

Na guitarra, não vejo problema em utilizar na escala, nas cordas, tarrachas e ponte... mas na parte elétrica, eu não vejo muito sentido em utilizar esse produto sendo que existem Limpa-contatos especificamente para essa aplicação (que por acaso, passei ontem nos meus pots).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ótimo Atendimento WD-40